Livre arbítrio é a faculdade dos seres inteligentes de poderem escolher o que querem fazer. Deus nos deu o livre arbítrio para poder nos premiar, porque quem não tem livre arbítrio não tem mérito e não pode ser premiado. Assim, a cadeira que vejo na sala em que estou não pode sair da sala. Mas ela, ficando onde está, não obedece e nem desobedece porque não é livre. Portanto, ela não pode ser nem premiada e nem castigada.
Deus querendo nos dar felicidade eterna, tinha que nos criar livres, para termos mérito, podendo ser premiados ou castigados. Muitos pensam que temos liberdade para escolher o mal. Não! Isso não é certo. Temos liberdade de escolher entre um bem maior ou outro menor. Se escolhemos o pecado, seremos punidos. Temos a possibilidade de escolher mal, e não o direito de escolher o pecado. Deus criou os anjos e os homens à sua imagem, isto é, inteligentes, com vontade e liberdade (liberdade até para praticar o mal), e capazes de amar livremente. Deus, infinitamente bom e infinitamente feliz, criou seres inteligentes, para que participassem de sua felicidade infinita. A finalidade da criação é a glória extrínseca de Deus. Deus não fez os anjos e os homens como autômatos. Deu a eles o livre arbítrio, para que de certa forma merecessem a obtenção dessa felicidade infinita, graças à misericórdia divina. Se Deus tivesse nos criado como autômatos, como pedras, ou animais sem liberdade moral, não seríamos capazes de mérito algum. Sendo assim, não haveria como premiar o homem. Não se dá prêmio a uma pedra, porque ela não saiu de seu lugar. Só se pode premiar ou castigar quem é livre! Os anjos são puros espíritos, com inteligência, vontade e liberdade, porém são finitos, são semelhantes e não iguais a Deus. Quando um anjo conhece algo, ou ama ou detesta, e, tomada a sua decisão jamais pode voltar atrás, como nós homens. Os anjos não se arrependem, porque sua compreensão é completa, não como a nossa que é deficiente, e nos permite retroceder de uma escolha.Assim como Deus submeteu Adão e Eva a uma prova, para que merecessem a felicidade que lhes dera, assim também colocou os anjos a uma prova. Os anjos que escolheram mal nessa prova, rebelando-se contra Deus, tornaram-se anjos maus, ou demônios. Os teólogos discutem qual teria sido a prova a que os anjos foram submetidos. Uns levantam a hipótese de que Lúcifer e os anjos que o seguiram, ao saberem que o Filho de Deus se encarnaria num homem, Jesus Cristo, se recusaram a adorá-lo, pois sendo homem, Cristo seria inferior a eles por sua natureza humana. Entretanto, Cristo era Deus também, infinitamente acima dos anjos. Por isso, alguns teólogos levantam a hipótese que a causa da revolta teria sido outra. Eles teriam se rebelado por não aceitarem submeter-se a Maria Santíssima, que sendo puramente humana, nada tendo de divino, era superior aos anjos em virtude. Assim os anjos maus se recusaram, como os protestantes, a venerar Maria.De qualquer forma, Lúcifer se rebelou porque considerou-se ser tão perfeito que poderia prescindir de Deus. Cometeu assim um pecado de soberba e de naturalismo, querendo ser já não mais semelhante, mas igual a Deus. Isto também pode ser deduzido do nome do anjo que expulsou Lúcifer do céu: Miguel, que em hebraico significa "Quem é como Deus?". Portanto, o pecado de Lúcifer, como o dos comunistas, foi o de igualitarismo.
A Igreja Católica defende a doutrina que Deus nos deu livre arbítrio, e é o que nos torna responsáveis por nossos atos. É também o que permite que sejamos premiados ou castigados, porque um ser sem liberdade não é responsável, e não pode ser nem premiado, nem castigado.Lutero negou o livre arbítrio, a tal ponto, que escreveu um livro intitulado "O arbítrio escravo".Calvino foi mais radical ainda na questão da predestinação, defendendo a tese de que Deus criaria os homens já destinados ou ao céu, ou ao inferno. É a doutrina da dupla predestinação, condenada pela Igreja, porque ela não só nega a liberdade humana e nossa responsabilidade, mas que inventa um Deus totalmente injusto, que cria alguns para a condenação e outros, sem liberdade, e sem mérito, para a salvação. A Igreja Católica admite que Deus misericordiosamente elege alguns para se salvar, mas sem anular a sua liberdade, e dando a todos as graças suficientes para que cada um se salve. Só se perde quem quer se perder! O fato de Deus conhecer o futuro não nos tira a liberdade. Assim, por exemplo, se eu vejo um cego caminhando para um abismo eu sei que ele irá cair no abismo. Se eu o aviso do abismo, mas ele insiste em continuar no caminho eu sei que ele cairá, mas ele não cairá por que eu sei, mas devido a sua obstinação. Assim age Deus conosco ele sabe o que faremos, mas isto não nos tira a liberdade.
Orlando Fedelli - Montfort
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