Em seu escritório nos
Estados Unidos, o (*)Padre Richard Cannuli revive a antiga tradição da
elaboração de ícones e mosaicos, ensinada a seus alunos universitários da
Universidade de Villanovam, na Pensilvânia.Em uma entrevista
concedida a CNS durante um seminário realizado em Roma, o religioso agostiniano
e artista sacro falou sobre o significado espiritual desta antiga arte: "O processo de fazer um ícone é como
uma viagem espiritual e uma reflexão sobre a vida cristã", afirmou:
"O ícone é pintado em
madeira, que representa a árvore do jardim do paraíso, a Arca de Noé e a
madeira da árvore na qual Cristo foi crucificado", explicou.
Os materiais
naturais correspondem a uma tradição de séculos que permaneceu inalterada.
"É como representar a criação", expôs o artista enquanto umidecia com
seu sopro a madeira, "quando Deus exalou a vida sobre Adão, um nome que
vem do árabe "adeem", "pele da terra", ou argila.Sobre esta
argila umidecia é estendida a fina lâmina de ouro que se adere ao material. "O ouro representa o Espírito de Deus
que entra no ícone", acrescentou o Padre Cannuli, explicando que são
necessários 22 passos e muito tempo para completar a obra."Uma coisa que
se aprende é a paciência. (...) Os estudantes perguntam, "que posso fazer
agora?". Normalmente lhes respondo que podem rezar ou ler". O
processo não pode ser acelerado e requer esperar que certos materiais sequem
apropriadamente. Um ícone pequeno pode requerer umas 40 horas de trabalho
distribuídas em 15 dias.
Este ritmo diferente de trabalho permite descobrir seu
verdadeiro significado, segundo comentou o Padre Cannuli:
"Quando trabalhas com um
ícone, há uma comunicação estreita entre tu e o protótipo da imagem que estás
pintando". Um mestre inconográfico russo lhe disse que devia orar à pessoa
que era retratada (Jesus, a Virgem Maria, um santo) para consultar-lhe todo,
desde a cor que se deve usar no quadro até a vocação e a coerência de vida
pessoal do artista.Quando o ícone é terminado, o sacerdote o abençoa e o
esfrega com azeite, em uma clara simbologia sacramental: "o confirma, o
unge", descreve o Padre Cannuli, comparando este passo à maturidade da fé
que deve lograr o católico. Na arte
tradicional da elaboração de ícones evitam-se os estilos pessoais e toda forma
de notoriedade do artista. O ícone não é firmado e só se escreve sobre ele o
nome do santo ou a invocação retratada. "Não tem nada a ver com o pintor individual",
afirmou o Padre Cannuli. "É como se você deixasse ir o controle e
permitisse que Deus criasse".O artista tenta servir de instrumento
invisível para a obra espiritual. Segundo explicou o religioso agostiniano, o
processo usa sempre os mesmos materiais e a mesma técnica. Os modelos nunca são
imaginados pelo artista, mas correspondem a réplicas de figuras antigas de
grande tradição. Os ícones são venerados, mas não são adorados, esclareceu o
Padre Cannuli, e considera-se que atuam como canais da graça de Deus.Cada
pessoa retratada no ícone expõem, sem exceção, uma de suas orelhas de
espectador, comentou o sacerdote, simbolizando que "o modelo que está sendo retratado pode escutar tuas orações e
levá-las ao Pai". Da mesma forma como um moderno ícone religioso
também nos transporta a outro mundo por detrás da imagem. Nas palavras do
religioso, o ícone "é uma janela que se abre a eternidade".
Origem dos ícones
No Antigo Testamento
Deus tinha proibido a reprodução da sua imagem, por causa disso, a Divindade do
Senhor só era retratada através da arte decorativa, em especial, a uma forma
geométrica. Com a encarnação do Filho de Deus, tornou-se possível retratar o
Deus invisível, uma vez que Aquele é não apenas o Verbo, mas também a Sua
imagem. Dessa forma, o ícone retrata não uma imagem inacessível à vista, mas
uma pessoa real.
O fundamental e primeiro ícone é, portanto, a Face de
Cristo que exprime, através da imagem o dogma do Concilio de Calcedônia:
“O ícone não representa tão
somente a natureza Divina, nem só a natureza humana de Cristo, mas representa a
sua pessoa, a pessoa de Deus-Homem que reúne em si sem mistura nem divisão as
duas naturezas.” - Uma vez retratado o
Deus invisível, passou-se a retratar também a Mãe de Deus e os santos porque
assumindo a natureza humana, o Filho de Deus renova no homem a imagem
obscurecida. Uma tradição muito difundida atribui os primeiros ícones a São Lucas
que, admitida a sua intimidade com a Mãe de Deus ainda viva, tendo levado a Ela
para que a reconhecesse e desse poder para salvar a quem o venerasse.
Significado do termo ícone?
A palavra ícone
deriva do termo grego “eikom” que significa “imagem”. Todavia na historia da
arte e na linguagem comum a palavra ícone é reservada a uma pintura de gênero
sagrado executada sobre madeira com uma técnica peculiar e segundo tradição
transmitida pelos séculos tem forte caracter sobrenatural, sua pátria é o
Oriente Bizantino. Os ícones são
chamados imagens do invisível pelo fato de retratarem a realidade espiritual.
Representam Jesus Cristo, a sua Mãe de Deus, os anjos, os santos e os outros
temas religiosos , o ícone não é o resultado de uma instrução ou da impressão
do artista ele é fruto de uma tradição, uma obra profundamente meditada, não é
um quadro, nele vem representado não aquilo que o pintor tem diante dos olhos,
mas um protótipo a que ele deve ater-se. A veneração do ícone deriva da
veneração do protótipo.
Significado Espiritual - Podemos dar ao ícone 4 “características” que a profundam
e enriquecem o misticismo que o envolve:
1)- A primeira é o de
que o ícone é canal de graça com virtude santificadora, uma vez que, depois de
bento, torna-se um sacramental, sinal da graça eficaz por causa dos poderes e
da oração da Igreja, é auxilio na vida espiritual;
2)- O ícone torna
presente a pessoa que o representa, graças a semelhança com o seu protótipo
(semelhança aprovada pela Igreja);
3)- O ícone é lugar
de encontro, quanto mais o fiel olha os ícones, mais recorda daqueles que ali
estão representados e se esforçam por imitá-los;
4)- Por fim, temos a
certeza de que o ícone é uma janela para a eternidade. Saindo do mundo
sensorial, que se atém ao belo e as suas paixões, pode-se mergulhar no ícone
aponto de não mais olhar, mas deixar-se ser olhado por ele, e dessa forma ser
iluminado pela fé e conduzido ao mundo do Espirito.
*O Padre Cannuli
ensinou Artes na Universidade de Villanova, Pensilvânia, durante 33 anos, 13
dos quais os dedicou a elaboração tradicional de ícones religiosos. O sacerdote
encontra-se atualmente em um ano sabático que tem utilizado para ministrar
palestras em várias cidades européias.
Fonte: Gaudium Press
COMO CONSTRUIR SEU ORATÓRIO COM O ÍCONE ?
Simplicidade! Deus é simples, nós é que smos complicados e complicamos as coisas simples! Hoje as casas
costumam ser bem mais "clean", e algo muito importante se perdeu. O
oratório da família. Pense em quantas casas você entra hoje e vê um local
específico preparado para que as pessoas da casa se reunam e orem juntas. São
poucas não é mesmo? Nós centralizamos nossas casas em torno de outras coisas, a
decoração ou a televisão.Não digo que seja fácil montar um oratório nesses
apartamentos minúsculos que constroem hoje, mas é possível e digo isso por ter
amigos que o fizeram. O oratório não precisa ser aquela "penteadeira" da vovózinha,
cheia de bugigangas em cima. O que é necessário é um crucifixo, Pantocrator ou
Santíssima Trindade (a presença do Deus a quem oramos), um ícone Mariano ou de
algum santo de sua devoção (a quem pedimos intercessão) e uma vela. Como nosso dia é
corrido e não podemos permanecer em frente ao oratório o dia todo, a vela é
sinal da nossa presença para que a intercessão continue, por isso ela deve ser
acesa no ínicio de nossa oração e deve permanecer acesa mesmo quando já nos
retiramos para nossos afazeres (só não deixem a vela acesa durante a noite ou
sem ninguém em casa). Outra necessidade PRIMORDIAL no oratório é uma Bíblia, pois a
palavra de Deus deve ser presente em nosso dia-a-dia. Eu disse que devemos
ter ícones no nosso oratório, mas nada te impede de ter imagens de gesso ou as
que você goste; lembrando que o ícone não é uma mera pintura e sim uma escritura do
"invisível", do mistério,então ele é mais apropriado para um
oratório.
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