A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » , , » QUAL A VERDADEIRA REFORMA SOCIAL QUE PODEMOS OFERECER AO MUNDO COMO CRISTÃOS ?

QUAL A VERDADEIRA REFORMA SOCIAL QUE PODEMOS OFERECER AO MUNDO COMO CRISTÃOS ?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 11 de março de 2012 | 13:59




“ Como Cristãos,a melhor obra de promoção humana que podemos prestar a humanidade que sofre, é oferecer Jesus Cristo, que quando aceito e assumido,restaura toda dignidade humana perdida e ofuscada pelo pecado...” (João Paulo II).

Vivemos a era do desenvolvimento científico e dos avanços tecnológicos.


No entanto, embora a satisfação e o conforto que os avanços proporcionam para a vida material, não conseguem preencher o vazio da alma.


O homem aspira qualquer coisa de superior, sonha com melhores instituições, deseja a vida, a felicidade, a igualdade, a justiça para todos.


Mas, como atingir tudo isso com os vícios da sociedade e, sobretudo, com o egoísmo imperando?


O homem sente a necessidade do bem para ser feliz e compreende que só o bem pode lhe dar a felicidade pela qual aspira.


Mas, como ocorrerá isso?Ora, se o reino do bem é incompatível com o egoísmo, é preciso que o egoísmo seja destruído.


Mas, o que pode destruí-lo?

1)- A predominância do sentimento do amor, que leva os homens a se tratarem como irmãos e não como inimigos.

2)- A caridade desinteressada, sem esperar recompensas é a base, a pedra angular de todo edifício social. Sem ela o homem construirá sobre a areia.



Mas como exemplificar o bem num meio corrompido pela maldade, a violência, a corrupção?


1)- Está nos desígnios de Deus que, por seus próprios excessos, as más paixões se destruam. O excesso de um mal é sempre o sinal de que está a chegar ao seu fim, pois onde prolifera o pecado superambunda a graça de Deus.


2)- No entanto, sem a caridade o homem constrói sobre a areia. Um exemplo torna isso compreensível.Alguns homens bem intencionados, tocados pelos sofrimentos de uma parte de seus semelhantes, supuseram encontrar o remédio para o mal em certas doutrinas de reforma social.


3)- Vida comunitária, por ser a menos custosa; comunidade de bens para que todos tenham a sua parte; nada de riquezas, mas, também, nada de miséria.



4)- O fato é que os autores, fundadores ou promotores de todos esses sistemas, sem exceção, não visaram senão a organização da vida material de uma maneira proveitosa a todos, porém de forma materialista.


5)- A finalidade é louvável, indiscutivelmente. Resta saber se, nesse edifício, não falta a base que, só ela, poderia consolidá-lo, admitindo-se que fosse praticável.

6)- A vida comunitária é a abnegação mais completa da personalidade.


7)- Um sistema que, por sua natureza, requer para sua estabilidade virtudes morais no mais supremo grau, haveria que ter seu ponto de partida no elemento existencial e humanista, pois ele não o leva absolutamente em conta, já que o lado material é a sua finalidade exclusiva, o homem como mera ferramenta do sistema, ou seja: O homem feito para servir ao Estado, e não o estado a serviço do homem.


8)- Enfeitam com nomes simbólicos de: Igualdade,fraternidade e solidariedade mas a fraternidade, assim como a caridade, não se impõe nem se decreta, é algo que existe no coração e não será um sistema que a fará nascer.


9)- Ao mesmo tempo em que isto ocorre, o defeito antagônico à fraternidade arruinará o sistema e o fará cair na anarquia, e totalitarismos,já que cada pessoa quererá tirar para si a melhor parte, isto é inerente a condição humana ferida pelo Pecado Original.


10)- A experiência aí está, diante de nossos olhos, para provar que eles não extinguem nem as ambições nem a cobiça humana com estes sistemas.Pois os homens podem fundar Comunas e Gulaks sob o regime da Igualdade tentando fugir ao egoísmo que os esmaga, mas o egoísmo seguirá com eles como vermes roedores.E lá, onde se acham, haverá exploradores e explorados,sob outro regime de poder, pois mudam-se as coleiras, mas o cachorros continuam os mesmos.


11)- Por todas essas razões é que nunca haverá reforma social que se sustente em sistemas que não levem em conta a dimensão humano-existencial e espiritual, pois somos corpo e alma espiritual.


12)- É incontestável que antes de fazer a coisa para os homens, é preciso formar os homens para a coisa, como se formam obreiros, antes de lhes confiar um trabalho, e que eles queiram livremente, e não por imposição.

Por fim lembremo-nos: Cristão não mata, mas da a vida como fez Cristo.


“LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO”
Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger