A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , , , » Fernandinho Beira Mar sozinho na solitária desabafa: "Estou vivendo uma situação que não desejo ao meu pior inimigo"

Fernandinho Beira Mar sozinho na solitária desabafa: "Estou vivendo uma situação que não desejo ao meu pior inimigo"

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 2 de setembro de 2016 | 09:47







Os barulhos e ativismo do mundo, não nos permitem muitas vezes parar e refletir, e quando isto acontece, se você não tem esta prática, acaba se tornando uma verdadeira tortura, a exemplo disso constatamos no que Fernandinho Beira Mar revelou sobre sua experiência inicial em uma prisão de segurança máxima, lugar que obrigatoriamente nos leva a parar e refletir, ou seja, encontrar-se consigo mesmo! Um dos maiores traficantes do País, falando sobre o rigor e a disciplina da penitenciária de segurança máxima de Presidente Bernardes onde ele esteve preso:





“Estou chamando formiga de meu louro! Estou vivendo uma situação que não desejo ao meu pior inimigo...”





Fernandinho Beira-Mar é condenado a 309 anos!












Fernandinho Beira-Mar foi criado na Favela Beira-Mar, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Aos 20 anos, Fernandinho foi preso por roubo, tendo chegado a furtar armas pesadas do Exército e revendê-las para traficantes cariocas. Ao cumprir sua pena, voltou a morar na Favela Beira-Mar onde, aos 22 anos, tornou-se um dos "cabeças" do tráfico local. Para fugir aos cercos da polícia local, decidiu se refugiar no Paraguai com seu principal fornecedor de maconha. Já com o intuito de dominar a distribuição de drogas no Rio de Janeiro, Fernandinho Beira-Mar providenciou uma festa e chamou parentes e aliados. A polícia por sua vez fez um cerco para prendê-lo, mas ele escapou e, por se sentir traído por seus aliados, ordenou mortes e assumiu a distribuição de drogas local. Fernandinho Beira-Mar fugiu ao Uruguai, e como não tinha muitos recursos, se aliou com as FARC na Colômbia para estudar como unir facções, mas foi preso pelo exército colombiano e deportado ao Brasil. No presídio, Beira-Mar conseguiu adquirir pistolas automáticas dentro da penitenciária Bangu I e executou o desafeto UÊ, líder do Terceiro Comando, que tinha recusado unir as facções para se por contra o Estado. Está preso desde 2002. Desde aquela data até 2008, foi sendo transferido constantemente, de presídio em presídio, devido ao fim do regime especial de prisão e de decisões da justiça. Atualmente, cumpre pena na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Catanduvas, no Paraná.Em dezembro de 2010, durante a ocupação do Complexo do Alemão, foram encontradas cartas atribuídas a Beira-Mar, possivelmente enviadas da prisão, em Mato Grosso do Sul. Nessas cartas, o prisioneiro sugere que seus comandados se aliem às milícias do Rio de Janeiro e organizem sequestros de autoridades para trocá-las por milicianos que se encontrem presos. Com base na apreensão das cartas, é possível que Beira-Mar volte a ser enquadrado no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Esteve no Rio Grande do Norte, para cumprir pena na Penitenciária Federal de Mossoró. Em 2 de fevereiro de 2012, foi transferido para o Presídio Federal de Rondônia.





Livros e estudos sobre narcotráfico:











O sistema criminoso montado pelo narcotraficante Fernandinho "Beira-Mar" já foi objeto de estudo acadêmico. Encontra-se, ainda, analisado na literatura nacional, por vários autores, como: 




-O jornalista Percival de Souza (Narcoditadura: o caso Tim Lopes, Crime organizado e jornalismo investigativo no Brasil, de 2002). 




-A filósofa Alba Zaluar (Integração perversa: pobreza e tráfico de drogas, de 2004) 




-O bancário Wagner Fonseca Lima (Violência corporativa e assédio moral, Edições Armazém Digital/RJ, de 2005). 




-Também é citado no livro CV PCC – A Irmandade do Crime, de Carlos Amorim (Editora Record) 



-Direito Informal e Criminalidade: os códigos do cárcere e do tráfico, de Roberto Barbato Jr (Editora Millennium).








Considerado responsável pelo assassínio de quatro rivais no tráfico de drogas do Rio de Janeiro, Fernandinho Beira-Mar, o maior criminoso vivo do Brasil, acrescentou mais 120 anos à pena de 189 que já cumpria numa prisão de segurança máxima na cidade de Porto Velho e soma agora 309 anos, a segunda maior condenação da história jurídica do país, após sentença no Tribunal de Justiça do Rio  - "Não é justo, cometi muitos crimes na vida, mas este não", disse Beira-Mar após a leitura da sentença. "O meu nome dá audiência, estou aqui pelo nome, sou como o Eike Batista [ex-magnata brasileiro que perdeu a fortuna]", acrescentou o traficante após manter uma discussão verbal com o juiz, o que lhe valeu duas repreensões.





Ao ultrapassar os 300 anos, Beira-Mar perde o benefício do regime semiaberto!







Isto é, perde de poder sair durante o dia durante os 30 anos que vai, de facto, cumprir, o máximo permitido no país."Pode não ter sido ele a atirar sobre as vítimas, mas ele tem poder sobre o "se", o "como" e o "quando" acontecem os crimes", defendeu a equipa de procuradores na denúncia de 17 volumes e nove apensos. Em causa, a tomada da penitenciária de segurança máxima Bangu 1, no Rio de Janeiro, em 2002, pelo Comando Vermelho, a organização criminosa que liderava. Na ocasião, ao tomar a prisão por 23 horas, o Comando Vermelho substituiu a bandeira do Brasil pela da organização, causou pânico em 20 bairros vizinhos e executou os quatro líderes do grupo rival, o ADA-Amigos dos Amigos, situação que inspirou a abertura do filme Tropa de Elite 2.






MENTES CRIMINOSAS E SUAS FAMÍLIAS!











Exames serviram para definir o estado de saúde mental de cada um dos criminosos na Unidade de Segurança Máxima do Paraná, onde há documentos que detalham os perfis psicológicos dos presos mais perigosos do País. As penas deles já estão definidas. O exame serve apenas para traçar o perfil psiquiátrico de cada um. Isso é importante para administração penitenciária, afirmando a psiquiatra forense, Cláudia Mendes Betencourt.Em entrevista divulgada pela imprensa, observa-se a preocupação com a família e o que deixam transparecer alguns presos de alta periculosidade. Marcinho VP, um dos classificados de alta periculosidade por ter influência sobre uma determinada comunidade, revela que praticou um crime pela primeira vez aos 13 anos. Isaías do Borel, um dos conhecidos na sua comunidade pelo poder de mando, quando questionada sobre a nova geração de envolvimento no tráfico, diz: como poderia comandar e cheirar cocaína? Esses são os questionamentos poucos conhecidos de chefes do tráfico.






(foto reprodução)





Os traficantes negaram envolvimento em ataques realizados, mas deram alguns detalhes de suas vidas no crime e revelaram seus planos!






-Fernandinho Beira – Mar e Isaías do Borel mostram-se mais falantes, tentando mandar recados o tempo todo. 





-Já Claudinho da Mineira e Ricardo Fu se limitaram a responder os questionamentos quase de forma monossilábica.











-Marcinho VP – gesticulou muito, ele se mostra orgulhoso quando fala de sua facção ou da família. Lembrando que começou a ganhar dinheiro como vendedor de balas em trens.“Aos 13 anos, roubei um relógio. Foi aí que entrei para o lado ruim da vida”.Alguns ficaram em evidência, Beira – Mar, Isaías do Borel, Charles do Lixão e Marcinho VP, falaram além do que era perguntado. Contaram várias histórias, diferentes de Ricardo Fu e Claudinho da Mineira. Com exceção de Marcinho VP, todos evitaram comentar a convivência com seus pais durante a infância. Em aceso público a entrevista divulgada na imprensa, traficantes de alta periculosidade no Rio de Janeiro revelaram seus perfis e preocupação com a família.





-Claudinho da Mineira – O traficante diz: não ter planos futuro e garante que voltará a exercer uma profissão.




-Charles do Lixão – Diz: quero trabalhar com meu pai no bar dele, afirmando que é estofador, não fala sobre a infância e planeja trabalhar com o pai.





-Fernandinho Beira – Mar – Diz: ser empresário. Não fala da infância e se mostra preocupado com o filho dependente de drogas. Afirma que, quando deixar a cadeia, voltará a cuidar de uma empresa. Perguntado sobre as ordens que dava à sua facção criminosa ele responde: Não sou um líder, eles me pedem conselhos e me ouvem se falo alguma coisa.





-Isaías do Borel – Diz: fui Office – boy, mas não dá detalhes sobre sua infância. No futuro, pensa em criar o neto e nega acusações de que foi um dos principais chefes do crime organizado no Rio de Janeiro.




-Marcinho VP – Diz: que aos 9 anos vendia balas nos trens e que aos 13 anos roubou um relógio. Fala que, quando sair da prisão, terá de viver escondido, longe do Rio de Janeiro, para não ser assassinado. Minha vida era muito difícil. Roubei um relógio. Aí, já havia entrado para o lado ruim da vida.





-Ricardo Fu – Só fala quando é questionado. Não faz comentários sobre a família ou seu futuro. Diz: apenas que, em liberdade, não viverá no Rio de Janeiro. Quando sair da prisão, vou embora do Rio, senão, vou morrer.





Apontados pelas Secretarias de Segurança Pública e de Administração Penitenciária como chefes de duas facções criminosas, foram transferidos para o presídio federal de segurança máxima de Catanduva no Paraná. De acordo com investigações, o grupo dava as ordens para as ações dos bandidos. O Governo Estadual acreditava que, isolando os criminosos em Catanduva, reduziria o poder dos traficantes sobre as comunidades, ou pelo menos, dificultaria a influência do grupo.






CRIMINOSOS E FAMÍLIAS VÍTIMAS DE FACÇÕES!











O direito das vítimas de acesso à justiça e o tratamento justo, o direito a indenização por perdas e danos, ser estabelecido na própria sentença criminal, a compensação financeira pelo Estado quando o criminoso não puder indenizar, as assistências materiais, médicas, psicológicas e sociais, a informação à vítima da assistência disponível e necessidade de treinamento do pessoal dos serviços de polícia, justiça, saúde e assistência social para atender adequadamente as vítimas. As características dos sociopatas englobam, o desprezo pelas obrigações sociais e a falta de consideração com os sentimentos dos outros. Essas pessoas geralmente são cínicas, incapazes de manter uma relação leal e duradoura, manipuladores e incapazes de amar, colocam em risco a vida de outras pessoas, nunca são capazes de se corrigirem. Esse conjunto de caracteres faz com que os sociopatas sejam incapazes de aprender com a punição ou incapazes de modificar suas atividades. Algumas facções, mediante erro ou descuido, começa a fazer vítimas nos escalões mais altos dos Poderes Executivos, Legislativos e Judiciários ou (entre parentes dessas autoridades), poderá haver reações que virão em prejuízo dos bandidos. Explica-se.Há várias décadas que as autoridades brasileiras foram convencidas de que “problemas sociais” estão na raiz da crescente criminalidade. Tanto que a primeira manifestação do Presidente da República diante de onda de violência crescente nas cidades foi no sentido de aumentar os programas sociais. Como para essas autoridades (baseadas em explicações de “intelectuais”) o crime é causado pela pobreza, deixou-se, ao longo de décadas, de aparelhar e treinar as políticas. 









O número insuficiente de vagas no sistema carcerário brasileiro levou-o ao caos na maior parte dos Estados. Nenhum investimento relevante foi feito para impedir o uso de novos meios de comunicação nos presídios. Concederam-se direitos aos apenados impensáveis em qualquer parte do mundo civilizado. O número de juízes criminais tem sido insuficiente, tanto nos judiciários estaduais, quanto no Federal. Diante da avalanche de processos, funciona o antigo princípio “In dúbio pro reo” ou seja, na dúvida, coloca-se o bandido na rua, pois não há tempo hábil para examinar com cuidado cada processo. Assim, se as facções criminosas continuarem cautelosas, evitando atingir procuradores, desembargadores, juízes, autoridades em geral, não há risco de que nada mude.






Alterações que teriam impacto quando no mundo do crime?





1 – Mudança no Código de Processo Penal e da Lei de Execuções Penais para abreviar a tramitação dos inquéritos e processos e limitar a possibilidade de benefícios para qualquer apenado;





2 – Prioridade na distribuição dos recursos de natureza Penal para os Tribunais de Justiça, a fim de evitar a prescrição dos crimes;





3 – Prioridade na vigilância de fronteiras, a fim de evitar o contrabando de armas e tóxicos;





4 – Criação de penitenciárias de segurança máxima em locais isolados do território nacional para que os criminosos de alta periculosidade nelas cumpram suas penas;





5 – Proibição de contato físico entre os apenados e visitantes, a fim de impedir que celulares, rádios, armas e entorpecentes cheguem às mãos dos bandidos;





6 – Instalação de equipamento eletrônico que impeçam o funcionamento de celulares e rádios dentro das cadeias.





Ações com as acima mencionadas dependem de iniciativas de Governadores, Deputados, Senadores, Desembargadores, autoridades, etc... Mas eles ainda não foram pessoalmente atingidos pelas facções criminosas, pois vivem em outro mundo em seus luxuosos e seguros condomínios fechados. Nessa altura dos acontecimentos, a única coisa que o cidadão honesto espera é que o inevitável agravamento da situação não sirva de pretexto para o Estado suprimir liberdades e garantias individuais.






CONCLUSÃO 












Adoção do Direito Penal nas legislações democráticas capacita a burocracia e a repressão estatal a tomarem medidas de todos os portes e de todas as magnitudes contra quaisquer grupos humanos, legitimando todos os tipos de ações, inclusive o extermínio de grupos de pessoas. A crise da família cristaliza tais mudanças nos laços sociais, as relações de sociedade são variadas, marcadas originalmente pela efetividade e largamente conflitivas, como demonstram os fenômenos da violência doméstica. As funções de socialização são compartilhadas pela escola e pelos meios de comunicação. Identifica-se uma desorganização do grupo familiar. Uma construção de cidadanias transnacionais ou mundiais, marcadas pela criação institucional e pela difusão e comunicação de práticas sociais, jurídicas e simbólicas inovadoras globais prevendo a erradicação das formas de violências sociais. Numa realidade como a brasileira, falar em política de segurança pública, além do seu aspecto relacionado com os mecanismos de controle social e dominação política, é também falar em políticas públicas sociais, em direitos humanos econômicos, sociais e culturais, em cidadania e democracia. Uma prática onde a democracia é limitada e se restringe à formalidade institucional de um Estado de Direito que pune, controla e violenta as classes subalternas, os setores em situação de precariedade, excluídas dos benefícios e dos direitos efetivos de uma sociedade moderna.






BIBLIOGRAFIA:






AMORIM, Carlos. Comando Vermelho: A História Secreta do Crime Organizado, 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1993.


ASSIS, S.G. O Percurso da Violência na História Ocidental, Belo Horizonte: Infância e Saúde, 1999.


BARBATO JUNIOR, R. Direito Informal e Criminalidade: Os Códigos do Cárcere e do Tráfico. Campinas: Milennium, 2007.


CANO, Ignácio. “The Use of Lethal Force By Police in Rio de Janeiro”, London: Radda Barmen, 1998.


DANTAS, George Felipe de Lima. Polícia, A Eterna “Culpada de Plantão” da Segurança Pública Brasileira. Brasília: Martins Fontes, 2007.


FOCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1984.


GRAEFF, Guilherme. Neurobiologia das Doenças Mentais. 3ª ed. São Paulo: Lemos, 1996.


JOZINO, J. Cobras e Lagartos – A vida íntima e Perversa nas Prisões Brasileiras. Quem manda e quem obedece no partido do crime. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.


MISSE, Michel. “As Ligações Perigosas: Mercado Informal Ilegal, Narcotráfico e Violência no Rio”, contemporaneidade e Educação, ano 1, nº 1, 1997.


OLIVEIRA, L. Os Excluídos “Existem”? Notas Sobre a Elaboração de um Novo Conceito. Revista Brasileira de Ciências, 1997.


OLIVEIRA, Edmundo. O Futuro Alternativo das Prisões. 1ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008.


RODRIGUES, Anabela Miranda. Novo Olhar Sobre A Questão Penitenciária. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.


SILVA, Luciano Nascimento. Estudos Jurídicos Criminais, São Paulo: Juruá, 2008.


THOMPSON, Augusto. A Questão Penitenciária. 4ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1993.  




------------------------------------------------------

 

 

 

 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger