A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Home » , , » Papa Francisco critica duramente "padres e bispos que causam divisão e polarizações" dentro da Igreja

Papa Francisco critica duramente "padres e bispos que causam divisão e polarizações" dentro da Igreja

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 31 de maio de 2023 | 11:17

 

 

(foto reprodução)


 


Vaticano critica bispos que alimentam divisões

 



Apelo faz parte de um documento de 20 páginas do departamento de comunicações da Santa Sé


 


Philip Pullella da Reuters (Cidade do Vaticano)









O Vaticano pediu aos bispos e importantes líderes católicos leigos, nesta segunda-feira (29.05.2023), que moderassem seus comentários nas redes sociais, afirmando que alguns estavam causando divisões e alimentando polêmicas que prejudicam toda a Igreja. O apelo faz parte de um documento de 20 páginas do departamento de comunicações do Vaticano intitulado “Rumo à presença plena. Uma reflexão pastoral sobre o envolvimento com as mídias sociais”.










O documento, dirigido a todos os católicos, alerta sobre os perigos das notícias falsas nas redes sociais e outras formas de abuso que transformaram as pessoas em mercadorias cujos dados são vendidos muitas vezes sem o conhecimento ou consentimento delas. 








A mensagem condenou a polarização e o extremismo que levaram ao “tribalismo digital” nas mídias sociais, dizendo que os indivíduos frequentemente se fechavam em bolhas de opinião que dificultavam o diálogo e muitas vezes levavam à violência, abuso e desinformação. “O estilo cristão deve ser reflexivo, não reativo, nas mídias sociais. Portanto, todos devemos ter cuidado para não cair nas armadilhas digitais escondidas em conteúdos que são intencionalmente projetados para semear conflito entre os usuários,causando indignação ou reações emocionais”, disse o comunicado. 









“O problema da comunicação polêmica e superficial e, portanto, divisiva, é particularmente preocupante quando vem da liderança da Igreja: bispos, pastores e líderes leigos proeminentes”, afirmou o papa Francisco.


 









 

Papa Francisco cobra que padres não criem mais divisões na Igreja








CIDADE DO VATICANO, 6/04/2023 ABR (ANSA) – O papa Francisco celebrou nesta quinta-feira (6) a missa crismal da Páscoa, na Basílica de São Pedro, e cobrou que os padres, bispos e cardeais não caiam e nem criem divisões dentro da Igreja Católica – um tema bastante recorrente por conta das claras diferenças entre conservadores e progressistas.“Irmãos, construir a harmonia entre nós não é uma questão de estratégia ou de cortesia, mas é sobretudo uma exigência interna na vida do Espírito. Peca-se contra o Espírito Santo, que é comunhão, quando nos tornamos, mesmo que por frivolidades, instrumentos de divisão com as fofocas. 










E isso faz o jogo do inimigo, fazendo tudo escondido e fazendo boatos e insinuações, fomentando partidos e facções, alimentando a nostalgia do passado (ou um progressismo exacerbado e NÃO EVANGÉLICO), gerando a desconfiança, o pessimismo e o medo”, disse aos religiosos.









Segundo Francisco, é preciso ficar “atentos para não sujar a unção do Espírito e veste a Santa Mãe Igreja com a desunião, com as polarizações, com a falta de caridade e de comunhão”. Além disso, pediu que os sacerdotes sejam “protetores da harmonia”, acolhendo e perdoando a todos (seja de direita ou esquerda), e fazendo uma autorreflexão sobre os comportamentos em comunidade.










“Se o povo vê em nós pessoas insatisfeitas e desanimadas, que reclamam, que criticam e apontam o dedo, onde está a harmonia? Quantos não se aproximam ou se afastam porque na Igreja não se sentem ouvidos e amados, mas olhados com desconfiança e julgados? Em nome de Deus, acolhamos e perdoemos sempre. E lembremos que sermos nervosos ou aqueles que só reclamam, além de não produzir nada de bom, corrompe o anúncio do Evangelho porque Deus é comunhão e harmonia”, pontuou ainda. Em outro ponto de sua homilia, o pontífice ainda voltou a criticar o clericalismo e aqueles que viram “clérigos de Estado”, esquecendo sua missão pastoral. (ANSA).



 

 


 




REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:




 

-https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/vaticano-critica-bispos-que-alimentam-divisao-e-pede-moderacao-nas-redes-sociais/

 



-https://istoe.com.br/papa-cobra-que-padres-nao-criem-divisoes-na-igreja/














------------------------------------------------------






 

APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicadosInfelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente, e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 



filhodedeusshalom@gmail.com



Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!

Anônimo
7 de junho de 2023 às 09:02

Sou seguidora desse blog desde 2010 e recomendo a todas minhas amigas. Rezem por mim!

Esmerina Dantas - RJ

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

POSTAGENS MAIS LIDAS

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger