A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » Regra básica do convívio social saudável: “Respeito é uma via de mão dupla, se quer ser respeitado, respeite primeiro” – Concorda ?

Regra básica do convívio social saudável: “Respeito é uma via de mão dupla, se quer ser respeitado, respeite primeiro” – Concorda ?

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 23 de setembro de 2017 | 21:53




PRONTO PARA OUVIR, LENTO EM FALAR, DEMORADO EM IRAR-SE


Deus nos chamou a vida pela palavra, portanto ela tem poder para construir, ou destruir. Para isso é necessário colocar uma corrente e um cadeado na nossa língua. Quanto mais uma pessoa fala, menos pensa. Quanto maior é o silencio, maior é a calma profunda, maior é o Amor.





Tiago 1, 16-21: “Não vos enganeis meus caríssimos irmãos. Todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto, do Pai das luzes, que desconhece fases e períodos de sombra . De livre vontade ele nos gerou, pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas. Sabeis meus caríssimos irmãos, que cada um deve ser pronto para ouvir, mas lento para falar e lento para se irritar. Pois aquele que se encoleriza não é capaz de realizar a justiça de Deus...”




Não sei se é o povo já era assim, ou se estamos piorando a cada dia mais. Respeitar a diversidade, as escolhas e a opinião alheia, onde fica isso? Acho que morreram no dia em que nasceu a malfadada expressão “essa é a minha opinião”, ou seja, quando surgiu a ACHOLOGIA. Ficou meio controverso isso? mas explico: hoje em dia, atacar o outro virou dar opinião. Uma coisa é ter sua opinião sobre algo. O direito ao contraditório e Ideias diferentes dão evolução e sabedoria, isto é óbvio e salutar, mas usar o direito de pensar diferente pra atacar o próximo, rebaixar, diminuir a pessoa ou, até mesmo, partir pra violência (de todos e quaisquer modos: Agressões físicas e verbais, cospir no outro, urinar, defecar em público,VILIPENDIAR, praticar atos obscenos, etc) ai já é demais, e extrapola os limites da normalidade de convívio social saudável.


“A minha liberdade acaba quando a do próximo começa”, já ouviram essa expressão? Me criei ouvindo isso, e levo até hoje comigo. O meu espaço de pensar e de ser termina onde começa o do outro, simples assim, não precisa complicar. É preciso escutar com ouvidos de quem quer escutar, e não de quem está esperando o outro parar de falar para impor a opinião. Aprendi que as pessoas, independentemente da sua classe social, tiveram sua educação forjada em casa. Daí, que vi ricos serem muito gentis e pobres serem muito arrogantes. E vice-versa, claro.



É evidente que na vida, muitas vezes temos que aturar uma grosseria, uma resposta atravessada, um désdem provocativo sem a possibilidade ou condição de responder à altura. As vezes, trata-se de um chefe, de colegas, de um parente ou ainda de uma amigo querido. Mas quando acontece com alguém que você mal conhece, fica difícil ser gentil enquanto se leva patadas. A velha maxima do “quem fala o que quer, ouve o que não quer, é mais do que verdadeira quando assumimos a postura de dono da verdade.Entendo que ninguém é obrigado a ouvir impropérios à toa. Ninguém tem o direito de achar que os outros, tem a obrigação de aguentar a sua falta de educação.Logo, nós temos duas opções: Seguir os conselhos de Cristo e dar a outra face, ou… Seguir os conselhos de Nietzche que diz: “um escravo só tem valor como homem, quando se revolta”, ou outra frase célebre sua: “a humildade é a virtude dos idiotas”.Concordo em parte com a primeira, mas como Cristão, sou obrigado pelas minhas convicções a discordar completamente da segunda.Cabe a cada um saber o que fazer para se proteger de gente mal educada. Você reage a isso de que forma?



Prefere aceitar cala do as ofensas e deixar que o aggressor passe por ridículo sozinho ou prefere se colocar e responder as agressões à altura, para que o agressor respeite você, querendo ele ou não? Cada um sabe de si. O que eu sei, é que quando fazemos qualquer coisa com outras pessoas, principalmente se não as conhecemos, a melhor forma de conseguirmos bons resultados em todos os sentidos é trocar gentilezas, não ofensas, principalmente de cunho pessoal.Geralmente, um sorriso inicial, antes de começar qualquer conversa, ajuda a derrubar quaisquer possíveis escudos da outra pessoa e facilita todo o trabalho. Para todos os envolvidos. Mas, lembre-se. Tem que ser um sorriso verdadeiro, do coração, do contrário será sarcasmo e provocação.


Agora, e se o outro for incapaz de ver sua boa vontade? Bom, aí, acho que você terá que suplicar pela sabedoria: Dar a outra face ou encarar? Eu acho que educação é uma via de mão dupla. Minha opinião, portanto, é bem clara: minha educação depende da sua sim!!!. Sempre abro os braços para dar um forte abraço em quem quer que seja. Mas se me apunhalar, com grosserias, com falta de educação, etc, uma coisa lhe digo: não espere receber flores de volta. Boa vontade sim e sempre!!! Mas exijo respeito na mesma medida com que respeito o próximo. Se o próximo for ignorante, bom, azar o dele.



Precisamos entender e incorporar em nossas vidas que liberdade não é licença para ofender e agredir quem pensa diferente.É crescente a demanda por políticas públicas que possam proporcionar ampliação de direitos na perspectiva da igualdade para mulheres e grupos que divergem da norma heterossexual. Também são ampliados saberes sobre o assunto e as movimentações políticas e culturais que buscam dar visibilidade aos grupos marginalizados dentro de uma sociedade marcada pela desigualdade de gênero, classe,raça,etnia e orientação sexual.


O desafio entre a liberdade de expressão e a violação do direito alheio é o difícil caminho do equilíbrio: expressar-se livremente porém, respeitando o direito alheio. Caso isso não ocorra, esse tipo de conduta estará sujeita a punição, pois, contrariando o que muitos equivocadamente sustentam, a LIBERDADE DE EXPRESSÃO definitivamente não é uma “terra sem lei”, como nos têm revelado os tribunais de todo o mundo.Vale lembrar: a Constituição Federal do Brasil (CF/88) protege a honra do indivíduo,concede direito de resposta ao ofendido e veda o anonimato. Além disso, tome cuidado, se você ofender alguém, inclusive pela Internet, poderá ser obrigado a pagar uma indenização por danos morais:Art. 5, IV, V e X, e art. 220, §1° da CF/88.



Se o propósito de certas provocações de grupos LGBTS é fortalecer o grupo na minha ótica apenas o enfraquece, pois na medida em que se utilizam de estratégias deliberadamente provocativas, desrespeitosas, de escárnio e deboche, a única coisa que conseguem é aumentar o preconceito e o desprezo de muitos que já têm dificuldade de aceitá-los, jogando por terra o esforço daqueles ativistas sérios que buscam derrubar as barreiras do preconceito.




Discurso moralista e retrógrado? Não, discurso do bom senso, válido não apenas porque se trata de um “movimento gay”, mas válido para qualquer tipo de movimento que busque espaço na sociedade.Aos ativistas que com respeito e bom senso lutam de forma incansável e respeitosa por seus direitos meu respeito, a vocês que querem transformar a causa num palco para as mais espúrias demonstrações de afronta e libertinagem meu protesto. Vocês não querem direitos, vocês buscam apenas um pretexto para escandalizar e chamar atenção.


Se queremos ser respeitados e ouvidos, respeitemos e ouçamos primeiro, esta é a regra de ouro!!!



Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger