Não há,
pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo
fez por nós na Cruz pela remissão de nossos pecados do passado, presente, e
daqueles que ainda nem nasceram! Desta forma, como filhos de Deus, devemos
tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura
deturpação da verdade!O problema de se fazer apostolado com espíritas é que eles são
muito orgulhosos, e consideram todos os não-espíritas como
"espíritos menos evoluídos". Argumentos
de católicos, para eles, valem tanto quanto argumentos de crianças. A única
coisa que importa para eles são as "revelações dos espíritos
superiores".Nas citações dos livros do Kardec, vou usar as
siglas abaixo para referir aos seus livros (me
desculpem por decepcioná-los ao acharem que não conheço nada do espiritismo), espero que não fiquem ofendidos(as), porque segundo a doutrina espírita, terei que
reencarnar quantas vezes? Já que nesta doutrina não existe perdão?
LE = Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, 79a.
edição, 1993.
LM = Livro dos Médiuns, Instituto de Difusão Espírita, 20a.
edição, 1987.
GEN = O Gênesis, Ed. Lake, tradução da 1a edição comemorativa
dos 30o. aniversário dessa obra, 1966.
VEJAMOS OS ERROS "CIENTÍFICOS" DAS
REVELAÇÕES DOS "ESPÍRITOS INFALÍVEIS" A KARDEC:
1)-O movimento dos astros é circular (GEN, cap. VI, p.100);
2)-Os satélites são o resultado do "destacamento" de
matéria dos planetas (GEN, cap. VI, p. 101);
3)-Marte não possui satélites (GEN, cap. VI, p. 103);
4)-O universo é eterno (GEN, cap. VI, p. 113);
5)-Todos os globos são habitados, inclusive as estrelas (LE, q.
55, p. 60) - Em qual revista científica renomada saiu esta descoberta?
6)-Kardec afirma que Adão existiu, e no mesmo parágrafo dá razão
a quem nega que ele tenha existido (LE, q. 51, p.59).Nossa! Que confusão não?
É possível dar credibilidade a uma religião cheia de falhas?
É por estas e outras razões, que na França onde se originou o
espiritismo, praticamente, não existem espíritas! Só encontramos essa falsa doutrina em países sub desenvolvidos, como infelizmente, o Brasil.
Eis abaixo alguns questionamentos que os próprios espíritas temem fazer a si mesmos e a seus mestres e guias, pois temem as respostas:
1.Se a
alma humana se reencarna para pagar os pecados cometidos numa vida anterior,
deve-se considerar a vida como uma punição, e não um bem em si. Ora, se a vida
fosse um castigo, ansiaríamos por deixá-la, visto que todo homem quer que seu
castigo acabe logo. Ninguém quer ficar em castigo longamente. Entretanto,
ninguém deseja, em sã consciência, deixar de viver. Logo, a vida não é um
castigo. Pelo contrário, a vida humana é o maior bem natural que possuímos.Se a
alma se reencarna para pagar os pecados de uma vida anterior, dever-se-ia
perguntar quando se iniciou esta série de reencarnações. Onde estava o homem
quando pecou pela primeira vez? Tinha ele então corpo? Ou era puro espírito? Se
tinha corpo, então já estava sendo castigado. Onde pecara antes? Só poderia ter
pecado quando ainda era puro espírito. Como foi esse pecado? Era então o homem
parte da divindade? Como poderia ter havido pecado em Deus? Se não era parte da
divindade, o que era então o homem antes de ter corpo? Era anjo? Mas o anjo não
é uma alma humana sem corpo. O anjo é um ser de natureza diversa da humana. Que
era o espírito humano quando teria pecado essa primeira vez?
2.Se a
reencarnação fosse verdadeira, com o passar dos séculos haveria necessariamente
uma diminuição dos seres humanos, pois que, à medida que se aperfeiçoassem,
deixariam de se reencarnar. No limite, a humanidade estaria caminhando para a
extinção. Ora, tal não acontece. Pelo contrário, a humanidade está crescendo em
número. Logo, não existe a reencarnação.Respondem os espíritas que Deus estaria
criando continuamente novos espíritos. Mas então, esse Deus criaria sempre
novos espíritos em pecado, que precisariam sempre se reencarnar. Jamais cria
ele espíritos perfeitos?Se a reencarnação dos espíritos é um castigo para eles,
o ter corpo seria um mal para o espírito humano. Ora, ter corpo é necessário
para o homem, cuja alma só pode conhecer através do uso dos sentidos. Haveria
então uma contradição na natureza humana, o que é um absurdo, porque Deus tudo
fez com bondade e ordem.Se a reencarnação fosse verdadeira, o nascer seria um
mal, pois significaria cair num estado de punição, e todo nascimento deveria
causar-nos tristeza Morrer, pelo contrário, significaria uma libertação, e
deveria causar-nos alegria. Ora, todo nascimento de uma criança é causa de
alegria, enquanto a morte causa-nos tristeza. Logo, a reencarnação não é
verdadeira.
3.Vimos
que se a reencarnação fosse verdadeira, todo nascimento seria causa de
tristeza. Mas, se tal fosse certo, o casamento - causador de novos nascimentos
e reencarnações – seria mau. Ora, isto é um absurdo. Logo, a reencarnação é
falsa.Caso a reencarnação fosse uma realidade, as pessoas nasceriam de
determinado casal somente em função de seus pecados em vida anterior. Tivessem
sido outros os seus pecados, outros teriam sido seus pais. Portanto, a relação
de um filho com seus pais seria apenas uma casualidade, e não teria importância
maior. No fundo, os filhos nada teria a ver com seus pais, o que é um absurdo.A
reencarnação causa uma destruição da caridade. Se uma pessoa nasce em certa
situação de necessidade, doente, ou em situação social inferior ou nociva --
como escrava, por exemplo, ou pária – nada se deveria fazer para ajudá-la,
porque propiciar-lhe qualquer auxílio seria, de fato, burlar a justiça divina
que determinou que ela nascesse em tal situação como justo castigo de seus
pecados numa vida anterior. É por isso que na Índia, país em que se crê
normalmente na reencarnação, praticamente ninguém se preocupa em auxiliar os infelizes
párias. A reencarnação destrói a caridade. Portanto, é falsa!
4.A
reencarnação causaria uma tendência à imoralidade e não um incentivo à virtude.
Com efeito, se sabemos que temos só uma vida e que, ao fim dela, seremos
julgados por Deus, procuramos converter-nos antes da morte. Pelo contrário, se
imaginamos que teremos milhares de vidas e reencarnações, então não nos
veríamos impelidos à conversão imediata. Como um aluno que tivesse a
possibilidade de fazer milhares de provas de recuperação, para ser promovido,
pouco se importaria em perder uma prova - pois poderia facilmente recuperar
essa perda em provas futuras - assim também, havendo milhares de reencarnações,
o homem seria levado a desleixar seu aprimoramento moral, porque confiaria em
recuperar-se no futuro.
Diria alguém: "Esta vida atual, desta vez, quero
aproveitá-la gozando à vontade. Em outra encarnação, recuperar-me-ei" .
Portanto, a reencarnação impele mais à imoralidade do que à virtude.Ademais,
por que esforçar-se, combatendo vícios e defeitos, se a recuperação é
praticamente fatal, ao final de um processo de reencarnações infindas?Se assim
fosse, então ninguém seria condenado a um inferno eterno, porque todos se
salvariam ao cabo de um número infindável de reencarnações. Não haveria
inferno. Se isso fosse assim, como se explicaria que Cristo Nosso Senhor
afirmou que, no juízo final, Ele dirá aos maus: "Ide malditos para o fogo
eterno"? (Mt. XXV, 41).
5.Se a
reencarnação fosse verdadeira, o homem seria salvador de si mesmo, porque ele
mesmo pagaria suficientemente suas faltas por meio de reencarnações sucessivas.
Se fosse assim, Cristo não seria o Redentor do homem. O sacrifício do Calvário
seria nulo e sem sentido. Cada um salvar-se-ia por si mesmo. O homem seria o
redentor de si mesmo. Essa é uma tese fundamental da Gnose.Em conseqüência, a
Missa e todos os Sacramentos não teriam valor nenhum e seriam inúteis ou
dispensáveis. O que é outro absurdo herético.A doutrina da reencarnação conduz
necessariamente à idéia gnóstica de que o homem é o redentor de si mesmo. Mas,
se assim fosse, cairíamos num dilema:
-Ou as ofensas feitas a Deus pelo homem não
teriam gravidade infinita.
-Ou o mérito do homem seria de si,
infinito.
Que a
ofensa do homem a Deus tenha gravidade infinita decorre da própria infinitude
de Deus. Logo, dever-se-ia concluir que, se homem é redentor de si mesmo,
pagando com seus próprios méritos as ofensas feitas por ele a Deus infinito, é
porque seus méritos pessoais são infinitos. Ora, só Deus pode ter méritos
infinitos. Logo, o homem seria divino. O que é uma conclusão gnóstica ou
panteísta. De qualquer modo, absurda. Logo, a reencarnação é uma falsidade.
6.Se o
homem fosse divino por sua natureza, como se explicaria ser ele capaz de
pecado? A doutrina da reencarnação leva, então, à conclusão de que o mal moral
provém da própria natureza divina. O que significa a aceitação do dualismo
maniqueu e gnóstico. A reencarnação leva necessariamente à aceitação do
dualismo metafísico, que é tese gnóstica que repugna à razão e é contra a Fé.É
essa tendência dualista e gnóstica que leva os espíritas, defensores da
reencarnação, a considerarem que o mal é algo substancial e metafísico, e não
apenas moral. O que, de novo, é tese da Gnose.
7.Se,
reencarnando-se infinitamente, o homem tende à perfeição, não se compreende
como, ao final desse processo, ele não se torne perfeito de modo absoluto, isto
é, ele se torne Deus, já que ele tem em sua própria natureza essa capacidade de
aperfeiçoamento infindo! A doutrina da reencarnação, admitindo várias mortes
sucessivas para o homem, contraria diretamente o que Deus ensinou na Sagrada
Escritura.Por exemplo, São Paulo escreveu:"O homem só morre uma vez"
(Heb. IX, 27).Também no Livro de Jó está escrito:"Assim o homem, quando
dormir, não ressuscitará, até que o céu seja consumido, não despertará, nem se
levantará de seu sono" (Jó, XIV,12).Portanto, a doutrina da reencarnação
vai frontalmente contra o ensinamento de Cristo no Evangelho. Com efeito, ao
ensinar a parábola do rico e do pobre Lázaro, Cristo Nosso Senhor disse que,
quando ambos morreram, foram imediatamente julgados por Deus, sendo o mau rico
mandado para o castigo eterno, e Lázaro mandado para o seio de Abraão, isto é,
para o céu. (Cfr. Lucas XVI, 19-31). E, nessa mesma parábola Cristo nega que
possa alguma alma voltar para ensinar algo aos vivos! Em
adendo a tudo isto, embora sem que seja argumento contrário à reencarnação,
convém recordar que na, Sagrada Escritura, Deus proíbe que se invoquem as almas
dos mortos.No Deuteronômio se lê:
"Não se ache
entre vós quem purifique seu filho ou sua filha, fazendo-os passar pelo fogo,
nem quem consulte os advinhos ou observe sonhos ou agouros, nem quem use
malefícios, nem quem seja encantador, nem quem consulte os pitões [os
médiuns]ou advinhos, ou indague dos mortos a verdade. Porque o Senhor abomina
todas estas coisas e por tais maldades exterminará estes povos à tua
entrada" (Deut. XVIII-10-12).
“LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO”
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Em que se funda o dogma da reencarnação?
“Na justiça de Deus e na revelação, pois incessantemente repetimos: o bom pai deixa sempre aberta a seus filhos uma porta para o arrependimento. Não te diz a razão que seria injusto privar para sempre da felicidade eterna todos aqueles de quem não dependeu o melhorarem-se? Não são filhos de Deus todos os homens? Só entre os egoístas se encontram a iniquidade, o ódio implacável e os castigos sem remissão.”
Prezado espírita FONSECA 85,
A revelação sobre a existência do inferno para o Cristianismo não foi revelada por supostos espíritos de defuntos, mas pelo próprio Deus encarnado: Nosso Senhor Jesus Cristo, eis o grande diferencial entre a doutrina espírita e Cristã.
Dirá, porém, o incrédulo: “Onde está a justiça de Deus ao castigar com pena eterna um pecado que dura um instante?”E como, responderemos, como se atreve o pecador, por um prazer momentâneo, a ofender um Deus de majestade infinita?
“Até a justiça humana, disse São Tomás, mede a pena, não pela duração, mas pela qualidade do crime. Não é porque o homicídio se cometa em um momento que se há de castigar também com pena momentânea”.
Para o pecado mortal, um inferno é pouco. A ofensa feita à Majestade infinita deve merecer castigo infinito, diz São Bernardino de Sena.
“Mas como a criatura, escreve o Doutor Angélico, não é capaz da pena infinita em intensidade, é com justiça que Deus torna a pena infinita em duração.”
Além disso, a pena deve ser necessariamente eterna, porque o réprobo jamais poderá prestar satisfação por sua culpa. Nesta vida, o pecador penitente pode satisfazer pela aplicação dos merecimentos de Jesus Cristo; mas o condenado não participa desses méritos, e, portanto, não podendo por si satisfazer a Deus, sendo eterno o pecado, eterno também deve ser o castigo (Sl 48, 8-9).
“Ali a culpa — disse o Belluacense — poderá ser castigada, mas jamais expiada” (Lib. II, 3p), porque, segundo Santo Agostinho, “ali o pecador é incapaz de arrependimento”.
“O Senhor, portanto, estará sempre irado contra ele (Ml 1,4). E ainda que Deus quisesse perdoar ao réprobo, este não aceitaria a reconciliação, porque sua vontade obstinada e rebelde está confirmada no ódio contra Deus.
Disse o Papa Inocêncio III:
“Os condenados não se humilharão; pelo contrário, crescerá neles a perseverança do ódio”. São Jerônimo afirma que “nos réprobos, o desejo de pecar é insaciável” (Pr 27, 20). A ferida de tais desgraçados é incurável; porque eles mesmos recusam a cura (Jr 15, 18).”
(Santo Afonso de Ligório - Preparação para a morte, pp. 287-288)
Continua...
Se Deus é amor e é rico em misericórdia por que Ele criaria um lugar tão cruel de dor e sofrimento eterno?
Antes de adentrarmos na questão, quero deixar claro que estes esclarecimentos não tem intuito de provar a existência do inferno através de textos bíblicos, relatos dos santos ou por provas até mesmo empíricas e sim meditar sobre uma verdade de fé que é a existência do inferno; outro ponto que eu gostaria de deixar claro que não é pecado nós levantarmos tais questões pois o questionamento, principalmente acerca de nós mesmos (posturas e atitudes) nos leva a um amadurecimento diferentemente da mentalidade de muitos que tratam boa parte dos cristãos como alienados (de fato alguns se comportam como tal).
A Igreja nos diz que o inferno é um lugar-estado (Atualmente é estado, mas no futuro após o Juizo final será lugar estado) de auto-exclusão, ou seja, Deus não destina ninguém a padecer eternamente lá e sim nós por meio da nossa livre adesão podemos (através do nosso modo de vida) chegar a estar lá. A adesão a uma vida egoísta, ou seja, a uma vida ordenada para o mal, leva a alma a se condicionar, a se preparar para viver uma eternidade por este caminho "largo" como nos é colocado na Bíblia.
Mas por que Deus criou o inferno?
A primeira resposta que pode vir a sua cabeça é esta: "com o propósito de punir as almas que buscaram viver no caminho do mal, do egoísmo, etc". Isso não é verdade. Vamos fazer uma breve memória do momento da Criação de todas as coisas, no livro de Gênesis; não vou citar passagens mas no início do livro do Gênesis é descrito em linguagem poética e ricamente cheio de simbologias, Deus está realizando sua ação criadora e criativa. Ao final de cada coisa criada sempre há a repetição que Deus "viu que tudo era muito bom".
Tudo que é fruto da ação criadora de Deus é na sua essência bom e uma bondade que transborda em fecundidade, unidade e paz; estes três frutos da bondade de Deus com todo certeza não podem ser comtemplados no inferno. Então, quem criou o inferno? O Diabo? O Mal?
Ora, se você está em um ambiente muito bem iluminado e de repente todas as luzes se apagam, o que teremos então: a escuridão; esta na verdade não é algo criado porque na verdade a escuridão nada mais é do que a ausência da luz; o mal não é algo criado, ele é fruto da ausência do bem... seguindo este raciocínio constatamos que o inferno é a ausência do Céu, ou seja, ausência da plena presença de Deus.
O maior tormento do inferno é a completa ausência de Deus. Deus não criou o mal, nem o inferno mas Deus criou todas suas criaturas, visíveis e invisíveis, livres e Deus que é amor não poderia deixar de partilhar sua essência aos homens pois Deus é por natureza livre. Muitos questionam por que Deus permitiu que o mal viesse ao mundo e por conseguinte o pecado, a morte? Quem ama livremente e gratuitamente como Deus ama sempre correrá riscos: risco de ser rejeitado, risco de não ser correspondido e tantos outros riscos; Deus poderia ter-nos criado como belos "robozinhos" infalíveis ao erro e ao mal, porém não poderíamos ser Sua imagem e semelhança.
Continua...
Basicamente, as duas principais objeções dos espíritas e INCRÉDULOS da existência do inferno são estas:
1) é totalmente desproporcional impôr uma punição infinita por uma ofensa finita; e
2) um Deus amoroso não poderia torturar eternamente um Seu filho no inferno.
É até possível respondê-las por via direta. Assim, parece-me que a apologética tradicional tem se esmerado por mostrar a) que uma ofensa à majestade infinita de Deus não é “finita” e sim infinita, uma vez que a gravidade da ofensa mede-se, também, pela dignidade do ofendido (e assim, v.g., um mesmo murro que eu desferisse contra três homens diferentes seria gradativamente mais grave conforme o esmurrado fosse um jovem colega de trabalho, um ancião ou o meu pai) – e a justiça exige alguma proporção entre crime e castigo. Do mesmo modo, b) Deus é amor mas é também, em igual – e infinita – medida, justiça, e é precisamente o amor d’Ele que permite aos Seus filhos optarem por O renegar; de modo que, rigorosamente falando, é possível dizer, em alternativa a “Deus condena as almas ao tormento eterno”, que “as almas rejeitam a Deus e se condenam, portanto, à separação definitiva d’Ele”.
Mas fica parecendo que essas coisas não se compreendem perfeitamente quando não se tem uma noção clara dos seus fundamentos: dito de outra maneira, as perguntas acima estão mal-formuladas. O que importa, na verdade, não é que Deus tenha criado o Inferno, e sim que Ele tenha feito homens livres e, portanto, capazes quer de mérito, quer de culpa. Quando se entende isso com todas as suas necessárias consequências, todo o resto do quebra-cabeça se encaixa sem maiores dificuldades intelectuais.
O que é ser «livre»? É poder ser responsabilizado por suas escolhas e, por conseguinte, ser por elas premiado ou castigado. É evidente que a liberdade humana não é “absoluta” porque o seu conhecimento é limitado e a sua vontade é fraca; isso não está em discussão. O fato é que existe alguma liberdade no homem e, portanto, em alguma medida ele é capaz de mérito ou demérito, de prêmio ou de castigo.
«Mérito» e «culpa» estão aqui empregados no sentido mais direto de um prêmio devido por uma ação moralmente virtuosa e uma punição imposta em consequência de uma atitude moralmente condenável. As duas coisas estão em estreita relação de mútua dependência: uma vez que ambas dependem daquela liberdade fundamental de optar pelo bem ou pelo mal, não é possível haver mérito se não existir possibilidade de culpa (uma vez que a virtude de uma escolha reside precisamente na rejeição à possibilidade de se fazer a escolha oposta – caso contrário, não haveria liberdade verdadeira) e não é possível existir culpa se não houver possibilidade de mérito (vice-versa). Ambas emanam, direta e imediatamente, da liberdade humana: só há mérito/culpa porque há liberdade e, se há liberdade, há também e necessariamente mérito e culpa.
Continua...
A raiz, portanto, do prêmio e da punição está na liberdade humana, é-lhe inerente e, aliás, faz parte da sua própria definição: ser livre é ser responsável por seus atos, e ser responsável por seus atos é ser capaz de receber, por eles, retribuições positivas ou negativas. Se qualquer um desses três termos – liberdade, mérito e culpa – deixasse de existir, os outros dois cessariam de haver no mesmo exato instante. Ou os três existem, ou não existe nenhum. Por definição. Não dá para ser diferente.
Ora, qual a característica central da Criação de Deus no que concerne ao ser humano? É que Ele nos fez à Sua imagem e semelhança, i.e., fez-nos dotados de inteligência e de vontade, de livre-arbítrio, fez-nos capazes de mérito e culpa. E a liberdade é um bem: por isso que Deus a criou. E é um dom precioso, preciosíssimo: por isso é que foi por amor a nós que Ele no-lo concedeu. E o livre-arbítrio nos foi concedido para que optássemos por Deus. Se há homens que optam livremente por O rejeitar, aí já é uma coisa cuja possibilidade – pela própria natureza da liberdade humana – não pode ser afastada.
E quanto ao Inferno ser eterno? Ora, só há duas opções: ou a capacidade humana de ganhar méritos e acumular culpas – de ser premiado e castigado – cessa em algum momento, ou ela não cessa jamais, et tertium non datur. Se ela cessa em algum momento (v.g. com a morte – é a posição católica), então as pessoas que estão no Paraíso nele não podem mais pecar para o perder e, pela mesma razão, as que estão no Inferno não podem se arrepender para de lá sair. E, se ela não cessa em momento algum, então não deixará jamais de haver culpas a serem expiadas, posto que sempre haverá novos pecados em almas eternamente capazes de pecar. Em qualquer dos dois casos, portanto, o Inferno precisa ser eterno. A diferença é apenas se algumas pessoas ficarão lá de uma vez por todas ou se todas as pessoas ficarão eternamente entrando e saindo de lá. Olhadas as coisas por esse ângulo, não parece que a segunda hipótese seja melhor do que a primeira, não é verdade?
Continua...
Vez por outra me perguntam por que raios Deus colocou a árvore do conhecimento do bem e do mal no meio do jardim do Éden, onde Adão poderia facilmente alcançar-lhe os frutos. Ora, os pais terrestres mantêm as facas de cozinha e os produtos químicos fora do alcance das suas crianças: por que motivo Deus, Pai Perfeitíssimo, fez exatamente o contrário disso com Adão e Eva? A resposta é que Adão e Eva não eram crianças sem uso da razão, e sim seres humanos inteligentíssimos e extremamente aptos, adultos capazes de auto-determinação. Eles não comeram do fruto proibido como uma criança que se machuca sem querer com uma tomada, mas exatamente ao contrário: o Pecado Original foi cometido livre e deliberadamente, com plena consciência e manifesta vontade. É exatamente por isso que é pecado.
E por quê, ainda, Deus permitiu que os nossos Primeiros Pais tivessem a possibilidade de cometer uma coisa tão horrenda como o Pecado? Por tudo o que já se disse até aqui, a resposta é imediata: porque Deus os amava e, amando-os, queria premiá-los com a participação na Sua Eterna Bem-Aventurança a título de mérito, e para que os homens merecessem (na medida contingente de sua natureza de criatura) a Vida Eterna era necessário que eles pudessem, ao mesmo tempo, rejeitar a oferta de Deus. Liberdade, mérito e culpa existem sempre e necessariamente os três juntos, lembremo-nos. Eis aqui, pois, nascidos ao mesmo tempo, de um mesmo gesto de liberalidade divina, o livre-arbítrio, o Céu e o Inferno.
Num dos primeiros cantos (o terceiro, se a memória não me falha) da Comédia de Dante, o poeta coloca no frontispício da porta que conduz às profundezas do Hades uma inscrição que diz ter sido o Amor Supremo quem criou o Inferno. E foi exatamente isso o que aconteceu: foi por Amor que Deus criou os homens livres, e é da liberdade humana que decorre a possibilidade de amar a Deus ou de O rejeitar, de ir ao Céu ou ao Inferno. O verso do poeta é perfeito, e não significa que um sadismo divino criou, para próprio capricho, arbitrariamente, um lugar para torturar os homens: não, nada disso. Significa, isso sim!, que o Amor queria premiar os homens com a Vida Eterna – e, para que tal fosse possível, por uma necessidade imperiosa daquilo mesmo que essas palavras significam, era necessária esta porta pela qual se pode chegar à morada das dores. Uma vez que se entenda isso, aquelas objeções iniciais deixam de fazer sentido; e, em contrapartida, sem que se compreenda a história completa, nenhuma explicação parcial da justiça do Inferno é capaz de convencer.
Esperando ter esclarecido, gratos pela sua visita e volte sempre !!!
Shalom !!!
Eu somente queria fazer uma simples pergunta, se a minha alma gemea, ainda ta por vim ou nao, pois tive dois casamentos e oq mas durou foi 22 anos, agora me encontro sozinho, e muito triste.
hoje me deparei com uma visão bonita mais confusa dessa vez não entendi . algum espiritas possa responder isso. um jovem em uma cadeira de roda atras dele aparecesse uma roda e um buraco. que chamo sai da ir .para ele não cair no buraco ele desaparece e sai do buraco uma moça linda. bem maquiada com um batom vermelho lindo. com uma bebe com uma criança também. bonita ela falava que eu não entendia . se alguém poder me auxiliar o que e isso.
querida julia costa,as vezes nessas visoes, e que alguem pescisa se mexer se desatar fazer alguma coisa pra nao descer os degraus da imperfeiçao, sendo assim nada vai pra frente so desce para o buraco, 2 e as vezes diz o ditado caindo e que se pode se levantar atraves de esforço e luta pode consegui alguma coisa maravilhosa por ex; esposa linda e ate filhos; e e dificil a compeensao para algumas pessoas;..as vezes a interpretaçao nao e pra vc, vc so e e uma mensageira.
Nossa, deu vontade de responder uma a uma às 7 perguntas, mas... será que vale a pena? Tem alguém aqui com vontade sincera de discutir para crescer espiritualmente?
Grande equívoco, o Espírito não reencarna para pagar, sofrer, reencarna para dar continuidade sua evolução. Só o corpo carnal pode lhe impor certos aprendizados. Existem 23 bilhões de espírito habitando a Terra. Temos apenas 7 bilhoes reencarnados, portanto, há muitos querendo reencarnar. O Planeta Terra passará por uma limpeza porque tem um ciclo a cumprir, e quem evoluiu com o planeta ficará, quem permaneceu em rebeldia será retirado e colocado em planetas atrasados e lá sofrerão até se modificarem.
Só o reencarne faz justiça de Deus. Já imaginou uma criança de três anos com câncer? Que teria feito esta criança para merecer...
Desafio - Vá a uma livraria espírita, adquira as cinco obras básicas do Espiritismo, depois estude-as. Vá participar de reuniões nos Centros Espíritas e veja que a Bíblia era para uma Humanidade infantil. Já nos tornamos adultos para entender a bíblia como válida e com a criancisse que vocês entendem. Estudem primeiro antes de falar bobagens.
Amados(as) espíritas,
Sem querer ofender ninguem, mas, se a reencarnação fosse verdadeira, todo nascimento seria causa de tristeza. Mas, se tal fosse certo, o casamento - causador de novos nascimentos e reencarnações – seria mau. Ora, isto é um absurdo. Logo, a reencarnação é falsa.Caso a reencarnação fosse uma realidade, as pessoas nasceriam de determinado casal somente em função de seus pecados em vida anterior. Tivessem sido outros os seus pecados, outros teriam sido seus pais. Portanto, a relação de um filho com seus pais seria apenas uma casualidade, e não teria importância maior. No fundo, os filhos nada teria a ver com seus pais, o que é um absurdo.A reencarnação causa uma destruição da caridade. Se uma pessoa nasce em certa situação de necessidade, doente, ou em situação social inferior ou nociva -- como escrava, por exemplo, ou pária – nada se deveria fazer para ajudá-la, porque propiciar-lhe qualquer auxílio seria, de fato, burlar a justiça divina que determinou que ela nascesse em tal situação como justo castigo de seus pecados numa vida anterior. É por isso que na Índia, país em que se crê normalmente na reencarnação, praticamente ninguém se preocupa em auxiliar os infelizes párias. A reencarnação destrói a caridade. Portanto, é falsa!
Francineide - SP
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