Nasceu em 20 de outubro de 1953 em Sitio Malhada da Areia, uma zona muito pobre do Estado de Rio Grande do Norte (Brasil). Era a sexta dos três irmãos. Foi batizada em 7 de janeiro de 1954. Em sua família aprendeu as primeiras noções da fé e orações cristãs. Seu pai lia com freqüência aos filhos a Bíblia e os levava na missa. Lindalva aprendeu com sua mãe a cuidar e ajudar as crianças pobres.Ao final da escola primária, aos doze anos, fez a primeira Comunhão. Além de colaborar em casa ajudando a família prosseguiu nos estudos obtendo o curso de assistente administrativa. De 1978 a 1988 trabalhou como balconista em alguns comércios e também como caixa em um posto. Mandava para sua mãe, a maior parte do dinheiro que ganhava.
![]() |
(Dona Maria Lúcia - Mãe da Beata Lindalva) |
Na cidade de Natal, onde residia e trabalhava, começou a freqüentar a casa das Filhas de Caridade e o asilo dos velhos, onde realizam seu apostolado, dedicando-se generosamente as obras de voluntariado. A morte de seu pai por um câncer de abdômen, a quem assistiu amorosamente em seus últimos meses de vida, a impulsiounou a refletir sobre sua existência e a orientou a decisão de ajudar os pobres. Sem deixar de trabalhar, se inscreveu em um curso de enfermeira.Desde 1986 começou a freqüentar o movimento vocacional das Filhas de Caridade, participando regularmente dos encontros de formação e amadurecendo em seu coração o desejo de servir aos pobres.Aos trinta e três anos, no fim de 1987, pediu a admissão no postulantado para dedicar-se totalmente ao serviço dos pobres e a seguir Jesus Cristo numa entrega mais radical:
“Quero ter uma felicidade celestial”,
declarou, transbordar de alegria, ajudar ao próximo e fazer incansavelmente o
bem!”
Um mês depois de receber o sacramento do Crisma, em 28 de novmebro de 1987, chegou para ela a resposta positiva do provincial das Filhas de Caridade, e em 11 de fevereiro de 1988 começou o postulantado na casa provincial de Recife.Durante este período foi muito edificante para todas as companheiras, destacando-se por sua disponibilidade e alegria com ao pobres. Se comprometeu ao serviço dos mais necessitados de uma favela, chegando inclusive a transportar tijolos para a construção de casas no bairro. Assim mesmo, levava uma intensa vida de oração. Em 16 de julho de 1989, com outras cinco companheiras, iniciou o noviciado em Recife. Em 29 de janeiro de 1991 foi enviada a servir quarenta idosos de um asilo em Salvador na Bahia. A cordialidade e alegria com que tratava a todas as pessoas ganhou a estima das Irmãs, dos funcionários do asilo e das pessoas que assistia. Realizava os trabalhos mais humildes nos serviços dos idosos, ajudava materialmente e espiritualmente, fomentando neles a contínua recepção dos sacramentos. Cantava e orava com eles; os levava para passear. Contagiava a todos com o seu otimismo.Em janeiro de 1993 chegou ao asilo um homem de 46 anos, Augusto da Silva Peixoto. Ainda que, não tivesse direito ao asilo por sua idade, havia ganhado uma recomendação para ser acolhido ali. Lindalva o tratava com a mesma cortezia que os demais hóspedes, mas este homem, de caráter difícil, se apaixonou pela jovem religiosa. Assim começou para ela um período de provas muito duro. Compreendendo as intenções de Augusto, tratou de fazê-lo entender que estava totalmente consagrada a Deus. Embora estivesse com medo desse homem, não quis deixar o asilo para não abandonar o serviço dos idosos.
“Prefiro derramar meu sangue antes, do que ir”, confessou a uma
das Irmãs.
Augusto esperou que a Lindalva estivesse servindo o café da manhã; chegou pela escada externa, abriu a porta e foi apunhalada por traz, em cima da clavícula e no pulmão. O homem seguiu ferindo-a em várias partes do corpo, enquanto os hóspedes, passado o primeiro momento de surpresa, trataram de intervir.Augusto, brandindo a faca, detrás da mesa, ameaçava a matar a quem chegasse perto. Perante os tribunais, o assassino declarou que a havia matado porque ela lhe havia rejeitado.
No dia seguinte, o Sábado Santo, pela manhã, o arcebispo Cardeal Lucas Moreira Neves, ao celebrar a cerimônia fúnebre, colocou em relevo a coincidência da morte violenta da mártir Irmã Lindalva, que deu sua vida ao serviço dos pobres, e a paixão e morte de Cristo.
Biografia
da Beata Lindalva (pelos Arautos do Evangelho)
Mártir brasileira do fim do século XX, admirável por sua disponibilidade e alegria no serviço aos pobres, deu sua vida como prova de amor a Deus, por conservar intacta sua pureza!
Por Irmã Juliane Vasconcelos Almeida Campos, EP
Na quarta-feira da Semana Santa de 1500, aportou em terras brasílicas uma esquadra vinda do outro lado do Atlântico. Poucos dias depois, no Domingo de Páscoa, sob a proteção de uma enorme Cruz fincada na praia, o franciscano Frei Henrique de Coimbra celebrou ali a primeira Missa. Nasceu assim, nas belas praias da Bahia, um país de proporções continentais. Batizado com o nome de Terra de Santa Cruz, o Brasil já trazia em si, em gérmen, todo um futuro cheio de atos heroicos e de catolicidade, dos quais as páginas de sua História estão repletas.Um destes deu-se em nossos dias, tão marcados pelo pragmatismo e pela falta de fé, tão carentes de pessoas dispostas a servir a Deus, a ter generosidade, a ser casta ou a doar-se pelos demais.
Também, numa Semana Santa, na mesma
Bahia gloriosa, tal como Santa Maria Goretti, uma freira de nossos tempos
derramou o sangue na defesa de sua pureza, no amor à obediência e ao serviço
dos mais necessitados, cumprindo sua vocação de Filha da Caridade de São
Vicente de Paulo e de Santa Luisa de Marillac: Irmã Lindalva Justo de Oliveira.
Propensão para ajudar os outros!
Lindalva vivia no mundo sem ser do mundo!
Sua oração preferida era mesmo o
Rosário. Levava o terço sempre à mão e aproveitava qualquer tempo livre para
recitá-lo. Explicava este hábito, dizendo: “Há muita gente que precisa de minha
ajuda e não posso fazer nada a não ser rezar por eles”.O desejo de progredir na
vida espiritual levou-a a perguntar candidamente à superiora, Irmã Maria
Expedita Alves, como fazer para ser santa.
"Minha filha, ninguém nasce santo; isto pode ser alcançado
procurando a perfeição na vida do dia-a- dia, e também, em cada ação, mesmo a
mais insignificante."
"Quero ser santa!" – retrucou Lindalva, fitando à superiora com um
olhar profundo.
“Aqui tudo é graça! Vivemos num profundo silêncio e união com
Deus. (…) Os meus pensamentos e o desejo que tenho de amar a Deus sobre todas
as coisas fazem com que eu me sinta muito feliz.Outra parte da nossa vida é o
amor às pessoas que conquistamos, mas é através do amor a Deus que amamos as
criaturas; somente não devemos deixar que este amor seja maior que o amor a
Deus”.
Sua vigilância, em matéria de castidade, se notava até mesmo
quando ia buscar o padre, pois sempre pedia a alguém para acompanhá-la.
A Subida
ao Monte Calvário de Lindalva
“Prefiro que meu sangue se derrame, do que ir embora daqui!” –
afirmou durante um recreio da comunidade.
Este,
que a esperava, subiu atrás dela, entrou pela porta dos fundos do salão e
atacoua pelas costas, a golpes de facão, numa fúria insana e diabólica. A
vítima mal teve tempo de balbuciar: “Deus me proteja!” Recebeu ao todo 44
golpes.Enquanto limpava na própria roupa a arma tingida pelo sangue inocente, o
criminoso ensandecido rugia: "Nunca cedeu! Está aqui a recompensa!"
O sangue dos Mártires são Sementes de novas vocações!
“Desejo a todos, e invoco do Senhor para cada um, aquela
vitalidade alegre que sabia transmitir aos outros, que é talvez a herança mais
fascinante de Lindalva, para saber contagiar quem nos está perto, com a alegria
inefável que mergulha as suas raízes nos pés de Cristo Ressuscitado, conscientes
de que enquanto filhos de Deus, somos todos chamados a ser santos e que a
santidade é um caminho de liberdade para cada um".
REFERÊNCIAS:
2 Mensagem na Beatificação da Serva de Deus Lindalva Justo de Oliveira, 2/12/2007.(Revista Arautos do Evangelho, Abril/2010, n. 100, p. 32 à 35)
"Eu matei a santa!"
"Lindalva não era apaixonada por Augusto, que era apaixonado
por Lindalva, a qual era totalmente apaixonada por Jesus Cristo"
Tomado pela loucura de um amor não correspondido, Augusto
matou a amada, que morreu por amor a outro: Jesus Cristo! Augusto foi
parar no manicômio. Lindalva virou santa.
“Saiam de perto, senão faço o mesmo com vocês! Estou picando a
minha carne!”, disse. “Ela nunca cedeu! Está aqui a recompensa... Podem chamar
a polícia. Eu não vou fugir, fiz o que deveria ser feito!"
![]() |
(Pastor Álvaro - Acolheu Augusto) |
A caridade é obra de um pastor evangélico da Igreja Assembléia de Deus que descobriu Augusto no manicômio durante suas pregações aos detentos nos finais de semana. “Tenho certeza de que ele não é doido. Dava dó vê-lo ali. Não tive dúvida em ajudá-lo”, diz o pastor Álvaro Gonzaga. Desde que chegou, ele nunca ficou nervoso”, completa.Augusto divide com 29 jovens o acolhimento na comunidade. Em troca da moradia, ele faz a faxina do local. O trabalho é intercalado com orações, conversas e leituras. “Há cinco anos eu me converti”, conta Augusto. Quando ele fala do crime, se diz arrependido e admite que foi seu maior erro, mas que pagou um preço alto pela insanidade. “Fiz o que fiz por ciúme, argumenta. Ela era bonita, né?..." indaga, buscando justificar-se. Em seguida, faz duas analogias para ressaltar seu sentimento de ter sido injustiçado: “Meu caso é igual ao do Lindomar Castilho”, diz, referindo-se ao cantor que matou a mulher, Eliane de Grammont, em 1981 e também foi condenado a 12 anos de prisão. Já paguei pelo meu erro, mas a sociedade não me perdoa, lamenta. Se eu fosse igual ao jornalista lá de São Paulo que matou a namorada, eu entenderia a raiva das pessoas, compara, referindo-se ao jornalista Pimenta Neves, réu confesso do assassinato de Sandra Gomide, condenado pelo crime, mas até hoje em liberdade.
Lindalva nasceu em Açu, no Rio Grande do Norte, em 1953. Ela era a sexta de uma prole de 14 rebentos. Filha de família pobre, a freira na infância era chamada de “pororoca”, apelido colocado pelo seu pai, pelos quilinhos a mais que a menina ostentava. A vocação religiosa de Lindalva despertou tarde. Assim que completou 18 anos, ela mudou-se para Natal a fim de completar seus estudos. Na capital potiguar, morou com o irmão, ganhando alguns trocados como babá. Fez muita coisa antes de finalmente envergar o hábito: auxiliar de escritório, balconista numa loja de confecções e caixa de um posto de gasolina. Aos 33 anos, Lindalva entrou para a Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paula, uma ordem católica surgida na França no século XVII dedicada a combater a pobreza e a miséria. Concluiu seu noviciado oito anos depois.O primeiro trabalho como freira foi justamente o Abrigo Dom Pedro II, da Prefeitura de Salvador. Ela era responsável pelo pavilhão masculino, uma enfermaria com 40 idosos. No ano de sua morte, o abrigo – que só aceitava maiores de 60 anos – recebeu um pedido de um político e acolheu entre os anciões um homem de 45 anos. Era justamente Augusto, seu futuro algoz. Logo de cara, segundo contam algumas das irmãs, ele começou a assediá-la. A freira teve medo e comentou com as outras irmãs as conversas de Augusto com ela. Ele não nega que tenha investido contra a freira, mas tinha certeza que ela o via com bons olhos. “Eu tenho certeza que ela me amava”, conta ele. O problema é que ninguém acredita em mim depois da besteira que eu fiz. Vou morrer com a minha verdade.”
O “outro” que Lindalva amava, era Jesus!
Irmã Cristina, uma das colegas de Lindalva, sugeriu a ela que se afastasse dos velhinhos e trabalhasse em outra frente. “Prefiro que meu sangue seja derramado do que afastar-me daqui”, teria dito Lindalva.A cada dia que passava, Augusto derramava-se em declarações de amor à freira.
Ela fazia ouvidos moucos, mas a pressão era intensa. “Esse
homem sente paixão e é imprudente em suas palavras comigo”, confidenciou
Lindalva à irmã Cristina. Segundo a enfermeira Lígia da Ressurreição, que
trabalhava com a freira pouco antes do crime, Lindalva teria respondido a uma
das provocações de Augusto:“Eu entreguei meu amor a outro homem”, teria
dito ela ao pretendente. Ciumento, Augusto cismou que ela tinha
realmente se apaixonado por um homem de carne e osso. Ledo engano! Não
sabia ele que o outro homem a quem ela se referia era Jesus”, diz Lígia. - "Ele achou
que a paixão de irmã Lindalva era um interno chamado Coração”, conta a
enfermeira.
Beatificação recorde!
O processo de beatificação de irmã Lindalva foi um dos mais rápidos entre os beatos brasileiros. Ele foi iniciado em 17 de janeiro de 2000 e em 3 de março de 2001 – um ano e três meses depois – já estava sendo concluído. Como ela foi considerada mártir da Igreja Católica, a comprovação de milagres para se tornar beata não foi necessária. Para torná-la santa será preciso confirmar um milagre. Uma coincidência espantosa chamou a atenção dos religiosos que estudam a vida de irmã Lindalva: Os legistas que fizeram a autópsia no corpo da freira encontraram 44 perfurações em seu corpo, número que coincide com a soma dos 39 açoites e as cinco chagas do corpo de Cristo.Antes mesmo da beatificação, começaram as romarias de fiéis ao casarão do século XIX que abriga os restos mortais de irmã Lindalva. Irmã Maria Elcina de Jesus é uma das responsáveis por abrir a capela para visitações e contar a vida da freira que pode virar santa.
Ela revela que muitos devotos que visitam o prédio têm relatado
graças alcançadas com a ajuda de irmã Lindalva.No livro de registros da capela
constam 29 relatos, entre eles cura de tuberculose, emprego conquistado e
coagulação de uma cicatriz que sangrava. “Ela foi muito boa, era muito dedicada
à fé”, conta Irmã Elcina.“Ouvi até relatos de pessoas que estavam sendo
assaltadas e foram socorridas pela graça de Lindalva”, diz.
“Vivia o inferno com minha ex-mulher. Perdi tudo na vida, menos
este recorte de jornal”, diz André. Tenho certeza de que é um recado”, confia.
....................................................................
Apostolado Berakash no "YouTube": se inscreva, curta, e compartilhe se gostar:
https://www.youtube.com/watch?v=Igh8afWLFy4
....................................................................
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
+ Comentário. Deixe o seu! + 5 Comentário. Deixe o seu!
odeio católicos
Caro Detetive,
O seu ódio só vem a confirmar a profecia de Cristo a respeito da única e verdadeira Igreja de Cristo(Conf.Mateus 16,18). O seu ódio portanto não nos causa surpresa pois já estava previsto nas escrituras em I João 1,13-15 :"Meus irmãos, não vos admireis se o mundo vos odeia.Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. Todo o que odeia a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele..."
O seu ódio nos confirma e nos anima na luta contra o reino das trevas.
Não esqueça: Jesus te ama !!!
Shalom !!!
Que história! uma verdadeira mártir
Meu Deus santa morreu depois de dois dias que eu tinha nacido misericordia
Perfeito, Beraká ! 🙏
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.