O homem é um ser religioso. Deus já o criou assim, e onde quer que se encontrem seres humanos encontra-se o vestígio da religião.
A palavra "religião" vem do latim "religare", na sua essência, significa ligar-se novamente, e quem em si mesmo já transmite a idéia de que o homem está separado. O campo das Ciências da Religião, já que não é possível falar de apenas uma ciência da religião que compreenda toda a amplitude religiosa hoje é muito amplo e vasto com vários saberes científicos que estudam o fenômeno religioso, entre estas várias ciências podemos citar: A antropologia, a psicologia, a sociologia, a Gestalt-terapia, a logos-terapia,a parapsicologia,a filosofia,a mitologia,a teologia, a bioética e o próprio Direito compõe necessariamente o vasto universo do estudo da religião.Entre estas, a psicologia da religião vai tentar explicar as rupturas primordiais, tais como o corte do cordão umbilical que nos “desliga” da segurança materna no nascimento, até a forma primitiva de enterrar os mortos em posição fetal como retorno e "religamento" a mãe terra.
A bíblia fala desde assunto, como foi esta separação entre Deus e o homens, e desde então existe a necessidade natural e latente no ser humano de religar-se e voltar-se para a divinidade.A verdadeira religião, portanto e aquela que traves dos seus ensinamentos leva o homem a volta´se para Deus, o criador e mantenedor de todas as coisas.O homem é um ser religios, assim afirmam-no Pítágoras, Sócrates, Santo Agostinho, entre outros; e o que o diferencia de outras espécies que também habitam este planeta não é a inteligência, que hoje se reconhece também nos primatas, paquidermes, baleias e golfinhos, mas "A Busca Espiritual."O ateu, mesmo negando, também está à procura de uma explicação que o convença, e abraçará por encontrá-la.
Poucos são os que se mantêm ateus até o fim de suas vidas! Vejamos
alguns exemplos:
5)- L. PACHMANN, campeão de xadrez checo, marxista, secretário do Sindicato Central, detido em 1969: 'Durante os poucos dias que passei na prisão entre a vida e a morte,recebi de Deus a fé' (D. Weg u.d. Wahrheit u.d. Leben, ed. pelo Inf. zentr. Ber.der. Kirche. p. 11)
"Para a salvação do homem, é necessária uma doutrina, conforme à revelação divina, além das filosóficas, pesquisadas pela razão humana. Porque, primeiramente o homem é por Deus ordenado a um fim que lhe excede a compreensão racional [...]. Ora, o fim deve ser previamente conhecido pelos homens, que para ele têm de ordenar as intenções e atos. De sorte que, para a salvação do homem, foi preciso, por divina revelação, tornarem-se-lhe conhecidas certas verdades superiores à razão. Mas também, naquilo que de Deus pode ser investigado pela razão humana, foi necessário ser o homem instruído pela revelação divina. Porque a verdade sobre Deus, exarada pela razão, por poucos chegaria aos homens, depois de longo tempo e de mistura com muitos erros". ( AQUINO, I Q. 1, A1).
O motivo da Revelação é o amor de Deus!
"Por amor, Deus revelou-se e doou-se ao homem". (CATECISMO, 2001: 32).
VEJAMOS O QUE DIZ O SAGRADO MAGISTÉRIO DA IGREJA:
29. Mas esta «relação íntima e vital que une o homem a Deus» pode ser esquecida, desconhecida e até explicitamente rejeitada pelo homem. Tais atitudes podem ter origens diversas :a revolta contra o mal existente no mundo, a ignorância ou a indiferença religiosas, as preocupações do mundo e das riquezas, o mau exemplo dos crentes, as correntes de pensamento hostis à religião e, finalmente, a atitude do homem pecador que, por medo, se esconde de Deus e foge quando Ele o chama.
30. «Exulte o coração dos que procuram o Senhor» (Sl 105, 3). Se o homem pode esquecer ou rejeitar Deus, Deus é que nunca deixa de chamar todo o homem a que O procure, para que encontre a vida e a felicidade. Mas esta busca exige do homem todo o esforço da sua inteligência, a rectidão da sua vontade, «um coração recto», e também o testemunho de outros que o ensinam a procurar Deus - “És grande, Senhor, e altamente louvável; grande é o teu poder e a tua sabedoria é sem medida. E o homem, pequena parcela da tua criação, pretende louvar-Te – precisamente ele que, revestido da sua condição mortal, traz em si o testemunho do seu pecado, o testemunho de que Tu resistes aos soberbos. Apesar de tudo, o homem, pequena parcela da tua criação, quer louvar-Te. Tu próprio a isso o incitas, fazendo com que ele encontre as suas delícias no teu louvor, porque nos fizeste para Ti e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em Ti”.
32. O mundo: A partir do movimento e do devir, da contingência, da ordem e da beleza do mundo, pode chegar-se ao conhecimento de Deu: como origem e fim do universo.São Paulo afirma a respeito dos pagãos:«O que se pode conhecer de Deus manifesto para eles, porque Deus lho manifestou. Desde a criação do mundo, a perfeições invisíveis de Deus, o seu poder eterno e a sua divindade tornam-se pelas suas obras, visíveis à inteligência» (Rm 1, 19-20).E Santo Agostinho:«Interroga a beleza da terra, interroga a beleza do mar interroga a beleza do ar que se dilata e difunde, interroga a beleza do céu [...] interroga todas estas realidades. Todas te respondem: Estás a ver como somo belas. A beleza delas é o seu testemunho de louvor [«confessio»]. Essas belezas sujeitas à mudança, quem as fez senão o Belo [«Ptdcher»], que não está sujeite à mudança?».
35. As faculdades do homem tornam-no capaz de conhecer a existência de um Deus pessoal. Mas, para que o homem possa entrar na sua intimidade, Deus quis revelar-se ao homem e dar-lhe a graça de poder receber com fé esta revelação. Todavia, as provas da existência de Deus podem dispor para a fé e ajudar a perceber que a fé não se opõe à razão humana.
Fonte: Catecismo da Igreja Católica
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