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Conservadorismo, tradicionalismo e contra-revolução: como se distinguem na política e na filosofia

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 11 de fevereiro de 2025 | 13:34

 





-O tradicionalista é uma pessoa que, diante dos necessário AGIORNAMENTOS NA Igreja, por obra e inspiração do Espírito Santo de Deus, como o Vaticano II, ele não aceita e quer voltar a um estilo de igreja engessado e Tridentino. Para voltar a esse ideal, alguns querem voltar ao tempo de Pio XII, outros ao tempo de Pio XI, outros querem voltar ainda mais no tempo, apenas com os documentos da igreja e catecismos desse tempo da igreja, que foi bom, necessário, e que teve seus frutos, pois a igreja e seus membros são filhos também, de cada tempo, e são influenciados pelos Teólogos, lideranças, santos, erros, e acertos de condutas, de cada tempo. Mas, mesmo se eles são inspirados por princípios, eles não vêem o quadro da IGREJA UNIVERSAL por inteiro (coisa cabe ao papa e seus auxiliares: os bispos e cardeais, e não a simples leigos condicionados pela suas convicções pessoais, por mais sinceras que sejam, pois a sinceridade não é o único critério da verdade, haja vista, que uma pessoa pode estar sinceramente equivocada).









-O contra-revolucionário é aquela pessoa que, diante das mudanças necessárias na metodologia evangelizadora, e ritos litúrgicos da Igreja (não seu conteúdo, que é imutável), quer impedir qualquer mudança, ainda que seja claramente necessária (como a bíblia e celebração litúrgica na língua vernácula). Ele vê as mudanças, mesmo que necessárias,  como sendo sempre ruim, se recusa a ver algo de bom (conforme 1 Tessalonicenses 5,21), não quer enxergar o conjunto da obra conduzida pelo Espírito Santo. Este movimento é a revolução do Espírito Santo (João 16,13;João 2, 18-20; Mateus 23,13). 








Então, o contra-revolucionário é aquela pessoa que acha que existe sempre uma Revolução demoníaca por trás das mudanças atuais na Igreja e quer quer destruí-la, mesmo ciente que as portas do inferno jamais prevalecerão (confr Mateus 16,18). O contra revolucionário quer estabelecer na Igreja e na sociedade civil, exatamente o oposto daquele necessário AGIORNAMENTO inspirado pelo Espírito à igreja através da letra (decretos) do Concílio Vaticano II. É um tipo de tradicionalismo que está sempre na posição militante de contra-ataque contra o "mal" dos infiltrados no Concílio Vaticano II, querendo tomar o lugar de Deus e separar o joio do trigo, indo inclusieve, contra o que o próprio Jesus nos ensinou:




Mateus 13,24-30: "Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso! E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro."







Fazendo isso, muitas vezes esses ultra conservadores fanáticos, não entram, não se santificam, e nem deixam os outros entrarem para santificarem-se, mas, os afastam da igreja que é mãe e mestra da verdade!




-Mateus 23, 13: "Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo."



-Mateus 23,4: "Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos outros; mas vós  mesmos não suportais"








-Comumente, não de forma absoluta, um conservador é entendido como alguém que quer conservar o que tem de bom por uma questão de hábito e convicções. Assim, diante de um AGIORNAMENTO necessário na Igreja, ele se opõe, porque quebra seus hábitos arraigados e destrói aquilo com o qual se sente à vontade e seguro. Sua oposição, no entanto, muitas vezes (nem sempre), não tem raízes profundas, porque não é apoiada por princípios e convicções bem fundamendas, mas por aquilo que lhe é conveniente. Por essa razão, com o passar do tempo, sem generalizar, alguns, conservadores se deslocam pouco a pouco para posições mais moderadas e menos extremistas. Por exemplo, se no passado ele se opunha a estilos de música e instrumentos musicais populares nas igrejas (confr. Salmo 150), hoje, ele não faz mais disso uma escandalosa tempestade em copo d'agua. Na questão de bater palmas ou não, bem como a comunhão na mão, ele já se mostra mais equilibrado e racional, deixando que o fiel descida em sua sã consciência e convicções (confr.Romanos 14,23). O conservador já não fica criando regras inesxistentes no magistério, ou usando de opiniões pessoais, e ou,  de algumas lideranças da igreja, como se fosse o supra sumo do magistério.




CONCLUSÃO




Uma generalizada tendência que existe hoje nos Estados Unidos e alguns lugares do mundo, é que conservadores se tornem tradicionalistas e que os tradicionalistas se tornem contra-revolucionários, o que não é muito bom. Entendemos que o verdadeiro católico, fiel ao sagrado magistério de sempre da Igreja, acredita na natureza humana, em princípios morais sólidos, fundamentados na tradição de nossa civilização, uma ordem moral herdada e testada na história de nossos antepassados e sobre a qual construímos o nosso presente, tendo em vista o futuro. Cremos no valor desta sã tradição e dos bons costumes, e sobre este alicerce firme assentamos nossa opinião política, desejosa sempre da ordem social e do bem comum. Cremos também que apesar das falhas humanas de seus membros, a Moral Católica é o melhor que há para o desenvolvimento das virtudes e para a constituição de uma ordem moral e social justa e correta, objetivando a salvação do homem todo e de todos os homens, para isto o meio por excelência é aquele ordenado por Cristo: Ide e evangelizai (Mateus 16,15).








Sou adepto do Verdadeiro Conservadorismo, este conjunto de bons valores e sentimentos herdados, esta maneira de ver o mundo e compreender a ordem social segundo uma tradição constante e correta de interpretar os acontecimentos à luz da Palavra de Deus e da Sagrada tradição sob o magistério da Igreja. Ora, segundo o grande teórico do Conservadorismo Russell Kirk, no seu Dez Princípios Conservadores, o conservador acredita na natureza humana, em princípios morais sólidos, fundamentados na tradição de nossa civilização, uma ordem moral que herdamos de nossos antepassados e sobre a qual construímos o nosso presente, tendo em vista o futuro, o conservador crê no valor da tradição, dos costumes, e sobre este alicerce firme assenta sua opinião política, desejosa sempre da ordem social e do bem comum.O segundo motivo é que sou católico. E como católico, sou adepto e defensor dos princípios morais fundamentais da minha religião. Creio que a Moral Católica é o melhor que há para o desenvolvimento das virtudes, para uma vida digna e para a constituição de uma ordem moral e social justa e certa. Creio piamente nos preceitos morais da Santa Madre Igreja.













Alguns "Conservadores fanáticos e de pensamento engessado" caem em um erro semelhante aos protestantes!





Os protestantes falavam da “sola Scriptura” como norma remota da Revelação e do “livre exame” como norma próxima, destruindo a Tradição e o Magistério sob o mesmo princípio.




Alguns atuais Conservadores parecem que têm como norma a “sola Traditio” e, como norma próxima, o livre exame, isto é, o que eles mesmos dizem ao selecionarem as partes do magistério mais cômodas e que justifiquem sua conduta, que pertence ou não à Tradição, aplicando o mesmo princípio protestante do “livre exame” à Bíblia e ao Magistério.Por isso, estão em conflito com o que desde sempre foi o próprio coração da Tradição, que é o Primado INTEGRAL dos Papas (do passado e do presente), desde o “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18), passando por Santo Inácio de Antioquia aos cristãos de Roma: “ estejam purificados de todo matiz estranho...e preside na caridade”, até o nosso atual papa, esta atual sucessão e tradição, quer queiram ou não, é legítima.




E assim como, paradoxalmente, os protestantes com a “sola Scriptura” ficaram sem a Escritura integral os conservadores fanáticos , analogamente, com a “sola Traditio” ficaram sem a Tradição integral e verdadeira, mas apenas com partes dela.





Ora, quem tem autoridade, dada por Cristo, para dizer que algo é ou não é de fé? 




Os atuais Conservadores que se arrogam tal direito ou os sucessores de Pedro? Os que estudaram este tema (confr. F. Marín Solá. O.P., Evolución homogénea del dogma católico, Ed. BAC, Madrid) provam afirmando categoricamente, ser o Sagrado Magistério da Igreja aquele que torna explícito o que estava implícito!





Além disso, deve-se dizer que esta evolução acidental não pode ser parada, já que é obra do Espírito Santo! 




Parece-nos que não é nenhuma proposta sábia considerar que tudo se arrumaria voltando o rito codificado por São Pio V, que a Bíblia só fosse lida em latim, que o último catecismo católico fosse o “Catecismo Romano”. Até um certo ponto acho positivo o VERDADEIRO E INTEGRAL CONSERVADORISMO, mas a partir do do momento em que vira puritanismo Cego e descamba para o extremismo excludente ,intransigência,ruptura e descontinuidade com criticas e visões parciais da realidade e da modernidade, fica completamente negativo e mutilado este mesmo conservadorismo manco.Ser conservador é estar vigilante com relação à manutenção dos bons princípios, da ética e da moral social fundamentada nos valores Cristãos. Mas ser extremista e Conservador fanático ao meu ver significa não respeitar o livre arbítrio e as liberdades individuais. Ser conservador ao extremo é não respeitar as diferenças, é ser preconceituoso com aqueles que pensam diferente, é ser ditador, é querer impor suas ideias e não a Tradição Integral da Igreja,e ainda por cima a força.











Não é mal ser um bom Conservador,ao contrário, é bom resgatar valores que se perderam ao longo do tempo, mas veja bem “VALORES”. Digo isso, pois junto com esses valores vem muito preconceito! Preconceito esse que devemos deixar no passado, junto com tudo de ruim (e sem anacronismos) que alguns de nossos líderes como filhos de seus tempos o fizeram! O problema do conservadorismo radical é que este trava a igreja em normas e pensamentos (não a verdade imutável) que já não condizem mais com a nossa realidade! E se seguimos uma única igreja, não podemos ter dois discursos! O que acontece atualmente é que alguns Conservadores radicais falam uma língua e a nossa igreja outra.E entre esses dois discursos, é mais prudente ficar com o discurso “oficial”da Igreja em seu santo e sagrado magistério INTEGRAL de sempre, aliado a tradição e a palavra, do que com discursos isolados, mancos e parciais destes pseudos guardiões da sua própria Tradição manca, e não integral.




Não podemos confundir opiniões pessoais dos Papas e autoridades da Igreja (que estão sujeitas a erros e revisões) com o MAGISTÉRIO DA IGREJA, ao qual o próprio Papa e todas as autoridades da Igreja Católica são submissos. 





Portanto, entre opiniões pessoais e o magistério, não hesitemos em optar pelo magistério infalível e integral da Igreja, que é seguro e salvífico.














Um problema que provoca um impacto negativo entre os fiéis católicos são os grupos tradicionais radicais (fanáticos).Tais grupos negam a autoridade do Papa Francisco, a validade da Missa de Paulo VI, a validade de canonizações, etc. Além dessas más condutas, a esses grupos só interessam atrair novos prosélitos para a sua “tribo”. 













Por conta deste RIGORISMO a pessoa acaba desenvolvendo "doentios escrúpulos de consciência", um defeito de consciência que muitos já devem conhecer, levando-os a depressão e transtornos de ansiedade. A partir daí, é ladeira abaixo, a pessoa vai se cansando, vai desenvolvendo uma fadiga espiritual, pois foi colocado um fardo muito grande sobre seus ombros que nem os RAD TRAD suportam carregar. No final da história, a pessoa acaba se cansando e deixando a vivência da fé católica como um episódio passageiro na sua biografia. 





Por isso, procure ficar longe de tais grupos, ainda mais se você for do tipo escrupuloso, pois eles NÃO SÃO a verdadeira face da fé católica. Fuja dessa “fábrica de doentes escrupulosos” mas, não se esqueça de rezar por eles.






Concluindo: embora os três possam e devam ser  pastoreados e motivados a trabalharem juntos, conservadores, tradicionalistas e contra-revolucionários, têm diferentes graus de formação, convicções, ações, e podem contribuir sim para o bem da Igreja e maior glória do reino de Deus!





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