Por que jejuamos?
O que a privação de comida tem a ver com os assuntos da alma?
“Enquanto têm consigo o Esposo, não podem jejuar. Dias virão em que o Esposo lhes será tirado e então, nesses dias, hão-de jejuar...” (Mc. 2,18-20)
“Enquanto têm consigo o Esposo, não podem jejuar. Dias virão em que o Esposo lhes será tirado e então, nesses dias, hão-de jejuar...” (Mc. 2,18-20)
“Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum. “(Mt 17: 14-21).
1)-Santo Agostinho diz:
“Queres que tua oração voe até Deus? Dá-lhe duas asas: o jejum e a caridade”.
2)-São Francisco de Sales aconselha:
“Se podes agüentar o jejum, fazes muito bem em jejuar um pouco mais do que a Igreja obriga, porque o jejum, além de elevar o espírito a Deus, reprime a sensualidade, facilita as virtudes e aumenta os merecimentos. Mesmo que não se jejue muito, o inimigo tem grande medo daqueles que conhece que sabem jejuar. As quartas-feiras, as sextas-feiras e os sábados foram sempre dia que os cristãos antigos tinham como dias de abstinência.”
3)-Santo Afonso de Ligório nestes três dias mencionados tinha como almoço a água, que bebia de joelhos, jamais tomava água entre as refeições por mais intenso que fosse o calor e a sua refeição da noite sempre era um copo d’água. O confessor expulsava o demônio pela prece e jejum, pelos cilícios e disciplinas.
“Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum. “(Mt 17: 14-21).
4)-Estes dois santos revolucionaram a época que viveram(séc. XVIII) com as Santas Missões.
Sabemos que na Missão de Angri, 128 prostitutas mudaram de ocupação e cerca de 30 se consagraram ao Senhor após ouvir a pregação e confessarem-se com Santo Afonso de Ligório e que na Missão de Chablais 72.000 hereges se converteram ao ouvir São Francisco de Sales.
“Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum. “(Mt 17: 14-21).
5)-Eram radicais? Não há como negar! Hoje os médicos não permitiriam tais atitudes, certamente.
Convém jejuar com ousadia e prudência. São Bernardo reconheceu mais tarde que excedeu-se na prática de jejuns, disciplinas e cilícios. Hoje a Igreja aconselha apenas a prática do jejum e da abstinência.
6)-O Frei Gabriel de Santa Maria Madalena (OCD) escreve:
“O jejum como qualquer outra forma de penitência corporal, tem por finalidade realizar o mais profundo desprendimento das satisfações terrenas para que o coração esteja mais livre e com maior capacidade de saborear as alegrias de Deus e, por conseguinte, do seguimento Páscoa do Senhor.”
7)-Porém, é importante lembrar que “o verdadeiro jejum não é maltratar o próprio corpo subtraindo-lhe o alimento, o sono, mas não permanecendo no pecado.
CONCLUSÃO E EXORTAÇÃO FINAL:
Se a penitência e o Jejum não nos leva à conversão do coração e à prática das virtudes, sobretudo a da caridade, de nada serve o nosso jejum porque ele não será agradável a Deus” .
“ LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO “
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.