A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » OS 12 PRINCIPAIS MOTIVOS QUE TEM LEVADO MUITOS CASAMENTOS AO FRACASSO ?

OS 12 PRINCIPAIS MOTIVOS QUE TEM LEVADO MUITOS CASAMENTOS AO FRACASSO ?

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 30 de abril de 2011 | 14:42





" Se o Senhor não edifica a casa, em vão trabalham os que a edificam..." (Salmo 127)

Estes motivos foram colhidos como resultados a partir de aconselhamentos pastorais, bem como de terapeutas e psicólogos que trabalham com casais.

Ou seja, são fatores comuns, não regras absolutas que levam um casamento ao sucesso ou ao fracasso. 

Talvez alguns destes motivos por sua obviedade  sejam bastante comuns, e para muitos não sejam novidade, mas infelizmente sua presença ou não no matrimônio, tem levado casais ao sucesso ou amargar a tristeza de uma dolorosa separação com todas suas honerosas e desgastantes e humilhantes consequências que poderiam ter sido evitadas.



Vamos aos principais motivos,em ordem aleatória, e veja em qual seu matrimônio possa estar encaminhando-se e atente para as potenciais soluções para o casal Cristão.

Ficar atento aos três últimos motivos, que são os principais:

1º)- A COMUNICAÇÃO DO CASAL: A falta de comunicação, os ruidos de comunicação a nível cultural e educacional, bem como os mal entendidos, tem levado infelizmente muitos casamentos  ao fracasso.

O espôso entra mudo e sai calado de casa, por outro lado, a esposa fica em casa muda e também permance calada quando ele chega.

Não há diálogo entre o casal, consequência de vários motivos que se acumularam e desembocaram nas falhas  e entraves na comunicação, ou então acontece uma comunicação FALSA, onde um, ou os dois, se anulam, omítem-se ,e não se fala a verdade, enfim, acontece uma COMUNICAÇÃO MENTIROSA entre os cônjuges,camuflando um problema, ou realidade vivida do casal.Consequência: De repente um dos dois decide se separar tranquilamente e sem muita conversa.

*SOLUÇÃO: O homem não é uma ilha, fomos criados por um Deus uno e Trino que é Comunidade dialogante de amor, e só podemos nos realizar no diálogo de amor como na Trindade.



É preciso pedirmos a sabedoria do alto para superarmos e quebrarmos estas barreiras e muros que nós mesmos criamos.

ATENÇÃO ! ATENÇÃO ! -  Nada é passe de mágica, isto leva tempo e paciência, porém precisa-se de que pelo ao menos se tenha a boa vontade, mesmo sem saber como, em  superar este problema.


É um exercício constante o diálogo, entendimento e aceitação das diferenças e limitações do outro, os ajustes que não foram feito antes tem que ser feitos agora em pleno vôo, correndo todos os riscos, principalmente se é um matrimônio válido.

Em casos extremos procurar a mediação de um conselheiro matrimonial, ou acompanhamento pastoral em conjunto do casal.


2º)- DIFICULDADES FINANCEIRAS DO CASAL:Estava tudo bem, de repente: Um desemprego,uma catástrofe,um imprevisto,doenças,sócio deu um golpe, ou o negócio está dando prejuizo, deu um passo maior que a perna e os cobradores estão na porta.

Caem os rendimentos e o padrão de vida do casal, e um dos cônjuges, ou os dois, querem manter-se no mesmo patamar, no conforto e gastos de antes.

No que vai resultar isto ?...Conflitos e crise no casamento!!!

Romanos 13,8: A nínguem fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco...

O casal começa a endividar-se com empréstimos, cheques  e cartões de crédito para manter o mesmo padrão de vida.

Negam, mas estão endividados com apenas com duas pessoas: Deus e o mundo...

E começa o jôgo de acusações: Você é uma descontrolada, boto o dinheiro na sua mão e torra tudo...

E como diz a música: Dinheiro na mão é vendaval...Se o casal não tiver muita prudência nesta hora: Casamento em crise!!!

*SOLUÇÃO:Nesta situação devemos lembrar que não podemos colocar o chapéu onde a mão não alcança, ou seja, não podemos  dar o passo maior que a perna.

Se não dar para economizar, a solução imediata é cortar gastos e fazer adaptações:

Do colégio particular, passar caso necessário, para o público por um tempo.
Diminuir gastos com lazer,vestuário,embelezamentos, água, luz, telefone e fazer a própria comida.

Trocar o carro por moto, ou ficar a pé e usar o transporte coletivo até melhorar a situação.

Se de aluguel, procurar um mais acessível.

Negociar dívidas:Devo não nego, porém, pago como puder.

Cortar Cartões de créditos a medida que forem quitando as dívidas, ficar com um, ou no máximo dois cartões.

Fazer programa de índio com a familia ou esposa para desestressar.

Lembrar do exemplo bíblico de Jose no Egito: Na fartura precaver-se para os tempos de penúria.

Por fim, evitar compensar receita financeira com empréstimos e agiotagens, ou soluções muito fáceis.

Não existe solução fácil para problema difícil !!!

Não se envergonhar da tribulação que estão vivendo, todos passaram por este tipo de dificuldade, pedir ajuda, e não entrar em desespero.


3º)-A DESCULPA DA INCOMPATIBILIDADE OU DIFERENÇA DE GÊNIOS: 

As diferenças nos enriquecem, não precisamos casar com um clone nosso para que o casamento der  certo.

São duas pessoas de culturas e às vezes de níveis diferentes, que se unem pelos sagrados laços do matrimônio.

E se é um casamento válido diante de Deus e da Igreja, é preciso crer na graça sobrenatural deste sacramento, que é capaz de nos sutentar e superar  em todas as dificuldades e tribulações da vida conjugal.

Diz a psicologia que o ser humano é um constante “vir a ser”.

Nos modificamos e nos adaptamos as pressões e mudanças interiores e exteriores constatemente, isto faz parte do processo de maturidade e evolução humana.

Pressões familiares, socio-políticas,físicas,profissionais e de carater religioso exercem poder de mudanças sobre nós ao longo de nossa existencia.

Este negócio de dizer que: “Eu nasci assim,vou ser sempre assim, vou morrer assim...” é puro egísmo (Complexo de Gabriela).

Quem você é hoje, não será o mesmo física e psicologicamente daqui a um ano, isto é natural, e feliz daquele que aprende a se adaptar e conviver com as sadias mudanças que vão nos santificando, quer queiramos ou não.

*SOLUÇÃO: Aceitar as diferenças e seus limites, ceder, perder para ganhar,e por fim, aprender a crescer amando o diferente e as mudanças naturais  próprias , e de cada um  a seu tempo.

O outro não é meu inferno como dizia Jean Paul Sartre, o outro é meu paraiso, o outro me revela quem eu sou e onde devo melhorar.

Só paramos de mudar em dois lugares: Cemitério e no Céu.

4º) TER FILHOS E O MODO DE LIDAR COM ELES:

ATENÇÃO! ATENÇÃO! – Se um dos cônjuges vai para diante do altar não querendo ter filhos, mesmo que nunca tenha explicitado este propósito, é um CASAMENTO INVÁLIDO.

Um casal que vive só para si não cumpre sua missão.

Os filhos  são a realização plena de um casal, portanto, tê-los ou não, e como lidar com eles, às vezes levam casais ao fracasso quando se tratam destes temas abaixo:

4.1)-PREFERÊNCIAS NO TRATAMENTO: Tratar filhos com diferenças, geram desavenças entre casais: Um é o queridinho do papai ou da mamãe, o outro é o capêta , o excluido(a).

4.2)-EDUCAÇÃO DESEQUILIBRADA: Ou é privativa e protetora demais, ou liberal demais .Um quer prender, o outro acha melhor soltar. ( Em tudo o devido equilíbrio e que o casal seja “UM” para o outro de corpo e de mente...).

4.3)-ANULAÇÕES DE AUTORIDADE: Muitas vezes fica-se por implicãncia e autoritarismo infantil, os cônjuges um tirando a autoridade do outro implícita, ou explicitamente.

Ou pior ainda por um falso conceito de modernidade , deixar os filhos tratarem os pais no mesmo nível: Tratando-nos por “Tu”ao invés de Sr(a), sem reconhecer a autoridade paterna, ou materna.

ATENÇÃO ! - Tratar filhos desta forma vai ter problemas graves futuros, e  difíceis de corrigir.

*SOLUÇÃO: Em tudo : O Justo equilíbrio. Santo Ancelmo dizia: “A verdade não está nos extremos mas no meio...”

5º)- PAPEIS SOCIAIS DOS CÕNJUGES TROCADOS OU NEGADOS DENTRO DO MATRIMÔNIO ( Como é isto ?):

5.1)-CARACTERÍSTICAS DA MULHER: É mais emocional, intuitiva , perceptiva e afetiva, ou seja, ela tem a esperança mais exercitada, até pela própria maternidade: Esperar  9 meses, amamentação,ciclos menstruais ,acompanha mais de perto a educação dos filhos, os primeiros passos,palavras,ninar para dormir, etc...

A mãe dar a vida pelo filho, pula no rio e morre os dois se não souber nadar, pois age pela afetividade, a mãe não quer nem saber se o coco é oco...

5.2)-CARACTERÍSTICAS DO HOMEM: O homem é mais racional, é prático, desiste mais facilmente e toma decisões baseadas na razão (Talvez ele não pule no rio para salvar o filho se não souber nadar, pois seu cérebro é programado desta forma, e com raras exceções, normalmente ele sofre muito com isto, a cabeça do homem é assim, fica se culpando, sente-se um covarde, etc...).

A Mulher quando conta um problema muitas vezes ela não quer a solução, ela quer apenas ser ouvida,(Para a mulher não é essencial o que ela está precisando, mas que o marido saiba: Quem está precisando ?...).

Outra mulher a entenderá, porém, se ela contar o mesmo problema para um homem, na mesma hora ele da a solução, e o que acontece ? Ela se irrita com isto, e ele não entende,ela  chama-o de bruto, ignorante, e vai xorar,ou ligar para uma  amiga,irmã, ou mãe, jamais para o pai, ou irmão.

Como o homem é pratico e racional, funciona desta forma, quando tem um problema ele se fecha e se isola em sua caverna para pensar na solução.Precisamos entender estas diferenças.

A mulher ama emocionalmente para depois fisicamente. O homem ama fisicamente para depois emocionalmente.

A mulher oferece sexo para ter amor, o homem oferece amor para ter sexo.

No homem se sobrepõe os papeis de  liderança, provisão e proteção ( De que lado da cama os homens dormem: Próximo à porta, ou banheiro? Já pensou no Por que disto ?...).

Os homens, alguns por culpa própria, outros pela cultura, outros ainda por culpa da esposa, estão se omitindo destes três papeis acima, fazendo muitas vezes com que a mulher,  e não ele, seja o “homem da casa” em tudo!!!.

Deixa a pobre da esposa decidir e fazer tudo, da segurança a reforma da casa e o manicaca ainda reclama quando algo sai errado.

Basta uma simples observação visual e constatamos que a estrutura física e psicológica da mulher não foi feita para algumas tarefas estritamente masculinas (Não querer transformar exceções em regras).

Quando estes papeis estão trocados, ou não estão bem definidos, cuidado!!! Crise e fracasso no casamento a caminho.

*SOLUÇÃO: A mulher basta ser feminina e não feminista.

Ao homem basta ser masculino e não maxista, e cada um assumir seus papeis dentro do matrimônio.

O homem é o cabeça da lar e da mulher, não o dono, não é sua propriedade, mas seu cônjuge, sua fiel companheira (Em Gênesis o que disse Deus a Adão ? Vou te dar uma companheira, ou escrava ?).

6)- INTERFERÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS NO CASAMENTO PRÓPRIO, E DE TERCEIROS:

6.1)- EXTERNA : Um dos cônjuges permitir a interferência de sogras, ou parentes em seu matrimônio, e pior ainda, morar próximo ou na mesma casa ( Está escrito: Por isto deixará pai e mãe e serão os dois uma só carne – Gen2,24). Isto tem causado muitos problemas em muitos matrimônios.

Ou também quando os pais querem inteferir na vida matrimonial de seus filhos, querendo até decidir por eles, fazendo chantagens e ameaças.

6.2) – INTERNA: É aquele esposo que anula sua mulher em tudo, não deixa ela decidir e opinar em nada, o cara é um porre, e se acha o tal,depois fica reclamando porque a mulher pegou só a roupa do corpo e foi embora. Ela não estava vivendo estava vegetando.

7)- INDEPENDÊNCIA TOTAL : Não se divide nada, e nada de ter a coisas em comum .Conta conjunta ? Nem pensar.

Quando um morre,  é um Deus nos acuda pra botar a mão no dinheiro, e às vezes até os filhos passam necessidade por causa deste egoísmo e falta de confinaça.

É assim: Meu carro, minha moto, meu dinheiro, minha casa, etc...

Experimenta separar pra ver se é assim, é só quando cai a ficha.

SOLUÇÃO: No matrimônio precisamos aprender a sair do eu para o nós, do meu para nosso, pois já não é mais um, é dois.

Se não quer dividir as coisas e a vida era melhor nem ter casado. Não dar certo casar e querer levar a vida como se fosse solteiro(a) e independente.

Algumas pessoas (mulheres) casam para sair da tutela dos pais, e querem levar uma vida como se fosse solteira: Amigas solteiras, festas, etc...Isto pode dar certo ? Terá ou não consequências negativas ?.

E homens que vivem como se não tivesse esposa em casa, e pior , acham que elas não tem  sentimentos, como se fosse uma máquina, acham que só por não deixar faltar as coisas em casa, sente-se no direito de levar uma vida como se fosse solteiro (Não é casa e comida que faz a mulher feliz...).

Casou ? Se sair tem que levar o kit meu caro !!!É sim !!! E a sua  mulher tem que ser aquela mala-sem-alça, sem guarda chuva e ainda  chovendo, para você traze-la junto ao coração e não a tiracolo!!!

Fica em casa aguentando choro e reclamações de filhos,cuidar de um lar para chegar no fim de semana e não estar também estressado(a).

Se você está se enquadrando neste ponto, alerta !!! Cuidado !!! Danger !!! Casamento a beira de uma crise!!!


8)- VIOLÊNCIA: Agressões físicas, violência contra filhos ,esposa e contra a si próprio ( Quando nos vícios da bebida, drogas e farras).


Pedofilia: Abusando sexualmente de menores, às veses dos próprios filhos, ou enteados.
ATENÇÃO! ATENÇÃO ! – Pais cuidado !!! Tenhamos uma sadia e santa desconfiança, ficar atentos aos sinais.

Violências contra as esposas: Homens estuprando as esposas: Ah não quer não é ? Pois vai na marra. E tome mão no pé do ouvido, raquetada,ameaças e chantagens.

Um casamento assim pode estar ou não a beira de uma crise ?

9)- INFIDELIDADE CONJUGAL ( De ambos): Muitas facilidades proporcionadas pela modernidade, um ambiente tentador nos circunda: Trabalho,vizinhança,internet, motéis  amizades mundanas, a indústria do sexo.

Sejam transparentes, nada de e-mail, msn ocultos, pra que ? por que ?.

Não sejamos ingênuos: O demônio ruge como um leão  ao nosso redor procurando uma brecha para entrar e fazer a festa (I Ped. 5,8).


SOLUÇÃO: Se aconteceu dentro de um matrimônio válido, só existe uma solução: O perdão – E perdoar não é ficar passando no rosto o acontecido em qualquer discussão.

ATENÇÃO - ESTES SÃO OS TRÊS ÚLTIMOS E PRINCIPAIS:

10)- QUALIDADE DAS RELAÇÕES SEXUAIS DO CASAL: Você pode até estar surpreso(a), mas é verdade e vamos saber por que isto tem trazido muitos problemas nos matrimônios.

É uma das coisas mais íntimas de se falar, casais sofrem muito com isto, e por ser muito íntimo e constrangedor , silenciam , tratam da forma errada, e só tende a aumentar o problema.


Na Universidade fala-se que a RELAÇÃO  SEXUAL ( Não ato conjugal), atende os níveis fisiológico e psicológico das pessoas.

PARA O CRISTÃO: Vai além, atendendo a um terceiro nível : O espiritual. O sexo foi feito e querido por Deus, ( I Ped. 3,7) e tudo que Deus criou é bom.

TRÊS COISAS FUNDAMENTAIS NA RELAÇÃO CONJUGAL:

a)- Tem que satisfazer os cônjuges mutuamente ( I Cor.7,3).

Magistério da Igreja: CIC - 2362 "Os atos com os quais os cônjuges se unem íntima e castamente são honestos e dignos. Quando realizados de maneira verdadeiramente humana, significam e favorecem a mútua doação pela qual os esposos se enriquecem com o coração alegre e agradecido." A sexualidade é fonte de alegria e de prazer:O próprio Criador estabeleceu que nesta função (de geração) os esposos sentissem prazer e satisfação do corpo e do espírito. Portanto, os esposos não fazem nada de mal em procurar este prazer e em gozá-lo. Eles aceitam o que o Criador lhes destinou. Contudo, os esposos devem saber manter-se nos limites de uma moderação justa.

b)- O Corpo já não nos pertence, mas ao cônjuge, não negar-se ( I Cor.7,4).
c)- Entendimento mútuo nos períodos de abstinência : I Cor. 7,5-6: Não vos recuseis um ao outro a não ser com entendimento mútuo antes.


PRINCIPAIS PROBLEMAS NA ÁREA SEXUAL DO CASAL:


·         Ejaculação precoce no homem – Já existe tratamento.
·         Impotência sexual ( Se antes do matrimônio: Casamento inválido)
·         SE DEPOIS: Buscar tratamento das causas: Stress,obesidade,diabetes, cirurgias de próstata, cigarro e alcoolismo, efeitos colaterais de medicamentos, ou terapias.
·         Falta das preliminares ( Muito importante para as mulheres, não fazer da esposa um simples depósito de esperma).


11) – FALTA DE EXPRESSÕES DE AMOR MÚTUO: Como um relacionamento pode continuar, ou sobreviver ao tempo se não é regado com pequenos gestos ?

O amor tem que ser regado e cultivado como uma planta, caso contrário, seca e morre. O amor é vínculo da perfeição ( Col 3,14).

12)- PRIMAZIA DE DEUS: Se o casal não prioriza Deus em suas vidas, mas outras coisa, cedo ou tarde vai ter problemas.
Não o busca, não reza, toma decisões fora da vontade de Deus sem escuta-lo ou confirmar decisões vitais e importantes.

Se em Mateus 22,36 o próprio Cristo nos diz para ama-lo com todas as nossas capacidades acima de todas as coias é por que este princípio é vital.

Como Católicos temos vários auxílios: Totus Tuus – Tudo para Cristo, nada sem Maria.Onde Maria está, ai se encontra a Trindade, pois ela é: Filha predileta do Pai, mãe do filho e esposa do Espírito.

Não sofram sozinhos, busquem ajuda, se engajem na igreja, a Igreja é mãe e mestra.



Não deixem o demônio ou outras coisas ocupar o lugar de Deus em seu matrimônio.

Não deixem que o sol se ponha sobre os ressentimentos, perdoem-se e se reconciliem diariamente.

“Ponham amor onde não há amor e colherão amor “( São João da Cruz).

“ LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO “
Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger