A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Home » , » Padre Zezinho: "por que teologia"?

Padre Zezinho: "por que teologia"?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 21 de novembro de 2010 | 01:41


(foto reprodução Pe. Zezinho - SCJ)



Vendo-me a ler grossos volumes de teologia, os últimos deles ecumênicos: Kar Rahner, Jürgen Molltmann e Wolfhart Pannenberg, uma jovem jornalista me fez a confrontadora pergunta: "Por que ler tanta teologia se no céu pode ser tudo diferente?"  Lembrei-lhe que também, lia sociologia, antropologia, filosofia, e estou lendo Jean Beaudrillard, lia história, e outros autores.








A teologia, para mim que creio em Deus, complementa e aprofunda os outros conhecimentos!



Mas, para ilustrar o meu porquê, contei-lhe um episodio de minha vida. Quando jovem, indicado para estudar teologia nos Estados Unidos, não me limitei a apenas aprender inglês. Li o que podia sobre os Estados Unidos dos anos 60. Recebi uma prévia do que encontraria. Quando explodiram os acontecimentos marcantes daqueles anos, eu morava lá: Berkeley, John Upckins, Beatles, Woodstock, morte de John Kennedy e Luther King, o auge dos movimentos de combate ao racismo, pude entender melhor o que se passava.  



Os que sabiam mais do que eu me haviam dado uma prévia do que eu poderia encontrar. Não acertaram todas as previsões, mas as análises eram corretas. Voltei ao Brasil com a mesma idéia de estudar antes, para entender depois. As leituras me dão uma idéia melhor de economia, de mídia, de fé, e do comportamento sincero, mal intencionado ou errático dos humanos.Fica bem mais fácil assimilar pessoas e acontecimentos quando se guarda e se confere estas coisas no coração, como fez Maria a respeito de Jesus ( Lc 2,19 ). Ela agia como teóloga!



Não sei como será o céu, nem como é Deus, mas a reflexão das igrejas mais estudiosas e de homens mais cultos e inteligentes do que eu ajudam-me a entender a busca de diálogo entre Deus e os homens e entre estes e Deus.Se nem tudo aconteceu exatamente como dizem os livros; se nem tudo será exatamente como predizem os pregadores, ao menos tudo fica mais verossímil quando se estuda e se medita na lei dia e noite. ( Salmo 1,2)Enganam-se os  que pensam e proclamam que a piedade consiste em amar, orar e falar com Deus. Além disso, ela é feita de amar e servir o próximo e de buscar entender este mundo, a Palavra de Deus para todos os tempos e praticá-la.






Estudar a fé é um excelente caminho de santidade!


Se a Igreja canonizou teólogos e contemplativos como  Thomás de Aquino, Boaventura, Alberto Magno, Tereza de Ávila , João de Deus é porque aposta na santidade da cabeça e do coração.


O céu não é como pensamos...é melhor! Mas perguntar sobre ele faz imenso bem! É o que faz a teologia! 




FONTE: Site do Pe. Zezinho










Apostolado Berakash no "YouTube": se inscreva, curta, e compartilhe se gostar:

https://www.youtube.com/watch?v=Igh8afWLFy4





GOSTOU Do APOSTOLADO berakash?  QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?

 

 

Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):

 

 

https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html

 

 

Shalom!






------------------------------------------------------

 



APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicadosInfelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 



filhodedeusshalom@gmail.com

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam nossa adesão às ideias nelas contidas.O blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a).Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos se ofensivos a honra.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Blog educativo e formativo inspirado em 1Pd 3,15, dedicado à defesa da fé e à evangelização. Nele somos apenas o jumentinho que leva Cristo e sua verdade aos povos, proclamando que Ele é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14,6) e que sua Igreja é a coluna e sustentáculo da verdade (1Tm 3,15). Nossa Missão: promover a educação integral da pessoa, unindo fé, razão e cultura; fortalecer famílias e comunidades por meio da formação espiritual e intelectual; proclamar a verdade revelada por Cristo e confiada à Igreja. Nossa Visão: ser um espaço de evangelização que ilumina também os campos social, político e econômico, mostrando que fé e razão caminham juntas, em defesa da verdade contra ideologias que afastam de Deus. Áreas de Estudo: Teologia: mãe de todas as ciências. Filosofia: base da razão e da reflexão. Política: análise crítica de governos e ideologias à luz da fé. Economia: princípios éticos e cristãos aplicados à vida financeira. Rejeitamos uma imagem distorcida e meramente sentimentalista de Deus, proclamando o verdadeiro Deus revelado em Jesus Cristo. Nosso lema é o do salmista: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória” (Sl 115,1).

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

POSTAGENS MAIS LIDAS

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

SOMOS CONSAGRADOS JESUS PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA

SOMOS CONSAGRADOS JESUS PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger