#Bolsonaro não elogiou cavalaria AMERICANa por dizimar índios
Circula nas redes sociais uma imagem (acima), que atribui ao ex-presidente Jair Bolsonaro, uma suposta declaração elogiosa à cavalaria norte-americana por ter, no passado, dizimado populações indígenas. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:"A cavalaria brasileira foi muito incompetente. Competente, sim, foi a cavalaria norte-americana, que dizimou seus índios no passado e hoje em dia não tem esse problema em seu país" - Frase atribuída a Jair Bolsonaro e que figura em imagem que, até as 16h30 do dia 6 de dezembro de 2018, já tinha sido compartilhada 160 vezes no Facebook.
PARCIALMENTE
VERDADEIRO, MAS DETURPADO!
A frase analisada pela Lupa foi dita por Jair Bolsonaro em 15 de abril de 1998, num pronunciamento realizado por ele quando ainda era deputado federal pelo PPB (atual PP). O conteúdo foi republicado no Diário Oficial da Câmara no dia seguinte. Em seu discurso, Bolsonaro criticou a política de demarcação de terras indígenas na Amazônia. Mas ressaltou que não pregava que o mesmo destino dado aos índios americanos fosse dado aos brasileiros. Sugeria apenas que "fossem demarcadas reservas indígenas em tamanho compatível com a população":
"...Até vale uma observação neste momento: realmente, a cavalaria brasileira foi muito incompetente. Competente, sim, foi a cavalaria norte-americana, que dizimou seus índios no passado e, hoje em dia, não tem esse problema em seu país - se bem que não prego que façam a mesma coisa com o índio brasileiro; recomendo apenas o que foi idealizado há alguns anos, que seja demarcar reservas indígenas em tamanho compatível com a população", foi a declaração completa.
Fonte:https://www.terra.com.br/noticias/mito-ou-fato/verificamos-bolsonaro-elogiou-cavalaria-dos-eua-por-dizimar-indios,a0253be3477f453811b0c5e0f06c2ebd23ha8paf.html
#Bolsonaro não disse que os índios não são pessoas, são animais
Por Maurício Moraes -
Circula pelas redes sociais "uma montagem" com três frases, atribuídas ao líder da Alemanha nazista Adolf Hitler, ao presidente dos Estados Unidos Donald Trump e ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Hitler compara os judeus a animais, enquanto Trump teria feito a mesma relação com imigrantes ilegais e Bolsonaro, com a população indígena. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado.
Confira a
seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Os
índios não são pessoas, são animais – Jair Bolsonaro”
Frase atribuída ao presidente Jair
Bolsonaro em post no Facebook que, até as 11h30 de 9 de dezembro de 2019, tinha
2,1 mil compartilhamentos.
FALSO!
A frase que aparece no post do Facebook "jamais foi dita por Bolsonaro". A Lupa não encontrou
nenhum registro de que ele os comparou a animais no passado. Bolsonaro costuma
dizer que são povos atrasados e que deveriam ter acesso às mesmas condições
socioeconômicas do resto da população do país. Com isso, defende uma integração
cultural.
A menção mais próxima da frase que circula nas redes sociais ocorreu em 30 de novembro de 2018. Logo depois de ter sido eleito, Bolsonaro criticou a demarcação de grandes áreas como reservas indígenas, em entrevista em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo: “Agora, veja, na Bolívia temos um índio que é presidente. Por que no Brasil temos que mantê-los reclusos em reservas, como se fossem animais em zoológicos?”, disse. “O índio é um ser humano igualzinho a nós.” Na ocasião, Bolsonaro disse que não fazia sentido transformar áreas duas vezes maiores do que o estado do Rio de Janeiro em reservas, como ocorreu na Terra Indígena Yanomami, para abrigar “nove mil índios”.Alguns dias antes, em 27 de novembro, Bolsonaro havia defendido a mineração de territórios indígenas, em um evento na Zona Franca de Manaus (AM), e comparou os povos que vivem nesses locais com homens pré-históricos.“Nossos índios, a maior parte deles, são condenados a viver como homens pré-históricos dentro do nosso próprio país. Isso tem que mudar. O índio quer produzir, quer plantar, quer os benefícios e maravilhas da ciência, da tecnologia. Todos nós somos brasileiros”, declarou. Com relação a Trump e Hitler, a agência Lupa também disse serem inverídicas essas afirmações, pois não existe comprovação.
*Nota: esta reportagem faz parte do projeto
de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em
contato direto com o Facebook
Fonte:
https://br.noticias.yahoo.com/verificamos-bolsonaro-nao-disse-que-os-indios-nao-sao-pessoas-sao-animais-133542379.html
_____________________________
APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.