A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » , » A Fé, o Conhecimento e a Vontade no Plano de Salvação

A Fé, o Conhecimento e a Vontade no Plano de Salvação

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 8 de maio de 2012 | 07:13



A fé é indispensável a todos que se doam ao Senhor, “pois sem fé é impossível agradar a Deus “(Hb 11.6)

Porém, a fé implica adesão da Vontade, que por sua vez, o objeto da fé  precisa ser melhor conhecido para uma plena adesão da Vontade, pois já dizem os Santos: “Creio para compreender e compreendo para melhor crer.”



A pergunta de Maria : Como se dará  ?  no evangelho de Lucas, é um exemplo claro da fé esclarecida, que dando razões e compreendendo melhor sua fé, predispõe a sua vontade para um SIM pleno: “Eis aqui a escrava do Senhor.”



No Ícone da Anunciação vemos claramente a Vontade e Livre arbítrio de Maria atuando, quando sua mão direita está a pedir um tempo ao anjo que junto com toda a humanidade ficam na expectativa esperando Maria dar o seu Sim.




A alma humana possui três potências: A inteligência, a vontade e a sensibilidade.

1)- A inteligência tem como fim próprio o conhecimento da verdade, enquanto que a vontade quer o bem.



2)- A sensibilidade é a potência de nossa alma mais ligada ao corpo. Por meio dela sentimos alegria, tristeza, agrado, desagrado, amor, ódio, simpatia, antipatia, etc. Também por meio da sensibilidade sentimos prazer ao contemplar o que é belo. Porém, não basta sentir a beleza. Nossa sensibilidade deve ser racional, e por isso devemos sentir racionalmente a beleza, procurando entender a razão do prazer estético.




"A mais nobre potência da alma é a inteligência, mas a mais importante é a vontade."


A inteligência é mais nobre porque ela guia a vontade, pois que lhe mostra o que é bom. Este bem, todavia, poderá ser amado ou não pela vontade. O amor do bem completa o processo racional, levando-o a seu termo.

Se a sensibilidade acompanha ou não as potências superiores, sentindo agrado com o bem e desagrado com o mal, isto é secundário. O normal, porém, será que a sensibilidade se compraza com o bem conhecido.

3)- A vontade só pode querer o bem que foi compreendido antes pela inteligência.


É impossível amar o que não se conhece.

Conhecer um bem e não querê-lo é impedir que o processo racional chegue a seu termo.

É nisso que consiste o pecado: não amar o bem conhecido, ou não amá-lo ordenadamente.

Se é para não amar o bem, seria melhor não conhecê-lo, melhor seria não ter nascido, como foi dito de Judas, que conheceu o Bem e O odiou. O inferno foi criado para punir Lúcifer e todos os que, tendo conhecido o bem, ou não o amaram de modo ordenado, ou o odiaram.

Por isso, não seremos julgados pelo conhecimento de nossa inteligência, mas pelo amor de nossa vontade ao bem.

Daí, a vontade, embora menos nobre que a inteligência, ter mais importância concreta. Dela depende nossa salvação ou perdição.

" Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo"


Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger