- Significado de Venerar: Do latim venerari, que significa respeito profundo por algo ou alguém.
- Significado
de Adorar (Em hebraico e para o Judeu): Em primeiro lugar, nenhum
dicionário (isso, incluindo o Aurélio) é tratado de epistemologia, de
hermenêutica ou de exegese e qualquer estudo mais sério de sinonímia
(principalmente em hebraico) dirá que não há sinônimo que seja absolutamente
equivalente. Isto é, se existem duas palavras distintas para designar algo ou
uma ação, é porque cada uma delas dá um matiz diverso da coisa ou da ação
designada. Se duas palavras são absolutamente idênticas, a língua tendem
naturalmente a eliminar uma delas, assim
sendo, ADORAR NÃO É O MESMO QUE VENERAR, NEM, MUITO MENOS, IDOLATRAR. Cada uma
dessas palavras têm sentidos completamente distintos.
Adorar significa reconhecer e prestar culto de
LATRIA a Deus como criador e mantenedor de todas as coisas.
Idolatrar, embora o
Aurélio não explique isso, significa o oposto, pois designa a ação de adorar
uma criatura em vez de adorar o Criador.
Materialmente, a ação de adorar e a ação de idolatrar são idênticas.
Formalmente são opostas. A diferença está entre matéria e forma, na
consideração de uma ação, isto é, quem adora a Deus e quem adora o ídolo
materialmente fazem as mesmas coisas, que formalmente são opostas. Por isso é
que existem as palavras adorar e idolatrar, que designam sentidos diferentes.Isso é algo que muitas pessoas, e principalmente os
protestantes não entendem, acusando injustamente assim a doutrina cristã
Católica de prestar adoração a alguém que não é Deus, ou seja, o Criador do céu
e da Terra.
ADORAR
NO HEBRAICO DO ANTIGO TESTAMENTO:
Barak = abençoar, ajoelhar (em reconhecimento), saudar
com louvor (Salmo 103,1).
Ruwm = erguido,
levantado, estar nas alturas (2 Sm 22,47);
ADORAR NO
ARAMAICO DO ANTIGO TESTAMENTO:
Barak (aramaico) = abençoar, ajoelhar (em reconhecimento) –
(Livro de Daniel 2,19).
Hava’ ou Havah
(aramaico)
= vir a acontecer, tornar-se, ser, estar (Livro de Daniel 5,19).
Nota:
Considerando
o vocábulo louvor que vem junto com adoração podemos dizer que ele vêm do
hebraico hãlal, que significa fazer ruído, barulho ou ainda se pode usar com o
vocábulo yãdhâ que está associada às ações e gestos corporais que acompanham o
louvor incluindo música e danças de louvor e zãmar, que é associada à música
tocada e cantada.
Ainda
sobre o vocábulo alguns autores chegam a encontrar no Antigo Testamento outros significados,
embora os mais usados sejam os três primeiros:
1)- Barak = Bendizer; ajoelhar-se
para bendizer ao Senhor.
2)- Yadah = Dar graças.
3)- Balal = Aleluia – louvai ao
Senhor.
4)- Hilluwi (derivada
de Hallal ) = Celebração de ações de graças pelo término da
colheita.
5)- Tehillah
(derivada de Hallal) = Cantar alto.
6)-
Towdah = Adoração com as mãos e ações de
graças.
Atos 5,34: “Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado
Gamaliel, doutor da lei, VENERADO por todo o povo, mandou que por um pouco
levassem para fora os apóstolos...” (Segundo
a bíblia Protestante : João Ferreira de Almeida)
Neste
caso todo povo Judeu ADORAVA Gamaliel, se adorar for o mesmo que Venerar?Deixemos
que a própria Bíblia respondam ao fundamentalismo protestante:
Colossenses3,5: “Mortificai
vossos membros, POI A COBIÇA É IDOLATRIA...”
Efésios 5,5 : “Pois bem o sabeis que nenhum, dissoluto, impuro e
AVARENTO que um idólatra herdará o reino do céu...”(O que tem de protestante
que só pensa em dinheiro e sucesso a qualquer custo...)
Mateus 6,24 : Não podeis servir a dois senhores, portanto, NÃO PODEIS SERVIR A
DEUS E AO DINHEIRO...
Com
relação às IMAGENS SAGRADAS dos Santos para ser CONSIDERADO IDOLATRIA!
Teríamos que achar que os três elementos:
Deus o santo e a imagem são a mesma coisa. Nunca se ouviu algum católico
defendendo que o Santo era Deus, logo não existe Idolatria.
A
Bíblia declara no livro de Josué: "Josué prostrou-se com o rosto em terra
DIANTE DA ARCA DO SENHOR, e assim permaneceu até à tarde, imitando-o todos
anciãos de Israel" (Jos 7, 6).Se Considerar que a simples prostração diante
das Imagens Santas é Idolatria, então Josué e os anciãos de Israel teria,
cometido Idolatria, logo qualquer relação com Idolatria está descartada.Para se dizer que os católicos adoram os
santos, eles teriam que dizer que S. Francisco, por exemplo, não é S. Francisco,
mas Deus. E ainda mais difícil: os católicos teriam que afirmar que S.
Francisco é a própria estátua. Nisto demonstra que somos mais esclarecidos que
os protestantes, pois para os protestantes, uma simples imagem eles consideram
o próprio Deus, o que não se aplica aos Católicos esclarecidos.Nenhum católico
acredita que o santo seja Deus ou que ele seja a madeira da estátua (como uma
divindade). Logo, não há idolatria possível, (visto que esta consiste em adorar
um falso deus , portanto um ídolo).
Os Santos foram apenas Imitadores perfeitos
de Cristo. Nas imagens sacras e obras de arte católicas se representam os
santos, que são pessoas que possuem virtudes que os tornam
"imitadores" de Cristo, como aconselhou o próprio S. Paulo:"Sede
meus imitadores, como também eu sou de Cristo" ( I Coríntios 11:1).
Parece-nos que o deus dos protestantes, ou as
suas interpretações quanto à questão da imagens sacras, andam meio esclerosadas
(Esquecendo-se das coisas).Pois o mesmo Deus, que no livro do Êxodo proíbe que
sejam feitas imagens, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los
por cima da Arca da Aliança (Ex 25, 18-20).Manda-lhe, também, fazer uma
serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos
pelas serpentes venenosas (Num 21, 8-9).Manda, ainda, a Salomão enfeitar o
templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões (I
Reis 6, 23-35 e 7, 29).
CONCLUSÃO:
Ora, se Deus manda fazer imagens em várias
passagens das Sagradas Escrituras (Ex 25, 17-22; 1Rs 6, 23-28; 1 Rs 6, 29s; Nm
21, 4-9; 1Rs 7, 23-26; 1 Rs 7, 28s; etc) e proíbe que se façam imagens em
outra, de duas uma, ou Deus é contraditório ou, está havendo uma má
interpretação teológica, como Deus não se contradiz, então é lógico que os
protestantes estão interpretando errado.
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Falta reforçar que para os judeus a Adoração externa consistia em oferecer sacrifícios diante dos deuses. Mas Israel só oferecia sacríficos a deus. Nós católicos nunca oferecemos oferendas como faz o candomblé aos orixás ou sacrifícios aos santos. Mas oferecemos a Deus o único e definitivo Sacrifico em cada missa. Jesus Cristo que se deu a si mesmo a Deus por nós. Nisto consiste nosso culto de adoração.
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