A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Home » , » Podemos e devemos por justiça "julgar as falsas doutrinas e falsas religiões?"

Podemos e devemos por justiça "julgar as falsas doutrinas e falsas religiões?"

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 29 de abril de 2015 | 08:55








A verdade dói , mais não mata, a mentira agrada, mas não cura e ainda pior: nos cega e nos escraviza, por isso, é sempre melhor uma dura verdade do que uma doce mentira. Por isto já nos dizia Santo Agostinho: "A verdade sempre na caridade, mas jamais negar a verdade em nome da Caridade”. Podemos julgar com justiça e retamente, primeiramente porque o ser humano, quando criado pelo ETERNO, foi dotado de raciocínio, mente, intelecto, conhecimento, sabedoria, entendimento, juízo, discernimento, etc. E por existir tanto mal no mundo faz-se absolutamente necessário uma mente centrada na Palavra de Deus. Isso Paulo afirma em Colossenses 3,1-3 e Filipenses 4,8. Uma palavra aos sectários e opositores da fé cristã e até mesmo aos cristãos, que muitos de tão infantis e imaturos que são, preferem um cristianismo “politicamente correto” (que na verdade é um mundanismo acovardado):




“Não julgo pessoas, mas doutrinas, pois as pessoas são sempre maiores que seus erros, e muitas são mais vítimas que cúmplices da obra do erro e das trevas.”






Seguem dois textos da Palavra de Deus para confirmar que podemos sim, Julgar corretamente:






- "Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça".(Jo 7,24)





- Mt 7,1-5: “Não julgueis, para que não sejais julgados...”





Visto sermos alvos de críticas dos sectários. É de notória compreensão que Jesus, no Evangelho de Mateus, capítulo 7 e versículos 1-5 mostra que devemos evitar certo tipo de julgamento, mas qual é esse tipo?




Existem 2 “tipos” de julgamento:





1º)- Nas palavras acima, eternizadas pelo Verbo Divino, percebe-se que os fariseus que são hoje, todos aqueles que torcem e deturpam a Palavra de Deus (II Timóteo 4,3,4; II Pedro 3:16) possuam um comportamento e caráter paradoxalmente contrário às suas palavras. Em vez de executarem um juízo correto, baseado na Lei de Moisés (contextualmente falando) que mostra o pecado humano (Conf. Romanos 3,20), usavam de astúcia maléfica e condenavam os outros que não cumpriam sua compreensão poluída da lei mosaica. É deste “tipo” de julgamento que Cristo condena não só nos versículos supracitados, mas também em Mateus 7,1-5, pois nos mesmos, Jesus enfatiza que uma pessoa não poderia condenar outra estando na mesma prática pecaminosa.





O Apóstolo Paulo reitera e condena esse mesmo “tipo” de julgamento farisaico em Romanos 2,1-3, se não vejamos:






“Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?..." 







Observamos aqui uma hipocrisia sem tamanho por parte dos fariseus, pois condenavam sem praticar retidão.Ora, é certo que somos pecadores, mas condenar outros baseado em premissas (leia-se achologias próprias) é totalmente absurdo visto ser o julgamento humano distorcido e egoísta. Quando Jesus Cristo proíbe esse julgamento em Mateus apenas refere-se àqueles que o fazem estando no MESMO pecado, simples assim!













2º)-Esse é o julgamento aprovado por Jesus, pois está alicerçado em Suas Palavras:







“Não julgueis segundo a aparência, mas JULGAI segundo a reta justiça (João 7,24).”







Nessa frase imortal, Cristo categoricamente assevera que podemos julgar retamente, pois possuímos uma base de julgamento incomparável que é a Sua Palavra!





É ordem do Senhor que analisemos tudo com o firme propósito de discernir o mal do bem (Mateus 10,16).O apóstolo Paulo reforça essa diretriz mostrando que devemos ser “sábios no bem, mas simples no mal.” (Romanos 16,19), “Crianças na malícia, e adultos no entendimento.” (I Coríntios 14,20) e, por fim:







“Temos por dever examinar tudo e reter apenas o bem” (I Tessalonicenses 5,21).






O Autor da Epístola aos Hebreus mostra que os perfeitos (leia-se experientes) na fé cristã (A Igreja em seu magistério Petrino conf. Mateus 16,18), têm a capacidade de discernir tanto o bem como o mal (Hebreus 5,14).
















Realmente Aristóteles estava certo:







“A sinceridade não é o critério da verdade, pois uma pessoa pode estar sinceramente enganada"  







E é isto que acontece com quem está envolvido com uma falsa doutrina ou religião, desviado do verdadeiro caminho daquele que disse de si mesmo: "Eu sou o caminho a verdade e a vida, e ninguem vem ao pai senão por mim" (João 14,16).






------------------------------------------------------

 

 







Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3vFWLq5






....................................................................






GOSTOU Do APOSTOLADO berakash?  QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?

 


 

Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):

 

 

https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html

 

 

Shalom!






.............................................

 





 

APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura,  questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:

 

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!

26 de fevereiro de 2017 às 10:21

O que deria a reta justiça?
Romanos 3:22
Fe de jesus = justiça de Deus
Julgar segunda à justiça de Deus...ou seja..fidelidade de Cristo

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger