Sem sombra de dúvidas
estas são as três maiores tentações a que qualquer ser humano está suscetível
ao longo de sua vida:
1)-O ter, o possuir, o acumular - Jesus chamou a estes de "insensatos":
Lucas 12,15-21: “Em seguida lhes
advertiu: Tende cautela e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porquanto a
vida de uma pessoa não se constitui do acúmulo de bens que possa conseguir. 16E
lhes propôs uma parábola: As terras de certo homem rico produziram com
abundância. 17E ele começou a pensar consigo mesmo: ‘Que farei agora, pois não tenho onde armazenar toda a minha
colheita?’. 18Então lhe veio à mente: ‘Já sei! Derrubarei os meus celeiros
e construirei outros ainda maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos
os meus bens. 19E assim direi à minha
alma: tens grande quantidade de bens, depositados para muitos anos; agora
tranqüiliza-te, come, bebe e diverte-te! 20Contudo, Deus lhe afirmou: ‘Tolo! Esta mesma noite arrebatarei a tua alma! E
todos os bens que tens entesourado para quem ficarão?’. 21Isso também acontece
com quem poupa riquezas para si mesmo, mas não é rico para com Deus”.
2)-O poder de dominar, apegos a cargos e posições, enfim,
o velho desejo de controlar e ser admirado pelos outros - Jesus também
deixou ensinos claros quanto a isto:
Mateus 20,25-28: “Jesus os chamou
e disse: Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas
importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser
tornar-se importante entre vocês deverá ser servo,e quem quiser ser
o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido,
mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".
3)-E por fim, aquela da "cultura hedonista do prazer pelo prazer": Jesus também
condenou severamente esta cultura egoísta e alienante:
Lucas 6, 24-25: “Porém, ai de
vós, os saciados! Pois já ganharam toda a vossa consolação. 25Ai de vós, que
viveis agora em prazeres, porque
vireis a passar necessidades! Ai de vós, que agora rides, pois haveis de muito
lamentar e prantear..."
Estas três tentações sugerem uma satisfação instantânea, mas que na verdade acabam por gerar apenas malefícios a longo prazo, e quando pior, a perdição eterna!
O “ter”, quando significa possuir bens a qualquer custo, unicamente para satisfazer a si próprio, sem importar-se de estar passando por cima de valores, princípios e até de outras pessoas, deixa de ser uma proposta e atitude Cristã. Já o “poder” remete aos poderes econômico, político, social, ideológico e religioso, ao quais até Jesus Cristo foi tentado no deserto. Ter esses poderes nas mãos e não saber usá-los a serviço do Reino e para a glória de Deus, se torna dominação, opressão e escravidão para si e para os outros. Por último, a tentação do prazer” que está relacionada ao hedonismo, uma doutrina pagã que defende o prazer como um bem supremo e o único propósito de vida, onde o ser humano não pode ter nenhum sofrimento e nem passar por provações. Claro que não nascemos para sofrer, mas em virtude do pecado e das nossas concupiscências isso faz parte da vida de qualquer um. A busca incessante por prazer vem junto com o egoísmo, excessos, depravações, e nada disso resulta no bem comum. Criticar apenas uma destas tentações em detrimento das outras, é trocar seis por meia dúzia. Nosso mundo vive uma grande sede de Deus e uma sentida saudade de Deus. O ser humano buscou o encontro com o Absoluto, procurou a resposta definitiva para as perguntas primeiras e últimas de sua existência. A busca de sentido para seu passado, seu presente e seu futuro, caracteriza a história das pessoas e dos povos.
Não se conhece, em toda a história da humanidade, algum povo que não tenha recorrido à dimensão religiosa para responder às questões mais intrigantes da existência humana: “Por que e para que vivemos, de onde viemos e para onde vamos?” Também a civilização ocidental, por mais que se defina agnóstica ou atéia, é marcada pela sede de Deus. Um século depois de grandes filósofos e críticos da religião terem previsto seu fim, em favor do predomínio absoluto da razão, eis que vivemos o retorno do sagrado.Porem, vivemos numa época em que os deuses combatem entre si pela posse do coração humano. De um lado, o Deus único e verdadeiro Judaico-Cristão que ajuda o ser humano a situar-se no mundo, a buscar a verdade, a empenhar-se pela paz e pela justiça. DE OUTRO LADO, OS DEUSES DO MERCADO, OS ÍDOLOS DO TER, DO PODER E DO PRAZER, o anti-deus (Lc 16,13) – a dividir o coração humano, a massacrar multidões de vítimas em seus altares sanguinários.
Teria o poder do dinheiro tanto prestígio, não fossem as vítimas a ele oferecidas em mortes estúpidas, pela exploração do corpo, por acidentes, por doenças crônicas, pela promiscuidade, pela falta de valor a vida, por guerras e atos terroristas? Infelizmente a cada grande evento que explora o público infanto-juvenil temos depois que lamentar os estupros, as mortes no trânsito, os abortos decorrentes das relações indesejadas, as doenças sexualmente transmissíveis, os hospitais lotados com as overdoses ou comas alcoólicas, a banalização e a exploração do corpo, a tristeza e o arrependimento nos dias seguintes.O problema da atual sede de Deus é que se pretende acabar com ela, quer-se saciá-la de modo definitivo. Busca-se, então, um Deus-objeto, um tapa-buracos, um quebra-galhos. Cria-se uma religião de resultados, que solucione todas as crises, cure todas as doenças, resolva todos os problemas. Uma religião-terapia e não uma religião-aliança. Construo uma religião de acordo com os meus interesses e não conforme os ensinamentos revelados por Deus nas escrituras. Ajo em total desacordo com a revelação, numa tentativa de reinventar a roda do meu jeito, conforme o meu projeto limitado e imperfeito.Em vez de relacionar-se com Deus, como um amigo íntimo, e pai misericordioso, faço dele objeto de meus caprichos, criando um deus á minha imagem e semelhança. Um deus subserviente, tipo gênio da lâmpada, que esteja sempre à disposição para atender meus pedidos, a hora que eu quero e no tempo estipulado por mim. Criado antes à imagem de Deus, o ser humano quer agora criar seu deus, à sua imagem, invertendo as relações. Principalmente as novas gerações até sabem da proposta de Deus para eles, conhecem o que Deus determina e o que Deus os pede, porém, não consideram tais mandamentos importantes, e precisam ser adaptados ás novas realidades. Assim, embora muitos jovens estejam na Igreja, continuam a idolatrar os seus próprios deuses do TER, do PODER e do PRAZER. Muitos continuam achando que fazer sexo fora do casamento é normal, que “ficar é normal”, que usar drogas é normal, que a prática do homossexualismo é normal (ignorando que Deus nos fez – HOMEM e MULHER com um propósito belo e perfeito), acham que o aborto é normal, que macularem seu corpo de inúmeras formas é normal, esquecendo-se do que nos ensina São Paulo: NOSSO CORPO É TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO, tudo o que eu faço contra ele eu faço contra Deus.
CONCLUSÃO
Assim temos uma geração que se esconde da verdade nas máscara dos modismos fáceis e das soluções apressadas. Foi essa a denúncia que fez Jesus de Nazaré: “Uma geração perversa e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas” (Mt 12,39).Enquanto se procura Deus no poder e na grandeza, Ele se oculta e se encontra na simplicidade e nos pequenos atos de amor de cada dia, na amizade, no afeto, no respeito aos pais, no carinho para com os irmãos, no cuidado dos doentes, dos velhos, dos excluídos e abandonados. Na verdade, essa é uma certeza de quem se deixa encontrar por Deus. Afinal, é Ele quem vem ao nosso encontro, agora e sempre. Lembre-se, porém, que Deus vem ao nosso encontro, mas Ele bate a porta (Ap 3, 20). Não força, não arromba, fica ali, na expectativa aguardando nossa decisão livre de abrir e comungar com Ele. E ao aceitarmos a proposta de Deus, Ele transforma completamente nossa vida e Para a Plenitude!!! Pois, ficamos mais felizes, mais alegres, cheios de sentido, com mais amor no coração por ele e por suas criaturas. E quanto mais amor, mais Deus! Pois Deus é amor!
E Ele vai colocando
pessoas em nossas vidas que são verdadeiros anjos, as quais passam a caminhar
conosco. Pessoas que nos seguram pela mão, com desejo de nos ajudar
verdadeiramente, pessoas que intercedem por nós, que nos pastoreiam, nos dão
sábios conselhos, que não só nos apontam o Caminho, a Verdade e a Vida, que
caminham conosco sem nos enganar com falsas promessas. São verdadeiros amigos
que não se importam em cravar espinhos nos pés e nas mãos, para nos tirar do
campo árido e espinhoso que nos afasta de Deus. São pessoas que com seu agir
nos tiram do caminho dos falsos deuses do TER, do PODER e do PRAZER...
__________________________
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
+ Comentário. Deixe o seu! + 3 Comentário. Deixe o seu!
Realmente...os ateus são descrentes de um deus que eles mesmos criaram, esse deus criado pelos ateus eu também não acredito. O Deus que acredito é aquele revelado e encarnado por Jesus de Nazaré.
Olá à todos! Paz e Bem
BERLANDIO
Na homilia de Domingo, 26/02/2022, ouvindo o Pe. Falar do Evangelho, as Três Tentações de Jesus, lembrei-me o que me disse certa fez Pe. Benvindo Siqueira "disse ele: Jesus nunca falava, ele dizia (pra multidão)... "Naquele tempo "disse" Jesus..."
Nessa passagem, o evangelho de São Mateus, está escrito, "Jesus respondeu!" - QUERO ENTENDER - Jesus RESPONDEU pro diabo?
É uma TRADUÇÃO errada? - VOCÊS ME INDICARAM A BÍBLIA DE JERUSALÉM, ainda não adquirida - QUAL A DIFERENÇA em "Jesus disse" e "Jesus Respondeu"
Jesus, sempre mostrou AUTORIDADE ao PRONUNCIAR AS PALAVRAS, então, DIZER, FALAR e RESPONDER qual dessas três demonstra AUTORIDADE ou isso não tem relevância.
Mais uma vez, muito obrigado!
Deus os abençoe!
Shalon!
Amado irmão Berlandio,
Poderia também ser traduzido também, por: "Jesus disse em resposta...". Nessa passagem específica o sentido não muda, pois a intenção do evangelista não é tentar ensinar, convencer e converter o demônio de alguma coisa, pois é inútil, mas à comunidade alvo do evangelho.
Shalom !!!
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.