A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » , » MARIA NO ANTIGO TESTAMENTO

MARIA NO ANTIGO TESTAMENTO

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 11 de novembro de 2009 | 18:00


AS ANALOGIAS DE MARIA NO ANTIGO TESTAMENTO:

Os escritores, pregadores, teólogos e a Liturgia descobriram, no Antigo Testamento, os chamados tipos de Cristo, ou seja, objetos e pessoas que“prefiguravam o Cristo nosso Senhor e Salvador”.

Basta pensarmos no Novo Adão, no maná, no cordeiro pascal, no servo sofredor de Isaias, Jó o justo sofredor e inocente,na serpente de bronze, no rei Davi... Todas estas alusões ou tipos são confirmados nas páginas do Novo Testamento.

Não admira, pois, que desde tempos remotos se começasse a fazer a mesma coisa em relação a Maria, Mãe de Jesus: A nova Eva, a invicta Judite, a Ester que encontrou graça diante do Rei que se encantou com sua beleza e propôs dar metade de seu reino.

Por analogia podemos comparar também pessoas, episódios e objetos a Maria também no antigo Testamento.Trata-se de comparações e semelhanças com a pessoa ou a missão de Maria no plano salvífico de Deus.



1)-A Pomba da Arca de Noé (Gen 8,11)


Pela tarde, a pomba voltou, trazendo no bico uma folha de oliveira. Assim Noé compreendeu que as águas tinham baixado sobre a terra.
Esta ave é figura da amada no Cântico dos Cânticos, assim como Maria é a predileta de Deus:

“Uma é a minha pomba, uma só a minha perfeita” (Ct 6,9).


2- A Escada de Jacó (Gen 28,12)Jacó teve um sonho: Viu uma escada que tocava no céu; anjos de Deus subiam e desciam pela escada.

A escada ligava os homens (Jacó) a Deus. Os anjos subindo e descendo, simbolizam as orações das criaturas que alcançam o trono divino, e as bênçãos de Deus que descem pelo mesmo caminho.

Por Maria Cristo desce ao mundo. Por Maria os homens são elevados até Cristo.


3 - A ARCA DA ALIANÇA (Ex 25,10 e 11)

Farão uma arca de madeira de acácia... Tu a cobrirás de ouro puro por dentro e farás por fora, em volte dela, uma bordadura de ouro.
O ouro puro que cobria a arca de todos os lados (Hb 9,4) é figura da formosura radiante de Maria e, sendo ouro, de uma formosura imperecível.
O conteúdo da arca: A urna de ouro contendo o maná, a vara de Aarão que floresceu e as tábuas da Aliança (Hb 9,4).

Maria como a Arca da Nova Aliança guardava dentro de si o maior de todos os tesouros: Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador.

A arca foi transportada para a Casa de Deus (1 Rs 8,6); assim, Maria, terminado o curso de sua vida, foi levada à habitação celeste, manifestada ao visionário João em Patmos, conforme Apoc. 12

4. O VELO DE GEDEÃO (Jz 6,37-40)“Eis que vou estender um velo de lã na eira: se o orvalho cair só no velo, ficando toda a terra seca, reconhecerei que é por minha mão que livrareis Israel, como dissestes.

E assim aconteceu. Levantando-se Gedeão no dia seguinte pela manhã espremeu a lã e encheu um copo de orvalho.Gedeão disse de novo a Deus: Só quero fazer uma prova com o velo: Peço que só a lã fique seca e o orvalho molhe toda a terra em redor.”
E Deus assim o faz naquela noite: só o velo ficou seco, enquanto todo o solo ficou coberto de orvalho.
Neste sinal manifesta que: “Aquilo que impossível para os homens a Deus é possível: Por isto Maria é a IMACULADA como aquele velo foi preservada da mancha do pecado original.Maria torna-se em virtude da missão: Ser mãe daquele que não conheceu pecado algum: Jesus Cristo.”



5. O TRONO DE SALOMÃO (l Rs 10, l8-20b)Salomão mandou fazer um grande trono de marfim revestido de ouro fino.”Nunca se fez coisa semelhante em nenhum outro reino...”
O “NUNCA” vale também para Maria: Ela é um caso único e nunca repetido entre as mulheres e mães da terra.
A arte bizantina prefere representar Maria como trono do Menino Jesus:Maria, sentada num trono como rainha, e aparentando majestade, o Menino-Deus sentado no colo dela, ostentando desde já todas as características de sua soberania.


6. A PORTA QUE FICOU FECHADA (Ezeq. 44,2) A glória do Senhor penetrou no templo pela Porta Oriental. O Senhor disseme: “Esta porta ficará fechada. Ninguém a abrirá, ninguém aí passará, porque o Senhor Deus de Israel, aí passou. Ela permanecerá fechada. “

Assim Maria, depois de ter dado à luz o Salvador, segundo os Evangelhos e a tradição, não teve outros filhos. Os tais “irmãos de Jesus” não são filhos de Maria.Com essas prefigurações , encerramos os principais tipos reais do Antigo Testamento com que os teólogos compararam Maria.

Existem outros, porém estes nos chamam mais a atenção.



O Ofício de Nossa Senhora trazem outras prefigurações de Maria.
Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino) “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger