"É permitido a todo indivíduo que tenha consciência da verdade regularizar sua vida como bem entender, de acordo com os novos princípios. Neste sentido, tudo é permitido...Como Deus e a imortalidade não existem, é permitido ao homem novo tornar-se um homem-deus, seja ele o único no mundo a viver assim." - (F. Dostoiévski - O diálogo com o demônio - in Irmãos Karamazov, 1879)
Tanto eu
como você que lê este artigo, temos aprendido e ensinado que para Deus nada é impossível,
esta é a verdade cristalina, pois esta bem tangível nas escrituras sagradas:
“Pois para Deus nada é impossível” (Lc 1,37).
Porém esta frase, de um filósofo muito suspeito, por ser esotérico:Joseph de Maistre, tem muito de verdade:"Ninguém afirma: `Deus não existe' sem antes ter desejado que Ele não exista". Com efeito, o devedor insolvente gostaria que seu credor não existisse. O pecador que não quer deixar o pecado, passa a negar a existência de Deus. Por isso, quando se dá as provas da existência de Deus para alguém, não se deve esquecer que a maior força a vencer não é a dos argumentos dos ateus, e sim o desejo deles de que Deus não exista. Não adiantará dar provas a quem não quer aceitar sua conclusão. Em todo caso, as provas de Aristóteles e de São Tomás a respeito da existência de Deus têm tal brilho e tal força que convencem a qualquer um que tenha um mínimo de boa vontade e de retidão intelectual.
Não existe, e nem pode existir nenhuma contradição em Deus!
Podem existir más interpretações e contradições em nós, ou seja, em nossa inteligência limitada. A contradição é uma imperfeição, uma falha ou uma fraude, e portanto se houvesse contradição em Deus ele não seria Deus. Aristóteles, e São Tomás de Aquino demonstram que Deus é Ato puro, ou seja, contém todas as perfeições e qualidades do “SER”. O fato de Deus ser Onipotente, não significa que Deus possa fazer qualquer coisa ilógica. Deus não pode fazer um absurdo, como por exemplo: um triângulo de quatro lados, nem pode cometer um pecado, por exemplo fazer uma injustiça com um homem, criar um outro Deus igual a Ele, e não pode deixar de existir, pois é um ser eterno. A Onipotência de Deus significa que ele tem o poder de fazer qualquer bem. E nisto consiste a absoluta liberdade de Deus, sempre fazer o que é certo, sempre fazer o que é bom. Nós, por não sermos deuses, e por causa do pecado original, temos uma falha em nossa liberdade. Nós podemos, e muitas vezes escolhemos o errado. Deus nos dá sempre força para que façamos o bem, mas por nossos defeitos, e nossas fraquezas, muitas vezes preferimos fazer o errado.
atenção! O fato de Deus pela sua Onisciência conhecer e prever o
futuro porque está fora do tempo, não nos tira a liberdade. Assim, por exemplo:
“Se eu vejo um cego caminhando para um abismo eu sei que
ele irá cair no abismo. Se eu o aviso do abismo, mas ele insiste em
continuar no caminho eu sei que ele cairá, mas ele não cairá por que eu
sei, mas devido a sua obstinação. Assim age Deus conosco ele sabe o que
faremos, mas isto não nos tira a liberdade.”
Ademais, a Bíblia usa uma linguagem antropomórfica, ou seja, algumas expressões são imagens para nos fazer compreender melhor as atitudes de Deus, por exemplo: a expressão "a mão de Deus", ora, Deus não tem corpo e portanto, não poderia ter mão.Na Suma Teológica, logo depois da exposição das provas da existência de Deus, você encontrará exatamente as qualidades próprias de Deus.E a primeira delas na Suma é sobre a oniciência de Deus e a perdição das almas.
Deus existe na eternidade, fora do tempo! Deus é atemporal (sem principio nem fim) e acategoremático (não se enquadra em nenhuma categoria explicativa)!
Para Deus não há antes, agora ou
depois. Ele conhece tudo no mesmo eterno e fixo agora. Ele não sabe o que
faremos, antes de que
nós façamos algo, porque para Deus tudo é agora. Deus nos criou livres, para o bem, e
para sermos eternamente felizes com Ele. Ele nos dá toda a ajuda que
necessitamos para nos salvar. Mas, para que ser justo ao nos dar o prêmio
eterno, Ele nos fez livres e responsáveis por nossos atos.
“Seres sem liberdade não podem ser nem premiados, nem
castigados. Deus nos fez seres livres, para poder nos premiar. Por isso, o
saber de deus não condiciona a nossa liberdade. Nós não agimos porque Deus
sabe, mas Deus sabe porque agimos.”
Um exemplo para melhor entendimento
Se estamos no alto de uma torre da qual vemos um cego caminhando em direção a um abismo, nós gritamos avisando-o do perigo. Se ele continua a andar na mesma direção apesar de nosso aviso, nós sabemos que ele irá morrer. Mas ele não morre porque nós sabemos. Morre porque quis, porque repeliu nosso aviso. Não foi o nosso saber antecipado que determinou sua ação. Nós previmos a sua morte, mas não a causamos. Do mesmo modo, Deus sabe o que faremos, mas não é o saber dele que determina nossa ação. Escolhemos livremente o que queremos. Só vai para o céu quem Deus leva IMERECIDAMENTE. Só vai para o inferno quem livremente por suas ações deliberadas e conscientes o quer, e fez por fazer sem arrependimento, ou desconhecimento pleno.
Com relação a existência do mal, antes de tudo, há que distinguir mal ontológico, e mal moral. Os gnósticos se perguntavam de onde vem o mal ?
Deus é bom e tudo o que ele fez é
bom. É o que se lê no Gênesis capítulo I, Deus dizia ser boa cada coisa
que Ele criava. E, contemplando o conjunto de sua obra, Deus disse que o
todo era "muito bom".
Portanto tudo o que existe é bom.O ser é na medida que tem qualidades em ato.Deus sendo ato
puro é bem absoluto.
Tudo o que DEUS
criou é bOM RELATIVAMENTE, mas não É ainda O bem absoluto!
Existe o bem e mal relativos. Toda criatura é boa, mas seu bem é limitado, finito,
relativo. Então toda criatura, não tendo o bem absoluto, carece de algum bem, e
nesse sentido restritivo, teria carência de uma bem maior que ela.
Por outro lado, o mal não pode existir enquanto
ser (SATANÁS FOI CRIADO BOM E PARA O BEM)
Como explicou Santo Agostinho em seu
livro Contra Manicheos, existir
é melhor do que não existir. Existir é um bem. Se o mal absoluto existisse, ele
teria o bem da existência. Então não seria mal absoluto.
O mal é uma falta de ser, uma falta do que devia existir, ou uma
falta de ordem.
Se me faltasse um braço, isso seria um mal. Um buraco na pista de uma rodovia é um mal, pela falta de asfalto.Se tenho uma orelha a mais na fronte, isso seria um mal pela falta de ordem.A treva não existe. O que existe é a luz. A treva é uma falta de luz. O inferno existe, ele não é bom, mas ele é um bem, pois faz justiça com aqueles pecadores empedernidos e sem arrependimentos, que não reconhecem o mal como mal, e que fizeram a livre opção de viver eternamente na ausência de Deus.
Por outro lado, o mal moral existe
“Roubar é um mal moral. Mas roubar não é uma coisa. É uma ação.
Não há então coisas más, mas pode haver ações más. Não há substantivos maus. Há
verbos maus. Mentir, roubar, adulterar, fraudar são verbos que indicam
ações más. Quando alguém rouba, faz uma desordem nos bens. O dinheiro que se
busca roubando é bom. É um bem. Mas a Justiça é um bem maior que o dinheiro.
Roubar é colocar o dinheiro (bem menor) acima da justiça (bem maior). Roubar é
desordenar bens. Roubar é uma ação má. Roubar é pecado por desordenar os bens.”
A lei é a expressão/revelação imperfeita da perfeita Vontade de Deus
A lei natural é a própria Vontade de Deus enquanto governa a natureza. Por isso, tudo o que vai contra a natureza vai contra a Vontade de Deus. Questionar com sinceridade de coração, como fez Maria na anunciação é um bem, pois compreendemos para melhor crer.Deus nos mandou que o amássemos com todo o entendimento, porque só podemos amar aquilo que conhecemos. Ninguém pode amar "xoró no avesso", porque "xoró" não existe. Imagine no avesso...“Portanto, para amar a Deus devemos procurar conhecer todo o possível a respeito D’ele, pois se ama aquilo que se conhece. Por isso o estudo é a fonte da que alimenta o amor. Todo amor vem do conhecimento. Pergunte, estude e ame a Deus com toda a sua inteligência e vontade." As escrituras sagradas é sem duvida alguma a palavra de Deus, ela não é produto da mente humana. Mais a verdade é que existem coisas que para Deus são impossíveis, coisas que vão contra a sua essência ou natureza, isto é, tudo o que é essencial ao seu ser como Deus. Se tornando para Deus não impossíveis para Ele, mas não realizáveis, pois não teriam sentido, lógica e utilidade a sua realização.
CINCO COISAS QUE NÃO ENCONTRAMOS EM DEUS
João 14,6: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida"
Deus não pode mentir, porque seria contrario a sua natureza. Deus é
absolutamente fidedigno e verdadeiro em tudo quanto diz, e faz, e a sua palavra
também é a verdade (Is 45,19; Jo 17,17). “Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que
Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refugio em
reter a esperança proposta” (Hb 6,18). As escrituras sagradas nos revelam que: “em esperança da vida
eterna, a qual Deus que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos”
(Tito 1,2).
2. É impossível Deus mudar, POIS DEUS É PERFEITO!
Deus é eterno como diz o escritor aos Hebreus... “mas este, porque permanece
eternamente, tem um sacerdócio perpétuo (imutável)” Hb 7,24. Por isso não esta
sujeito ás variações e circunstâncias do tempo, portanto ele não muda.
-“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do
alto, descendo do pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de
variação”Hb 1,17.
-“...tu porém, és o mesmo, e os teus anos
jamais terão fim”Hb 1,12.
-“Jesus Cristo é o mesmo ontem (passado) e hoje
(presente) e eternamente (futuro)”. Hb 13,8.
-“Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles, como uma
veste, envelhecerão; como roupa os mudará, e ficarão mudados. Mas tu és o
mesmo, e os teus anos nunca terão fim”. Sl 102,26-27.
Sendo Deus absolutamente perfeito em
sua natureza não pode mudar nem para melhor, nem para pior. Tudo que esta em
nossa volta esta em constante processo de mudança, e movimento, mas Deus
permanece o mesmo. Pois
conforme São Tomás de Aquino: Toda mudança e ou movimento, significa
imperfeição, portanto Deus é imóvel como já havia concluído os filósofos
anteriores a ele, tais como Aristóteles.
3. É impossível Deus ser tentado PARA O mal
“... porque Deus não pode ser tentado pelo
mal...” (Tiago 1,13).
4. É impossível Deus tentar alguém a fazer o mal
Ninguém que peca pode lançar a culpa em Deus por ter pecado. Ele pode nos
provar, para que possamos saber quem somos e fortificar a nossa fé, mais nunca
nos induzir ao pecado.
-“Ninguém, sendo tentado, diga: de Deus sou tentado; porque Deus
não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta”. (Tiago 1,13).
-“Não veio sobre vós tentação, se não humana;
mais fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis; antes, com a
tentação dará também o escape, para que a possais suportar”. (I Coríntios
10,13).
5. É impossível Deus rejeitar alguém arrependido e que o busque
-“O senhor jamais rejeitará aquele que vem a
Ele arrependido...” (Sl 51,17).
-“Todo o que o pai me dá virá a mim; e o que vem mim de maneira
nenhuma o lançarei fora...”(João 6,37).
Conclusão:
“Louvado seja N. Senhor Jesus Cristo”
Francisco José
Barros Araújo – Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do RN, conforme
diploma Nº 31.636 do Processo Nº 003/17
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