A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , , » São Tomás de Aquino responde: "Por que ao contrário de nós, os anjos não sentem a dor do remorso e arrependimento?"

São Tomás de Aquino responde: "Por que ao contrário de nós, os anjos não sentem a dor do remorso e arrependimento?"

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 8 de junho de 2023 | 11:23





SE TIVESSEM ALI pessoas Justas E famílias NÃO completamente CORROMPIDAS, DEUS TERIA PRESERVADO SODOMA E GOMORRA? A RESPOSTA É SIM!



Gênesis 18,17-33: “O Senhor disse então: “Acaso poderei ocultar a Abraão o que vou fazer? 18.Pois que Abraão deve tornar-se uma nação grande e poderosa, e todos os povos da terra serão benditos nele. 19.Eu o escolhi para que ele ordene aos seus filhos e à sua casa depois dele, que guardem os caminhos do Senhor, praticando a justiça e a retidão, para que o Senhor cumpra em seu favor as promessas que lhe fez”. 20.O Senhor ajuntou: É imenso o clamor que se eleva de Sodoma e Gomorra, e o seu pecado é muito grande. 21.Eu vou descer para ver se as suas obras correspondem realmente ao clamor que chega até mim; se assim não for, eu o saberei”. 22.Os homens partiram, pois, na direção de Sodoma, enquanto Abraão ficou em presença do Senhor. 23.Abraão aproximou-se e disse: “Fareis o justo perecer com o ímpio? Talvez haja cinquenta justos na cidade: os farão perecer? Não perdoaríeis antes a cidade, em atenção aos cinquenta justos que nela se poderiam encontrar? 25.Não, vós não poderíeis agir assim, matando o justo com o ímpio, e tratando o justo como o ímpio! Longe de vós tal pensamento! Não exerceria o juiz de toda a terra a justiça?”. 26.O Senhor disse: “Se eu encontrar em Sodoma cinquenta justos, perdoarei a toda a cidade em atenção a eles”. 27.Abraão continuou: “Não leveis a mal, se ainda ouso falar ao meu Senhor, embora seja eu pó e cinza.28.Se, porventura, faltarem cinco aos cinquenta justos, fareis perecer toda a cidade por causa desses cinco?”. “Não a destruirei – respondeu o Senhor – se nela eu encontrar quarenta e cinco justos.” 29.Abraão insistiu ainda e disse: “Talvez só haja aí quarenta”. “Não destruirei a cidade por causa desses quarenta.” 30.Abraão disse de novo: “Rogo-vos, Senhor, que não vos irriteis se eu insisto ainda! Talvez só se encontrem trinta!”. “Se eu encontrar trinta – disse o Senhor – não o farei.” 31.Abraão continuou: “Desculpai, se ouso ainda falar ao Senhor: pode ser que só se encontre vinte”. “Em atenção aos vinte, não a destruirei.” 32.Abraão replicou: “Que o Senhor não se irrite se falo ainda uma última vez! Que será, se lá forem achados dez?”. E Deus respondeu: “Não a destruirei por causa desses dez”. 33.E o Senhor retirou-se, depois de ter falado com Abraão, e este voltou para sua casa.




ENTÃO POR QUE DEUS TOMOU A DECISÃO DE DESTRUIR COMPLETAMENTE SODOMA E GOMORRA, SALVANDO APENAS A FAMILIA DE LOT?





 



-Marcos 8,15: 1 “Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”

 



-Gálatas 5,7-10: “Corríeis bem! Quem vos impediu de obedecer à verdade? 8Quem vos convenceu a agir assim, não procede daquele que vos chama. 9Sabeis que “um pouco de fermento leveda toda a massa”. 10Quanto a vós, estou convencido no Senhor de que não pensareis de outra forma. Mas aquele que vos perturba, seja quem for, sofrerá condenação”.

 


 

-1Coríntios 5:6-8: “Não é bom esse orgulho que vocês têm. Por acaso vocês não sabem que um pouco de fermento leveda toda a massa? Joguem fora o velho fermento, para que vocês sejam nova massa, como, de fato, já são, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado. Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento do mal e da maldade, mas com o pão sem fermento, o pão da sinceridade e da verdade.

 


 

-1 Coríntios 15:33-34: “Não se deixem enganar: As más companhias corrompem os bons costumes. Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para a honra de vocês”.






Há pessoas que se perguntam se os demônios podem se arrepender dos seus pecados e salvar-se? 




Muitas dessas pessoas defendem uma tal de noção de “salvação universal” da qual os anjos caídos não estariam isentos, talvez ao passar uma ou duas eternidades a mais no inferno. Acham que Deus não os castiga dessa forma e que, cedo ou tarde, os demônios se reconciliarão com Ele.

 




A pergunta é: "os demônios podem se arrepender e se salvar estando na eternidade, onde não mais existe a relação tempo e espaço, mas apenas estado?"

 



 

A resposta, baseada na Bíblia, no ensinamento comum dos Padres da Igreja e no testemunho dos seus Doutores, é um claro e contundente “não”. As razões são as seguintes:



 

1. Os demônios são anjos caídos que mantêm sua natureza angélica intacta, ainda que deformada pelo pecado. Ao serem seres espirituais, não percebem a natureza das coisas de maneira “gradual”, como os seres humanos. Os anjos entendem as coisas de maneira intuitiva, direta e plena, ou seja, como as coisas são em si. E isso vale tanto para os anjos bons quanto para os que caíram, ou seja, os demônios.

 



2. Ao perceberem as coisas como elas são, os anjos não correm o risco de “entendê-las mal”; e, ao terem sido criados bons em um princípio, eles não têm esse conjunto de circunstâncias lamentáveis que muitas vezes ofusca o entendimento humano e o faz pecar ou cometer erros com maior ou menor imputação moral. Os anjos caídos não podem alegar que “foram educados inadequadamente” ou que “tiveram uma infância repleta de abusos, sofrimentos, carências e privações”. Não foi assim; sua infância espiritual foi perfeita, e nela eles percebiam a presença de Deus de uma maneira muito mais elevada que os seres humanos, mas ainda privada da visão sobrenatural do Senhor enquanto não passassem por uma provação.

 



3. A série de escolhas e decisões que levaram os anjos a se rebelar foi de natureza espiritual. Cada passo e cada decisão que tomaram contra Deus foi aumentando neles o ódio, a raiva, o orgulho, e a soberba.



 

4. Deus enviou a cada anjo que estava em processo de queda uma quantidade astronômica de graças de arrependimento – graças que os mais obstinados rejeitaram repetidamente, de maneira proporcional e crescente.

 



5. Chegou o momento em que Deus deixou de enviar estas graças aos anjos rebeldes, pois, se continuasse enviando, a maldade dos anjos caídos teria continuado crescendo, fazendo-os cometer muitos outros pecados. Nesse momento, os anjos caídos foram confirmados em sua maldade, ficaram atados ao objeto da sua predileção, que era (e ainda é) seu ódio a Deus e às suas criaturas, a tudo o que é santo e puro, a tudo o que é nobre e bom.

 



6. Já que, sem a graça do arrependimento, os demônios não podem se arrepender, jamais pedirão perdão e, por isso, nunca mais serão reconciliados com Deus.



 





7. Não foi Deus quem criou o inferno, foram suas criaturas caídas. E o inferno não é tanto um “espaço físico”, e sim um estado. Não é que os demônios estejam no inferno; é mais correto dizer que eles carregam o inferno (seu estado de separação completa de Deus) com eles, porque já não podem se arrepender. Portanto, os demônios sempre viverão no inferno durante toda a sua existência – e esta existência é, como a nossa, infinita.




Fonte: Aleteia




 

Padre Paulo Ricardo: "Nós podemos mudar, os demônios não, e existe uma explicação lógica pra isto"

 









O estado de convicção dos demônios é eterno, definitivo e irreversível. Seu pecado foi fria e resolutamente calculado e cometido de forma consciente e convicta, ou seja, “de olhos abertos”. Não há portanto, esperança alguma de salvação no Inferno. No ser humano, porém, Deus quis uma criatura a quem pudesse perdoar — como fez Jesus com São Pedro, a mulher adúltera, o filho pródigo,  e tantos outros.

 



SÃO TOMÁS DE AQUINO RESPONDE: "Os demônios sentem dor?" (Primeira parte, questão 64, artigo 3 DA SÚMULA TEOLÓGICA)

 


 





Nossa redenção aconteceu de uma vez por todas na Cruz. No Calvário, Satanás e seus demônios foram derrotados, e nós fomos verdadeiramente salvos. Acontece que essa salvação objetiva precisa ser aplicada em nossa vida: é a salvação subjetiva. Noutras palavras: os méritos de Cristo em sua Paixão, Morte e Ressurreição foram suficientes para redimir todos os homens, de todos os tempos e lugares — na verdade, uma só gota de seu Sangue seria suficiente para nos remir a todos (tuo sanguine, cuius una stilla salvum facere totum mundum quit ab omni scelere, “o teu sangue, do qual uma gota é capaz de salvar de todo crime o mundo inteiro”), como diz Santo Tomás de Aquino no Adoro te devote —, mas Deus quis que não pairasse dúvida alguma de seu amor por nós, quis oferecer-nos uma verdade incontestável, que pudesse ser prontamente aceita pelos homens e mudar-lhes a vida. É para nos levar a isso — evidentemente com o auxílio da graça divina — que a Igreja propõe no seu Santo e Sagrado Magistério.





Nós precisamos disso, pois assim funciona a inteligência humana. Diferentemente dos anjos, que são dotados de um intelecto superior, pronto, pleno e acabado, nós humanos, só conseguimos enxergar e entender as coisas com um certo trabalho intelectual, e evolutivo no tempo.









Quando Deus criou os anjos, Ele os criou com as ideias já inatas. Os espíritos angélicos sabiam tudo o que lhes era necessário saber a respeito da natureza das coisas criadas. Antes mesmo de “terem visto”, por assim dizer, uma árvore, um cachorro e um ser humano, eles sabiam o que eles eram. Um anjo não confunde, por exemplo, um embrião e um tumor. Nós, porém, se nos deparamos com um aglomerado qualquer de células, só depois de uma análise empírica podemos chegar a uma conclusão a respeito de sua substância: se crescer, nascer e disser “mamãe”, evidentemente é uma criança; se matar a pessoa, é um câncer. É só “cavoucando” em seu interior, “ruminando” as passagens do Evangelho, discorrendo a respeito do que Jesus fez por nós, que vamos cair em nós mesmos, “acordar” o nosso espírito, fazer um ato de fé e dizer, por exemplo: “Senhor, pequei, tende piedade e compaixão de mim”; “Meu Deus, eu me arrependo de meus pecados, não quero mais vos ofender”. Assim aconteceu com o filho pródigo da famosa parábola: enquanto ele desejava a comida dos porcos, sofrendo nas mãos de um patrão cruel, pôs-se a refletir em como seu pai tratava os próprios empregados, e então decidiu voltar para casa e pedir para ser aceito de volta. 








No caminho — podemos imaginar —, quantas coisas ele também não foi pensando, quantas vezes não foi ensaiando a prece que depois faria a seu pai: “Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho” (Lc 15, 21)! É esse fenômeno de abrir os olhos da alma que nós chamamos de conversão. Dessa forma age a graça de Deus nos corações humanos. Nós porém, somos diferentes dos anjos. Eles veem de imediato o que são as coisas, sem erros ou equívoco algum, não têm dúvidas sobre o que é certo e errado, e daquilo que agrada e desagrada a Deus. Quando Nosso Senhor curou o cego de nascença e ressuscitou Lázaro dos mortos, os indivíduos a seu redor podiam discorrer a respeito daquele fato e investigá-los para descobrir se eram ou não milagrosos. Os anjos, porém, não precisavam disso. A Carta de São Tiago chega a dizer: “Tu crês que há um só Deus? Fazes bem! Mas também os demônios creem isso, e estremecem de medo” (2, 19). Ou seja, não há demônios ateus. Eles conhecem as coisas, sabem que Deus as criou. Mas saber não é o suficiente. (Se fosse, não haveria anjos maus!) Além da inteligência, nós temos a vontade. E é com ela que aderimos a Deus e dizemos: “Sim Pai, sei que não é fácil, mas se Tu queres eu também quero, eu desejo, e com a tua graça eu vou!" Foi sempre assim que agiram os santos e a virgem Maria: "Senhor, faça-se em mim segundo a vossa vontade, e não a minha" - Miseravelmente, foi com a vontade que  também, nossos primeiros pais disseram “sim” à serpente e se colocaram sob o seu domínio. Como o filho pródigo que, deixando a casa de seu pai, acabou na casa de um mau patrão, a humanidade quis ser autônoma e independente, disse a Deus: “Não servirei” e… terminou escrava, nas mãos de um déspota malvado, que oprime, humilha, e castiga os filhos de Deus, não para agradar a Deus, mas para seu próprio deleite, que se compraz no mal. (Esse mesmo fenômeno se repete hoje na juventude: os filhos adolescentes pensam que, “livrando-se” dos pais, rebelando-se contra eles, serão “livres”, mas o fato é que se tornam “vítimas” da peer pressure, fazem-se “escravos” do grupo a que passam a pertencer — por isso, têm de usar drogas como todo o mundo, têm de fazer tatuagem como todo o mundo, pôr piercing como todo o mundo, vestir-se imodestamente como todo o mundo. E ai de quem ouse destoar da corja animalesca! É de pronto reprimido pelos pares, excluído da turma, punido pela sua “desobediência”). Assim Satanás age conosco: cativa-nos com uma mentira: “Sereis como deuses”, e depois nos oprime. 









A libertação disso, somente da verdade (Jesus Cristo, conforme João 14,6) pode advir. Daí Nosso Senhor dizer que “a verdade vos libertará” (Jo 8, 32). Essa frase é dita no contexto das discussões de Jesus com os fariseus, que precedem a sua Paixão. Na ocasião, Ele chama os chefes dos judeus de “filhos do diabo”. Por quê? Porque, pela mentira, nós nos tornamos “reféns” dos demônios. Como sair disso? Meditando na verdade! Sem meditação, sem abrir os olhos da sua alma para a verdade aprazível de Deus, você não dará o primeiro passo para sair do cativeiro em que seus pecados o colocaram!










Essa luta entre verdade e mentira é muito importante. Em seu ministério, uma das armas de que os exorcistas se servem, e que é uma tortura para os espíritos maus, é recordar-lhes a alegria que tinham, o gozo de que eles desfrutavam, antes de decaírem e recusarem o auxilio da graça...










Não é que os demônios vissem a Deus face a face (se o tivessem visto, jamais teriam pecado). É que o simples fato de conhecer a verdade era muito agradável para eles. Há um prazer em conhecer a verdade. Afinal, Deus nos criou para isso — tanto aos anjos, com seus intelectos elevados, quanto a nós, com nossas inteligências inferiores!Também existem muitas pessoas que já viram a beleza da verdade católica, mas se recusam a dizer “sim” a Deus, estão com a vontade “emperrada”. A recusa dos anjos foi grave, porque definitiva e irreversível. Quando os demônios disseram: “Não servirei”, sua decisão foi tomada de uma vez e para sempre. Nós, porém, podemos (e devemos) mudar. Santo Ambrósio, refletindo a esse respeito, se perguntava por que, mesmo após a queda dos anjos, Deus criou os homens, se sabia que eles pecariam. Sua resposta é belíssima: porque o Criador queria criaturas a quem pudesse perdoar. Eis aí! Por nossa natureza, nós podemos voltar atrás! Talvez você já tenha assistido a vários vídeos catequéticos, tenha ouvido várias pregações, tenha lido vários livros e tenha ficado “mexido” com as verdades católicas. Não obstante isso, sente-se incapaz de dar o passo da fé, sem forças para tanto… Mas acredite: a graça divina está à sua disposição! Ela não lhe falta jamais! Tome posse dessa força poderosa de Deus e creia! Os demônios, vendo sua busca por Deus, vendo seu esforço por crer, criarão todos os subterfúgios possíveis para demovê-lo de seus bons propósitos! Eles criarão distrações para que você não reze, sugerirão mil e uma “prioridades” para você colocar no lugar de Deus; enfim, não o deixarão em paz. A Sequência de Páscoa, Victimæ paschali laudes, fala justamente de um duelo admirável que travaram a vida e a morte: Mors et vita duello conflixerunt mirando. Essa luta é por sua alma. Ela foi vencida no Calvário, por Cristo, mas também você precisa vencê-la pessoalmente, colher para si próprio os frutos da Redenção. Para isso existe o sacramento da Confissão. Saia à procura do nosso bondoso Pai celeste e procure a remissão dos seus pecados. Possivelmente, eles estão se apresentando a você agora, como se apresentaram a Santo Agostinho, e dizendo: “Vais mesmo viver sem nós? Vais mesmo nos abandonar?” Mas você não deve dar ouvidos às fantasias mentirosas de Satanás. Abra os olhos de sua alma à verdade. Peça a ajuda de seu anjo da guarda, de Nossa Senhora, dos santos de sua devoção. Tome os textos da Paixão do Senhor como guia neste caminho. E, como Jesus olhou para São Pedro — ah! aquele olhar tudo mudou —, deixe-se olhar por Ele também. Pedro o havia negado três vezes. E você? Qual foi a “cachorrada” que “aprontou” com Nosso Senhor? Faça seu exame de consciência. Arrependa-se de seus pecados.

 



*Adaptado de padre Paulo Ricardo





TOMÁS DE AQUINO EXPLICA PORQUE OS DEMÔNIO NÃO TEM A DOR DO ARREPENDIMENTO!









Nesta questão, temos debatido a propósito da pena reservada aos anjos caídos, quer dizer, aos demônios. Vimos que sua vontade fixou-se irremediavelmente no mal, eternamente, e que eles perderam a contemplação de Deus, mas não o primoroso intelecto que possuem naturalmente, com o conhecimento amplo das coisas criadas. Ou seja, mesmo na queda eles são muito mais poderosos intelectualmente do que nós, humanos.





Mas, afinal, não sofrem eles por terem caído? Continuam inteligentes, inclinados ao mal, repugnaram o amor de Deus, e nada sofrem? Onde está, propriamente, a dor que deveriam sentir por sua queda?




Ora, Neste ponto chegamos onde estamos agora. Como poderiam os demônios sentir dor? De fato, são seres puramente espirituais, inteligências espirituais. Não possuem sensibilidade; não têm um corpo, não têm órgãos do sentido, não têm reações fisiológicas nem alguma química cerebral que reagisse a estímulos. Como poderiam sofrer? Seriam eles algo como "psicopatas incorpóreos" e inalcançáveis? Será que sua queda, afinal, compensou?





Esta é a hipótese controvertida, agora, para provocar o debate: "parece que os demônios não sentem nenhuma dor". São três os argumentos no sentido desta hipótese inicial.




1)-O primeiro argumento lembra, mais uma vez, os escritos de Santo Agostinho neste assunto. O nosso majestoso santo dizia que o Diabo tem poder sobre todos os seres humanos que desprezam os ensinamentos de Deus, e ele se alegra com este poder maldito. O argumento prossegue, afirmando que a alegria e a dor não podem conviver no mesmo indivíduo ao mesmo tempo; assim, se o Diabo tem convicção e satisfação por sua condição de réprobo, sem nenhum tipo de arrependimento, ele logicamente, não poderia simultaneamente, sentir dor, conclui o argumento.




2)-O segundo argumento inicia lembrando a relação entre a dor e o medo. O medo é a dor quanto ao futuro, ou seja, é a reação contrária a uma situação que, embora ainda não esteja presente, vai causar dor quando acontecer. A dor é a reação a uma situação penosa presente, e o medo, a antecipação de uma situação penosa futura. São, portanto, alega o argumento, duas faces da mesma moeda, apenas com uma diferença cronológica. Mas as Escrituras, em Jó 1, 24, num versículo que descreve Leviatã (e sempre foi lido como referindo-se ao Diabo), diz que “Não há nada igual a ele na terra, pois foi feito para não ter medo de nada.” Portanto, conclui o argumento, se ele não sente medo, tampouco sente dor.




3)-Por fim, o terceiro argumento lembra que a culpa é como um verme que rói a consciência de quem faz o mal, conduzindo-o de volta ao bem. Logo, sentir dor pelo mal praticado é algo bom. Mas, como foi visto em outros artigos deste apostolado (você os encontra no "índice temático" por ordem alfabética: "DEMONOLOGIA"). Assim, aduz o argumento, neles não pode existir algo como uma consciência de culpa, que possa lhes roer em dor pelo mal que praticam; são, neste sentido, verdadeiros psicopatas, que não assumem o mal da culpa. Portanto, conclui, eles não sentem dor!





O argumento "sed contra" busca a autoridade das Escrituras: 





Em Apocalipse 18, 7, falando sobre o pecado da Babilônia, diz-se: “Na mesma proporção em que fez ostentação de luxo, dá-lhe em tormentos e prantos.” isto diz respeito ao pecado humano, que traz um deleite, mas tem como consequência a dor e o tormento. Ora, prossegue o argumento, o Diabo cometeu estes pecados num grau muito mais intenso do que os humanos, glorificando-se maximamente em seu orgulho. Logo, conclui o argumento, deve sofrer esta dor e este tormento num grau ainda maior do que os humanos. Em sua resposta sintetizadora, Tomás já inicia deixando muito claro que a dor, como também o temor, a alegria e outras emoções que sentimos, não podem existir nos demônios como existem em nós. Em nós, estas emoções são passionais, vale dizer, envolvem nossa sensibilidade, nossa corporeidade, e portanto não podem estar presentes em anjos e demônios do mesmo modo que estão em nós.





Mas há uma espécie de dor que é puramente espiritual: "a dor de uma vontade contrariada". Esta, diz Tomás, pode existir (e existe maximamente, como veremos) nos demônios!









A dor, associada ao ato simples da vontade, ensina Tomás, acontece quando esta vontade se depara com a resistência da realidade, que não se dobra ao seu querer. A dor surge, nos demônios, quando as coisas que eles queriam que acontecessem não acontecem, ou quando as coisas que eles não queriam que acontecessem, acontecem. Assim, esta dor pode existir por inveja, por exemplo. Quando alguém se salva, frustrando os planos de perdição que os demônios têm para ela, isto lhes é doloroso, porque atinge seu orgulho e a sua inveja. Assim, como crianças malcriadas que não conseguem lidar com a frustração, é próprio da pena limitar-lhes o poder da vontade, causando-lhes intensa dor por não poderem exercer seu poder plenamente, como gostariam. E é esta a natureza de sua pena: sentir a dor da frustração, da inveja, do orgulho ferido, e principalmente, sentir a dor espiritual da eterna privação da bem-aventurança – que eles, conscientemente, desprezaram, mas que sua natureza criatural foi criada e inclinada para alcançar.




Colocados, assim, os princípios que resolvem o debate, Tomás passa a revisitar as "objeções iniciais":




-A primeira objeção lembra a alegria que, segundo Santo Agostinho, os demônios sentem ao adquirir poder sobre aqueles que vivem no pecado, e conclui que, uma vez que a alegria e a tristeza não podem conviver simultaneamente no mesmo ser, os demônios não sentiriam dor, mas alegria em sua situaçãoTomás vai responder que, de fato, a dor e a alegria excluem-se com relação ao mesmo objeto; ninguém pode simultaneamente alegrar-se e entristecer-se pelo mesmo motivo. Mas nada impede que a alegria conviva, no mesmo ser, com a tristeza causada por outro motivo. Alguém pode, perfeitamente, alegrar-se com uma coisa e entristecer-se com outra, ou mesmo alegrar-se e entristecer-se com aspectos diversos da mesma coisa, como no caso da morte de uma pessoa muito má, mas muito próxima. Neste caso, diz Tomás, a alegria e a tristeza, para os demônios, são realidades espirituais relacionadas com o sucesso ou o insucesso que eles têm em fazer prevalecer sua vontade maléfica, com relação aos atos simples que desejam ou que pretendem impedir.




-O segundo argumento diz que o medo é a previsão de dor no futuro, e a dor é o sofrimento presente. Assim, quem não sente medo é porque não sente dor, e vice-versa. Mas as Escrituras dizem que os demônios não tem medo; logo, conclui o argumento, tampouco têm dor Tomás não concorda! De fato, o que esta passagem de Jó quer nos mostrar é que "falta ao Diabo o santo temor de Deus", que consiste no receio de desagradá-lo, de perder a amizade divina por proceder mal, e que é uma virtude própria dos que se salvam. Os demônios sentem dor, pelos motivos já expostos. Também sentem medo, como atesta Tiago 2, 19, e tremem sob o poder de Deus, que eles veem como poderoso adversário, o único e capaz de subjugá-los.




-Por fim, o último argumento fala da dor da culpa, de uma consciência pesada pelo mal. Ora, diz o argumento, os demônios vivem no mal e se comprazem nele, logo não devem sentir remorso. Disso, o argumento conclui que não sentem dorPara sentir remorso, diz Tomás em sua resposta, é preciso que haja uma oposição entre uma má conduta e uma vontade inclinada, na devida ordem, para o bem. Ora, os demônios não têm uma vontade ordenada para o bem; mas sua vontade está fixada no mal. Assim, não existe, neles a tensão entre o fazer o mal e querer o bem que caracteriza o remorso. Eles, de fato, não têm esta dor. São verdadeiros psicopatas espirituais, desconhecendo o remorso.




CONCLUSÃO




No entanto, o mal da pena consiste numa tensão entre um bem natural, por um lado, e uma limitação ou privação, por outro. Os demônios têm uma natureza inteligente e uma vontade correspondente; isto lhes foi dado por Deus, e, portanto, é bom. Quando eles se subtraíram da submissão à ordem divina, passaram a experimentar os limites, frustrações e invejas pelo fato de que as coisas não saem como eles querem.É a dor do castigo, diferente da dor do remorso. O castigo fere a natureza, o remorso fere a consciência. O querer, que é um certo bem como faculdade, perverteu-se neles e obstinou-se no mal. Assim, a dor da pena é um contraste com sua natureza, não com sua consciência (pervertida). Sua vontade má e irremediável, não sente culpa; mas sente a frustração, intensamente! Graças a Deus!






Salmos DE EXORCISMO











Salmos 67 

 

 


“Levanta-se Deus; eis que se dispersam seus inimigos e fogem diante dele os que o odeiam. 

Eles se dissipam como a fumaça, como a cera que se derrete ao fogo. Assim perecem os maus diante de Deus.

Os justos, porém, exultam e se rejubilam em sua presença e transbordam de alegria.


Cantai à glória de Deus, cantai um cântico ao seu nome, abri caminho para o que em seu carro avança pelo deserto.


Javé é o seu nome, exultai em sua presença!


É o pai dos órfãos e o protetor das viúvas, esse Deus que habita num templo santo.


Aos abandonados Deus preparou uma casa, conduz os cativos à liberdade e ao bem estar; só os rebeldes ficam num deserto ardente!


Ó Deus, quando saíeis à frente de vosso povo, quando avançáveis pelo deserto, a terra tremia, os próprios céus gotejavam diante de vós, o monte Sinai estremecia na presença do Deus de Israel.”




 

Salmo 90 





1 SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.

2 Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, Tu és Deus!

3 Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens.

4 Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.

5 Tu os levas como uma corrente de água; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce.

6 De madrugada floresce e cresce; à tarde corta-se e seca.

7 Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos angustiados.

8 Diante de Ti puseste as nossas iniqüidades, os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto.

9 Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta.

10 Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.

11 Quem conhece o poder da tua ira? Segundo és tremendo, assim é o teu furor.

12 Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.

13 Volta-te para nós, Senhor; até quando? Aplaca-te para com os teus servos.

14 Farta-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias.

15 Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal.

16 Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos.

17 E seja sobre nós a formosura do Senhor nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.

 

 


Salmo 91 




1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

3 Porque Ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

5 Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,.

6 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.

8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios!

9 Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

13 Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente!

14 Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.

16 Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação!

 

 










*Nota: Estes artigos estão baseado nas seguintes obras: Summa Daemoniaca, Exorcística, e História do Mundo Angélico,do Pe. José Antonio Fortea; Angels and Demons: What Do We Really Know about Them?, do Dr. Peter Kreeft; e a Suma Teológica, de São Tomás de Aquino.





Francisco José Barros Araújo – Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do RN, conforme diploma Nº 31.636 do Processo Nº  003/17





..............................





Apostolado Berakash – A serviço da Verdade - Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua Igreja, grupo de oração, paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco  pelo e-mail:






filhodedeusshalom@gmail.com

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger