Vaticano
critica bispos que alimentam divisões
Apelo
faz parte de um documento de 20 páginas do departamento de comunicações da
Santa Sé
Philip Pullella da Reuters (Cidade do Vaticano)
O Vaticano pediu aos bispos e importantes líderes católicos leigos, nesta segunda-feira (29.05.2023), que moderassem seus comentários nas redes sociais, afirmando que alguns estavam causando divisões e alimentando polêmicas que prejudicam toda a Igreja. O apelo faz parte de um documento de 20 páginas do departamento de comunicações do Vaticano intitulado “Rumo à presença plena. Uma reflexão pastoral sobre o envolvimento com as mídias sociais”.
O documento, dirigido a todos os católicos, alerta sobre os perigos das notícias falsas nas redes sociais e outras formas de abuso que transformaram as pessoas em mercadorias cujos dados são vendidos muitas vezes sem o conhecimento ou consentimento delas.
A mensagem condenou a polarização e o extremismo que levaram ao “tribalismo digital” nas mídias sociais, dizendo que os indivíduos frequentemente se fechavam em bolhas de opinião que dificultavam o diálogo e muitas vezes levavam à violência, abuso e desinformação. “O estilo cristão deve ser reflexivo, não reativo, nas mídias sociais. Portanto, todos devemos ter cuidado para não cair nas armadilhas digitais escondidas em conteúdos que são intencionalmente projetados para semear conflito entre os usuários,causando indignação ou reações emocionais”, disse o comunicado.
“O problema da comunicação polêmica e superficial e, portanto, divisiva, é particularmente preocupante quando vem da liderança da Igreja: bispos, pastores e líderes leigos proeminentes”, afirmou o papa Francisco.
Papa
Francisco cobra que padres não criem mais divisões na Igreja
CIDADE DO VATICANO, 6/04/2023 ABR (ANSA) – O papa Francisco celebrou nesta quinta-feira (6) a missa crismal da Páscoa, na Basílica de São Pedro, e cobrou que os padres, bispos e cardeais não caiam e nem criem divisões dentro da Igreja Católica – um tema bastante recorrente por conta das claras diferenças entre conservadores e progressistas.“Irmãos, construir a harmonia entre nós não é uma questão de estratégia ou de cortesia, mas é sobretudo uma exigência interna na vida do Espírito. Peca-se contra o Espírito Santo, que é comunhão, quando nos tornamos, mesmo que por frivolidades, instrumentos de divisão com as fofocas.
E isso faz o jogo do inimigo, fazendo tudo escondido e fazendo boatos e insinuações, fomentando partidos e facções, alimentando a nostalgia do passado (ou um progressismo exacerbado e NÃO EVANGÉLICO), gerando a desconfiança, o pessimismo e o medo”, disse aos religiosos.
Segundo Francisco, é preciso ficar “atentos para não sujar a unção do Espírito e veste a Santa Mãe Igreja com a desunião, com as polarizações, com a falta de caridade e de comunhão”. Além disso, pediu que os sacerdotes sejam “protetores da harmonia”, acolhendo e perdoando a todos (seja de direita ou esquerda), e fazendo uma autorreflexão sobre os comportamentos em comunidade.
“Se o
povo vê em nós pessoas insatisfeitas e desanimadas, que reclamam, que criticam
e apontam o dedo, onde está a harmonia? Quantos não se aproximam ou se afastam
porque na Igreja não se sentem ouvidos e amados, mas olhados com desconfiança e
julgados? Em nome de Deus, acolhamos e perdoemos sempre. E lembremos que sermos
nervosos ou aqueles que só reclamam, além de não produzir nada de bom, corrompe
o anúncio do Evangelho porque Deus é comunhão e harmonia”, pontuou ainda. Em
outro ponto de sua homilia, o pontífice ainda voltou a criticar o clericalismo
e aqueles que viram “clérigos de Estado”, esquecendo sua missão pastoral.
(ANSA).
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
-https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/vaticano-critica-bispos-que-alimentam-divisao-e-pede-moderacao-nas-redes-sociais/
-https://istoe.com.br/papa-cobra-que-padres-nao-criem-divisoes-na-igreja/
------------------------------------------------------
+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!
Sou seguidora desse blog desde 2010 e recomendo a todas minhas amigas. Rezem por mim!
Esmerina Dantas - RJ
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.