REFLEXÕES SOBRE A "HIPOCRISIA HUMANA"
Esse é um dos temas mais controversos na Teologia Moral, sempre tendente ao extremismo: "libera tudo, ou privar-se de tudo, negando a nossa humanidade ferida pelo pecado". Volta e meia, os (as) fiscais da
“hipocrisia dos outros” (claro), voltam com essa temática, julgando-se o suprassumo
da autenticidade como se não tivesse também, suas hipocrisias de cada
dia. Sem querer generalizar, para não cometer injustiças, mas
percebemos que na grande maioria destes(as) fiscais, oculta-se não o desejo de
uma autêntica conversão e mudança de vida, mas uma tentativa de
justificar as suas próprias hipocrisias, com seus conflitos, crises
existenciais, e até vocacionais que vão contra tudo aquilo do qual estão
revestidos(as). Segue na matéria abaixo uma reflexão que vai nos
ajudar não a justificar nossas hipocrisias, mas buscar ajustar nossa vida aos
critérios de Cristo e não aos nossos. Porque se for usar o critério destes(as)
fiscais e não os de Cristo, a coisa seria mais ou menos assim: Se a pessoa é
casada e cai em adultério, é para abandonar a família e se separar, jamais
buscar a conversão, a reconciliação e mudança de vida. Para estes(as) fiscais é
como lembrou o Papa Francisco: Para eles(as) a misericórdia, para os outros a
justiça implacável de Deus. Se a pessoa tem tendência a homossexualidade,
para estes(as) fiscais não é para ela buscar a conversão, a confissão, o
auxílio da graça de Deus, direção espiritual e psicológica, isto seria ofensivo
e preconceituoso, basta tão somente, arrancar ou negar algumas páginas
da bíblia e do magistério da Igreja, ajustando tudo isto ao seu estilo de vida
desregrado, e não o contrário, como se ele(a) estivesse certo(a) e toda bíblia,
tradição e magistério da Igreja estivessem errados.
( Pe. Leo - SCJ).
"A Hipocrisia tornou-se uma "in-virtude" necessária, senão, como conviveríamos em sociedade..." (do Filme: O Mentiroso).
"O que geralmente anda me intrigando é a hipocrisia da nossa sociedade.Porque a maioria das pessoas fingem ser o que não são? Somente pelo simples fato de que elas podem não ser bem aceitas na sociedade? Pois sim, é exatamente nesse mundo que vivemos, onde cada pessoa finge ser uma pessoa que ela pensa que é...Ambíguo, mas real" (Dabrê).
Fonte: Uol Pensador
POR QUE AGIMOS ÀS
VEZES COM HIPOCRISIA ?
Todos nós erramos, temos falhas em nossa vida. Jamais encontrei alguém que, dado o tempo suficiente, não mostrasse uma falha qualquer. A questão, porém é: “Quando é que essa pessoa que permanece no erro(pecado) dá condições a Satanás para atingi-la, de modo que aquela falta venha à tona, isto é, se torne manifesta ? “. Pois está escrito:
“Nada há de oculto que não venha a ser revelado...”
No meio cristão há a tendência de chamar de hipócrita a pessoa que é surpreendida em alguma falta. A questão é: será que a pessoa surpreendida em falta deve receber a nossa compaixão e ser corrigida com o espírito de brandura (Gaiatas 6,1)? Ou será que ela merece ser "apedrejada" em se tratando de questão de flagrante hipocrisia? Ambas as pessoas são erradas, tanto a que é surpreendida em falta como a hipócrita, mas o tratamento com elas é diferente.Parece-me que precisamos definir a diferença que há entre o hipócrita e a pessoa "surpreendida nalguma falta". Observe o que Jesus ensinou:
"Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois com o critério com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirá a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? HIPÓCRITA, tira primeiro a trave do teu olho e então verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão. Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés, e, voltando-se, vos dilacerem." - Mateus 7,1-6.
Você e eu sabemos que Deus usa homens em Seu serviço, e
homens falhos. Graças a Deus por isso, pois caso contrário Ele não poderia usar a nenhum de nós. Sabemos também que Deus "suporta" muita
iniquidade nos homens, desde a preguiça até a imoralidade; e mesmo nesse caso
Deus usa quem (homem ou mulher) que se coloca à disposição dEle. Certamente Ele
faz isso em razão do Seu grande amor pela almas perdidas. Mas temos de nos
conscientizar de que, nesses casos,
não são as faltas da pessoa que dão
condições ao diabo para as "julgar e condenar" perante os homens, mas, sim, a HIPOCRISIA delas, que é uma franca
violação dos princípios espirituais estabelecidos pelo amor e a graça de Deus
em nossas vidas.Consideremos o caso da pessoa que é culpada de faltas tais como: mentiras, roubo, imoralidade, calúnias, etc. Quando tal pessoa JULGA outra a respeito de falta
igual à dela própria, em razão de sua hipocrisia em julgar o seu irmão.Nesse
caso a pessoa julga e condena o irmão pela mesma falta (ou faltas) que ela
própria talvez encobre em si mesma.Deus faz tudo para ajudar cada pessoa a vencer as suas
faltas, mas quando a pessoa se levanta em julgamento contra outra, condenando-a
pela mesma falta que ela própria pratica, essa pessoa se exalta diante de Deus
numa situação espiritual que é totalmente falsa.
"És indesculpável quando julgas... quem quer que sejas; porque no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas" (Romanos 2,1).
Veja como Jesus
se referiu ao homem que condena, no outro, aquilo que ele mesmo pratica:
"HIPÓCRITA, tira primeiro a trave do teu olho e então verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão..." - (Mateus 7,5).
"Se confessarmos os nossos pecados, Ele (Deus) é fiel e justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda Injustiça" - (1 João 1,9)
"Tudo
quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles;
porque esta é a lei, e os profetas (o cumprimento da Palavra de Deus)" -
Mateus 7,12.
Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3vFWLq5
....................................................................
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!
Verdade!
Porque se for usar o critério destes(as) fiscais e não os de Cristo, a coisa seria mais ou menos assim: Se a pessoa é casada e cai em adultério, é para abandonar a família e se separar, jamais buscar a conversão, a reconciliação e mudança de vida. Para estes(as) fiscais é como lembrou o Papa Francisco: Para eles(as) a misericórdia, para os outros a justiça implacável de Deus. Se a pessoa tem tendência a homossexualidade, para estes(as) fiscais não é para ela buscar a conversão, a confissão, o auxílio da graça de Deus, direção espiritual e psicológica, isto seria ofensivo e preconceituoso, basta tão somente, arrancar ou negar algumas páginas da bíblia e do magistério da Igreja, ajustando tudo isto ao seu estilo de vida desregrado, e não o contrário, como se ele(a) estivesse certo(a) e toda bíblia, tradição e magistério da Igreja estivessem errados.
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.