A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , , » Como entender o papel da "CO-REDENÇÃO" de Maria no Plano de Deus?

Como entender o papel da "CO-REDENÇÃO" de Maria no Plano de Deus?

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 4 de novembro de 2011 | 01:13








POR QUE MARIA É CO-REDENTORA?





Nos últimos decênios registrou-se na Igreja um movimento favorável à definição de um dogma referente à Maria Santíssima Medianeira, Co-redentora e Advogada do gênero humano.As expressões desse movimento, que levou à Santa Sé as suas petições, que vão a seguir, analisadas, ao que acrescentaremos o parecer de teólogos consultados pelo Santo Papa São João Paulo II a respeito.





Os Fundamentos Teológicos




Um dos expoentes mais significativos do movimento pró-definição é o Prof. Mark Miravalle, docente de Mariologia na Universidade Franciscana de Steubenville, Ohio, U.S.A. Publicou em1996 a obra Mary: Coredemptrix; Mediatrix, Advocata. Theological Foundations II. (Queenship Publishing Company, Santa Barbara, Califórnia, U.S.A.). O livro tem o Prefácio do Cardeal Edouard Gagnon, que lhe dá certa autoridade e que argumenta do seguinte modo: “Não basta que o povo de Deus acredite na função medianeira da Ssma. Virgem: é preciso que esta seja solenemente proclamada.”No corpo do seu livro, o Prof. Miravalle propõe a seguinte formulação dogmática:“A co-redenção de Maria é aquele privilégio pelo qual a Imaculada sempre Virgem Mãe de Deus cooperou livremente com e sob Jesus Cristo, seu Filho e Redentor, na Redenção histórica da família humana, desde o seu Fiat na Anunciação até o sacrifício do seu coração materno no Calvário; e assim Maria se tornou para nós a Medianeira de todas as graças da Redenção e Advogada do Povo de Deus”.









O autor da obra não se esquece o aspecto ecumênico ou pouco ecumênico que tal definição apresenta; sabe que tanto os protestantes quanto os cristãos ortodoxos veriam na definição um obstáculo a mais para o diálogo ecumênico; julga, porém, que uma reflexão aprofundada evidenciaria os fundamentos patrísticos do dogma. Com efeito; registra-se na literatura cristã dos primeiros séculos a expressão Nova Eva, que parece conter implicitamente os títulos de Medianeira e Co-redentora.Mais: Miravalle cita textos patrísticos e, entre outros, um sermão de S. Cirilo de Alexandria (+ 444), que dizia: “Salve Maria, Mãe de Deus (Theotókos), venerável tesouro do mundo inteiro, é por meio de vós que a Ssma. Trindade é adorada e glorificada”. Cita outrossim o teólogo russo Sérgio Bulgakov, que escreveu: “A fé em Cristo que não inclua o seu nascimento virginal e a veneração de sua mãe e uma outra fé, é outro Cristianismo diferente do da Igreja Ortodoxa”. Para corroborar sua posição, Miravalle afirma outrossim que a proclamação da co-redenção de Maria lembraria ao mundo que a participação nos sofrimentos de Cristo é colaboração com a obra redentora do Senhor também quando ocorre nas gerações posteriores à de Maria Ssma. Consequentemente a Igreja estaria dizendo uma palavra de reconforto aos que sofrem em nossos dias e julgam que eutanásia e aborto são a solução para certos casos dolorosos; eis palavras de Miravalle:“O exemplo de Maria Co-redentora diz à Igreja e ao mundo que o sofrimento é co-redentor. Isto tem imediato significado para as tragédias do aborto e da eutanásia, recursos estes que, cada qual a seu modo, negam os efeitos fecundos do sofrimento”.O teólogo norte-americano dilata mais ainda o seu olhar, juntamente com o teólogo anglicano John Maquarre; é da opinião de que a definição da livre participação de Maria na obra redentora seria uma réplica ao determinismo professado por Lutero e Karl Barth, assim como pelos materialistas totalitários de direita e de esquerda:“A livre cooperação da Virgem Ssma. seria paradigma da liberdade com que todos os homens podem e devem responder ao chamado de Deus, cumprindo a missão a eles confiada. Maria seria o símbolo da perfeita harmonia que deve existir entre a vontade de Deus e a resposta dos homens ao plano do Pai.”Eis as principais razões aduzidas por Mark Miravalle em favor da definição dogmática dos títulos de Maria Medianeira, Co-redentora e Advogada.De resto, Miravalle não é senão o porta-voz de cerca de 500 Bispos, 40 Cardeais e numerosos fiéis do mundo inteiro que, seguindo os passos do Cardeal Mercier e de S. Maximiliano Kolbe, pediram à Santa Sé, no século XX, a mencionada definição.





Vejamos agora a atitude do magistério oficial da Igreja em resposta à demanda. A atitude da Santa Sé frente às mencionadas petições tem sido sóbria e prudente!





1. Assim nos anos anteriores ao Concílio do Vaticano II ou, mais precisamente, entre 1959 e 1962 foram levadas à Comissão Preparatória do Concílio 265 petições de Bispos que solicitavam “fosse a doutrina da Mediação Universal de Maria definida como dogma de fé”, 48 Bispos pediam o mesmo, acrescentando, porém “se isso for considerado oportuno” – o que perfazia um total de 313 petições, número não desprezível. Durante o Concílio mesmo, tais pedidos tornaram-se raros, chegando a cessar à medida que se adiantavam os estudos das sessões do Concílio, estudos sempre acompanhados de oração. Finalmente a Constituição Lumen Gentium, em seu capítulo VIII, apresenta uma síntese mariológica que não contém a definição dogmática da Mediação Universal de Maria; tal documento foi aprovado em 21/11/1964 por 2151 votos numa assembléia de 2156 votantes. Este resultado beirava a unanimidade e exprimia bem o pensamento do magistério da Igreja: entre os 2151 votos favoráveis estavam certamente quase todos os dos 313 Bispos que haviam pedido a definição dogmática da Mediação Universal de Maria Santíssima. Ora trinta e três anos após a promulgação da Constituição Lumen Gentium – o que é pouco tempo, se se leva em conta que os Concílios gerais são raros e excepcionais – os referenciais eclesiológicos, teológicos e exegéticos do magistério da Igreja não terão mudado.De resto, o Papa Paulo VI, ao encerrar a terceira sessão do Concílio em 21/11/64, declarou que o capítulo VIII da Lumen Gentium vem a ser a mais vasta síntese que um Concílio ecumênico jamais ofereceu “da doutrina católica referente à posição que a Santíssima Virgem Maria ocupa no mistério de Cristo e da Igreja”. Ora na base de tais fatos compreende-se que o Santo Padre João Paulo II se veja obrigado à cautela e reservas diante do movimento pró-definição.





2. Ademais é de notar que as próprias noções de Medianeira e Co-redentora são ainda ambíguas e obscuras no campo teológico. Com efeito: os manuais de Mariologia publicados nos dez últimos anos – e são cerca de vinte – não concordam entre si na maneira de entender o significado de tais atributos da Virgem Ssma. Todos são cautelosos no sentido de não afetar a figura singular e o papel único de Jesus Cristo Redentor do gênero humano. Ora essa falta de unanimidade é suficiente para se deixar de lado qualquer tentativa de definição dogmática.





3. Nota-se outrossim que os principais pronunciamentos da Igreja editados nos últimos decênios têm evitado sistematicamente o uso do termo Co-redentora. Assim sejam citadas a Constituição Munificentissimus Deus (1950) e as encíclicas Fulgens Corona (1950) e Ad Caeli Reginam (1954) de Pio XII; a Constituição Lumen Gentium do Concílio do Vaticano II (1964); as Exortações Apostólicas Signum Magnum (1967) e Marialis Cultus (1974) de Paulo VI e a encíclica Redemptoris Mater (1987) de João Paulo II. Todos estes textos davam ocasião a que se mencionasse o título de Co-redentora, mas observou-se absoluto silêncio a respeito. Ora, se tal tem sido a orientação do magistério, pode-se entender que nos dias atuais o mesmo hesite em proceder à definição solene de tal título.





4. Ao invés de Co-redenção, pode-se falar, sem os mesmos riscos de ambiguidade e desvios doutrinários, de Cooperação de Maria na obra da salvação do gênero humano. Tal vocábulo se encontra na Lumen Gentium nº 53. 56. 61. 63. Já S. Agostinho utilizava o termo cooperatio em sua obra De Sancta Virginitate 6. O Papa João Paulo II, em sua catequese de 6/4/1997, falou amplamente da cooperação de Maria na obra da salvação. Em lugar de Medianeira, recomenda-se o recurso ao título de Mãe de Deus (Theotókos) e Mãe dos homens (cf. Jo 19, 25-27): Jesus quis confiar o gênero humano à tutela e à intercessão de Maria Ssma. (cf. Lumen Gentium nº 53-56.58.61.63.65.67.69).Na qualidade de Mãe, Maria intercede em favor dos homens desde a sua gloriosa Assunção até a consumação da história da humanidade, como se lê na seguinte passagem da Lumen Gentium: "A maternidade de Maria na dispensação da graça perdura ininterruptamente a partir do consentimento que ela fielmente prestou na Anunciação, que sob a Cruz ela resolutamente manteve e manterá até a perpétua consumação de todos os eleitos. Assumida aos céus, não abandonou esta salvífica função, mas por sua multíplice intercessão continua a granjear-nos os dons da salvação eterna. Por seu maternal amor cuida dos irmãos do seu Filho que ainda peregrinam rodeados de perigos e dificuldades, até que sejam conduzidos à feliz pátria.” Por isto e Bem-aventurada Virgem Maria é invocada na Igreja sob os títulos de Advogada, Auxiliadora, Protetora, Medianeira. Isto, porém, se entende de tal modo que nada derrogue, nada acrescente à dignidade e eficácia de Cristo, o único Mediador. Com efeito; nenhuma criatura jamais pode ser colocada no mesmo plano com o Verbo Encarnado e Redentor. Mas, como o sacerdócio de Cristo é participado de vários modos seja pelos ministros, seja pelo povo fiel, e como a indivisa bondade de Deus é realmente difundida nas criaturas de maneiras diversas, assim também a única mediação do Redentor não exclui, mas suscita nas criaturas uma variada cooperação, que participa de uma única fonte.A Igreja não hesita em proclamar essa função subordinada de Maria. Pois sempre de novo experimenta e recomenda-se ao coração dos fiéis para que, encorajados por esta maternal proteção, mais intimamente deem sua adesão ao Mediador e Salvador” (nº 62).Posteriormente o Papa Paulo VI escrevia em sua Exortação Apostólica Signum Magnum nº 1:“A Virgem continua agora no céu a exercer a sua função materna, cooperando para o nascimento e o desenvolvimento da vida divina em cada uma das almas dos homens redimidos. É esta uma verdade muito reconfortante, que, por livre disposição de Deus sapientíssimo, faz parte do mistério da salvação dos homens; por conseguinte, deve ser objeto da fé de todos os cristãos”.Este texto chama a atenção por propor, não em termos de definição dogmática, mas como algo de muito lógico, a cooperação de Maria Ssma. Na obra de salvação dos homens. De resto, deve-se frisar bem que nem todas as verdades de fé hão de ser promulgadas por definições solenes do magistério extraordinário da Igreja.O magistério ordinário, que ocorre mediante o ensinamento constante e moralmente unânime dos Bispos, é suficiente para fundamentar uma verdade ou um artigo de fé. O magistério extraordinário da Igreja (que se exprime em definições solenes) há de ser sempre extraordinário; intervém por excelência em caso de debates teológicos para dissipar heresias que ameacem o patrimônio da fé.O Papa João Paulo II, em sua encíclica Redemptoris Mater concebe a mediação mariana como mediação materna.É por essa mediação materna que a Vigem coopera para a salvação de todos os homens.Todas estas ponderações estavam presentes aos teólogos que redigiram parecer sobre a solicitada definição, quando reunidos em Czestochowa, atendendo a um pedido do Papa João Paulo II.




Fonte: Revista “PERGUNTE E RESPONDEREMOS” D. Estevão Bettencourt, osb





5º DÓGMA MARIANO? MARIA CO-REDENTORA?








(Por Francisco de Almeida Araújo)





Chamando Maria co-redentora, entendemos que ela é cooperadora na redenção, efetuada só por Ele. Não queremos, evidentemente, dizer que Maria nos tenha resgatado por uma ação própria e independente, mas somente por sua união com a ação de JesusNa obra de nosso resgate Jesus não fez uma parte e Maria a outra, preste bem atenção. Ela não é co-redentora dessa forma. Os dois reunidos desempenham a obra. Conforme o papa Pio X, o que Cristo nos mereceu como justiça, isto também Maria nos mereceu, mas com título inferior. Leão XIII resume esta doutrina quando diz que: “Maria esteve associada na obra dolorosa da redenção do gênero humano”.






 MARIA A NOVA EVA!










Os padres e doutores da Igreja chamam Maria muitas vezes a nova Eva, como S. Paulo chamara Jesus o novo Adão, para indicar que sua função em nossa redenção foi análoga àquela desempenhada em nossa perda, pela primeira Eva e pelo primeiro Adão. Por uma espécie de compensação ou, se quiserem o termo, desforra, Deus quis modelar nossa salvação sobre nossa ruína. Se a Escritura pôde dizer: Pela mulher, a libertação do pecado e a vida, tríplice é o aspecto da função de Maria como co-redentora:



1.No consentimento da Virgem à proposta divina no momento da anunciação!



2.Na união de suas disposições com as disposições do único Redentor!



3.Na união de seus sofrimentos com os sofrimentos do Redentor!






(uma espada transpassará o teu coração)






Desde o nascimento de Jesus, toda vida de Nossa Senhora foi uma oblação; todos os seus atos foram de co-redenção; toda sua existência foi não só uma cooperação espiritual a nossa redenção, mas uma cooperação física e real, cooperação moral, consciente e livre! Ela, desde o Fiat da anunciação, foi colaboradora de Cristo na obra do nosso resgate. Não, não foi ela quem derramou o sangue na cruz, mas o sangue e a carne que da cruz jorrou também era dela!





É PRECISO "SEM AMBIGUIDADES" ENTENDER QUE:





1.A ação de Jesus é independente; ela não tem necessidade duma outra ação, ela se basta a si mesma plenamente. A ação de Maria é dependente, é eficaz somente pelas relações com a eficiência de Jesus.



2.Não há um Redentor e uma redentora; há um único Redentor: Jesus de Nazaré. Maria é apenas co-redentora!



3.A ação da co-redentora é uma com a do redentor!




4.A ação de Cristo alcança seu objetivo por um mérito de justiça; a de Maria, por um mérito inferior, logicamente dependente de Cristo!




5.A ação do redentor tem um valor infinito, sendo de um Deus. Esta ação bastaria para expiar os crimes infinitamente mais numerosos e mais abomináveis e para santificar mundos inumeráveis. A ação da co-redentora é super-rogatória, de mero oferecimento: “Nada pode-se acrescentar ao infinito e único sacrifício de Cristo.”






Fonte: Veritatis





-----------------------------------------------------




 

APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente, e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 



filhodedeusshalom@gmail.com

Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 15 Comentário. Deixe o seu!

8 de novembro de 2011 às 21:43

Qual o embasamento teológico para esta adoração a Maria?Em qual livro do Novo Testamento, em qual capítulo e versículo há base para tal mediação?
Graça e Paz
Gonzalez

8 de novembro de 2011 às 23:47

Prezado porta do reino ?

Prove-nos onde se afirma , e ou se orienta pelo magistério da Igreja a adoração a Maria ?

Portanto a afirmação idiota e sem fundamento é sua e não nossa.

Quanto à mediação de maria ? Bom se você lesse mais a bíblia ao invés de ficar escutando e adorando heresias de falsos pastores, veria que no evangelho de João nas BODAS DE CANÁ, foi pela MEDIAÇÃO, e ou intercessão de Maria que Cristo realizou seu primeiro milagre.

Leia mais a bíblia meu caro, pois sua porta não é a do reino de Cristo mas da de Lutero, que veio trazer a divisão e ódio entre os Cristãos, e o ódio e a divisão não é de Deus, mas de satanás, o pai da mentira, próprio do protestantismo como acabei de lhe provar.

A paz de Cristo e o amor de Maria, a mãe de meu Senhor.

Shalom !!!

9 de novembro de 2011 às 11:58

Interessante é que me dirigi com todo respeito, sem ofender, e sou chamado, em resposta, de "idiota". Fiz uma observação teológica e não obtive uma resposta satisfatória. O texto citado é fora do contexto.Portanto, é apenas pretexto. Padre Zezinho tem uma música em que afirma "as vezes quem duvida e faz perguntas, é muito mais honesto do que eu". Aprendam com ele.
Graça e Paz

9 de novembro de 2011 às 12:15

Vamos ver que foi descortêz inicialmente ?

O Sr inicia sua missiva já me prejulgando e já colocando a matéria e todos os católicos como ADORADORES de Maria, reveja sua colocação :

" Qual o embasamento teológico para esta adoração a Maria?..."

Vc quer que eu diga que esta sua pergunta capiciosa, generalisante e pre-conceituosa é o que ? Ora tenha paciência, deixe de ser hipócrita meu caro.

Com relação a pré julgamentos sem conhecer as pessoas, deixo as passagens abaixo para sua reflexão:

Mateus 7:5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.


Mt 7:1-5 Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.

Apocalipse 12:10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

A paz de Cristo e o amor de Maria a mãe do meu Senhor (Lucas 1).

Shalom !!!

9 de novembro de 2011 às 15:56

Realmente,visto de seu ponto de vista, minha pergunta inicial foi, digamos, agressiva. Peço perdão. Quero deixar claro que não foi esta intenção. A aparência de agressividade deve ter sido,talvez, por eu entender que é, no mínimo, complicado separar a adoração a Deus,latria, da hiperdulia, dedicado a Maria, que é o que acontece, segundo aprendi, quando alguém se posta de joelho pedindo a mediação da mãe de Jesus. Mas meu irmão, de acordo com a Biblia Sagrada, Edição Pastoral Catequética, da Editora Ave Maria - se não houve êrro de tradução - "...há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem" I Tm.2:5. E aí, como ficamos?
Graça e Paz
Gonzalez

9 de novembro de 2011 às 19:15

Prezado Gonzales,

A paz de Cristo e o amor de mãe de Maria a mãe de meu Senhor Jesus Cristo !

Vejo que você está melhorando ao diferenciar o culto de de Latria (Somente à Trindade); Dulia (Aos anjos e santos) e hiperdulia (Reservado a Maria rainha dos anjos e Santos conforme Apoc 12).

Respondendo a sua missiva:

" ...segundo aprendi, quando alguém se posta de joelho pedindo a mediação da mãe de Jesus. Mas meu irmão, de acordo com a Biblia Sagrada, Edição Pastoral Catequética, da Editora Ave Maria - se não houve êrro de tradução - "...há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem" I Tm.2:5. E aí, como ficamos?"


“Ora se até os pastores e pecadores protestantes podem interceder, por que os anjos e Santos que já estão junto a Cristo em espírito e em verdade não podem com muito mais eficácia ?”


Está escrito em João 9.31 : "Ora, nós sabemos que Deus não ouve apecadores...”


Para provar que os santos zelam e intercedem pelos vivos, podemos citar algumas provas bíblicas ( Se Lutero não as tiver tirado da bíblia protestante, creio que deva encontrá-las e confirmar – Faça um estudo bíblico):
Ossos de Eliseu, que ressuscitaram um morto ( II Reis 13, 21).
Intercessão dos Santos: Tb 12,12; 2Mc 15,14; Ap 5,8; 8,4.
Milagres operados por intermédio de relíquias: At 5,15; 19,11-12.
Orar uns pelos outros: Jr 15,1; At 12,5; Rm 15,30; 2Cor 13,7; Ef 6,18; Cl 4,3; 1Ts 5,25; 2Ts 3,1; Hb 13,18; Tg 5,16.
Os Santos estão nos céus: 1Ts 3,13; Hb 11,40; 12,23; 1Pd 3,19; Ap 6,9.
Somos rodeados pelos Santos: Hb 12,1.


Lembro-lhe, antes de tudo, que Deus se dizia o Deus de Abraão, Isaac e Jacó, o Deus DOS VIVOS, quando eles já estavam mortos."Lembra-te de Abraão, de Isaac e de Israel, teus servos, a quem por ti mesmo juraste" (Ex 32, 11).

Também Lot intercedeu por Segor (Gen 19, 21).E o próprio Deus disse a Abimelec:
"Agora, pois, entrega a mulher a seu marido, porque ele [Abraão] é profeta; e rogará por ti e tu viverás" (Gen 20, 7).


Será que não tem nenhum Santo com Jesus ?

Apoc.3,21: “Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci e estou sentado com meu Pai no seu trono. “

PERGUNTA QUE NÃO CALA: “Onde estão: Moisés e Elias que apareceram a Cristo na Tranfiguração ? E o ladrão que ele disse : AINDA HOJE e não no futuro, estarás comigo no paraíso ?...”


O texto de Mateus 22:31-34: Quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que Deus vos disse: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó (Ex 3,6)? Ora, ele não é Deus dos mortos, mas Deus dos vivos. E, ouvindo esta doutrina, as turbas se enchiam de grande admiração. Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se...”


O mesmo episódio desse diálogo de Cristo com os saduceus, redigido por Lucas, apresenta o mesmo diálogo de modo mais completo.


Vejamos como se encerrou o diálogo entre Cristo e os saduceus no relatório de Lucas 20,37-39: Por outra parte, que os mortos hão de ressuscitar é o que Moisés revelou na passagem da sarça ardente (Ex 3,6), chamando ao Senhor: Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacó . Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos; porque todos vivem para ele.

QUANTO A IMORTALIDADE DA ALMA E SEU ESTADO CONSCIENTE APÓS A MORTE DUAS PASSAGENS CONFIRMAM ISTO:

1ª)- O Diálogo após a morte de Lázaro, o rico e Abrão em Lucas 16,19ss

2ª)- Pedro falando sobre a descida de Cristo e sua pregação na mansão dos mortos em I Pedro 3:19-20 .

3ª)- Moisés e Elias aparecem a Cristo na Transfiguração: Mt 17.2-3

Sinto meu prezado Gonzales, mas contra fatos não existem argumentos contrários. Só cego para não querer ver esta realidade.

E agora ? Como ficamos ?

10 de novembro de 2011 às 10:09

'Meu irmão, é muito bom polemizar com respeito. A gente aprende.
Primeiramente, não sei como você conseguiu eleger Maria rainha dos anjos e santos a partir de Apc.12. Como você conseguiu inferir isto, prá mim é um mistério.
Em João 9:31,você não citou o versículo'in totum": "Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve".
Deus ouve os tementes a Ele. Tanto ouve, que ouviu Abraão, Eliseu, Elias e tantos outros que a Bíblia cita, ENQUANTO ESTAVAM VIVOS. E todos eles eram pecadores, mas tementes a Deus.
Você lembra: "Os Santos estão nos céus: 1Ts 3,13; Hb 11,40; 12,23; 1Pd 3,19; Ap 6,9.
Somos rodeados pelos Santos: Hb 12,1".
Concordo plenanamente, mas em nenhum versículo está dito explicitamente ou insinuado que eles podem mediar nossos pedidos.Fazer algo por nós. São testemunhas apenas.
Continuamos na mesma: existe um único mediador entre Deus e os homens: Jesus.
Ah! Mas nós pedimos a santo tal ou qual, ou a Maria, para intermediar junto a Jesus, poderia você dizer.
Mas por que preciso de intermediário entre Eu e Jesus, se o véu do templo se rasgou e eu tenho acesso direto a Deus?
No que concerne a imortalidade da alma e seu estado consciente, tudo bem.
Mas onde está escrito que eles podem fazer alguma coisa pelos vivos?
Usando um exemplo seu, o diálogo entre Láraro e o Rico, alí fica explícito que os que estão no céu ou no inferno, nada podem fazer pelos que estão na terra.
Quanto a Moisés e Elias, eles apareceram e falaram com Jesus, mas nada disseram, nem fizeram em favor ou contra os apóstolos que assistiram a cena.
Enfim, permance o fato de que no céu só há um mediador entre Deus e os homens, Jesus (I Tm.2:5)
Você fala que só um cego na vê a realidade e tem toda razão. Mas o pior cego é aquele que não quer ver.

Liberte-se meu irmão!
Ambos amamos a Deus; ambos tentamos ser verdadeiramente discípulos de Jesus; o que está nos separando são ensinos de instituições religiosas.
Devemos voltar ao princípio de tudo. À sã doutrina pregada por Jesus e os Apóstolos.
Devemos seguir, única e exclusivamente as escrituras,pois
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;" (II Timóteo 3 : 16)
Graça e Paz
Gonzalez

10 de novembro de 2011 às 11:06

Prezado Gonzalez,

Olha só o que você escreveu:

"Meu irmão, é muito bom polemizar com respeito. A gente aprende.Primeiramente, não sei como você conseguiu eleger Maria rainha dos anjos e santos a partir de Apc.12. Como você conseguiu inferir isto, prá mim é um mistério..."

Realmente vc tem razão: O pior cego não é o que não ver são os que não querem ver como os protestantes aos quais incluo vc. Veja por que não ha mistério algum:

1)- Apoc 12 fala que A MULHER tem uma coroa de 12 estrelas ( Quem corou a MULHER como rainha não foram os católicos caro Gonzales, mas o próprio Deus).

2)- Apoca 12 diz que a mulher está em dores de parto para parir UM VARÃO que governará o mundo - Quem Maria pariu ? Não sei para vcs, mas para nós Católicos Maria pariu o meu Salvador: Jesus Cristo. ( Já vi alguns protestantes desesperados dizerem que A MULHER é a Igreja - Pergunto: Quem gerou Cristo ? Maria ou a Igreja ?...Quem é o cego aqui caro Gonzales ?).

Olha só a outra pérola que vc escreveu:

"...Continuamos na mesma: existe um único mediador entre Deus e os homens: Jesus.Ah! Mas nós pedimos a santo tal ou qual, ou a Maria, para intermediar junto a Jesus, poderia você dizer.Mas por que preciso de intermediário entre Eu e Jesus, se o véu do templo se rasgou e eu tenho acesso direto a Deus?..."

Pergunto:

1)- Você sabe a diferença entre MEDIAÇÃO E INTERCESSÃO (Sugiro consultar o dicionário, ou um advogado, terá a explicação real e não hermenêutica protestante).

2)- Bom, se como você afirma acima, a pérola escrita é sua e não minha: "SÓ HÁ UM INTERCESSOR/MEDIADOR", então concluo que vcs protestantes, nunca pediram a intercessão de um irmão, pastor, ou da Igreja quando estão em dificuldades, estou certo ? Mas pedem DIRETAMENTE A DEUS/JESUS!!!??? Porque o véu do templo foi rasgado e temos acesso direto a Deus agora, não é isto caro Gonzales ?...

Não sejamos hipócritas caro Gonzales, ou, vc é adepto do faça o que digo/interpreto, mas não faça o que faço?

Simples assim.

Shalom !!!

10 de novembro de 2011 às 16:15

Meu querido irmão em Cristo,vou continuar lendo seu blog, mas vou parar de lhe "abusar" com minhas colocações.
Você é muito inteligente e sabe esquivar-se do principal e polemizar com o secundário.
Vou parar, pois do contrário ficaremos "ad aeternum" nessa amável troca de visões.
Um dia,espero que nos encontremos junto ao Senhor.
Isso acontecendo, nos daremos um abraço e riremos juntos de nossas divergências.
E teremos a eternidade para convergir!
Que a Paz do Senhor, que a tudo excede, fique com você.
Gonzalez

10 de novembro de 2011 às 16:34

Prezado Gonzales,

Foi vc que afirmou acima:

"Meu irmão, é muito bom polemizar com respeito. A gente aprende..."

Fico feliz por vc ter visto a visão católica sobre o tema proposto, e obrigado pelo elogio, mas tenho que te confessar tudo que sou e aprebdi é graças ao meu Deus e à sua Santa Igreja.

Quanto aos pré-julgamentos deixo esta passagem para sua meditação:

I Cor 4,4 -5 : “Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por algum tribunal humano. Nem eu me julgo a mim mesmo. É verdade que minha consciência não me acusa de nada. Mas não é por isso que eu posso ser considerado justo. Quem me julga é o Senhor. Portanto, não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha. Ele iluminará o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o louvor que tiver merecido.”

Como o missivista desistiu de prosseguir no debate, de minha parte também dou-o por encerrado.

Shalom !!!

29 de novembro de 2011 às 09:05

Olá meu querido irmão, estou precisando de uma ajudinha em responder um tema... Sera q vc pode me ajudar.? Gostaria de saber como entrar em contato por email, pois o texto é um pouco extenso... Fica na paz

29 de novembro de 2011 às 12:21

Prezado Irmão do Escritura Católica,

Não é recomendável nem seguro deixar e-mail exposto aqui neste espaço, ligue para o telefone de nosso apostolado na abertura do blog(No Cabeçário) que lhe fornecerei o e-mail para contato.

Esperando sua compreensão,

Um abraço fraterno.

16 de maio de 2012 às 11:11

Berakach se você conhece melhor a palavra de Deus, pediria no mínimo perdão por chamar um irmã de idiota e saberia dar frutos conforme orienta os dons do Espírito que aprendemos em qualquer igreja Cristão (católica ou protestante).
Eu nasci em berço cristão católico e vejo o quanto alguns católicos ficam como os judeus, cegos e surdos para a verdade, pois sustentam sua fé em doutrinas e tradições culturais.
Reconheço Deus como Pai, Jesus como Filho e nosso Salvador, também o Espírito Santo e creio na Trindade que aprendi na Igreja Cristã.
Acredito que Maria é mãe de Jesus e portanto mãe do Jesus Cristo (Deus), ela é santa assim como tantos outros foram ao longo das histórias escritas na Bíblia.
Mas, atribuir divindades exclusivas a Trindade, é uma heresia.
O que posso te dizer é que o amor escrito em 1 Coríntios 13 deve ser praticado.
Que o Espírito Santo de Deus te guie para conheças a verdade e que por meio dela você se liberte.
Fique na Santa Paz de Cristo Jesus o unigênito do Pai aquele que intercede por nós, pois Ele é o Sacrifício perfeito de Deus, não podemos mudar os planos de Deus para a nossa Salvação.

17 de maio de 2012 às 09:48

Prezado protestante Edson Maia,

Veja a provocação de seu irmão protestante:

" Qual o embasamento teológico para esta adoração a Maria?..."

Se esta pergunta, ou afirmação não é idiota, que nome posso dar a ela ? Afirmo com todas as letras: "Foi uma provocação idiota e infeliz."

Nós Católicos não adoramos a Maria e sim a Veneramos.Quem afirma idiotamente que a adoramos são os Protestantes. E se Veneração e adoração são a mesma coisa, façam a devida correção na tradução da bíblia Protestante JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA, onde lemos:

Atos 5,34: “ Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, VENERADO por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos...”(Segundo a bíblia Protestante : João Ferreira de Almeida)


Neste caso todo povo Judeu ADORAVA Gamaliel, se adorar for o mesmo que Venerar.

Como sair desta enrrascada em que se meteram agora Sábio Édson Maia ?

Se você se considera humilde, sábio e melhor do que todos os Católicos, procure entender:

1)-Maria não é Deusa, Todo Católico sabe disto, portanto não deve ser adorada, mas deve ser honrada como Cristo a honrou e qualquer filho honra sua mãe - Concordam !!!???

2)-A bíblia ordena: Todas as gerações a proclamarão BEM AVENTURADA - Luc 1,48

3)-Lutero sobre Maria: "É cheia de graça, proclamada para ser inteiramente sem pecado, algo tremendamente grande. Para que fosse cheia pela graça de Deus com tudo de bom e para fazê-la vitoriosa sobre o diabo.” (Martinho Lutero, Livro Pessoal de Oração, 1522 - disponível no museu da reforma, Alemanha)

4)-Calvino: ”Não podemos reconhecer as bênçãos que nos trouxe Jesus, sem reconhecer ao mesmo tempo quão imensamente Deus honrou e enriqueceu Maria, ao escolhê-la para Mãe de Deus.” (João Calvino, Comm. Sur l’Harm. Evang.,20)

5)-Zwinglio: "Firmemente creio, segundo as palavras do Evangelho, que Maria, como virgem pura, nos gerou o Filho de Deus e que, tanto no parto quanto após o parto, permaneceu virgem pura e íntegra.” (Zwinglio, em ”Corpus Reformatorum”)


6)-Os protestantes se concideram Santos, mas tem dificuldade de aceitar a Santidade de Maria, por que este preconceito não Cristão ? E se algum se Salvar, vai ter que conviver com Maria Santíssima ao lado do filho, pois diz as escrituras:

À vossa direita se encontra a Rainha, com veste esplendente de ouro de Ofir – Salmo 44(45)

7)-Todo protestante é Ex-alguma coisa, Maria nunca foi ex-alguma coisa, portanto é Santa.

Lavem sua bocas imundas antes e depois para falar de Maria a mãe de meu Senhor - Luc.1,43

Ou os protestantes acham que N. Sr. Jesus Cristo nasceu de Chocadeira ?

8)-COM RELAÇÃO AOS PROTESTANTES SECTÁRIOS: 1Jo 2,19 - "Eles Saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos; pois, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas, [saíram] para que se mostrasse que nem todos são dos nossos, nem do número dos eleitos.

AVISO AOS PROTESTANTES ADORADORES DE MAMON: LUCAS 16,13: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará a outro, ou se prenderá a um e desprezará o outro. Não podeis servir simultaneamente a Deus e a Mamon...”

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: Por que os protestantes e suas lideranças pulam essa parte do Evangelho ? - Nunca os vi comentarem sobre esse trecho do Evangelho - Devem sentir-se constrangidos em ter de enfrentar a esta verdade dita pelo Cristo, contradizendo suas pregações de bençolatria , dizimolatria , sucessolatria e seus altos padrões de vida a custo dos ignorantes.

Shalom !!!

Anônimo
17 de maio de 2012 às 10:00

Prezado Beraka,

Fico impressionado com a sabedoria e embasamento racional e teológico em suas respostas,que Deus todo podereroso continue a lhe abençoar e lhe dar a sabedoria, para vc continuar neste seu belissimo trabalho.

Conte com minhas orações!!!

O Flamenguista Católico

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger