A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , , , » O diabo é igual a Deus? Onisciente, Onipresente e Onipotente? Se não, "por que culpar ao diabo por tudo?"

O diabo é igual a Deus? Onisciente, Onipresente e Onipotente? Se não, "por que culpar ao diabo por tudo?"

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 1 de março de 2017 | 15:42










Infelizmente, tem um monte de igrejas protestantes e até movimentos Carismáticos Católicos (não todos para não sermos injustos com generalizações), que dizem que tal pessoa está com "o demônio no corpo", e tudo que estas pessoas fazem livre e conscientemente de errado, culpam ao demônio e jamais a si mesmos(as)! Então, perante isso, podemos concluir que o Diabo é onipresente?






Primeiramente: satanás não é onipresente ! um versículo bíblico nos ilustra esta situação:





"O Senhor disse a Satanás: de onde viestes? Satanás respondeu ao Senhor: “de perambular pela terra e andar por ela...” (livro de  Jó 1,7 )






É interessante observamos nas palavras proferidas por satanás, quando estava na presença de Deus, ele que estava andando pela terra. Quem é onipresente, como o nosso Senhor Deus, não precisa andar por onde quer que seja, pois Ele está em todos os lugares ao mesmo tempo. Quando Deus lhe pergunta de onde veio, dá ideia de movimento e consequentemente, indica que satanás tem que se deslocar de um local para outro. Satanás na realidade, usa seus demônios, espalhando-os por toda a terra e assim, pode agir em todos os lugares, como se ele próprio ali estivesse. É uma falsa onipresença! Sendo assim, SATANÁS NÃO É ONIPRESENTE!





Em segundo lugar: a bíblia comprova que satanás não é onipotente!






"O Senhor disse a Satanás: Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não toque nele! Então, Satanás saiu da presença do Senhor..."  (Jó 1,12)






Analisando este texto bíblico, verificamos claramente que satanás não pode fazer o que bem entende. Se assim o pudesse, com certeza não acataria as ordens de Deus, quando Lhe ordenou que não tocasse em Jó. Satanás teve que respeitar os limites estabelecidos por Deus. Sendo assim, ele não pode tocar e nem tentar um servo de Deus sem a permissão divina. Desta forma podemos afirmar que SATANÁS NÃO É ONIPOTENTE!





Vejamos uma terceira análise da atuação do demônio COMPROVANDO QUE ELE NÃO É ONISCIENTE!

 



"Então, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo." Mateus 4,1 






Ora meus amados(as) a conclusão aqui é bem lógica: Se satanás fosse Onisciente, ou seja, se ele soubesse de todas as coisas como Deus, saberia que a sua tentação seria inútil, e que não conseguiria êxito com Jesus Cristo. Da mesma forma, se fosse Onisciente, saberia exatamente a que almas tragar, não ficaria tentando uma e outra sem alvo certo! Sendo assim podemos afirmar com toda convicção que SATANÁS NÃO É ONISCIENTE!






AFINAL, POR QUEM SOMOS TENTADOS?












“O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai do seu interior, isso é o que contamina o homem...”(Mateus 15,11)




“Ninguém, sendo tentado, diga: Por Deus estou sendo tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte...”(Tiago 1,13-15)






Que tipo de conhecimento Satanás revela de si mesmo e de sua ação no mundo criado por Deus?







Tomás de Aquino ensinou que "os anjos não têm natureza carnal pecaminosa, o pecado deles foi de ordem espiritual. Eles foram seduzidos pelo diabo na sua livre vontade, que os envolveu com o orgulho a inveja, e o uso deliberado do livre arbítrio contra Deus. Os anjos pecaram voluntariamente" (Suma Contra os Gentios 63:1-9).




“De repente, apareceu um outro sinal no céu: um poderoso Dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, possuindo sobre as cabeças sete coroas. Sua cauda arrastou consigo uma terça parte das estrelas do céu, as quais foram arremessadas sobre a terra...” (Apoc 12,3-4)






Percebemos que para a sua ação ele precisa da colaboração da terça parte dos anjos que se rebelaram contra Deus. Por isso há uma hierarquia de exércitos, legiões, principados, potestades e etc. Ele depende dos seus emissários, seus anjos e desta hierarquia toda. O futuro lhe é desconhecido. Ele tenta se antecipar, ou antecipar as coisas, tentando adivinhar, assim como os astrólogos, feiticeiros, e falsos profetas. Ele parece ser um gênio, mas só trabalha com informações previamente obtidas. O livro de Atos 16,16 nos mostra uma mulher que tinha um espírito de adivinhação, e este lhe ajudava a fazer prognósticos, mas como sempre, falham, pois se sabiam que seriam expulsos, por que não a levaram para outro lugar? O diabo trabalha com informantes, assim como qualquer setor de “inteligência” de qualquer país, pois ele é astuto (II Cor 11, 3), mas há muitas coisas que ele não pode saber de antemão, e por isso falha!






-Em Isaías 42, 8-9;46, 9, e 48,3-5 Deus se mostra como o Único que pode saber o futuro, e desafia os falsos deuses a fazer o mesmo. 



-Em Daniel 2,1-2; 4, 10, 12, 27-28 vemos que o diabo não pôde ler os pensamentos do rei e por isso os astrólogos ficaram sem resposta. 



-Somente Cristo pode saber o futuro e ler os pensamentos (Mateus 9, 4; 12,25; Marcos 2, 6-9; Lucas 6, 8; 11,17).




-Vemos em I Coríntios 2,11-12, que somente o Espírito Santo sabe o que o que se passa no coração do homem. Por isso, a maior parte daquilo que o diabo sabe, é ou foi obtido através da observação (própria, ou de seus aceclas).







Por isso satanás precisa sempre de um exército de demônios bem organizado a nos rondar (I Ped 5,8). Ele é uma criatura e portanto, não possui os atributos divinos. O diabo não é Onipresente e nem Onipotente! Todo poder que ele tem é outorgado, emprestado, e limitado. Todos os textos bíblicos ensinam desta maneira! Em Lucas 4,6 lemos: "E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero...” - Não devemos cair no erro dualista e maniqueísta de crer que Satanás seja igual, ou praticamente igual a Deus. Pois crer nisto, é elevar o diabo ao nível de Deus, e baixar Deus ao nível do poder do diabo. Muitos crêem que Satanás é a única fonte das suas próprias tentações, vícios, enfermidades, e fraquezas, por isso fazem cultos de libertação. Sabemos que há duas formas no grego para a palavra tentado, ou seja, provado e tentado (Tiago 1, 13-15). Aqui vemos que Deus não tenta ninguém, mas muitos crêem que pelo fato de sermos tentado pelo mal, satanás é o culpado de tudo. Entretanto, quando continuamos a ler o texto, que não menciona satanás, entendemos que somos tentados, atraídos e engodados pela nossa própria concupiscência. 





O processo que envolve a tentação é composto de quatro passos, são eles: 







1)-Atração



2)-Sedução (obsessão)



3)-Envolvimento



4)-A Queda





O processo da tentação envolve a mente, as emoções, os instintos e a vontade. O objetivo deste processo é o de arrastar os nossos pensamentos para o pecado. Se não tivéssemos desejos, paixões e vontade da carne, não seríamos seduzidos. ATENÇÃO! Mesmo que satanás e seus anjos fossem presos e privados de agirem neste mundo, os seres humanos fariam exatamente o mesmo que tem feito até agora, pois o próprio satanás foi tentado por si mesmo. O nosso maior problema está na carne, em nosso velho homem. Sem nascermos de novo e sem conversão, não podemos lutar contra a carne e suas concupiscências. Temos que barrar este processo desde o início, lutando com a ajuda da Palavra de Deus, da oração, e nos afastando do pecado. "Na luta contra o pecado, só os covardes vencem! Ou seja, aqueles que fogem das ocasiões!"












É claro que satanás procurará entrar de alguma forma neste processo, pois não ignoramos os seus ardis (II Coríntios 2,11), mas o venceremos ao resisti-lo e também ao resistir ao nosso velho homem (Efésios 6, 13; Hebreus 12, 4; Tiago 4, 7; I Pedro 5, 8-9). Em algum sentido satanás e seus anjos tem poder sobre este mundo (Hebreus 2,5), mas, sempre dentro dos limites estabelecidos pelos planos e propósitos de Deus, está sob domínio de satanás. Vemos isso em Lucas 4, 5-8, onde ele aparece tentando a Cristo e oferecendo os reinos deste mundo, poder, e glória. Em I João 5,19 lemos que este mundo "JÁS" no maligno, ou seja, o mundo está sob o seu domínio e controle, manifestando-se opressões a níveis físicos e espirituais. Ele opera com maior eficácia nos filhos da desobediência: "Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência". (Efésios 2,2 ) - Ele, como já vimos, tem certo controle também, a nível de ordem natural neste mundo. Pode controlar os ventos, o clima, fazer chover fogo do céu (Jó 1,16-19 e Apocalipse 13,13).






CONCLUSÃO:













Não podemos dar oportunidade a ele, deixando alguma brecha para que satanás tire algum proveito (algum desejo, paixão, emoção descontrolada – Efésios 4, 25-28). 





Nossos três principais inimigos são: 






1)-A carne (nós mesmos, nossas próprias concupiscências), 




2)-O Mundo (e as suas concupiscências) 




3)- E o Diabo (com seus ardis e artimanhas que instigam a Carne). 







Já dizia Santo Agostinho que "o demônio é um cão feroz que late e morde, porém, tem um detalhe: ele só morde quem se aproxima livremente dele, pois ele está amarrado!" - A única arma portanto, que satanás tem para nos atacar e envolver é a tentação ao pecado. (que pode ser dar por omissão, concessão, ou até mesmo por ignorância). "Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem (Stratia=Um exército acampado) contra a alma" (I Pedro 2,11). É nossa responsabilidade portanto, vigiar e não dar lugar ao diabo! (Mateus 26,41; I Coríntios 15,34; I Coríntios 16,13; I Pedro 5,8).














GOSTOU Do APOSTOLADO berakash?  QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?

 

 

Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):

 

 

https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html

 

 

Shalom!








Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3vFWLq5




------------------------------------------------------

 



 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 



filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 8 Comentário. Deixe o seu!

20 de outubro de 2017 às 20:55

Que explicação! EStout estupefato com a diversidade de informações à respeito da questão.. Me esclareceu tudo. Muito obrigado Deus abençoe :)

19 de julho de 2018 às 21:39

Volta e meia essa dúvida sobre o diabo me vinha a mente, e logo aí pensar em seguida pensava, ele tem legiões a seu serviço portanto não é onipotente. Mas seu texto foi muito mais completo e me tirou qualquer dúvida em relação a este assunto por completo. Mesmo sem o diabo e suas legiões ainda assim o homem continuaria pecado e fazendo coisas más. Claro que acho que o caos seria menor.

8 de setembro de 2018 às 12:05

Muito bom essa matéria

25 de setembro de 2018 às 00:21

Belo estudo! Acabei com as dúvidas sobre a onipresença do "adversário"!

5 de fevereiro de 2019 às 00:52

DEUS seja louvado

1 de julho de 2019 às 22:19

Acredito que satanás de fato não seja onisciente, mas ele sabe sim que seu tempo é curto e é por isso mesmo que ele arrasta almas para o seu portal.

5 de novembro de 2020 às 11:52

Primeiramente o diabo conhece a Bíblia (palavra de Deus) melhor que nós. Sabe absolutamente tudo. E ele, no julgamento final vai nos acusar usando ela (Bíblia ) para isso. Tipo advogado de acusação. Para apontar os erros que nós cometemos, ao ferir os mandamentos e ordenanças e preceitos estabelecidos por Deus. Então não podemos da mole para o diabo ou achar que ele não pode fazer nada com a gente. "Sede sensatos e vigilantes. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar. 1 Pedro 5:8". Ele tem poder sim, mesmo que limitado. Mas ele age nos nossos erros (pecado), essa é a brecha que ele precisa. Aí Deus permite que ele nos toque. Porque ou você está de um lado ou do outro. Se vc errar por tropeço, Deus releva até vc pedir perdão, porque Deus fala, que a gente pecaria mesmo. Mas se por outro lado vc peca de safadeza. Vc tá tipo querendo fazer Deus de bobo. Aí ele da liberdade para o diabo agir na sua vida. Por que o diabo não toca naquele que vive fazendo, as vontades de Deus e busca sempre está o mais correto que consegue e pede perdão pelos tropeços. Embora o diabo use outras pessoas para atacar este servos. Pois a própria palavra de Deus, fala que no mundo passaria por sofrimentos e lutas, mas que era para ter bom animo, porque ele Jesus venceu o mundo. Estes sofrimentos são causados por pessoas que são usadas pelo diabo. Porque ele quer nos levar para o inferno, em vingança ao que Deus fez com ele (diabo) expulsando ele do céu. Como ele não pode tocar em Deus, ele mexe naquilo que ele fez. No caso o ser humano, que a palavra de Deus diz que foi a melhor criação que Deus já fez. Porque foi feito a imagem e semelhança de Deus. O diabo sabedor e conhecedor de todas as escrituras e sabendo que o homem foi a melhor. Tenta de todas as formas desabonar o homem em suas atitudes para poder toca-lo, para justificar para Deus que ele tem direito para toca neste homem. E está questão de se o diabo estivesse preso o homem continuaria a pecar, não concordo. Porque o homen só começou a pecar depois do diabo o enganar lá no jardim do Éder. Senão ele nunca teria pecado. Tudo bem o diabo excitou o desejo de Eva para ela pegar o fruto. Que a Bíblia diz que de fato era de uma tentação muito grande. Mas isso tudo foi cantado na orelha de Eva. Porque até então ela não tinha parado para reparar. Porque eles eram muitos leigos e inocentes pra isso. Precisou de alguém alertar. Assim como qualquer pecado. As vezes a gente não está percebendo algo que é tentador, mas o diabo trata de nos dá aquele toquinho para nos levar a ver e consequentemente cair em tentação, sobretudo, aqueles que não tem conhecimento do perigo. Estes então cai como patinhos, não sabe que é errado. Já os informados, ele o diabo coloca titica na cabeça, para cair na tentação do pecado, assim como fez com Eva. Falo Eva , porque Deus já havia alertado a ela e Adão que não era para comer daquele fruto. E ainda assim o diabo conseguiu colocar titica na cabeça dela para entrar na onda do diabo. Então acho sim que o diabo tem total influencia na vida de uma pessoa para a levar ao erro. O que nos temos que fazer é resistir, assim como Jesus resistiu a tentação do diabo. Por isso ele disse que ele Jesus venceu o mundo e que era para a gente fazer o mesmo. Não subestime o diabo, não . Ele é sagaz. E ele pode sim entrar em vc. Assim como Deus pode fazer morada em vc, o diabo tbm pode. A Bíblia diz que nós somos templos do espírito santo de Deus. O diabo é espírito e se Deus pode entrar o que impede dele entrar? Todos os anjos de Deus tem poder. O diabo nada mais é do que um anjo caído. Só que ele foi expulso com seus poderes. A Bíblia diz que o diabo era um querubim no céu. Na hierarquia, um querubim é aquele que controla todos os outros anjo, um líder. Ele estava abaixo de Deus. Super poderoso. Só que fraco perto de Deus. Mas contra a gente, mero mortais, ele faz um estandalhaço. Só precisa do aval de Deus.

Anônimo
19 de junho de 2022 às 19:02

Desculpa, mas só via achometro no seu texto! E quando vc cita algum texto é fora de contexto!!!

Cuidado com o que vc fala sem saber, o diabo não tem total influência sobre as pessoas, ele só faz o que Deus permite...

Percebo que sua cosmovisão está ligado com filmes e outras coisas que tentam trazer verdades... Minha palavra de encorajamento pra vc é , creia que a bíblia tem a palavra final, se ela diz que ele não é iniciante, onipotente e onipresente, ele não é! Quando ele faz alguma coisa é por permissão de Deus e ponto, ele , o diabo é limitado!

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger