Seicho-No-Ie (Lar
do Progredir Infinito, numa tradução livre) é uma
filosofia ou religião sincretista, monoteísta de origem japonesa.
Enfatiza o não
sectarismo religioso, as práticas de gratidão à família e a Deus, e o poder da
palavra positiva que influencia na formação de um destino feliz e o
universalismo.
História:
Surgiu em 1º
de março de 1930 como revista de Cultura Moral,cresceu no pós-guerra no Japão,
sofreu perseguição militar e foi transformada em religião.
Nesta época, a sociedade
japonesa viu desmoronar a religião oficial do Estado, baseada na crença na
divindade do imperador e uma das bases da ideologia militarista. Nesse vácuo
ideológico e espiritual surgiram ou cresceram inúmeras seitas e religiões,
entre elas a Perfect Liberty, a Igreja Messiânica Mundial (Johrei) e a
Seicho-No-Ie. Esta última contribuiu para a revitalização da religiosidade,
incentivando seus adeptos à prática de suas religiões de origem.
A Seicho-No-Ie
foi fundada por Masaharu Taniguchi (1893–1985) e se mundializa a partir da II
Guerra Mundial. Argumenta-se que a Seicho-no-Ie, na contramão de suas
consortes, estava em sintonia com a ideologia do nacionalismo oficial japonês.
A professora Leila Marach Albuquerque afirma que a Seicho-no-Ie foi elaborada à
luz da ideologia familiar do Império japonês.
Pela grande
população de imigrantes japoneses, as novas religiões chegaram quase que
simultaneamente ao Brasil. Em pouco tempo conseguiram grande número de adeptos,
não só entre os descendentes de japoneses mas entre toda a população em geral.
A Seicho-No-Ie em
particular conseguiu grande número de adeptos. Entre os instrumentos de
disseminação de sua crença, a revista Acendedor e o Preceitos Diários
(calendário com mensagens) se tornaram bastante populares nas grandes cidades
brasileiras, principalmente nas décadas de 60 e 70 do século XX.
Atualmente , a Seicho-No-Ie conta com divulgação
por meio de publicações como:
1)- As
revistas Fonte de Luz (público masculino),
2)- Pomba
Branca (feminina),
3)- Mundo
Ideal (jovens)
4)- Querubim
(para crianças),
5)- Jornal
Círculo de Harmonia,
6)- Programas
de TV, rádio e website.
A partir da
década de 90 a Seicho-No-Ie lança oficialmente uma nova bandeira, o
"Movimento Internacional de Paz pela Fé" (Internacional Peace by
Faith) que tem como objetivo, através da fé em Deus único e universal,
despertar a paz em cada pessoa e, assim, concretizá-la no mundo.
Missão da Tocha Sagrada:
Masaharu
Taniguchi, fundador do movimento da Seicho-No-Ie, foi presidente da igreja até
o ano de seu falecimento, em 1985. O sucessor foi Seicho Taniguchi (nascido
como Seicho Arashi), genro de Masaharu, para o qual foi delegada a Missão da
Tocha Sagrada. Seicho permaneceu até 2008, ano que veio a falecer. Desde então,
seu filho Masanobu Taniguchi é o presidente atual da Seicho-No-Ie.
Há várias práticas adotadas pelos praticantes da
Seicho-No-Ie, sendo as mais importantes:
1)- Prática da
Meditação Shinsokan (que, numa tradução livre, significa "ver e contemplar
Deus").
2)- Leitura de
Sutras Sagradas e palavras da Verdade;
3)- Prática de
atos de amor e caridade;
A Seicho-No-Ie também estuda as "leis mentais",
das quais se destaca a lei: "Os semelhantes se atraem" (Lei da
Atração).
Normas Fundamentais dos Praticantes da
Seicho-No-Ie:
1ª) Agradecer
a todas as coisas do Universo;
2ª) Conservar
sempre o sentimento natural;
3ª) Manifestar
o amor em todos os atos;
4ª) Ser
atencioso para com todas as pessoas, coisas e fatos;
5ª) Ver sempre
a parte positiva das pessoas, coisas e fatos, e nunca as suas partes negativas;
6ª) Anular
totalmente o ego;
7ª) Fazer da
vida humana uma vida divina e avançar crendo sempre na vitória infalível;
8ª) Iluminar a
mente, praticando a Meditação Shinsokan todos os dias sem falta.
Doutrina:
Principais Ensinamentos da Seicho-No-Ie:
1)- A Verdade
essencial da Seicho-No-Ie é: "O Homem é Filho de Deus" e, sendo
assim, é herdeiro de todas as dádivas dele. Basta apenas que se conscientize
disso para manifestar no mundo fenomênico (mundo material) a sua perfeição.
2)- Seu
conjunto doutrinário incorpora elementos do Cristianismo, do budismo e do
xintoísmo - três grandes religiões presentes no Japão, representadas no seu
símbolo oficial respectivamente pela estrela verde no centro, pela cruz gamada
branca intermediária (Lua) e pelo círculo vermelho externo com suas 32 flechas
(Sol).
Predomina, a exemplo da outras Novas Religiões Japonesas, elementos da
religiosidade nipônica, que valoriza todas as formas de vida, preza pelo
respeito ao próximo, gratidão aos pais e cultua os ancestrais.
3)- A Doutrina
da Seicho-no-iê é alicerçada nas escrituras de Masaharu Taniguchi, sendo as
mais importantes entre os adeptos, a "Sutra Sagrada Chuva de Néctar da
Verdade" (Seikyo Kanro-no-Hou, em japonês)e a Coleção "A Verdade da
Vida" (Seimei no Jissô, em japonês ), composta por 40 volumes, que
sintetiza as pregações de Taniguchi. Estas obras são publicadas noJapão pela
Nippon Kyobunsha Co. Ltd. e, no Brasil, pela Seicho-no-ie do Brasil.
4)- Verdade Vertical: Só Deus e o
que Ele cria existem verdadeiramente, ou seja, não tem início nem fim, é eterno,
infinito.Ele é o Bem, o Criador, a Verdade, Jissô (Imagem Verdadeira), etc. Como
o homem (na sua essência espiritual) também é criação de Deus, ele possui a
mesma natureza infinita de Deus. Daí vem a principal convicção do adepto da Seicho-No-Ie:
"O Homem é Filho de Deus".
5)- Verdade
Horizontal: O mundo
fenomênico é projeção da mente humana; o mal(Pecado)
não existe, ou seja, tem início e fim, é efêmero, não é eterno, é finito (ele é apenas criação da mente humana).
Da mesma forma, a doença, a morte, o envelhecimento e os pecados também não
existem porque são derivações desse mesmo mal (ilusões da mente humana); Todas
as coisas perceptíveis aos cinco sentidos e também ao sexto sentido não são
existências reais porque não têm a mesma natureza perfeita de Deus. Elas são, portanto, projeções da mente
humana (ilusão) que constitui a causa dos sofrimentos humanos(5).
6)- Jissô: A realidade absoluta, transcendental,
o ser verdadeiro, absoluto, eterno e perfeito, constituído de Idéia de Deus; a
Essência do ser.
7)- Sua origem
cerimonial está ligada, principalmente, ao Xintoísmo, sendo também seus rituais
o batismo, casamento e culto aos antepassados, do qual é talvez o melhor
representante fora do Japão. Vale ressaltar que na Seicho-No-Ie há muita
liberdade de adaptação de cerimonias ligadas à cultura local.
8)- Diferentemente
de muitas religiões tradicionais, onde a conduta dos adeptos é condicionada
pelo medo, Nakajima explica que a
Seicho-no-iê rejeita o "tem de ser assim", isto é considera que nada
deve ser forçado e ensina a viver naturalmente a vida como ela é. Ensinamentos como
"O ser humano é filho de Deus", "O mundo fenomênico é projeção
da mente" e "Grande harmonia" são interpretados de várias
maneiras, em conformidade com pessoa, tempo e lugar.
Número de membros no Brasil:
Segundo o
departamento de comunicação da Seicho-No-Ie, em São Paulo, a doutrina conta com
cerca de 3,5 milhões de membros no Brasil, além de um número incalculável em
mais de 40 países no mundo todo. A doutrina encontra-se ramificada por todos os
estados da Federação, além do Distrito Federal, onde possui um templo em estilo
japonês.
No site
oficial da organização estão cadastrados 1.400 (mil e quatrocentos) locais de
culto. Mas como algumas regionais estaduais não cadastram todos os locais de
culto, esse número pode ultrapassar os 6.000 (seis mil).
BIBLIOGRAFIA:
TOKUHISA,
Katsumi. Conforme a Atitude mental - Vol. 1. São Paulo: Seicho-no-ie do Brasil,
1991. ISBN 978-85-7156-310-0
ALBUQUERQUE,
1999, p. 32
Apud TANIGUCHI
(2005) p. 7
TANIGUCHI,
Masaharu. O que é a Seicho-no-Iê. São Paulo: Seicho-no-ie do Brasil, 1995. ISBN
978-85-7156-316-2
TANIGUCHI,
Masaharu. Sutra Sagrada - Chuva de Néctar da Verdade. 42. ed. São Paulo:
Seicho-no-ie do Brasil, 2008. ISBN 978-85-7156-381-0
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