A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Você conhece o Movimento Mundial dos Trabalhadores Cristãos (M.M.T.C.) fundado em 1950 e reconhecido pelo Vaticano em 1966?

Você conhece o Movimento Mundial dos Trabalhadores Cristãos (M.M.T.C.) fundado em 1950 e reconhecido pelo Vaticano em 1966?

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 29 de maio de 2023 | 11:58

 





Por Wikipédia, a enciclopédia livre.





O Movimento Mundial dos Trabalhadores Cristãos (Mouvement Mondial des Travailleurs Chrétiens) é a associação oficialmente reconhecida pela Igreja Católica para trabalhadoras e mulheres católicas. É uma organização membro da Conferência das Organizações Católicas Internacionais do Vaticano. O Movimento Mundial dos Trabalhadores Cristãos (WMCW / MMTC) não tem membros individuais, mas é uma federação de vários movimentos nacionais.[1] A afiliada nos Estados Unidos é a Catholic Labour Network.[2] No Reino Unido, é o Movimento de Obreiros Cristãos.[3]











As atividades WMCW / MMTC são educacionais e evangelísticas. O Movimento baseia seu compromisso na fé em Jesus Cristo, no Evangelho e no ensino social da Igreja Católica (D.S.I). Ela está comprometida em trabalhar em conjunto com outras pessoas - independentemente de raça, cultura ou credo - para melhorar suas condições de vida e construir uma sociedade sem exclusões. A abordagem usada pelo Movimento baseia-se no método desenvolvido por Joseph Cardijn para "ver-julgar-agir" de forma Cristã. A sede mundial do Movimento fica em Bruxelas, Bélgica. O francês é a língua de trabalho da sede do Movimento.












História do M.M.T.C.





Antes da Segunda Guerra Mundial, em muitos países europeus, havia diferentes federações trabalhistas para católicos, socialistas, comunistas e liberais. Todos esses sindicatos foram abolidos pelos regimes nazistas ou outros de direita no Eixo Europa. O Vaticano e outros acreditavam que essa divisão no movimento trabalhista enfraqueceu sua capacidade de derrotar o nazismo e outros movimentos totalitários. Após a Segunda Guerra Mundial, o Vaticano desencorajou a reforma dos " sindicatos cristãos " Sindicatos católicos alinhados), embora nem sempre tenha sido bem-sucedido.[4] Como alternativa aos sindicatos católicos que negociavam contratos e representavam trabalhadores para a administração, as associações cristãs de trabalhadores foram criadas como um movimento educacional, espiritual e social, e não como um sindicato específico. Na década de 1950, as associações de trabalhadores católicos da Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Suíça e Holanda decidiram unir forças para criar uma estrutura internacional para incentivar trocas e conhecimentos entre indivíduos e diferentes situações; estimular a solidariedade entre movimentos de trabalhadores; promover a disseminação dos movimentos operários cristãos no mundo; e desenvolver o apostolado no mundo do trabalho. Em 1966, para coincidir com o 75º aniversário do Rerum Novarum, foi reconhecido oficialmente pela Santa Sé.[5]













Referências





1.       «Directory of associations». www.laici.va


2.      «The Catholic Labor Network Washington, DC». catholiclabor.org


3.      «Home». mcworkers.org


4.      Oubre, Fr. Sinclair. «Foundations of Catholic Trade Unions in Europe». classic.catholiclabor.org


5.      «Movimiento Mundial de Trabajadores Cristianos - Inicio». mmtc-infor.com

 






 

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_Mundial_dos_Trabalhadores_Crist%C3%A3os




 

 

Por que a ideologia de luta de classes é anticristã?




 

 






LUTA DE CLASSES; um conceito muito difundido, talvez banalizado, mas inegavelmente popular, mesmo que subjetivamente. É comum que seja assim, não só com este, mas com vários outros conceitos, que ganham conotações diferentes, como uma palavra que ganha diferentes sentidos conforme os anos passam.











 

Mas não é disso que esse texto irá tratar: aqui veremos como tal conceito é altamente anticristão, e porquê. Não podemos iniciar um texto sobre luta de classes sem antes falar do termo anterior: a ideologia. Por ser um termo deveras espinhoso, explicarei rapidamente as duas definições possíveis, coligando-as de modo a facilitar o entendimento.Primeiro, pode-se defini-la como um conjunto de ideias e doutrinas individuais ou de grupo, algo como uma subcultura; segundo, pode-se defini-la como meio de dominação por meio do convencimento. Arranjando os termos, temos uma subcultura ilusória. Russel Kirk (1918-1994) define ideologia como a secularização da religião, com seus próprios santos, dogmas e rituais, prometendo um paraíso terrestre contanto que se siga a sua doutrina sistemática; por tais características, a ideologia atrapalha o juízo humano, direcionando-o a um ponto, mascarando seus defeitos por meio de sofismas; e por manter tal fidelidade ao seu dogma, causa a divergência entre homens. Assim, a ideologia cria o caos.










Posto tal ponto, é possível falar da luta de classes. Tal conceito é cunhado por Karl Marx (1818-1883) para nomear o confronto entre “classes” de pessoas, definidas pelo seu “capital acumulado”: há a "burguesia" (dona dos meios de produção) e o "proletariado" (o trabalhador braçal). Para Marx, os trabalhadores estariam influenciados pela ideologia burguesa e, para fugir dessa suposta alienação, deveriam concorrer na luta ideológica, cunhando então a revolução.

 




O próximo passo é responder à pergunta essencial deste artigo: porque a ideologia de luta de classes é anticristã – ou, em outros termos, porque a ideologia e a luta de classes são anticristãs?









Richard M. Weaver (1910-1963) nos diz que a harmonia entre nações que estão divididas em grupos maiores ou menores não depende da quimérica ideia de igualdade, mas de fraternidade, um conceito muito anterior e que está fortemente arraigado no sentimento dos homens. Não é difícil ver que tal ideia é perfeitamente aplicável, visto que a fraternidade demanda respeito e proteção, como em uma família, onde o irmão mais novo pode exigir que o irmão mais velho cumpra seu dever, através de uma rede de sentimentos. – Muito semelhante à famosa frase de Jesus, “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”; em que amar não é concordar com tudo o que o próximo diz ou faz, pois não implica amar ações, aplica amar o indivíduo substantivamente; e isso não exige qualquer igualdade fora a substância. Ou seja, igualmente humano, nada mais que isso. Logo de início, vemos que o ensinamento de Cristo atrita com Marx, mas, antes disso, há o atrito com a ideologia; o catolicismo é Religião, não secularização; não quer ocultar a verdade, mas revelá-la, prega a igualdade substantiva e não material, o amor fraterno e mútuo entre as pessoas humanas. Um pouco de leitura cristã mostra que o homem possui uma imperfeição intrínseca ao ser; pois, se fosse perfeito, seria Deus, o único Perfeito. Mas, por ser feito à imagem de Deus, ou seja, à imagem do Intelecto infinito, o homem possui intelecto, ou a virtude da razão, o que o diferencia dos animais. Por tais características, o homem pôde desenvolver a Filosofia para buscar a verdade. Por ser imperfeito, porém, o homem não pode conceber um sistema perfeito, e não pode conhecer todas as verdades. 





Mostrar as "verdades fundamentais" e evitar erros é a função da Revelação divina 




 








 

A revelação por sua vez, é estudada e corroborada pela Teologia, com o auxílio da Filosofia: a união da ciência de Deus e a ciência do homem. Querer, por meio de uma ideologia, oferecer um sistema que promete a verdade absoluta, pressuposta pela imperfeita razão humana, é em si automaticamente anticristão, com o agravante de causar atrito entre os homens, em oposição à fraternidade proposta pelo cristianismo. 










Postas as cartas na mesa, a luta de classes é essencialmente anticristã. Mais que tudo, o objetivo deste, além de explicar a divergência entre os termos de forma enxuta, é o convite à leitura, estudo, e aprofundamento do tema. Há muitas ideologias no mundo, e há ideias que são consideradas como se o fossem boas, mas não são; há outras ainda mascaradas de cristianismo, outras que o apoiam, outras que querem destruí-lo.

 

 











Fonte: https://www.ofielcatolico.com.br/2005/06/por-que-ideologia-de-luta-de-classes-e.html






------------------------------------------------------









 




APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicadosInfelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente, e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 



filhodedeusshalom@gmail.com

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger