A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » , » O diabo é igual a Deus? Onisciente, Onipresente e Onipotente? Se não, por que culpar ao diabo por tudo?

O diabo é igual a Deus? Onisciente, Onipresente e Onipotente? Se não, por que culpar ao diabo por tudo?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 1 de março de 2017 | 15:42






Tem um monte de igrejas protestantes e até movimentos Carismáticos Católicos, que dizem que tal pessoa está com o demônio no corpo, e tudo quem fazem livre e conscientemente de errado culpam ao demônio e não a si mesmos(as). Então, perante isso, podemos concluir que o Diabo é onipresente?




Primeiramente, tratando-se da possível Onipresença de satanás, observamos um versículo bíblico para ilustrar esta situação:

"O Senhor disse a Satanás: “De onde você veio?” Satanás respondeu ao Senhor: “De perambular pela terra e andar por ela”.  Jó 1,7


É interessante observamos nas palavras proferidas por satanás, quando estava na presença de Deus, ele que estava andando pela terra. Quem é onipresente, como o nosso Senhor Deus, não precisa andar por onde quer que seja, pois Ele está em todos os lugares ao mesmo tempo. Quando Deus lhe pergunta de onde veio, dá ideia de movimento e consequentemente, indica que satanás tem que se deslocar de um local para outro.


Satanás na realidade,usa seus demônios, espalhando-os por toda a terra e assim, pode agir em todos os lugares, como se ele próprio ali estivesse. É uma falsa onipresença. Sendo assim, SATANÁS NÃO É ONIPRESENTE.


Em segundo lugar, analisemos ainda o texto bíblico no versículo abaixo:

"O Senhor disse a Satanás: “Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não toque nele”. Então Satanás saiu da presença do Senhor."  Jó 1,12


Analisando este texto bíblico, verificamos claramente que satanás não pode fazer o que bem entende. Se assim o pudesse, com certeza não acataria as ordens de Deus, quando Lhe ordenou que não tocasse em Jó. Satanás teve que respeitar os limites estabelecidos por Deus. Sendo assim, ele não pode tocar e nem tentar um servo de Deus sem a permissão divina. Desta forma podemos afirmar que SATANÁS NÃO É ONIPOTENTE.


Vejamos uma terceira análise da atuação do demônio

"Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo." Mateus 4,1


Se satanás fosse Onisciente, ou seja, se ele soubesse de todas as coisas como Deus, saberia que a sua tentação seria inútil, e que não conseguiria êxito com Jesus Cristo.Da mesma forma, se fosse Onisciente, saberia exatamente a que almas tragar, não ficaria tentando uma e outra sem alvo certo. Sendo assim podemos afirmar que SATANÁS NÃO É ONISCIENTE.






AFINAL POR QUEM SOMOS TENTADOS?



“O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai do seu interior, isso é o que contamina o homem...”(Mateus 15,11)


“Ninguém, sendo tentado, diga: Por Deus estou sendo tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte...”(Tiago 1,13-15)


Que tipo de conhecimento Satanás revela de si mesmo e de sua ação no mundo criado por Deus?


Tomás de Aquino ensinou que os anjos não têm natureza carnal pecaminosa o pecado deles foi de ordem espiritual. Eles foram seduzidos pelo diabo na sua livre vontade, que os envolveu com o orgulho a inveja, e o uso deliberado do livre arbítrio contra Deus. Os anjos pecaram voluntariamente (Suma Contra os Gentios 63:1-9).



“De repente, apareceu um outro sinal no céu: um poderoso Dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, possuindo sobre as cabeças sete coroas.Sua cauda arrastou consigo uma terça parte das estrelas do céu, as quais foram arremessadas sobre a terra...” (Apoc 12,3-4)


Percebemos que para a sua ação ele precisa da colaboração da terça parte dos anjos que se rebelaram contra Deus. Por isso há uma hierarquia de exércitos, legiões, principados, potestades e etc. Ele depende dos seus emissários, seus anjos e desta hierarquia toda. O futuro lhe é desconhecido. Ele tenta se antecipar, ou antecipar as coisas, tentando adivinhar, assim como os astrólogos, feiticeiros, e falsos profetas. Ele parece ser um gênio, mas só trabalha com informações previamente obtidas. Atos 16,16 nos mostra uma mulher que tinha um espírito de adivinhação, e este lhe ajudava a fazer prognósticos, mas como sempre, falham, pois se sabiam que seriam expulsos, por que não a levaram para outro lugar? O diabo trabalha com informantes, assim como qualquer setor de “inteligência” de qualquer país, pois ele é astuto (II Cor 11, 3), mas há muitas coisas que ele não pode saber de antemão, e por isso falha.


Em Isaías 42, 8-9;46, 9, e 48,3-5 Deus se mostra como o Único que pode saber o futuro, e desafia os falsos deuses a fazer o mesmo. Em Daniel 2,1-2; 4, 10, 12, 27-28 vemos que o diabo não pôde ler os pensamentos do rei e por isso os astrólogos ficaram sem resposta.Somente Cristo pode saber o futuro e ler os pensamentos (Mateus 9, 4; 12,25: Marcos 2, 6-9; Lucas 6, 8; 11,17).



Vemos em I Coríntios 2,11-12, que somente o Espírito Santo sabe o que o que se passa no coração do homem. Por isso, a maior parte daquilo que o diabo sabe, é ou foi obtido através da observação. Por isso ele precisa de um exército de demônios bem organizado a nos rondar (I Ped 5,8). Ele é uma criatura e portanto, não possui os atributos divinos.



O diabo não é Onipotente. Todo poder que ele tem é outorgado, emprestado, e limitado. Todos os textos bíblicos ensinam desta maneira.


“Em Lucas 4,6 lemos: E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero...”



Não devemos cair no erro dualista e maniqueísta de crer que Satanás seja igual, ou praticamente igual a Deus. Pois crer nisto, é elevar o diabo ao nível de Deus, e baixar Deus ao nível do poder do diabo.


Muitos crêem que Satanás é a única fonte das suas próprias tentações, vícios, enfermidades, e fraquezas, por isso fazem cultos de libertação. Sabemos que há duas formas no grego para a palavra tentado, ou seja, provado e tentado (Tiago 1, 13-15). Aqui vemos que Deus não tenta ninguém, mas muitos crêem que pelo fato de sermos tentado pelo mal, satanás é o culpado de tudo. Entretanto, quando continuamos a ler o texto, que não menciona satanás, entendemos que somos tentados, atraídos e engodados pela nossa própria concupiscência. O processo que envolve a tentação é composto de quatro passos, são eles: Atração, Sedução, envolvimento e Queda. Isso envolve a mente, emoções, desejos, e a vontade. O processo é o de arrastar os nossos pensamentos para o pecado. Se não tivéssemos desejos, paixões e vontade da carne, não seríamos seduzidos.



Mesmo que satanás e seus anjos fossem presos e privados de agirem neste mundo, os seres humanos fariam exatamente o mesmo que tem feito até agora,pois o próprio satanás foi tentado por si mesmo.


O nosso maior problema está na carne, em nosso velho homem. Sem nascermos de novo, sem conversão, não podemos lutar contra a carne e suas concupiscências. Temos que barrar este processo desde o início, lutando com a ajuda da Palavra de Deus, da oração, e nos afastando do pecado (Só os covardes vencem o pecado). É claro que satanás procurará entrar de alguma forma neste processo, pois não ignoramos os seus ardis (II Coríntios 2,11), mas o venceremos ao resisti-lo e também ao resistir ao nosso velho homem (Efésios 6, 13; Hebreus 12, 4; Tiago 4, 7; I Pedro 5, 8-9).



Em algum sentido satanás e seus anjos tem poder sobre este mundo (Hebreus 2,5), mas, sempre dentro dos limites estabelecidos pelos planos e propósitos de Deus, está sob domínio de satanás. Vemos isso em Lucas 4: 5-8, onde ele aparece tentando a Cristo e oferecendo os reinos deste mundo, poder, e glória.



Em I João 5,19 lemos que este mundo JÁS no maligno, ou seja, o mundo está sob o seu domínio e controle, manifestando-se opressões a níveis físicos e espirituais. Ele opera com maior eficácia nos filhos da desobediência - Efésios 2.2 - Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Ele, como já vimos, tem certo controle também a nível de ordem natural neste mundo. Pode controlar os ventos, o clima, fazer chover fogo do céu (Jó 1,16-19 e Apocalipse 13,13).


CONCLUSÃO:



Não podemos dar oportunidade a ele, deixando alguma brecha para que satanás tire algum proveito (algum desejo, paixão, emoção descontrolada – Efésios 4, 25-28). Nossos inimigos são: A carne (nós mesmos, nossas próprias concupiscências), o Mundo (e as suas concupiscências) e o Diabo (com seus ardis e artimanhas que instigam a Carne). A única arma que satanás tem de nos atacar e envolver é a tentação ao pecado. Pode ser de omissão,concessão) ou até mesmo de ignorância. Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem (Stratia=Um exército acampado) contra a alma (I Pedro 2,11).



É nossa responsabilidade vigiar e não dar lugar ao diabo! (Mateus 26,41; I Coríntios 15,34; I Coríntios 16,13; I Pedro 5,8).



Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!

20 de outubro de 2017 20:55

Que explicação! EStout estupefato com a diversidade de informações à respeito da questão.. Me esclareceu tudo. Muito obrigado Deus abençoe :)

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger