Martinho
Lutero, querendo evitar a importância de se fazer boas obras, promoveu a idéia
de que apenas a fé é responsável pela salvação.Segundo esta lógica, basta a pessoa ter fé em Jesus Cristo e ficar de braços cruzados,ou deitado em uma cama confortavelmente, só vivendo de bençãos e esperando o dia do arrebatamento. A Igreja, porém, sempre ensinou
que a fé, a esperança e o amor (caridade) são necessários para a salvação.Pois a fé, é concreta e não algo meramente
subjetivo, baseada somente em emoções e sentimentos.
O único lugar em que a expressão "apenas a fé" aparece na Bíblia está
em Tg 2,24, onde o autor declara que Abraão não foi salvo apenas por sua fé.
Na
verdade os Protestantes ainda não conseguiram superar o ensino básico sobre as
boas obras da fé (Não da lei), necessárias a Salvação (E Sempre colocam a
PASSAGEM ABAIXO DE FORMA INCOMPLETA):Confundem obras da Lei(Criticadas por São
Paulo) com as obras de misericórdia que confirmam os eleitos de Deus(Conf. Mateus
25,31-46).
A justificação pela fé, e já não
mais pelas OBRAS DA LEI:
Então de sua morte e da expiação, deriva-se
outra grande verdade que é a justificação pela fé e obras da fé as quais Deus
preparou de antemão para que andássemos nela, conforme foi assinado acordo
entre Católicos e Luteranos baseados na passagem abaixo depois de séculos de embates
teológicos:
“Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que
nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente
com Cristo (pela graça sois salvos),E nos ressuscitou juntamente com ele e nos
fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos
vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco
em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem
de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque
somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus
preparou para que andássemos nelas.”(Efésios 2,4-10)
Expiação e
justificação pela fé e obras da fé são as grandes verdades dogmáticas da
igreja. Claro que também, junto com a morte, está a ressurreição. A
ressurreição integral, com espírito, alma e corpo, do Senhor Jesus. Ele não
ressuscitou só em espírito. Hoje em dia, alguns enfatizam que ele se tornou
espírito, como se ele tivesse desaparecido como homem. Mas ele é homem, ele
ressuscitou como homem. Inclusive quis conservar as cicatrizes, para que não
houvesse dúvida. «De onde tem estas feridas? Com elas fui ferido na casa dos
meus amigos». Ele conservou as suas cicatrizes. Ele já sabia que Tomé ia dizer
isto: «Se não colocar o meu dedo em suas chagas, não vou crer». Então,
conservou-as, como uma grande honra.Aí está a essência:Você
tem ressurreição, ascensão, derramamento do Espírito. Essas são grandes
verdades dogmáticas essenciais, e de cada uma dessas verdades, a igreja obtém
imensos benefícios.
VEJAMOS EM DESTAQUE A PASSAGEM COMPLETA
QUE DESMASCARA OS PROTESTANTES: Efésios 2,8-10:
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto
não vem de vós, é dom de Deus.Não vem das obras, para que ninguém se
glorie;Porque somos feitura sua, criados
em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que
andássemos nelas.” Uma vez que você
protestante venha a considerar que todos estão salvos independentemente de
denominação e do Cristo que cada grupo segue em cada igreja, poderíamos dizer
que o importante para a salvação é tão e somente o rótulo protestante e ter fé
em Jesus Cristo independente da boas obras ? Pois Lutero dizia: “Crer no
Senhor Jesus e podes pecar a vontade, pois uma vez salvo, salvo para sempre...”
O protestante diz
praticamente que as obras não servem para nada. Lutero disse que o texto de
Tiago é palha morta. O que Jesus quis dizer em relação às obras que acompanham
os salvos em Mateus 25,35:“Tive fome e me destes de comer, tive sede
e me destes de beber…” ?Você realmente acredita que as obras não servem
para nada ?
1)-
As obras Cristãs têm méritos Salvíficos:
Fl 2,12; 2Cor 5,10; Rm 2,6; Mt 25,32-46; Gl 6,6-10.
2)-
Devemos fazer o desejo de Deus: Lc 6,46; Mt 7,21; 19,16-21; 1Tm 5,8.
3)-
Devemos guardar os mandamentos: 1Jo 2,3-4; 3,24; 5,3.
4)-
As boas obras obtém o perdão dos pecados: Tg 5,20.
5)-
Que proveito tem a fé sem as obras?: Tg 2,14-26.
6)-
São Paulo se auto-disciplina para evitar perder a salvação: 1Cor 9,27.
7)-
O Demônio também Crer em Deus e treme, mas não pratica as boas obras, portanto,
somente a fé não salva: Tiago 2,19
Jesus disse:
"Quando acendemos uma vela, colocamo-la, não debaixo da mesa, mas sobre o
castiçal, para que ela ilumine a todos que estão em casa. Assim também deve
brilhar vossa luz diante dos homens, para que eles vejam vossas boas obras e
glorifiquem vosso Pai que está nos céus" (Mt 5,14); portanto,aquele que
evita o mal e procura praticar o bem por amor de Deus, esse ilumina os outros.
Quem não se esforça por evitar o mal, vive na escuridão e espalha escuridão.Por fim a promessa de
Cristo é dirigida aqueles que combinaram a fé com as boas obras :“VINDE
BENDITOS DO MEU PAI, tive fome e me deste de beber,nu e me vestistes, preso e
fostes me visitar, estrangeiro e me acolhestes...Mt 25,31-46” - Você caro protestante
realmente acredita que a assistência aos mais necessitados não é sinal de
salvação , bem como de amor e caridade ao próximo, fazendo sem esperar nada em
troca ? Depois de todos estes
esclarecimentos, será que insistir na teimosia da salvação somente pela fé sem
as boas obras, não é mero orgulho caprichoso ? bem como também saber que a
igreja Católica é a verdadeira igreja de Cristo e mesmo assim não querer entrar
e perseverar nela ? Será que neste caso não se comete o mesmo pecado de Satanás
? que sabe quem é Deus, mas mesmo assim não se rende a Ele ? O Espírito Santo foi revelando à igreja, com
a mesma Palavra de sempre, a mesma Bíblia de sempre.(A Igreja Católica é que
confirmou os atuais livros tanto do antigo como NOVO TESTAMENTO). Mas, cada vez, Ele
vai abrindo mais, primeiro a respeito do próprio Deus e a respeito de Cristo,
porque é por meio de Cristo que conhecemos a Deus, é por meio de Cristo que
conhecemos o homem, é por meio de Cristo que conhecemos a salvação e é por meio
de Cristo que conhecemos a igreja e o reino e o propósito eterno de Deus.Todas
estas coisas estão integradas em uma ordem lógica que vem da eternidade e que
vai até a eternidade, e que assim foram ensinadas pelo Espírito Santo conforme
o seu ministério, ao longo de vinte e um séculos de história eclesiástica. O
Espírito Santo enfatizando estas coisas, porque era necessário que primeiro
houvesse algumas coisas que fossem clareadas, para que sobre elas o Espírito
pudesse nos ajudar a dar um passo mais à frente.Então, irmãos, digamos
que a história da igreja se recapitula na revelação final que a igreja do fim
tem que levar. Porque diz a palavra de Deus que o melhor estar por vir pois
como nas bodas de Caná Deus sempre serve o melhor vinho nofinal e não no
começo.Porque os patriarcas trabalharam para nós, Moisés trabalhou para nós;
Josué, os juízes, os reis, os profetas, todo o Israel trabalhou para nós. Os
apóstolos trabalharam para nós.
Nós estamos sobre os ensino dos apóstolos e
primeiros Cristãos, sobre os ombros da Patrística e dos escolásticos, sobre os
ombros dos grandes missionários, e se enxergamos hoje mais que nossos
irmãos do passado é porque estamos nos ombros de gigantes da fé.Todo o
trabalho do Espírito ao longo de vinte e um séculos, era para nos passar isso.
Todo esse depósito. Somos herdeiros dele. Foi mastigado por longos séculos. Às
vezes, um assunto necessitava de quatro séculos de mastigação para ficar
decantado no coração da igreja para poder o Espírito Santo passar a um ponto
seguinte.Somos os herdeiros de toda essa riqueza, de todo esse processo. Se o
depósito de Deus era grande no princípio, quando não tinha sido digerido,
imagine agora que foi digerido por vinte e um séculos de história da igreja! Quantos
irmãos tratando de mastigar por um lado e pelo outro, e clarear e conversar,
para que fosse chegando a nós algo mais definido, mais decantado, mais claro,
mais lúcido. Estamos nos ombros deles; devemos a eles gratidão e respeito, mas
cada geração tem que ser fiel a sua própria missão. Nós devemos, sobre
os ombros dos nossos irmãos, dar um testemunho autêntico da fé às próximas
gerações também, para que elas sejam gratas a nós sabendo que tudo é graça,
pois assim nos revela as escrituras:
“Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o devido
crescimento...” (1Co 3,6)
Pensem nisto meus
amados!
“Existem pouquíssimas pessoas neste mundo que
realmente odeiam CEGAMENTE a Igreja Católica, mas infelizmente há milhões que
odeiam o que eles PENSAM ser a Igreja Católica... (Fulton J. Sheen)”.
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