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Santa Teresinha: " Isso ou aquilo?" Vindo de Deus eu escolho tudo!

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 21 de setembro de 2023 | 14:32

 




Coruja ou Rouxinol? 

 

 

 

Por:*Pierre de Craon


 

 

 

 

 

Se fosse para escolher, à primeira vista, sem hesitar, todos escolheriam o rouxinol, porque ele é a beleza, a graça, o sol, a vida. A coruja é feia. Ela é a noite, é a morte. Ela é o ódio a luz, ela representa o mal. Quem poderia, nesse sentido, preferir a coruja? Contudo, há também um significado legítimo e bom na coruja. Ela vê no escuro, por isso, sempre simbolizou a filosofia, que permite ver nas questões obscuras. Onde o homem comum nada percebe, o filósofo vê e compreende. A coruja representa assim o saber filosófico, a teoria pura, a ciência abstrata e, nesse sentido, é símbolo de um bem. O rouxinol é a poesia. Até em seu nome parece haver um trinado sonoro. Ele é um raio de sol cantando. A coruja é a luz intelectual. Não há escuridão para seus olhos argutos.

 

 

 

 

 

 

Entre a coruja e o rouxinol, qual escolher?

 

 

 

 

 

"A sabedoria é desejável e a beleza é amável! 

 

A filosofia ilumina, a poesia encanta! 

 

Preferir o saber, excluindo a beleza? 

 

Escravizar-se da beleza e repelir a sabedoria?..."

 

 



 


 



 

Isso ou aquilo? Entre a coruja e o rouxinol, qual escolher?

 

 


 

Santa Teresinha dizia: "Eu escolho tudo". Assim também nós! Nós escolhemos a coruja e o rouxinol. Queremos a sabedoria e a beleza, a ciência e a poesia, a luz e a música (toda sabedoria, diversidade e beleza dos carismas e vocações no seio da igreja). Porque sabedoria e beleza são inseparáveis. Escolhemos tudo porque sabemos que a sabedoria é formosa e que toda beleza possui o brilho da verdade! Coruja e rouxinol se completam e se complementam! Uma das características do pensamento moderno é opor dialeticamente doutrina e realidade, teoria e prática. Nas escolas freqüentemente essa oposição atinge o desvario! Uns só valorizam a experiência. Outros se perdem em elucubrações cerebrinas. A maioria dos alunos vai engrossar as turbas dos pragmáticos adoradores do concreto e tendem ao materialismo.

 




 




 

O modo de pensar católico é exatamente oposto!








 


A doutrina da Igreja, que ensina que tudo o que Deus fez é bom e harmonioso, afirma que nunca se deve separar o teórico do prático, nem o abstrato do real. O pensamento católico se opõe, quer ao abstracionismo brumoso, quer ao ateísmo e materialismo práticos. Jamais ele separa um princípio do exemplo concreto. Doutrina e vida nos são apresentadas pela Igreja unidas e harmónicas. Todo princípio é vivido. Toda doutrina é exemplificada.  É esse concreto no teórico, é essa filosofia do que há de mais prático, é essa harmonia entre doutrina e vida que fazem, do ponto de vista natural, o encanto da civilização cristã!

 

 

 


 


 

 


 

"Como é fria e estéril a coruja sem o rouxinol.

 

Como é vazio e superficial o rouxinol sem a coruja!

 

De que vale a teoria sem a realidade?

 

De que vale a poesia sem a verdade?..."

 

 

 

 

 

 

O ideal é unir os dois, pois o real é a luz intelectual na música da matéria. O real é a harmonia entre o teórico e o prático, a doutrina e a vida, o abstrato e o concreto, a coruja e o rouxinol. Sendo o homem composto de elementos diferentes mas harmônicos, agrada-lhe o que lhe é semelhante. Amamos contemplar a concórdia de elementos aparentemente opostos. Nem o puramente abstrato, nem o puramente experimental satisfazem plenamente o homem.



 


 

 

São Tomás de Aquino explica que:









“Dado o homem ser corpo e alma unidos substancialmente, a razão não encontra nas criações poéticas toda a verdade de que necessita, pois a luz da verdade, na poesia, é por demais difusa. Por sua vez, as coisas de Deus superam nossa capacidade de intelecção. Sua luz, para nós, é ofuscante demais. Por isto, a razão humana só encontra uma luz que lhe é proporcionada quando contempla as verdades mais sublimes sob o véu das figuras sensíveis...” (Suma Teológica I-II, 101, 2).

 

 



 

Assim também, sendo Nossa Senhora a medianeira entre Deus e os homens. Ela é o vitral esplendoroso que nos torna possível ver a luz de Deus em todas as suas cores, brilhos e virtudes! Passando por Ela, ao encarnar-se nela o Verbo de Deus, a Verdade Divina, tornou-se acessível à nossa visão!

 

 









 

*Pierre de Craon (c. 1345 - c. 1409), conhecido como "le Grand", foi um aristocrata medieval francês, notório por seu temperamento explosivo. Foi preso no Louvre, mas logo foi libertado após intervenções da rainha da Inglaterra e da duquesa de Borgonha. Craon fez penitência por seus crimes. Num movimento sem precedentes, foi feito confessor de alguns monges que haviam sido condenados por enfeitiçar o rei. Ergueu uma cruz carregando seu brasão na forca de Paris, na qual os criminosos podiam confessar antes de sua execução. Também doou dinheiro aos franciscanos conventuais, dedicando-os a atos de misericórdia.

 

 



«Vossa sou, para Vós nasci»



(Santa Teresa de Ávila: 1515-1582 - Carmelita descalça, Doutora da Igreja)





«Se Eu quiser que ele fique até que Eu venha, que te importa? Tu, segue-Me.»

Vossa sou, para Vós nasci,

Que quereis fazer de mim?

Soberana Majestade,

Eterna Sabedoria,

Bondade tão boa para a minha alma,

Vós, Deus, Alteza, Ser Único, Bondade,

Olhai para a minha baixeza,

Para mim que hoje Vos canto o meu amor.



Que quereis fazer de mim?

Vossa sou, pois me criastes,

Vossa, pois me resgatastes,

Vossa, pois me suportais,

Vossa, pois me chamastes,

Vossa, pois me esperais,

Vossa pois não estou perdida,

Que quereis fazer de mim?

Que quereis então, Senhor tão bom,

Que faça tão vil servidor?

Que missão destes a este escravo pecador?

Eis-me aqui, meu doce amor,

Meu doce amor, eis-me aqui.

Que quereis fazer de mim?

Eis o meu coração,

Que coloco em vossas mãos,

Com o meu corpo, minha vida, minha alma,

Minhas entranhas e todo o meu amor.

Doce Esposo, meu Redentor,

Para ser vossa me ofereci,

Que quereis fazer de mim?




Dai-me a morte, dai-me a vida,

A saúde ou a doença!

Dai-me honra ou desonra!

A guerra, ou a maior paz!

A fraqueza ou a paz plena!

A tudo isso, digo sim!

Que quereis fazer de mim?




Vossa sou, para Vós nasci,

Que quereis fazer de mim?







.............................................

 





 

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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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