Gerentes tendem a jogar a culpa de seus problemas em tudo e em todos,
ignorando o cerne da questão: “as pessoas não deixam empregos, elas deixam
gerentes...”
(Por Travis Bradberry
- 2 de fevereiro de 2017 )
É incrível quantas
vezes você escuta gerentes reclamando sobre seus melhores funcionários estarem
deixando seus trabalhos, e eles realmente têm motivo para reclamar, poucas
coisas são tão caras e atrapalham tanto como uma boa equipe indo embora. Gerentes
tendem a jogar a culpa de seus problemas em tudo e em todos, ignorando
o cerne da questão: as pessoas não deixam empregos, elas deixam gerentes. O
triste é que isso pode ser facilmente evitado. Tudo o que é necessário é uma
nova perspectiva e algum esforço extra por parte do gestor. As organizações
sabem o quão importante é ter funcionários motivados e engajados, mas a maioria
não consegue responsabilizar os gerentes para que isso aconteça. Quando não
sabem, a linha inferior sofre.
Uma pesquisa da
Universidade da Califórnia descobriu que funcionários motivados eram 31% mais
produtivos, faziam 37% mais vendas e eram três vezes mais criativos do que
funcionários desmotivados. Eles também eram 87% menos propensos a pedir
demissão, de acordo com um estudo do Conselho de Liderança Corporativa feito
com mais de 50 mil pessoas.
Uma pesquisa da Gallup mostrou, surpreendentemente, que 70% da motivação
de um funcionário é influenciado pelo seu gerente.
Então, vamos dar uma
olhada em algumas das 10 piores coisas que os gerentes fazem que colocam as
melhores pessoas para correr:
1)- Eles
sobrecarregam as pessoas. Nada esgota bons empregados como sobrecarregá-los. É
tão tentador fazer com que o seu melhor pessoal trabalhe duro que os gerentes
frequentemente caem nessa armadilha. Sobrecarregar bons funcionários é
desconcertante; eles sentem que estão sendo punidos por trabalhar bem. Isso
também é contraproducente. Uma nova pesquisa de Stanford mostra que a
produtividade por hora declina acentuadamente quando a semana de trabalho excede
50 horas, e a produtividade cai tanto depois de 55 horas que você não consegue
fazer mais nada no trabalho.Se você precisa
aumentar a quantidade de trabalho dada a funcionários talentosos, então também
aumente o status dado a eles. Funcionários talentosos podem assumir uma carga
de trabalho maior, mas eles não ficarão na empresa se o trabalho os sufocar no
processo. Aumentos, promoções e alterações de título são formas aceitáveis de
aumentar a carga de trabalho. Se você aumentar simplesmente a carga de trabalho
porque seus funcionários são talentosos, sem mudar nada, eles irão procurar um
outro trabalho que lhes dê o que merecem.
2)- Eles não
reconhecem contribuições e recompensam um bom trabalho. É fácil subestimar o
poder de um tapinha nas costas, especialmente com aqueles de melhor desempenho,
que são intrinsecamente motivados. Todo mundo gosta de elogios, e aqueles que
trabalham duro e dão tudo de si não são diferentes. Os gerentes precisam se
comunicar com seus funcionários para descobrir o que os faz se sentir bem (para
alguns, é um aumento, para outros, é reconhecimento público) e, em seguida,
recompensá-los por um trabalho bem feito. Com os melhores funcionários, isso
vai acontecer com frequência, se você estiver fazendo isso direito.
3)- Eles não conseguem
desenvolver as habilidades das pessoas. Quando os gerentes são perguntados
sobre sua falta de atenção aos funcionários, eles tentam se desculpar, usando
palavras como "confiança", "autonomia" e
"empoderamento". Isso é um absurdo completo. Bons gerentes
gerenciam, não importa quão talentoso o empregado. Eles prestam atenção e estão
constantemente ouvindo e dando feedback.
4)- Gestão pode ter
um início, mas certamente não tem um fim. Quando você tem um funcionário
talentoso, cabe a você continuar encontrando áreas em que eles podem melhorar
para expandir seu conjunto de habilidades. Os funcionários mais talentosos
querem feedback - mais do que os menos talentosos - e é seu trabalho manter
isso em progresso. Se você não fizer isso, suas melhores pessoas se tornarão
entediadas e complacentes.
5)- Eles não se
preocupam com seus funcionários. Mais da metade das pessoas que deixam seus
empregos o fazem por causa de sua relação com seu chefe. Empresas inteligentes
asseguram que seus gerentes sabem como equilibrar o lado profissional e o
pessoal. Estes são os patrões que celebram o sucesso de um empregado,
simpatizam com aqueles que atravessam tempos difíceis, e desafiam as
pessoas, mesmo quando dói. Os chefes que não se importam realmente sempre terão
altas taxas de rotatividade. É impossível trabalhar para alguém mais de oito
horas por dia, quando eles não estão pessoalmente envolvidos e não se preocupam
com nada além do seu rendimento de produção.
6)- Eles não honram
seus compromissos. Fazer promessas às pessoas coloca você na linha fina que
fica entre torná-los muito felizes e vê-los sair pela porta. Quando você mantém
um compromisso, você cresce nos olhos de seus funcionários, porque você prova
ser digno de confiança e honrado (duas qualidades muito importantes em um chefe).
Mas
quando você desconsidera seu compromisso, você se apresenta como alguém
desrespeitoso, sem palavra, que não se preocupa. Afinal, se o chefe não honra
seus compromissos, por que as outras pessoas deveriam honrar?
7)- Eles contratam e
promovem as pessoas erradas. Funcionários bons e trabalhadores querem trabalhar
com profissionais com a mesma opinião. Quando os gerentes não fazem o trabalho
duro de contratar boas pessoas, é um grande desmotivador para aqueles que ficam
presos trabalhando ao lado deles. Promover as pessoas erradas é ainda pior. Quando você trabalha
duro apenas para ser passado para trás na hora de uma promoção e vê que alguém
com desempenho fraco está subindo na empresa, isso é um insulto gigantesco. Não
surpreende que isso faça as pessoas irem embora.
8)- Eles não deixam
as pessoas seguirem suas paixões. Funcionários talentosos são apaixonados.
Proporcionar oportunidades para que eles persigam suas paixões melhora sua
produtividade e satisfação no trabalho. Mas muitos gerentes querem que as
pessoas trabalhem dentro de uma pequena caixa. Esses gerentes temem que, ao
deixar as pessoas expandirem seu foco e perseguirem paixões, a produtividade
caia. Esse medo é infundado. Estudos mostram que as pessoas que são capazes de
perseguir suas paixões no fluxo de experiência de trabalho, um estado de
espírito eufórico que é cinco vezes mais produtivo do que o normal.
9)- Eles não
conseguem envolver a criatividade. Os funcionários mais talentosos procuram
melhorar tudo o que tocam. Se você tirar a sua capacidade de mudar e melhorar
as coisas porque você está confortável com o status quo, isso faz com que eles
odeiem seus trabalhos. Encerrar este desejo inato de criar não só os limita,
mas também o limita enquanto gestor.
10)- Eles não
desafiam intelectualmente as pessoas. Grandes chefes desafiam seus funcionários
a realizar coisas que parecem inconcebíveis no início. Em vez de definir metas
mundanas, incrementais, eles estabelecem metas elevadas que empurram as pessoas
para fora de suas zonas de conforto. Então, os bons gerentes fazem tudo em seu
poder para ajudá-los a ter sucesso. Quando pessoas talentosas e inteligentes se
veem fazendo coisas que são muito fáceis ou aborrecidas, buscam outros empregos
que desafiem seus intelectos.
Resumindo tudo
Se você quer que suas
melhores pessoas permaneçam em sua organização, você precisa pensar
cuidadosamente sobre como você os trata. Bons funcionários podem ser durões,
mas seu talento lhes dá uma abundância de opções. Você precisa fazê-los querer
trabalhar para você.Que outros erros fazem com que grandes funcionários peçam
demissão? Por favor, compartilhe seus pensamentos na seção de comentários no
link abaixo, enquanto aprendo tanto com você quanto comigo.
(A inspiração para
este artigo veio de uma publicação de autoria de Mike Myatt.)
Fonte:http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/carreira/erros-de-gerentes-ruins-que-afastam-bons-funcionarios/102277/
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