A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » Somos hipócritas e a Sociedade é Hipócrita? Sim !!! E dai ?

Somos hipócritas e a Sociedade é Hipócrita? Sim !!! E dai ?

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 15 de novembro de 2011 | 18:39


























REFLEXÕES SOBRE A HIPOCRISIA HUMANA






Volta e meia, os (as) fiscais da “hipocrisia dos outros” (claro), voltam com essa temática, julgando-se o suprassumo da autenticidade como se não tivesse também, suas hipocrisias de cada dia. Sem querer generalizar, para não cometer injustiças, mas percebemos que na grande maioria destes(as) fiscais, oculta-se não o desejo de uma autêntica conversão e mudança de vida, mas uma tentativa de justificar as suas próprias hipocrisias, com seus conflitos, crises existenciais, e até vocacionais que vão contra tudo aquilo do qual estão revestidos(as). Segue na matéria abaixo uma reflexão que vai nos ajudar não a justificar nossas hipocrisias, mas buscar ajustar nossa vida aos critérios de Cristo e não aos nossos. Porque se for usar o critério destes(as) fiscais e não os de Cristo, a coisa seria mais ou menos assim: Se a pessoa é casada e cai em adultério, é para abandonar a família e se separar, jamais buscar a conversão, a reconciliação e mudança de vida. Para estes(as) fiscais é como lembrou o Papa Francisco: Para eles(as) a misericórdia, para os outros a justiça implacável de Deus. Se a pessoa tem tendência a homossexualidade, para estes(as) fiscais não é para ela buscar a conversão, a confissão, o auxílio da graça de Deus, direção espiritual e psicológica, isto seria ofensivo e preconceituoso, basta tão somente, arrancar ou negar algumas páginas da bíblia e do magistério da Igreja, ajustando tudo isto ao seu estilo de vida desregrado, e não o contrário, como se ele(a) estivesse certo(a) e toda bíblia, tradição e magistério da Igreja estivessem errados.



“Nossa sociedade  é hipócrita ?  É Sim !!! E nós muitas vezes somos e agimos como hipócritas, e daí ? Escandalizado com esta verdade ? Porém fique sabendo que erros, pecados, e nossas hipocrisias não é licença para  agir inescrupulosamente,se auto permitindo a tudo, ou querendo institucionalizar o pecado,mas é motivo para continuarmos a lutar com o auxílio da graça de Deus, pela coerência de vida conforme as nossas opções definitivas...” 
( Pe. Leo - SCJ).



"Se a sociedade não fosse viciada em hipocrisia, a infidelidade seria institucionalizada, você não acha?!" (Martha Medeiros)




“Vivemos numa sociedade hipócrita, que só pensa em resolver algum problema, quando este lhe incomoda de perto.” ( Daniel Tomaz).



“Numa sociedade movida à dinheiro e hipocrisia, encontramos pessoas propensas à diversos rumos incluindo devassidão. Cuidado com quem tu anda, pois sua companhia sumariza quem tu é. Não tenha medo de lutar pelo que acredita, apenas seja você, mesmo nos mais divergentes momentos que possam surgir. Fazendo isto, certamente afetará os que estão à tua volta que não gostam de como é. Fará triagem do joio e do trigo. Mas pelo menos saberá quem está do lado de cá e do lado de lá. Só tome cuidado com o lado que ficará, pois uma escolha errada pode te afetar drasticamente.Pense no teu futuro. Uma escolha hoje muda teu destino amanhã.Seja feliz, haja com honestidade sempre. Mas acima de tudo, cuidado com o que te tornarás...”(Rafael Russon)















Cansei



Estou cansada
Cansada dessa vida
Desse mundo cheio de hipocrisia
Dessa sociedade padrão
De tudo que me faz sofrer
E machucar meu coração

Cansei de não ser ouvida
De tanto reprimir meus sentimentos
Pra não machucar quem amo
Cansada de ser tachada de grossa
Por falar o que merece ser ouvido...



Preciso de serenidade
Aqui dentro de mim
Eu não sou assim
Queria um escape
Algo que me fizesse sentir...
Mais será utopia, ou hipocrisia, o amor dentro de mim?

(Érikinha Mariah)




"A Hipocrisia tornou-se uma in-virtude necessária, senão como conviveríamos em sociedade..." (Do Filme: O Mentiroso).































"O que geralmente anda me intrigando é a hipocrisia da nossa sociedade.Porque a maioria das pessoas fingem ser o que não são? Somente pelo simples fato de que elas podem não ser bem aceitas na sociedade? Pois sim, é exatamente nesse mundo que vivemos, onde cada pessoa finge ser uma pessoa que ela pensa que  é...Ambíguo, mas real" (Dabrê).




"Sociedade Hipócrita: Quem oculta é certo, quem declara é errado..."(Gy Motro)



Fonte: Uol Pensador





POR QUE AGIMOS ÀS VEZES COM HIPOCRISIA ?


































Todos nós erramos, temos falhas em nossa vida. Jamais encontrei alguém que, dado o tempo suficiente, não mostrasse uma falha qualquer. A questão, porém é: “Quando é que essa pessoa que permanece no erro(pecado) dá condições a Satanás para atingi-la, de modo que aquela falta venha à tona, isto é, se torne manifesta ? “. Pois está escrito: 


“Nada há de oculto que não venha a ser revelado...”



No meio cristão há a tendência de chamar de hipócrita a pessoa que é surpreendida em alguma falta. A questão é: será que a pessoa surpreendida em falta deve receber a nossa compaixão e ser corrigida com o espírito de brandura (Gaiatas 6,1)? Ou será que ela merece ser "apedrejada" em se tratando de questão de flagrante hipocrisia?  Ambas as pessoas são erradas, tanto a que é surpreendida em falta como a hipócrita, mas o tratamento com elas é diferente.Parece-me que precisamos definir a diferença que há entre o hipócrita e a pessoa "surpreendida nalguma falta". Observe o que Jesus ensinou:




"Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois com o critério com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirá a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? HIPÓCRITA, tira primeiro a trave do teu olho e então verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão. Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés, e, voltando-se, vos dilacerem." - Mateus 7,1-6.



Você e eu sabemos que Deus usa homens em Seu serviço, e homens falhos. Graças a Deus por isso, pois caso contrário Ele não poderia usar a nenhum de nós. Sabemos também que Deus "suporta" muita iniquidade nos homens, desde a preguiça até a imoralidade; e mesmo nesse caso Deus usa quem (homem ou mulher) que se coloca à disposição dEle. Certamente Ele faz isso em razão do Seu grande amor pela almas perdidas. Mas temos de nos conscientizar de que, nesses casos, não são as faltas da pessoa que dão condições ao diabo para as "julgar e condenar" perante os homens, mas, sim, a HIPOCRISIA delas, que é uma franca violação dos princípios espirituais estabelecidos pelo amor e a graça de Deus em nossas vidas.

Consideremos o caso da pessoa que é culpada de faltas tais como: mentiras, roubo, imoralidade, calúnias, etc. Quando tal pessoa JULGA outra a respeito de falta igual à dela própria, em razão de sua hipocrisia em julgar o seu irmão.Nesse caso a pessoa julga e condena o irmão pela mesma falta (ou faltas) que ela própria talvez encobre em si mesma.



Deus faz tudo para ajudar cada pessoa a vencer as suas faltas, mas quando a pessoa se levanta em julgamento contra outra, condenando-a pela mesma falta que ela própria pratica, essa pessoa se exalta diante de Deus numa situação espiritual que é totalmente falsa.


Todos nós necessitamos lembrar do que disse o apóstolo Paulo:



"És indesculpável quando julgas... quem quer que sejas; porque no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas" - (Romanos 2,1).

Veja como Jesus se referiu ao homem que condena, no outro, aquilo que ele mesmo pratica:



"HIPÓCRITA, tira primeiro a trave do teu olho e então verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão...- (Mateus 7,5).


ATENÇÃO!!! Hipócrita, então, não é (como geralmente se pensa) a pessoa que simplesmente encobre as suas faltas ou pecados, aparentando ser uma pessoa correta. Hipócrita é a pessoa que JULGA OUTRA pela falta ou pecado que ELA MESMA PRATICA.






    
EIS AQUI O VERDADEIRO ENTENDIMENTO DO QUE É A HIPOCRISIA:




Pode haver alguém que, consciente de suas faltas, esteja buscando continuamente a Deus por força espiritual para vencê-las. Essa pessoa não quer que suas faltas sejam expostas para que outros não fiquem escandalizados em relação ao Evangelho. Uma pessoa desse tipo não é hipócrita, é alguém "surpreendido nalguma falta" (Galatas 6,1), que necessita ser restaurado.” O procedimento da pessoa hipócrita é bem diferente, pois ela se exalta contra os outros, ostentando uma"santidade" que realmente não tem; e, colocando-se como juiz do irmão, procura mostrar sua superioridade, que nada mais é que uma tremenda falsidade, pois o hipócrita pratica a mesma coisa que condena no outro.É essa falsa posição de "piedade" que da condições ao diabo para "arrasar" com a vida do hipócrita, e é por isso que Jesus continuou o seu ensinamento, dizendo:



"HIPÓCRITA, tira primeiro a trave do teu olho e então verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão. Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés, e, voltando-se, vos dilacerem." - (Mateus 7,5-6).




Os "valores santos" que a pessoa dá aos cães, bem como as "pérolas" que lança aos porcos, são as Verdades espirituais (princípios da Graça e Amor de Deus) que a pessoa hipócrita violenta, ao JULGAR o seu irmão pelas mesmas faltas que ela própria pratica.
O pior de tudo isso,  é que nesses casos, Satanás procura não apenas "expor" a hipocrisia de alguém, mas sim, lançar escândalo sobre o Evangelho e desacreditar a Palavra de Deus.Pois a pessoa que age e vive na hipocrisia, quando é descoberto, não tem a humildade de reconhecer-se fraco perante os outros, revolta-se contra si, contra os outros,contra Deus que permitiu a exposição de seu pecado e se afasta de do caminho de Deus.Estas pessoas se esquecem que Deus está sempre disposto a perdoar e acolher que peca e humildemente confessa seu pecado e suas fraquezas, pois está escrito:



"Se confessarmos os nossos pecados, Ele (Deus) é fiel e justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda Injustiça" - (1 João 1,9)


Lembremo-nos sempre de que não são nossas  faltas e imperfeições que dão condição ao diabo para o julgar e condenar, mas é o procedimento hipócrita que julga e condena o outro pelas mesmas falhas e imperfeições que  encobrimos no próprio íntimo.Se, ao invés de apontar a falta do outro, rezar por ele; se ao invés de dar condição ao diabo para condená-lo, você abrir o canal para o poder e graça de Deus a fluírem em sua vida, você certamente entenderá o que Jesus ensinou, ao dizer:



"Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a lei, e os profetas (o cumprimento da Palavra de Deus)" - Mateus 7,12.




























CONCLUSÃO




O que Jesus diz é que, quando nós tratamos os outros como gostaríamos que eles nos tratassem (mesmo que os outros nem sempre nos tratem dignamente dessa maneira), DEUS tratará conosco como merecemos, em razão do modo com que tratamos o irmão.



“LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO"



----------------------------------------------------------




Apostolado Berakash – Trazendo a Verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco  pelo e-mail:



filhodedeusshalom@gmail.com

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger