Para responder essa
pergunta é necessário formula-la corretamente para não haver má interpretação! Efeitos tem que ter causa, pois sé é efeito, no significado da palavra
supõem-se uma causa, porém, "existem eventos sem causa?"
Bom, a
mecânica quântica tenta explicar sem conseguir demonstrar (pois não se
conseguiu provar até agora em laboratório a criação de algo a partir do
nada). Dizem os quânticos que "perto do horizonte de eventos de um buraco negro,
por exemplo, um par de elétron e pósitron poderiam ser criados do NADA sem
contrariar a lei da conservação de energia".
O tempo de existência deste par é
governado pela constante de Planck, mas uma da partículas pode ser capturada
pelo buraco negro e a outra pode até ficar no Universo. Flutuação Quântica do
Vácuo:Uma das consequências da Mecânica quântica é que, em um vácuo perfeito,
surgem do nada pares de partícula e antipartícula, e um fóton. Eles percorrem
cada um o seu caminho e acabam se anulando. Quando um átomo recebe energia, esta energia
incide sobre o elétron, este absorverá um fóton, desde que a energia seja
suficiente para ele mudar de nível, chama-se isso de salto quântico. Porém para
ele se desexcitar ele libera um fóton e consequentemente energia, porém não há
uma causa para a emissão desse fóton pelo elétron, nem um momento previsível no
tempo, nem uma margem para a direção do fóton, nem uma margem para a energia
liberada com o fóton, o único conhecimento que temos é a velocidade do fóton
que é a velocidade da luz, pode acontecer do elétron não se desexcitar e
receber energia suficiente para romper sua ligação com o núcleo do átomo e
passar a ser livre.
Na realidade, a grande verdade é que "não sabemos ainda se o evento tem
causa ou não, pode ser que haja uma causa que desconhecemos", a questão é que a
informação que atualmente obtemos deste evento é
que aparentemente não há causa. Porém, o argumento do
Universo sem causa é circular, porque sustentaria a tese de um outro elemento sem
causa (Deus). Cria-se um novo ser sem causa, e caem no mesmo problema anterior; ou seja, acabam dando cada vez mais
sustentação de que "Deus é uma causa não causada", ou seja, não precisou de um
causador para existir, e a assim a ciência acaba confirmando a fé!
Jean Jacques Rouseau, em "Emilio", disse:
"Mesmo que os filósofos tivessem a possibilidade de descobrir a verdade, qual, de entre eles, se interessaria por ela? Cada um deles sabe muito bem que o seu sistema não tem mais fundamentos que os dos outros; mas sustenta-o, porque é seu! Não houve um único que, tendo chegado a distinguir o verdadeiro e o falso, não tivesse preferido a mentira à verdade descoberta por outro. Contanto que se eleve acima do vulgar, contanto que apague o brilho dos seus concorrentes, é que mais deseja ele..."
O essencial é pensar diferentemente dos outros!
Para os crentes, é um ateu; para os ateus, seria um crente...
A verdade sempre tem três versões!
"A minha, a sua, e a que o mundo acredita. Vale sempre a que o mundo acredita..."
Quando nos fechamos em nossos julgamentos, desqualificamos qualquer argumento,e invalidamos qualquer prova, mesmo que convincente, que não se ajustem a eles.Nada que mereça ser chamado de verdade pode ser alcançado por este método! E assim
caminha a humanidade...
-----------------------------------------------------
Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3vFWLq5
....................................................................
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
+ Comentário. Deixe o seu! + 6 Comentário. Deixe o seu!
O que um cego vê?
ESCURO? NÃO. ELE É CEGO. ELE NÃO VÊ NADA.
PARA ELE SABER QUE NÃO VÊ NADA, PRECISA SABER DA EXISTÊNCIA DO NADA.
SE VOCÊ SABE DA EXISTÊNCIA DE ALGUMA COISA, LOGO, EM SUA REALIDADE ELA EXISTE.
ESSA É A REALIDADE DELE. APENAS "ENXERGA" O NADA.
USANDO ESSA ANALOGIA,EMBORA HUMANIZADA, DE UMA EXPLICAÇÃO DO QUE É O NADA, PODE O UNIVERSO SURGIR DO NADA SEM AO MENOS HAVER UM CAUSADOR?
SENDO DEUS UMA CAUSA NÃO CAUSADA, POR QUE ELE PRECISA EXISTIR?
DEUS PODE SER APENAS UM FATOR CIENTÍFICO AINDA NÃO EXPLICADO?
E se deus for o próprio nada que ao mesmo tempo é e foi tudo?
Prezado Liandro Souza,
Na realidade a grande verdade é que não sabemos ainda se o evento tem causa ou não, pode ser que haja uma causa que desconhecemos, a questão é que a informação que atualmente obtemos deste evento é que aparentemente não há causa.
Porém, o argumento do Universo sem causa é circular, porque inventa um outro elemento (deus) sem causa. Cria um novo ser e caem no mesmo problema anterior; ou seja, complicam inutilmente sem resolver nada, pois acabam dando cada vez mais sustentação de que Deus é uma causa não causada, ou seja, não precisou de um causador para existir, a assim a ciência acaba confirmando a fé.
Shalom !!!
o acaso pode ser uma causa .A criação do Universo se deu por um acaso .Mas, em certa fase da evolução do primata homem ,em que seu cérebro permitiu a faculdade de pensar e processar ideias abstratas,ele criou entes ou entidades a ele superiores que tinham total controle do seu destino ,incluindo a morte inevitável . E atribuiu aos mesmos poderes além de sobrenaturais , também sagrados e divinos ,perpetuando-se essa ideia, cada vez mais desmistificada pelo conhecimento cientifico .
O eletron nao precisa de uma causa pra ele passar por dois buracos ao mesmo tempo ou esta em dois lugares ao mesmo tempo
Prezado salto quantico,
Antes de postar idiotices, coloque a fonte de suas informações.
Os elétrons desempenham um papel essencial em muitos fenômenos físicos, tais como a eletricidade, o magnetismo e a condutividade térmica. Os elétrons estão sujeitos à ação de três interações fundamentais da natureza: a gravidade, a força eletromagnética e a força fraca.Por ter carga elétrica, um elétron gera um campo elétrico em sua vizinhança. Quando se move em relação a um observador gera também um campo magnético. Campos eletromagnéticos externos afetam um elétron por meio da força de Lorentz. Elétrons irradiam energia na forma de fótons quando acelerados. Elétrons são também essenciais em muitas aplicações tecnológicas, tais como a eletrônica, a soldagem, os tubos de raios catódicos, a microscopia eletrônica, a radioterapia, os lasers, os detectores de radiação ionizante e os aceleradores de partículas...Simples assim!
Shalom !!!
Na realidade, a grande verdade é que "não sabemos ainda se o evento tem causa ou não, pode ser que haja uma causa que desconhecemos", a questão é que a informação que atualmente obtemos deste evento é que aparentemente não há causa. Porém, o argumento do Universo sem causa é circular, porque sustentaria a tese de um outro elemento sem causa (Deus). Cria-se um novo ser sem causa, e caem no mesmo problema anterior; ou seja, acabam dando cada vez mais sustentação de que "Deus é uma causa não causada", ou seja, não precisou de um causador para existir, e a assim a ciência acaba confirmando a fé!
José Damasceno - Bauru -SP
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.