A Igreja Católica Apostólica Ortodoxa foi
fruto de um desmembramento da Igreja Católica Apostólica Romana surgida após o
Cisma do Oriente em 1054.Trata-se da segunda maior comunidade cristã, reunindo
cerca de 250 milhões de fiéis em todo mundo, especialmente no Oriente.
Origem da Igreja Ortodoxa
A Igreja Ortodoxa surgiu a partir de diferenças teológicas e políticas entre os cristãos do Oriente e do Ocidente que culminaram no Cisma de 1054.Ocidente e Oriente disputavam questões teológicas como a supremacia do Bispo de Roma sobre o clero, a questão da veneração de imagens e a procedência do Espírito Santo.Sem chegarem a um acordo, o Papa Leão IX (1002-1054) e o Patriarca Miguel I Cerulário (1000-1059) se excomungaram mutuamente.A partir de então, o cristianismo passa a se constituir em dois grandes grupos: a Igreja Católica Apostólica Romana, com sede em Roma e a Igreja Ortodoxa, com sede em Constantinopla (atual Istambul).O perdão de ambas as partes só aconteceria em 25 de julho de 1967 com a visita do Patriarca Atenágoras I (1886-1972) ao Papa Paulo VI (1897-1978) ao Vaticano.A Igreja Ortodoxa se desenvolveu no Império Bizantino e se espalhou pelos países da Europa Oriental e da Rússia.
Atualmente, os cristãos
ortodoxos somam cerca de 250 milhões de fiéis em países como Bulgária, Belarus,
Grécia, Chipre, Moldávia, Republica da Macedônia, Montenegro, Polônia, Rússia,
Romênia, Sérvia, Ucrânia e Estados Unidos.
Significado de Ortodoxo
A palavra ortodoxo vem do grego, da junção
de “orthos” que significa “reto” e “doxa” que significa “fé”. Por isso, o
cristianismo ortodoxo acredita que eles sejam os únicos depositários da
verdadeira fé.
Igreja Ortodoxa Autocéfala?
É uma instituição com autonomia em relação
ao Papa e Patriarcados Ortodoxos, e responsável por um território local, bem como
a nível nacional, tendo o direito de resolver todos os problemas internos sem
solicitar autorização externa, como por exemplo remover seu clero: bispos,
arcebispo, patriarca ou metropolita. Apesar da certa independência, pede-se
manter a comunhão canônica e sacramental com as outras igrejas(https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_autoc%C3%A9fala)
Anunciado pelo PTB, inicialmente como
candidato a vice de Jefferson, Kelmon Souza é natural de Acajutiba, na Bahia, e
tem 45 anos. No site do partido, ele foi descrito como uma pessoa “dedicada à
igreja” desde criança e que, em 2003, resolveu seguir o caminho da ortodoxia independente
– As Igrejas Ortodoxas, são oriundas de correntes divergentes dentro do próprio cristianismo, subdividindo-se essas correntes (discordantes em alguns pontos doutrinários) em três principais ramos:
-Igreja Católica Apostólica Romana
(submissa ao papa)
-Igrejas Ortodoxas (algumas submissas ao
papa, outras a patriarcados específicos, e outras independentes, ou autocéfalas).
-Igrejas Protestantes (algumas ligadas ao CMI e CONIC, outras independentes).
Segundo o PTB, Kelmon é presidente do Movimento
Cristão Conservador. “Em 7 de outubro de 2021, foi
eleito pelo Santo sínodo da igreja como bispo e nesta mesma data, na cidade de
São Paulo, fundou o Movimento Cristão Conservador Latino-Americano, assumindo
como o seu primeiro Presidente. Será Sagrado Bispo em novembro de 2022 na sua
cidade Natal, Salvador”. Recentemente, após ele assumir a titularidade
da candidatura, sua assessoria informou que ele integra a “Igreja Católica
Apostólica Ortodoxa do Peru”. Em seguida, divulgou uma carta de Ángel Ernesto
Morán Vidal, chefe da organização religiosa, que diz que o candidato é “parte
da nossa jurisdição eclesiástica”.
Visitando a página no Facebook (criada em
julho de 2020), da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru, a mesma até o
fechamento desta postagem tinha 700 seguidores. A maioria das postagens se
referem a nomeações de membros do seu clero. Em uma delas, de outubro de 2021,
é informado que Kelmon foi nomeado bispo eleito para o Brasil e que teria sido
ordenado sacerdote em 2013.
A CNN reportou que em carta divulgada pela assessoria do candidato do PTB, a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru argumenta que a organização é independente (“autocefala”), com “reconhecimento oficial pelo Estado da República do Peru”. A assessoria da campanha de Padre Kelmon informou ainda, que, “em defesa de Kelmon, a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru emitiu nota em 17 de setembro de 2022, demonstrando que é uma Igreja Autocéfala, com reconhecimento oficial pelo Estado da República do Perú (Registro nº 158-2022-Jus/Rer), além de ser reconhecida nacional e internacionalmente por sua ação pastoral e evangelizadora, e por tratados internacionais legal e canonicamente”. De acordo com a nota, Kelmon pediu “licença eclesiástica” para concorrer às eleições deste ano — a permissão foi concedida em 2 de agosto. Ainda segundo a assessoria, Kelmon, “antes de fazer parte da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru, foi membro da Igreja Apostólica Ortodoxa da América, onde foi ordenado padre em 2 de agosto de 2015 pelo bispo Kyrios Ioannis de Santa Catarina”. (A CNN tentou contato com a organização em Santa Catarina, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno). Em nota divulgada na segunda-feira (26/09/2022), Kelmon diz que “é reconhecido como Pároco Interino sediado no Vicariato Episcopal do Brasil, sendo responsável pela Missão Paroquial Ortodoxa Malankar de São Lázaro na Ilha de Maré, Estado da Bahia”.
Lembrando que para tornar-se padre conforme as exigências canônicas da Igreja Católica, precisa passar por oito anos de estudos (4 de filosofia e mais 4 de Teologia), e mais 1 ano de ESTÁGIO PATORAL numa paróquia, até ser ordenado pela instituição. No entanto, cada comunidade cristã tem suas regras e
princípios. Esta temática está sendo realmente paradoxal, principalmente quando questionada por membros da esquerda progressista e do movimento LGBTQS...pois para estes últimos, a questão ontológica do SER está ligada apenas ao "desejo de ser", portanto, é incompreensível esta querela com relação ao mérito da questão: "ser, ou não ser..." apelemos para Freud, quem sabe talvez, ele consiga nos explicar...
FONTES CONSULTADAS:
-https://pt.wikipedia.org/wiki/Padre_Kelmon
-https://radiojornal.ne10.uol.com.br/eleicoes/2022/09/15090378-padre-kelmon-e-de-qual-igreja-veja-biografia-e-trajetoria-do-candidato.html
-https://www.cnnbrasil.com.br/politica/padre-kelmon-rebate-igreja-ortodoxa-instituicao-diz-que-candidato-nao-possui-vinculo/
-https://www.folhape.com.br/politica/afinal-o-padre-kelmon-e-padre-ou-nao/242005/
-https://www.todamateria.com.br/igreja-ortodoxa/#:~:text=Atualmente%2C%20os%20crist%C3%A3os%20ortodoxos%20somam,S%C3%A9rvia%2C%20Ucr%C3%A2nia%20e%20Estados%20Unidos.
------------------------------------------------------
APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:
filhodedeusshalom@gmail.com
+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!
A igreja Ortodoxa é também, apostólica, ou seja, tem origem nos apóstolos ao contrário do protestantismo. Aceitam integralmente os 8 primeiros concílios universais da Igreja e os sete sacramentos. O Pe. Kelmon é um bom e corajoso pastor que não tem medo de falar a verdade!
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.