A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Home » , , » São Francisco de Sales sobre a Responsabilidade Cristã: Denunciar Hereges como Ato de Caridade

São Francisco de Sales sobre a Responsabilidade Cristã: Denunciar Hereges como Ato de Caridade

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 24 de julho de 2024 | 10:37

 



A defesa da verdade e da fé autêntica sempre foi um dos pilares centrais do magistério da Igreja Católica. Desde os primeiros séculos, os pastores foram chamados a alertar os fiéis sobre as distorções doutrinárias e os desvios morais que ameaçam a integridade do Evangelho. São Francisco de Sales, Doutor da Igreja, sintetiza essa missão ao afirmar que “é obra de caridade gritar denunciando os hereges, lobos revestidos de cordeiros”. Suas palavras nos convidam a refletir sobre o papel de cada cristão e, especialmente dos pastores, em combater o erro, não por desejo de conflito, mas em fidelidade à verdade revelada por Jesus Cristo. O presente texto busca aprofundar essa perspectiva, trazendo à luz os ensinamentos de Bento XVI, dos Padres da Igreja e dos santos, que sempre defenderam a verdade com coragem e caridade.




São Francisco de Sales Dr. da igreja: "é obra de caridade gritar denunciando os hereges, lobos revestidos de cordeiros!"



"Mas é verdade que a Igreja nunca deve simplesmente  pactuar com o espírito do tempo. Tem de denunciar os vícios e os perigos de uma época; tem de interpelar a consciência dos poderosos, mas também dos intelectuais e daqueles que vivem, de coração estreito e confortavelmente, ignorando as necessidades da época etc. Como bispo, senti-me obrigado a cumprir essa missão . Além disso, os déficits eram flagrantes: desânimo da fé, diminuição das vocações, queda do nivel moral, sobretudo entre as pessoas da Igreja, tendência crescente de violência e muitas outras questões. Lembro-me sempre das palavras da Bíblia  e dos Padres da Igreja, que condenam com grande severidade os pastores que são como cães mudos e que, para evitar conflitos, deixam que o veneno se espalhe. A tranqüilidade não é a primeira obrigação de um cidadão, e um bispo que só estivesse interessado em não ter aborrecimentos e em camuflar, se possível, todos os conflitos, é para mim uma idéia horrível." (Bento XVI, in  "O SAL DA TERRA", Peter SEEWALD, , Ed IMAGO, 1997 , p. 67)


 

 


E contra quais lobos devemos lutar e denunciar com o nosso grito?



São os hereges! Aqueles(as) que ao invés de alimentar os fiéis com o pão da verdade lhes dão a mentira por alimento! Este Deus adocicado,meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo! Santo Agostinho dizia: "A verdade sempre na caridade, mas JAMAIS devemos negar a verdade a alguém em nome da caridade."Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - (Sto. Tomás de Aquino)







Os Hereges de ontem e hoje, sempre foram aqueles que pregaram contra a Fé ou contra a moral ensinada por Jesus Cristo e seus legítimos sucessores: Os Bispos em unidade com Santos Padres da Igreja.E em São Paulo se lê que ele manda fechar a boca de certos hereges (Epist. a Tito,1, 10) Na I carta a Timóteo São Paulo ataca os que propagam a mentira (I Tim. 4, 1-3). 




São Paulo também, acusa que alguns naufragaram na Fé e diz:"Desse número são Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a satanás para que aprendam a não blasfemar" (I Tim. I, 20).



Conclusão



Denunciar o erro e defender a verdade não é um ato de agressividade, mas de fidelidade à missão confiada por Cristo à Sua Igreja. Como lembram São Paulo, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, permanecer em silêncio diante da heresia ou do desvio moral é, na prática, aprovar o erro e negar a verdade. A vocação de cada cristão, e especialmente dos líderes da Igreja, é permanecer vigilante, ensinar com coragem e proteger a fé que nos foi confiada. Em um mundo marcado por relativismos e falsos deuses, as palavras de São Francisco de Sales e dos grandes mestres da tradição permanecem atuais: gritar contra os lobos revestidos de cordeiros é, antes de tudo, um ato supremo de caridade e fidelidade a Deus.



....................................................................







🙌 Ajude a levar a mensagem cristã a mais pessoas: Curta, compartilhe, e nos siga:


👉  Clique aqui para seguir o Blog Berakash

👉 Clique aqui e siga  em nosso canal no YouTube

 

A Paz em Cristo e o Amor de Maria, a mãe do meu Senhor (Lucas 1,43)

 



Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam nossa adesão às ideias nelas contidas.O blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a).Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos se ofensivos a honra.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Blog educativo e formativo inspirado em 1Pd 3,15, dedicado à defesa da fé e à evangelização. Nele somos apenas o jumentinho que leva Cristo e sua verdade aos povos, proclamando que Ele é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14,6) e que sua Igreja é a coluna e sustentáculo da verdade (1Tm 3,15). Nossa Missão: promover a educação integral da pessoa, unindo fé, razão e cultura; fortalecer famílias e comunidades por meio da formação espiritual e intelectual; proclamar a verdade revelada por Cristo e confiada à Igreja. Nossa Visão: ser um espaço de evangelização que ilumina também os campos social, político e econômico, mostrando que fé e razão caminham juntas, em defesa da verdade contra ideologias que afastam de Deus. Áreas de Estudo: Teologia: mãe de todas as ciências. Filosofia: base da razão e da reflexão. Política: análise crítica de governos e ideologias à luz da fé. Economia: princípios éticos e cristãos aplicados à vida financeira. Rejeitamos uma imagem distorcida e meramente sentimentalista de Deus, proclamando o verdadeiro Deus revelado em Jesus Cristo. Nosso lema é o do salmista: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória” (Sl 115,1).

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

POSTAGENS MAIS LIDAS

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

SOMOS CONSAGRADOS JESUS PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA

SOMOS CONSAGRADOS JESUS PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger