|
Caro irmão,
Sou obra. Já fui vocacionada. E pretendo, no futuro, fazer parte da aliança. Vamos ver se eu consigo esclarecer algo a você:
1 -Obra: quanto tempo para ser vocacionado, precisa de retiro em alguma cidade ou apenas no local onde moro, preciso escrever carta para ser vocacionado ?
R - Não havia, até o ano passado, um tempo mínimo para ser vocacionado.Havia sim, o vocacional aberto, e se falava sobre a vocação shalom, o que é o carisma, o que a vocação, o que é a comunidade de vida, o que é a comunidade de aliança, e vida na comunidade, a nossa missão como comunidade.Hoje, com o caminho da paz, me parece que esse caminho mudou.O ideal é verificar com um responsável local do shalom, ou você entrar em contato com a assessoria vocacional do shalom para obter maiores informações a respeito.Quanto ao caminho da paz, é toda uma formação para a obra shalom, bem vinda, e necessária, para a vivência plena da vida cristã atingindo a maturidade da fé e compromisso missionário.Sobre o retiro, a informação que tenho é de que há sim necessidade de se fazer o retiro. Um retiro é feito dentro da sua cidade mesmo. É o chamado retiro de aprofundamento, onde você irá mergulhar no carisma.Outro retiro, é feito fora da sua cidade, onde você vai vivenciar a vida missionária, seja como comunidade de vida, seja como comunidade de aliança, e é ôn-requisito para a carta que será enviada à comunidade para dicernimento do seu ingresso, ou não, na comunidade naquele momento.A qualquer tempo você pode sair do vocacional, se entender que esse não é o seu chamado, ou que esse não é o momento de você ingressar na comunidade. Somos livres para isto.Eu por exemplo, não tenho, nesse momento, como abraçar todos os compromissos que a comunidade prevê, então sai do vocacional. Havendo essa possibilidade, em caráter definitivo, eu retorno ao vocacional.O vocacional pode durar 1 ano, 2 anos, 3 anos, isso vai depender de você e do discernimento feito para o seu ingresso.
2 – Vocacionado . quanto tempo para ser postulante e quanto tempo fico de postulante, de 1º ou de 2º ano, como é feito para ser de segundo ano preciso escrever carta ? quem acompanha ? e 3 – Postulante . quanto tempo para consagrar ? preciso escrever carta, quem acompanha ?
R- O postulantado e o discipulado são fases que antecedem a consagração.Durante o postulantado e o discipulado você já assume compromissos dentro da com aliança, ou da com vida. Você já é membro da comunidade.O tempo do postulantado e do discipulado, também depende de você e do dicernimento. Existe um questionário que você responde, e uma pessoa que te acompanha, além de um acompanhamento do responsável local.Geralmente comunidade de aliança são, em média 04 anos, e de vida 05 anos, até a consagração, podendo ocorrer em mais tempo.Durante o postulantado e o discipulado haverá formação. Haverão retiros, e você mergulha em todas as atividades da comunidade. Você é membro da comunidade. Ao ingressar no discipulado, você recebe o Tau.
4 – Consagrado de Aliança – casal ou solteiro, como fazer para ser vida?
R – Para ser membro da aliança e da comunidade de vida, solteiro, ou casado, você precisa querer ser da comunidade, fazer o vocacional.Agora, sendo casado, você precisa ter por escrito o consentimento do seu ônjuge, no qual ele assina estar ciente e concordar com o seu ingresso na comunidade e com todos os compromissos que você assume a partir daquele momento. Isso já acontece, se não me engano, no momento de ingresso na comunidade, antes mesmo da consagração.Agora na comunidade de vida não sei como funciona.Espero ter ajudado. Se eu falei algo errado, alguém por favor se manifeste para esclarecer corretamente ao irmão como é.
O que posso lhe assegurar é que é um caminho de e para a felicidade! E que Deus não nos tira nada, muito pelo contrário, NOS DAR TUDO!
|
|
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.