Nós iremos afundo no
assunto de justificação, reconciliação e perdão
para o entendimento deste plano de amor do Pai:O que você deve
compreender ao ler este texto é o problema no universo que a mentalidade
bíblica (a mentalidade de Deus) está tentando resolver por meio da morte de
Cristo.Como isto difere dos problemas que a mentalidade secular diz que
Deus tem de resolver?
“A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados
anteriormente cometidos...”(Romanos 3:25)
Reduza isso ao problema
mais básico ao qual a morte de Cristo se propõe a resolver ? Deus propôs Cristo (Ele
lhe enviou para morrer) para demonstrar sua retidão (ou justiça). O problema que carecia de
uma solução teológica, era que Deus por alguma razão, parecia ser injusto, e
quis exaltar e limpar seu nome. Esta é a explicação base.
Mas o que criou aquele problema?
Por que Deus enfrentou o
problema de precisar dar uma demonstração pública de sua retidão? A resposta está na última
frase de versículo 25: “Por ter Deus, na sua
tolerância,
deixado impunes os pecados anteriormente cometidos.”
O que isso significa?
Significa que durante
séculos Deus continuou fazendo o que o Salmo 103:10 diz:“[Deus] Não nos trata segundo os nossos
pecados, nem nos retribui segundo as nossas iniqüidades...”
Ele tinha ignorado
milhares de pecados. Ele os tinha perdoado, lhes permitindo continuar, não os
castigando. O Rei Davi é um bom
exemplo!
Em 2 Samuel 12, ele é
confrontado pelo profeta Natã por cometer adultério com Bateseba e matado seu
marido. Natã interroga:”Por que desprezaste a palavra do SENHOR?”(2
Samuel 12:9). Davi sente a repreensão de
Natã, e no versículo 13 diz: Pequei contra o Senhor. A isto Natã responde: Também o SENHOR traspassou o
teu pecado; não
morrerás. Apenas isso! Adultério e assassinato são ignorados. Nosso senso de justiça urge: Não! Você não pode apenas o deixar ir
assim. Ele merece morrer ou ser severamente castigado.Mas Natã não diz isso. Ele diz: “O SENHOR traspassou o teu pecado; não morrerás.”
Por que o Perdão é um Problema?
Isso é o que o Paulo quer
dizer em Romanos 3:25 ,por deixar de lado os pecados cometidos. Mas por que
isso é um problema? É percebido como um problema
pela mentalidade secular que Deus é bondoso para com os pecadores?Quantas pessoas fora do
escopo da influência bíblica lutam com o problema de um Deus santo e íntegro
que faz o sol nascer para maus e bons, e envia chuva para justos e injustos
(Mateus 5:45)? Quantos lutam com a aparente
injustiça de Deus ser indulgente para com os pecadores? Quantos dos cristãos
lutam com fato de ser seu próprio perdão uma ameaça à retidão de Deus?
A mentalidade secular não consegue avaliar as situações do modo
como a mentalidade bíblica o faz, e Por que isso?
Porque a mentalidade
secular inicia seu pensamento de um ponto de partida radicalmente diferente da
bíblico. Não começa com os direitos de Criador inerentes a Deus:O
direito de ostentar e exibir o valor infinito de sua retidão e glória. Ela começa com o homem e
assume que Deus se moldará aos nossos direitos e desejos.
O Pecado é um Depreciador da Glória de Deus ?
Veja o versículo 23: “Porque todos
pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” O que está em jogo em meio ao pecado
é a
glória
de Deus. Quando Natã confronta Davi, ele cita
Deus como que dizendo: Por que você me desprezou? Nós poderíamos imaginar Davi
respondendo:
“O que você quer dizer com eu o desprezei ? Eu
não o desprezei. Eu nem mesmo estava pensando
em você.Apenas me
interessei por esta mulher, e então me apavorei com a possibilidade de outros
descobrirem. Seu nome nem mesmo foi citado...”
Portanto, o problema quando Deus ignora o pecado
é que ele parece concordar com esses que desprezam seu nome e depreciam a sua
glória. Ele parece estar dizendo que é uma questão indiferente que sua glória
que seja menosprezada.Ele parece tolerar a baixa
estipulação de seu valor.Que pessoa secular perde seu sono pela aparente injustiça
de ser Deus benigno para com os pecadores? Mas, de acordo com
Romanos, este é o problema mais básico que Deus resolveu pela morte de seu
Filho.
Leiamos novamente: Para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua
tolerância,
deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente...
Deus seria injusto se ele ignorasse os pecados como se o valor de sua glória
fosse nulo.
Deus viu a sua glória sendo desprezada
por pecadores (como Davi) ,Ele viu seu valor depreciado e seu nome desonrado
por nossos pecados,e em lugar de vindicar o valor de sua glória matando seu
povo, ele vindicou sua glória matando o seu Filho.Porque Deus enviou o seu
Filho ao mundo, não
para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele(João 3:17). Sabemos que Deus é por nós. Sabemos que nossa salvação é o
objetivo da vinda de Jesus. Mas nós conhecemos os alicerces de tudo isso?
Sabemos que há um objetivo
ainda mais profundo no envio do Filho?
Sabemos que o amor de Deus para
conosco depende de um amor ainda mais profundo, isto é, o amor de Deus por sua
glória?
Sabemos que a paixão de
Deus para salvar os pecadores reside em uma paixão ainda mais intensa, isto é,
a paixão de Deus para vindicar sua própria retidão?
Nós temos consciência de que a
realização da nossa salvação não está centrada em nós, mas na glória de Deus?
A vindicação da glória de
Deus é o fundamento de nossa salvação (Romanos 3:25-6), e a exaltação da glória
de Deus é o objetivo de nossa salvação.
Cristo foi feito ministro
da circuncisão, para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia(Romanos
15:8-9).
Alguém poderia perguntar: Como
pode ser o amoroso Deus se auto-exaltar na obra da cruz?
Se ele está realmente exaltando sua
própria glória e vindicando a própria retidão, então como a cruz é realmente um
ato de amor por nós? A mentalidade bíblica nos
aponta o seguinte: A cruz é o apogeu do
amor de Deus para com os pecadores, não porque demonstra o valor dos pecadores,
mas porque vindica o valor de Deus para alegria dos pecadores.O amor de Deus pelo homem não
consiste em fazer do homem o centro, mas de tornar a si mesmo centro para o
homem. A cruz não dirige a atenção do homem para seu próprio valor, mas para a
retidão de Deus. A auto-exaltação de Deus, é amor, porque nos preserva
e nos oferece o único Objeto de desejo capaz de nos satisfazer por completo: O
próprio Deus todo-glorioso, o Deus
todo-justo.
Por que a Cruz é Loucura para o mundo?
A razão primária do porquê
a cruz é loucura para o mundo é que ela significa o fim da auto-exaltação
humana, e um compromisso radical para com a exaltação divina.
Antes, a cruz é um chamado à “exultação”
radical na exaltação de Deus.
A cruz é a morte da nossa demanda
para sermos amados e feitos o centro.
E ela é o nascimento da
alegria em fazer de Deus o centro.
PERGUNTAS SOBRE O PLANO DE DEUS PARA NOS SALVAR!
Eu redescobri a Igreja recentemente e tenho recebido várias perguntas
constrangedoras de meus pais que não consigo responder. Elas acabam tornando-se
minhas dúvidas também, por isso gostaria da ajuda de vocês para respondê-las.Aqui vão algumas delas:
1)- Por que, se Deus é justo e perfeito, os descendentes de Adão e Eva
devem ser julgados por um crime que não cometeram?
2)- Caso Fulano matasse alguém, os filhos e netos e bisnetos de Fulano
deveriam ser julgados culpados e sofrerem as mesmas penas somente por terem
nascido?
3)-Por que algumas crianças morrem antes de serem capazes de escolher
entre Deus ou o pecado, algumas ainda no ventre materno? Ouvi dizer que seria
para poupar a própria criança que em vida cometeria pecados muito mais graves,
isso procede? Para mim parece confuso.
4)- Se só nós cometemos os pecados, por que toda a criação teve que
decair? Eles (animais) precisam matar para sobreviver. E nós precisamos
matá-los ou colocá-los em cativeiro por toda vida para nos alimentar.
Muito obrigado pela atenção.
André.
RESPOSTA
Meu caro André, salve Maria!
1)- Sua primeira pergunta é sobre a
justiça de Deus na questão do pecado original.
Deus não nos responsabiliza, nem nos pune pessoalmente pelo pecado
original de Adão e Eva. Todos os homens nascem com o pecado original, mas
nenhum homem é punido pessoalmente por esse pecado que foi só de Adão e Eva. Ninguém vai
ao inferno por ter o pecado original, pois que ele não é de responsabilidade
pessoal. Se Deus punisse com o inferno, alguém, pelo pecado de Adão e Eva,
evidentemente seria uma injustiça. O pecado original foi de Adão, pessoalmente. Ocorre, porém, que, com esse pecado,
Adão danificou a natureza humana. E como ele era a fonte de toda a humanidade, ele nos transmitiu,não a
culpa do pecado,mas apenas uma natureza danificada pelo pecado. Por isso
ninguém confessa ser culpado do pecado original que é só de Adão. Você imagine um homem que adquira
AIDS, ao cometer um pecado. O filho não herda a culpa do pai. Mas vai
receber, com a natureza, o virus da aids. Ele não herda a culpa moral do pai.
Recebe dele apenas uma natureza doente como consequência. O filho de um alcoólatra sofre consequências semelhantes(A propensão ao
alcoolismo). Quando Adão pecou, ele perdeu uma série
de dons que Deus lhe havia concedido. Além disso, Adão, revoltando-se contra Deus, danificou a natureza
humana.Antes do
pecado, a natureza de Adão era toda ordenada. Depois, a inteligência humana
ficou prejudicada, e tendente ao erro e não à verdade.
A vontade humana ficou desregrada e tendente ao mal. A sensibilidade
ficou desordenada, e, por isso, temos sentimentos irracionais: Simpatizamos com quem não devemos, e antipatizamos sem razão, com quem
nos faria bem, etc. O corpo ficou revoltado contra o domínio da alma. Em suma, nossa
natureza ficou tendente ao erro e ao pecado. Nisto
consiste a herança do pecado original, e não na herança da culpa moral que cabe
só a Adão e Eva.
2)-Caso um fulano, como você diz,
matasse alguém, os filhos não herdariam essa culpa.
Mas herdam, sim, a desonra desse crime.Dos pais, herdamos não as culpas
deles, mas apenas sua honra ou desonra, assim como,
possivelmente, as “tendências” para os pecados em que eles mais caíram ou
viveram.
3)- Sua segunda pergunta é por que Deus
permite que algumas crianças morram antes de nascer ou quando ainda muito pequenas
?
Deus só quer o bem de todos. Viver mais ou menos tempo é um bem
relativo, porque Ele não nos criou para vivermos neste mundo e sim no céu. Por
isso, Ele nos deixa viver o tempo mais conveniente para nosso bem.
A Providência de Deus guia as causas
segundas, isto é, as leis naturais.
Se Ele permite que uma criança morra cedo ou bem pequena, isso não
significa de modo algum que Deus vai destiná-las ao inferno. Se a criança foi
batizada, ela vai diretamente ao céu, porque não tem culpa alguma. Se ela não
foi batizada e está com o pecado original, ela não pode ser mandada ao inferno,
porque como lhe expliquei acima,ela não tem culpa pessoal pelo pecado de Adão.
Ela, porém, não pode entrar no céu, pois não foi redimida pelo sangue de
Cristo, cujos méritos ela receberia no batismo.Isso tudo não quer dizer que
essa criança vai estar perdida.Segundo alguns teólogos, Deus dará às
crianças que morrem sem batismo uma oportunidade de escolha entre o bem e o
mal, e conforme elas escolherem, irão para o céu ou para o inferno.Mas isto é apenas uma opinião de alguns teólogos. Segundo outros, Deus daria a essas crianças que morrem sem batismo uma
felicidade natural completa, ainda que não o céu.Pessoalmente, acho a primeira opinião mais interessante, mas eu não sou
teólogo, e minha opinião não tem importância.De tudo isso, a regra fundamental é que Deus sempre faz acontecer o que
é melhor para cada um.
4)- Enfim, você me pergunta por que Deus
puniu toda a criação e por que precisamos matar animais para comer, etc.?
Quando Adão foi amaldiçoado por Deus, disse-lhe:
"Por tua causa, maldita será a terra". Tanto Deus ama o homem
que, para poupá-lo, desviou parte do mal dele, fazendo que a terra, para
produzir, devesse ser cultivada, e que naturalmente ela não produza cafezais e
trigais, que o homem tem que cultivar com trabalho e suor.
O fato de ser necessário aos animais comerem ervas, e outros animais, e
que nós devamos comer outros seres tirando-lhes a vida, não é um mal. Deus fez um
ser para o outro. O sol é que permite a vida na terra. A terra sustenta as
plantas. Estas sustentam os animais que se sustentam, e nos sustentam. Por que Ele fez assim? Para nos mostrar que devemos servir uns aos outros. André me pergunta.
Eu lhe respondo. André, com a resposta, vai ajudar outros. E assim por diante.
Nós existimos uns para os outros e todos para Deus. Deus que se
fez nosso servo, a ponto de lavar os pés dos Apóstolos, e que nos lava as
culpas com seu sangue derramado por nós na Cruz.Deus que nos dá seu próprio corpo como comida, e seu sangue como bebida.
Deus que nos dá inteligência para ver a verdade e para amá-la. Deus que quer-se nos dar eternamente no céu. É no Coração d’Ele que
espero, um dia, estarmos todos reunidos.
É por isso que concluo escrevendo:
In Corde
Jesu, semper, para sempre,
Orlando Fedeli - Montfort
CONFIRA NOSSO CATÁLOGO DE LIVROS: https://amzn.to/3vFWLq5
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.