Portanto esta infalibilidade é assegurada pelo próprio Deus, quando o Papa se pronuncia em nome da Igreja de MODO DEFINITIVO E IRREVOGÁVEL em assuntos relativos à fé e à moral, e quando estes falsos ensinos e heresias espalhados por ai põe em risco a salvação do rebanho de Cristo e o verdadeiro depósito da fé apostólica.A doutrina da infalibilidade (No ensino sobre fé e moral) do Papa foi definida no 4º capítulo da 4ª sessão do Concílio Vaticano I, realizado de 1869 a 1870 durante o pontificado do Papa bem-aventurado Pio IX; ela diz ser o Santo Padre isento erro. Mas, muitos, por desconhecimento dessa doutrina (Confundem Infalibilidade com Impecãncia), ou por má fé, questionam aos Católicos menos esclarecidos perguntando:“Como pode o Papa ser isento de erro se ele peca ?”
Para isso é necessário elucidar que infalibilidade é diferente de impecabilidade, OU IMPECÂNCIA, ouseja, o Papa não é impecável (pois peca), mas apesar de ser pecador, é assegurada a sua infalibilidade no ensino sobre fé e moral pelo Espírito Santo de Deus que não erra, quando se pronuncia de forma definitiva e irrevogável sobre estes dois temas.
1)-Quando, na qualidade de Pastor Supremo e Doutor de todos os fiéis, se dirige a toda a Igreja em matéria de fé e moral de forma ex-cátedra, ou seja, de forma definitiva e irrevogável e universal.
2)-Quando o objeto de seu ensinamento é a moral, fé ou os costumes e se pronuncia
3)-Quando manifesta a vontade de dar decisão dogmática e não simples advertência, instrução de ordem geral, mas
Em suma, o Papa é infalível quando se dirige, como tal, a toda a Igreja; quando o objeto de seu pronunciamento é moral, fé ou os costumes e quando pronuncia que dará decisão dogmática, ou seja, ele define, manifesta tal decisão de forma ex-cátedra, definitiva e irrevogável.Em outras palavras, o Papa esta passível de falhas no ensino fora dessas três condições acima.Porém, mesmo como pecador, pela Graça de Deus e autoridade outorgada pelo ministério Petrino ( Conf. Mateus 16,18 e João 21,17) é infalível no ensino ao se pronunciar de forma definitiva e dogmática em matéria de fé e moral.É necessário elucidar, no entanto, que quando dissemos que o Santo Padre faz um pronunciamento passível de falha, não significa necessariamente que ele falhou, apenas que tal ensinamento ou pronunciamento não foi emitido nas condições "ex-catedra", definitiva e irrevogável, ou seja é um ensino que pode sofrer evolução.
A razão da infalibilidade, ela pode ser deduzida pela lógica, pela obviedade das Sagradas Escrituras, principalmente em duas passagens no evangelho segundo São Mateus:
1)- Mateus 28,19-20:"Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo."(Jesus Cristo à sua Igreja).
2)- "Simão doravante sois Pedra e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja;Te darei as chaves do céu; e Tudo que ligares na terra será ligado nos Céus: Mt 16,18-19.
Portanto, é em virtude do envio e da fidelidade de Cristo à igreja por Ele mesmo INSTITUIDA ( Mateus 16,18) que Jamais o Papa e a Igreja de Cristo poderia ensinar erros que comprometessem a salvação das almas, pois o Esp.Santo não erra.A infalibilidade no ensino vem do Espírito Santo de Deus e não apenas da pessoa do Papa.Vale ressaltar que nas Cruzadas e Inquisição não houve erro dogmático de ensino da Igreja,(Não existe o dogma das Cruzadas e nem muito menos o dogma da inquisição)mas simplesmente o que houve nestes casos foram abusos circunstanciais de conduta pessoais por aqueles que estavam envolvidos, erros que inclusive foram condenados pelos Pontífices romanos nestes períodos.E o pedido de perdão do Papa João Paulo II não foi pelos erros da Igreja, ou de algum DÓGMA, (A Igreja jamais voltou atrás e jamais voltará atrás em algum dogma infalivelmente decretado),mas pelos ABUSOS INDIVIDUAIS E PESSOAIS de seus filhos em seus cargos.
------------------------------------------------------
CONFIRA NOSSO CATÁLOGO DE LIVROS: https://amzn.to/3vFWLq5
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.