A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , , » O Deus da vida apoiaria em alguns casos a morte dos agressores ?

O Deus da vida apoiaria em alguns casos a morte dos agressores ?

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 27 de novembro de 2015 | 18:36










DEUS NÃO TEM PRAZER NA MORTE DO ÍMPIO!







"Desejaria Eu de qualquer maneira a morte do ímpio? Não, diz o Senhor, antes desejo que ele se converta dos seus maus caminhos e viva” (Ezequiel  18,19-23)                                      





Eis a vontade primeira do Senhor:




"Deus não quer que ninguém se perca, mas que todos venham ao arrependimento" e à fé salvadora que há em Cristo Jesus (II Pedro 3,9). 













São Tomás, na Suma Teológica, prova que a aplicação da morte ao agressor em muitos casos é legítima do seguinte modo: (Ele trata desse problema na Suma Teológica no Tratado da Justiça II, IIae, Q. 64, a.2.)



Esse artigo 2 reponde à questão: “Se é lícito executar os pecadores?"






Evidentemente, ele trata, aí, se é lícito à autoridade pública matar os pecadores, porque ao indivíduo enquanto tal, é claro que isso não é lícito, pois o quinto mandamento da lei de Deus diz: “Tu não matarás”.




Dando solução ao problema posto na questão 2 , diz São Tomas:






“Conforme já foi exposto [no artigo 1 da Q. 64] é lícito matar os animais brutos, enquanto eles são ordenados por natureza ao uso dos homens, como o imperfeito se ordena ao perfeito.Pois toda a parte se ordena ao todo, como o imperfeito ao perfeito, e, por isso, cada parte existe naturalmente para o todo.Assim, nós vemos que se fosse necessário para a saúde de todo o corpo humano a amputação de algum membro, por exemplo, se a parte está apodrecida e pode infeccionar as demais partes, tal amputação seria louvável e salutar.Pois bem, cada pessoa singular se compara a toda a comunidade como a parte para o todo.Portanto, se um homem é perigoso para a sociedade e a corrompe por algum pecado, louvável e salutarmente se lhe tira a vida para a conservação do bem comum, pois como afirma São Paulo, “um pouco de fermento corrompe toda a massa”. - Qualquer pessoa que use o bom senso percebe como em alguns casos a morte do agressor não é legítima, mas como extremamente  necessária. O argumento de que poupar o lobo é prejudicar as ovelhas vem bem em alguns casos. Hoje em dia, somente se tem compreensão para com os criminosos e com o crime, esquecendo-se as vítimas. Navarro Valls, porta voz do Vaticano, tratando do caso Bin Laden, disse que “a reação a um ataque é necessária e legítima. É a questão da legítima defesa, sempre reconhecida e universalmente defendida:os que são atacados têm direito de se defender, inclusive usando a força (e a violência, disse Navarro Valls), desde que de modo proporcionado, quando não há outro meio.”A explicação de São Tomás de Aquino: O sujeito do quinto mandamento: "Não matarás", é "Tu". E "tu" é uma pessoa particular.Ensina São Tomás que a parte é inferior ao todo. O Todo é superior à qualquer de suas partes (por exemplo, meu computador é mais valioso e superior à tecla que estou digitando agora).Se a parte prejudica o todo, ela precisa ser eliminada para que não destrua o todo.(Exemplo: Minha mão é parte de meu corpo e vale menos que ele. Se tenho câncer na mão, o médico amputa essa mão, para salvar meu corpo todo).Ora, o homem é parte da sociedade. A sociedade, então, é mais que qualquer dos homens que a compõem.Se um homem agride a sociedade com seu crime, pode ser preciso eliminá-lo para salvar a sociedade (os Radicais Muçulmanos), Logo, a  morte neste caso é legítima e lícita.A Sagrada Escritura diz em Provérbios 29 que, “por falta de punição, multiplicam-se os crimes.” O que é óbvio.






Jesus Cristo, Deus de Amor, era Ele favorável à morte?

















Mas é claro que sim! E só poderia ser! Como contrariaria Ele a Lei de Deus e o bom senso? Essas duas passagens abaixo confirmam isto:Mateus 18,6: "Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar".






"Aquele que matar a espada, importa que seja morto a espada" (Apoc. 13,10).






Cristo defendeu a pena de morte também diante de Pilatos: Quando o governador romano disse a Jesus que tinha poder de condená-lo à morte, Cristo lhe respondeu: "Não terias esse poder, se não te fosse dado do alto" (Cfr. João 19, 11). Também quando Pedro cortou a orelha do servo do templo, quando da prisão de Cristo, este disse ao chefe dos Apóstolos:





"Pedro, mete a espada na bainha, porque quem com o ferro fere com o ferro será ferido" (Mt 26, 52).





Se fosse proibido usar a espada, Cristo teria mandado jogá-la fora. Ele mandou guardá-la na bainha, porque ela seria necessária para punir quem ferisse outros com o ferro. E porque Cristo, naquela hora, proibiu que Pedro usasse a espada? Porque, naquela hora, Pedro ainda não era o representante de Cristo, pois ninguém representa quem está presente. Pedro seria a autoridade governante da Igreja, Vigário de Cristo, depois que Cristo subisse aos céus. Então Pedro, como toda autoridade soberana, pode condenar à morte, porque o poder do governante vem de Deus e não do povo. (Prov 8, 15; Sab. 6, 4).




Só Deus pode tirar a vida! E Ele ordenou: "Não matarás".






Resposta: O mandamento é muito claro na bíblia, é específico e não é genérico, o problema é que nos baseamos pela fórmula PEDAGÓGICA que a Igreja usou abreviando para melhor fixação e generalizamos este mandamento na sua formulação original e completa: Ex 23,7: "Abstém-te de toda palavra mentirosa. Não matarás o inocente e o justo, porque não absolverei o culpado. "Na verdade, a ordem divina "Não matarás" significa que ninguém pode matar sem motivo, sem razão!Nada impede moralmente a morte de um agressor em legítima defesa, principalmente quando a vítima está em desvantagem.



CONCLUSÃO:




Há muitas outras passagens da Sagrada Escritura que confirmam a legitimidade da morte dos injustos e agressores. Consulte as seguintes: Gen. 9, 6; Luc. 12, 36; Mt 10, 34"Mt 11, 12; Rom. 13, 4; Atos 24, 1; Jer. XLVIII, 10. Haveria ainda muito a dizer sobre isso! (peço-lhes que pesquise na busca interna do blog BERAKASH o tema sobre: pena de morte, legítima defesa e Guerra Justa, na busca interna deste blog)















------------------------------------------------------

 





 

APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 





filhodedeusshalom@gmail.com




Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger