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Tudo que você queria saber sobre a Seita do Santo Daime - O Culto do Sipó

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 18 de novembro de 2013 | 23:39





O Santo Daime é uma manifestação religiosa surgida em plena região amazônica nas primeiras décadas do século XX.

A DOUTRINA:

Consiste em uma doutrina espiritualista que tem como base o uso sacramental de uma bebida enteógena (para os psiquiatras uma droga psicodélica a ayahuasca )

A doutrina não possui proselitismo, sendo a prática espiritual essencialmente individual, sendo o autoconhecimento e internalização os meios de obter sabedoria.

Segundo seus adeptos, a doutrina do Santo Daime é uma missão espiritual cristã, que encaminha os seus praticantes ao perdão e a regeneração do seu ser. Isto acontece porque o daimista, ao participar dos cultos e ingerir o Santo Daime inicia um processo de auto conhecimento, que visa corrigir os defeitos e melhorar-se sempre, para que possa um dia alcançar a perfeição.




A nova seita religiosa mesclou elementos culturais diversos como as tradições caboclas e xamânicas, o catolicismo popular, o esoterismo e tradições afro-brasileiras.Nos rituais sempre há uma forte presença musical. São sempre cantados hinos religiosos e são usados maracás, um instrumento indígena ancestral, na maioria dos locais de culto, além de violas, flautas, bongôs e atabaques.


História:










Surgiu no estado brasileiro do Acre, no início do século XX, tendo como fundador o lavrador e descendente de escravos Raimundo Irineu Serra, que passou a ser chamado dentro da doutrina e por todos que o conheciam como Mestre Irineu.Após conhecer a bebida sacramental chamada de ayahuasca pelos nativos da região Amazônica, Irineu Serra teve uma visão de características marianas, em que um ser espiritual superior lhe entrega a missão do Santo Daime.




Raimundo Irineu Serra nasceu em São Vicente Ferrer, no Estado do Maranhão em 1892. No final da primeira década do século, embarcou para o então Território do Acre para trabalhar nos seringais, onde se estabeleceu próximo à cidade de Brasileia, na fronteira com a Bolívia. Foi ali que Raimundo Irineu Serra, teve sua iniciação com a ayahuasca (um dos muitos nomes da beberagem), recebendo a missão de uma entidade feminina associada com a Virgem Maria (Virgem da Conceição ou Rainha da Floresta) de expandir a doutrina e utilizar todo o conhecimento nela inserida para a cura.


Mestre Irineu não inventou a ayahuasca, foi apenas responsável pela cristianização do seu uso, rebatizando a bebida a partir do rogativo



 "Dai-me Amor", "Dai-me Firmeza".



Na década de 1930 inicia seus trabalhos espirituais com um pequeno grupo de seguidores nos arredores de Rio Branco e, com o passar dos anos, viu esse grupo aumentar em tamanho e importância no cenário acreano.



Raimundo Irineu Serra faleceu em 6 de julho de 1971.



DIVERGÊNCIAS INTERNAS:




Fugindo dos princípios da doutrina, e desrespeitando aos advertimentos do Mestre antes do falecimento iniciou-se um movimento de expansão com a criação de novos centros como o CEFLURIS  liderada por Sebastião Mota de Melo.



Em 2006, estimava-se em aproximadamente 10.000 os seguidores dessa doutrina no Brasil e no mundo. Há centros legalmente instituídos em quase todos os estados brasileiros e em países como Espanha e Países Baixos, além de grupos que celebram os cultos em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela e Portugal.


A doutrina ficou então dividida em várias vertentes:


1ª)- CICLU: O Centro de Iluminação Cristã Luz Universal - Alto Santo - dirigido pela viúva do mestre, Peregrina: Gomes Serra.


2ª)- O CEFLURIS:fundado pelo Sebastião Mota de Melo, natural de Eirunepé, Amazonas. O Centro Eclético de Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra (CEFLURIS) foi registrado em 1974, com sede na cidade do Rio Branco, como um centro espírita estruturado sob a forma de sociedade religiosa sem fins lucrativos, responsável pela organização da Doutrina e pelo feitio e distribuição da bebida sacramental utilizada nos rituais.


3ª)- Inúmeros centros independentes ou não diretamente ligados ao CICLU ou ao CEFLURIS surgiram após a expansão para o resto do país. Um dos mais recentes desdobramentos desta expansão é o surgimento de centros independentes, que promovem sincretismos com a Umbanda, o Hinduísmo.

4ª)- CEFLI: Centro Eclético Flor do Lótus Iluminado - Um centro considerado expansionista, mas que ritualísticamente segue os princípios do Alto Santo , com sede em Capixaba, Acre, e dirigido por Luiz Mendes do Nascimento, mas com seguidores em vários locais do mundo.


O uso ritual de substâncias psicoativas como a ayahuasca vem sendo discutido em vários países:

No Brasil, o CONAD (Conselho Nacional Antidrogas) do Brasil, retirou a ayahuasca da lista de drogas alucinógenas conforme portaria publicada no Diário Oficial da União em 10 de novembro de 2004, permitindo o uso ritual.

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, encaminhou em 2008 ao IPHAN, um processo para transformar o uso do chá de ayahuasca, em patrimônio imaterial da cultura brasileira.

Legislação para uso do chá:


Dimetiltriptamina, ou DMT, é o princípio ativo da ayahuasca.

Em janeiro de 2010 o governo brasileiro formalizou legalmente o uso religioso do chá ayahuasca, vetando o comércio e propagandas do mesmo, que só poderá ser utilizado com fins religiosos e não lucrativos, com a criação de um cadastro facultativo para as entidades que o utilizam.

A bebida chegou a ser proibida no país em 1985, sendo liberada dois anos depois, e ocorreu uma nova tentativa de proibição nos anos 1990.

Atualmente não havia impedimento para o uso do chá em cerimônias religiosas, porém não existiam orientações para o seu uso em conformidade com o direito.


Atualmente:


Em 2010, o cartunista Glauco Villas-Boas foi assassinado por uma pessoa que frequentou a doutrina do Santo Daime.







A família do assassino acusa o consumo do chá, de levá-lo a ter delírios psicóticos que desencadeou o assassinato. Outras fontes declaram que o jovem já sofria de problemas psiquiátricos antes de frequentar as sessões com o Santo Daime e que estaria passando por uma crise.




Bibliografia Consultada:



•LABATE, BEATRIZ CAIUBY Reinvenção do uso da ayahuascha em centros urbanos, Mercado de Letras, 2004


MACRAE, Edward Guiado pela lua, Editora Brasilense, 1992.


•MOTIMER, Lúcio Nosso Senhor Aparecido na floresta s/ed


•SANTANA, RICARDO J. ARRUDA, CAROLINA Centro Livre - Ecletismo cultural no Santo Daime, All Print.


Fonte: Wikipedia


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