A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » São Pedro Poveda: Um santo Mártir para os nossos dias!

São Pedro Poveda: Um santo Mártir para os nossos dias!

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 9 de julho de 2021 | 12:16

 

 





PEDRO POVEDA CASTROVERDE (1874-1936)

 

 

Nasceu em Linares (província de Jaén na Espanha) em 3 de Dezembro de 1874, onde recebeu o Batismo uma semana depois e a Confirmação em 5 de Abril de 1875.Era ainda muito novo quando sentiu a atração pelo sacerdócio e, aos dez anos, manifestou o seu desejo de entrar no Seminário, mas só o conseguiu depois de terminar o segundo curso de Bacharelato e com a condição de ter, ao mesmo tempo, estudos civis e eclesiásticos. Em 1893 obteve o Bacharelato, mas nele ia crescendo, também, a caridade para com os pobres dos arredores da cidade e pelos numerosos emigrantes que trabalhavam nas minas da região.

 




 

Por dificuldades econômicas da família, aliadas à enfermidade do pai, transferiu-se para o Seminário de Guadix (Granada), onde lhe foi concedida uma bolsa de estudos pelo Bispo da Diocese. Ali terminou os seus estudos e em 17 de Abril de 1897, Sábado Santo, foi ordenado sacerdote na capela da Paço Episcopal. Ocupou diversos cargos na Diocese, ao mesmo tempo que continuava os seus estudos, tendo obtido a Licenciatura em Teologia no ano de 1900.

 

 





Dedicou-se à pregação e a uma ação social em favor da população local, promovendo humana e cristãmente várias atividades que a libertassem do desemprego, fome, analfabetismo e a solidão. Foi ajudado pelas entidades públicas e particulares para construir as "Escolas do Sagrado Coração de Jesus", para pagar aos Professores, dar de comer a alguns alunos, criar cursos noturnos, oficinas para os adultos, numa grande tarefa humanitária, educativa e de formação profissional e cristã. Guadix (município da Espanha na província de Granada, comunidade autónoma da Andaluzia) reconheceu este trabalho, nomeando-o  "Filho  adotivo predileto" e  dando  o  seu  nome  a  uma rua da cidade.



 


 



Perante as dificuldades encontradas, transferiu-se para Madrid, sempre a pensar nos mais pobres e nas crianças da rua, mas também ali não pôde desenvolver a sua ação. Nomeado Cónego da Basílica de Santa Maria de Covadonga, aí permaneceu durante sete anos. Preocupou-se com o atendimento dos peregrinos, escreveu livros sobre a vida cristã e a oração para orientar a vida espiritual dos mesmos e, aí, descobriu uma nova vocação, a que ia dar novo sentido à sua vida: A importância da função social da educação e que os mestres estivessem bem preparados profissionalmente e fossem coerentes e responsáveis, solidários e cooperadores.

 

 


 

Transferiu-se para Jaén, onde foi professor do Seminário e de Escolas Normais. Aí conheceu a Serva de Deus Maria Josefa Segóvia, que foi sua principal colaboradora e, depois, primeira Diretora-Geral da Instituição Teresiana, Obra que se desenvolveu e, em 1914, fundou a primeira residência universitária feminina da Espanha.Era uma instituição laical complexa, com um núcleo plenamente comprometido na entrega a Jesus Cristo e em missão de colaboração com outras instituições e que colocou sob o patrocínio de Santa Teresa de Jesus. Mestre de oração, pedagogo da vida cristã e das relações entre a fé e a ciência, Pedro Poveda soube oferecer a sua Instituição para a formação integral da mulher-estudante, convencido de que os cristãos podiam e deviam dar à sociedade do seu tempo, pontos de vista, valores e compromissos para a construção de um mundo mais justo e solidário!

 

 


 




Nos anos difíceis da perseguição à Igreja na Espanha, tornou-se um grande defensor da não-violência, dizendo que "a mansidão, a afabilidade e a doçura são as virtudes que conquistam o mundo". Entre 18 de Junho de 1936 e 1 de Abril de 1937, pelo menos 6832 padres, frades e freiras, bem como 12 bispos, foram mortos na Guerra Civil espanhola.

 

 





Apesar disso, foi preso depois de ter celebrado a Santa Missa em 27 de Julho de 1936, declarando aos que o procuravam: "Sou sacerdote de Jesus Cristo". Na manhã seguinte, encontraram o seu cadáver junto da capela de um cemitério, com sinais de que tinha sido baleado. Foi beatificado por João Paulo II em Roma, a 10 de Outubro de 1993 e será canonizado pelo mesmo Papa em Madrid, no dia 4 de Maio de 2003.

 

 



A Instituição Teresiana

 





 

A Instituição Teresiana foi fundada em 1911 por Pedro Poveda, um sacerdote de Linares (Espanha), que viveu seu compromisso de fé com valentia e se sentiu chamado a promover uma proposta transformadora na sociedade. A vida de Pedro Poveda sempre teve como referência central seu sacerdócio. 




(Cristão não mata, mas dá a vida)



A idéia de São Paulo – “até que Cristo se forme em vocês” – o fez viver progressivamente o ser “outro Cristo”, que culmina com sua morte como testemunha da fé, na madrugada de 28 de julho de 1936, durante a revolução "sindicalista" na Espanha. 








Aos pés de Virgem Maria de Covadonga, uma intuição profética o fez pensar em uma "Associação para leigos" com uma sólida formação profissional e cultural, dispostos a encarnar a fé no seu momento histórico, a partir da educação e de cada cultura.


 





Poveda era um homem de Deus, especialmente sensível à condição humana e que lutou por ela a partir da vivência radical da fé. Por isso envolveu-se nas grandes questões de seu tempo: a educação, a problemática social, a cultura, a ciência. Sua existência orientou-se, desde muito cedo, por um compromisso a favor da formação humana, principalmente dos mais pobres. Sua ação transformadora entre os ciganos e habitantes das grutas de Guadix, onde foi sacerdote, dão testemunho disso. Para eles abrem, no meio das grutas, escolas, refeitórios, oficinas. 





(onde prolifera o pecado superabunda a Graça!)




Pedro Poveda entregou-se àquela realidade com os olhos postos em Jesus Cristo e com a urgência de humanizar e evangelizar. Poveda seria mais tarde cônego em Covadonga (Asturias, Espanha). Nesses anos intensos estuda, reflete, escreve. Como bom pedagogo, pensa que a aproximação às diferentes realidades pelo conhecimento pela formação.Como homem de Deus, sabe que a fé não é incompatível com a ciência. No coração e na mente de Pedro Poveda está gravada uma espiritualidade de encarnação.No dia 4 de maio, em Madri (Espanha), o Papa João Paulo II canonizou Pedro Poveda (1874 – 1936), sacerdote, mártir e fundador da Instituição Teresiana. Com este gesto a Igreja oferece a todos os homens e mulheres de fé, assim como a todas as pessoas inquietas que, neste momento tão desafiante de nossa história, buscam caminhos de transcendência e espiritualidade, a sua proposta de realização pessoal e colaboração na construção do Reino de Deus no nosso cotidiano.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

 

http://www.teresiano.g12.br/quem-somos/a-instituicao-teresiana/pedro-poveda/


 

https://www.vatican.va/news_services/liturgy/saints/ns_lit_doc_20030504_poveda-castroverde_po.html

 

 

http://www.teresiano.g12.br/Externos/Institucional/PSE/Proposta_Socioeducativa_port.pdf

 

 


------------------------------------------------------

 

 

 

 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger