A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » , » Ensino e Educação saiba a diferença e as competências

Ensino e Educação saiba a diferença e as competências

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 27 de agosto de 2020 | 15:00




Em 2016 circulou nas redes sociais a foto de um bilhete que um pai de aluno havia mandado para a professora, dizendo que seu filho andava muito indisciplinado em casa, e que ela tinha que dar um jeito naquilo, pois se ele estava pagando a escola era para que o menino, entre outras coisas, aprendesse a se comportar. Parece mentira, mas isso acontece, e muito, por aí.





Antigamente, ocorria o contrário:



Eram as professoras que mandavam para os pais, na caderneta, os temidos bilhetinhos dizendo que o aluno não havia se comportado bem, pedindo providências. E vinha castigo na certa. Pelo menos perdíamos algumas regalias, até que a professora afirmasse que o comportamento havia melhorado.




Pois agora parece que virou tudo de cabeça para baixo. Os pais, muitas vezes, confundem educação com ensino, e repassam funções que deveriam ser suas (de pai, mãe ou responsável) para os professores. Educação vem de berço, diz o ditado. E eu concordo. Na escola, no máximo, devem ser reforçados os valores que a criança já deveria trazer de casa. Infelizmente, para muitos pais parece ser muito mais fácil simplesmente abrir mão da sua responsabilidade (ou fazer de conta que ela não existe) e cobrar da escola que seja dura, impositiva e exigente. Há, também, pais que são exatamente o oposto: Deus o livre que o professor seja mais duro com o seu filho! É capaz de ir à justiça se isso acontecer, passando a mão na cabeça da criança quando sua função deveria ser justamente a de impor limites.



Realmente parece que está acontecendo uma inversão de valores







O coach profissional Robson Profeta, faz questão de explicar a diferença entre ensino e educação:


Ensino é a maneira pela qual o conhecimento é transmitido, é como conseguimos melhorar nosso intelecto e enriquecer nossa cultura e clareza sobre as coisas da vida. Educação refere-se aos valores humanos e sociais. Um bom exemplo é a pessoa analfabeta que, ao encontrar uma carteira com dinheiro, procura o respectivo dono para devolvê-la. Ele não tem ensino, mas é nota 10 em educação, pois tem valores sólidos.




CONCLUSÃO




Então, podemos concluir que a real missão da escola é ensinar; e a da família, educar, diz. Isso não significa que um professor não possa, ao perceber uma falha educacional no aluno, auxiliar a família a fortalecer a educação, assim como os pais podem (e devem) auxiliar no reforço e aprimoramento do conhecimento obtido pelos filhos na escola. Acho que não é tão difícil de entender.



Fonte: dc.clicrbs.com.br




------------------------------------------------------








Apostolado Berakash – Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua Igreja, grupo de oração, paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco  pelo e-mail:




filhodedeusshalom@gmail.com



Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino) “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger