Por *Paulo Vasconcelos Jacobina
Uma discussão com espiritualistas e materialistas a
respeito da alma
Uma das discussões
mais recorrentes que tenho, tanto no meu trabalho quanto nas relações pessoais,
é a respeito da questão da alma. De fato, estou cercado de “espiritualistas” e
“materialistas” que insistem em me bombardear, a todo momento, com verdadeiras
“catequeses” a respeito de suas posições filosóficas (seria talvez mais preciso
dizer “religiosas”) e insistindo para que eu tome uma posição: entre corpo e alma, de que
lado eu fico?
Sobre a “dominação mítica e as fábulas religiosas cruéis”
Este é mais um
daqueles falsos dilemas em que somos, atualmente, apresentados nos debates e
nas conversas, sejam as presenciais, sejam as virtuais, em redes sociais e
similares. Tenho muitos amigos materialistas, ou assim declarados, que querem me
convencer de que os “espiritualistas” estão errados, e que simplesmente não
existe e nem pode existir algo como uma “alminha” que pilota o corpo humano, um
“espírito” que habita em nós misteriosamente e que precede, sobrevive ou mesmo
independe do corpo, e que a ele se junta acidentalmente em determinado tempo.
Este mito “metafísico” é, dizem eles, a sobrevivência de velhos conceitos
supersticiosos que precisam ser destruídos pela ciência e pela racionalidade
contemporâneas. O corpo seria tudo: “toda física e toda metafísica, todo o
sagrado e todo o profano, toda consciência e toda inconsciência”, como um deles
me afirmou, categoricamente. Todo o resto, toda a metafísica que defende a
existência desse “fantasma esotérico” (como ele chamava a alma humana) seria
simplesmente o recurso moralista daqueles que “odeiam o corpo, odeiam a
liberdade humana”.Assim, liberdade seria simplesmente a possibilidade de dizer
sim a qualquer libido, a qualquer desejo, a qualquer inclinação corporal que
não implique a destruição do corpo. O mais seria mera “dominação mítica,
fábulas religiosas cruéis”. “Que nos deram vocês, os espiritualistas”, disse-me
este meu amigo, “senão a repressão injusta e detestável dos prazeres corporais,
em nome das suas fraquezas metafísicas? Vocês não admitem o culto do corpo,
porque amam a repressão e a morte. Que fiquem com a morte, vocês que amam o
martírio. Deixem a vida para nós, que somos fortes o suficiente para viver sem
as ilusões religiosas dos fracos. Renunciaremos a este dualismo medieval entre
corpo e alma, quando assumirmos a realidade exclusiva do corpo e do sim a todas
as suas exigências!”
Espiritualistas:
Que adiantaria
explicar ao meu interlocutor que não sou nenhum “espiritualista”, no sentido
dualista que ele estava colocando?
A sua “fé” materialista não admitiria nenhuma contestação. Ele chegou a
me dizer: “Você duvida que o corpo é tudo? Experimenta passar fome, mendigar e
dormir ao relento e adoecer. Você verá como mudarão seus pensamentos. Porque
nossas convicções todas são apenas estados mentais, que refletem as
necessidades de nosso corpo. E nossos medos e desejos são os medos e desejos de
nosso corpo.” Ele só não me
explicou como chegou a descobrir isto sem ter experimentado pessoalmente (como
eu sei que ele não experimentou) nenhum desses sofrimentos.
Mas os verdadeiros
“espiritualistas”, aqueles que adotam a dualidade entre “corpo e alma”, não
estão ausentes de nossas conversas no cafezinho!
Tanto aqueles que se dizem cristãos e desprezam “as coisas deste mundo”,
que seria o “mundo de Satanás”, em prol de uma salvação etérea e estritamente
“espiritual”, que não envolverá o nosso corpo, mas apenas nossa alma enviada a
um “paraíso” de anjinhos e harpas, quanto aos “espíritas” das mais diversas
matizes, que acreditam que nós somos apenas “alminhas” presas num corpo
“grosseiro” para fins de aperfeiçoamento e “evolução espiritual”; a alma e o
corpo seriam, então, para estes, dois entes completamente estranhos entre si, e
mais: para eles somente à alma pertence verdadeiramente a natureza humana.
"O corpo não é mera extensão, e a alma não é mero
pensamento imaterial"!
Em determinado
momento da conversa, eu tomei a palavra e disse: “Não posso concordar com a proposição de que o corpo é mera extensão, e
a alma, mero pensamento imaterial. Esta, aliás, não é uma ideia medieval, mas o
exato centro da filosofia cartesiana, que é moderna.” - Como notei que eles estavam atentos, prossegui: “Eu entendo e defendo que o corpo é uma coisa individualizada pela
matéria. De fato, um boneco de pano é um corpo, e uma pessoa humana também é um
corpo.O que nos torna, a nós humanos, qualitativamente diferentes de qualquer
outro amontoado de matéria é a nossa forma, amigo. Um corpo é uma coisa
individual com uma forma, portanto, de fato, um corpo é uma unidade, e não
possui nada fora de si mesmo; portanto, de fato não há fantasminhas humanos no
sentido que vocês, materialistas, combatem. Mas os seres corporais não são uma
simplicidade, como sua fala materialista parece reduzir – O corpo é uma unidade
de forma e matéria. Mas ser uno é diferente de ser simples.”
-“Como assim?” (perguntou-me o materialista)
“Fácil”, respondi. “Pense num carro. Convenientemente, há um automóvel
que se chama 'Uno'; e, embora de fato ele seja “uno', ele não é simples: é
composto de várias peças, partes, que, juntadas numa determinada ordem,
constituem-no como carro. Esta ordem é o que chamo de forma. Um corpo,
prossegui, “é, já em si mesmo, um composto uno, individual e indivisível de
matéria e forma; a forma lhe dá inteligibilidade, a matéria lhe dá alteridade
ou individualidade.
Matéria e forma compõem o corpo, e não existem fora dos
corpos que compõem, e portanto você, no seu materialismo grosseiro, está certo
em dizer que não há nada além do corpo com individualidade na realidade!
Os
números matemáticos, por exemplo, não têm matéria, mas existem! Existem,
portanto, apenas nas mentes. Se não houvesse ninguém para pensá-los, eles não
existiriam. Isto não significam que sejam irreais, mas não têm individualidade:
se eu e você pensamos ao mesmo tempo no número dois, ele existe simultaneamente
na minha mente e na sua; mas um ser corporal só existe em um lugar, e portanto
a sua realidade é seu corpo.O problema, prossegui:
“é que a forma de um corpo
não é sua matéria, já que todos os corpos têm matéria; a forma especifica o
corpo na sua inteligibilidade. Uma pedra não é uma formiga, e esta não é um ser
humano. Um prato de almoço não é um vaso sanitário, como imagino que você já
teve oportunidade de descobrir (que ambos têm mesma matéria). O que diferencia os dois
não é a porcelana, que é a matéria que os compõem, mas a forma que têm...”
A alma é a própria forma do corpo!
"Os seres vivos , prossegui, têm, ademais, algo em sua forma que
os diferencia dos seres inertes, e isto consiste na sua capacidade de serem
causa do próprio movimento. A isto se chama alma: uma forma corporal capaz de
ser causa do próprio movimento".
Nada esotérico, nada metafísico, nada
religioso. O meu amigo 'espiritualista” está errado, creio. A alma não é, como
ele diz e você nega, um algo no corpo. Ela é a própria forma do corpo, sem a
qual o corpo vivo nem seria corpo."
Continuei:
"Dá para pensar isto até no plano estritamente empírico: se um corpo não
causa seu próprio movimento, sua forma é inerte! Se causa, sua forma é ativa, e
se chama alma. Ser corpo dotado de forma ativa, ou alma, é o que compartilhamos
com todos os seres vivos – é a nossa natureza comum com eles.À forma corporal
que, além de ser causa do próprio movimento, é ainda capaz de reflexão
filosófica, moral e religiosa, chamamos de espírito. Há algo, no entanto, que
especifica a forma humana, frente às outras formas do gênero animal. Se de fato
compartilhamos com os animais uma forma capaz de ser causa do nosso movimento,
e portanto, a nossa forma pode ser chamada, como a dos animais e vegetais, de
alma, nós não compartilhamos com eles a nossa capacidade de reflexão, seja
filosófica, seja religiosa, seja moral. Eu nunca discuti filosofia ou religião
com nenhum animal que não fosse humano!"
À forma corporal que, além de ser causa
do próprio movimento, é ainda capaz de reflexão filosófica, moral e religiosa,
chamamos de espírito!
Mas ele não existe na realidade que se apresenta a nós
senão como forma de alguma coisa, de um ser humano real e concreto, e portanto
não me peça para concordar com todos esses 'espiritualistas' e 'espíritas' que
negam o valor da matéria e consideram o 'espírito' humano como um ser em si
mesmo. Ele não é! "Se ele subsiste ou não à morte, é algo que não está em
discussão aqui".
“Mas se o espírito humano fosse um ser completo em si
mesmo, seria inteligível defender a existência, por exemplo, de 'almas
femininas em corpos masculinos', e a necessidade de mutilação do corpo, neste
caso, para supostamente adaptar o corpo, que seria inferior, à alma, como ente
superior à matéria e perfeito em si mesmo, o que soaria como um absurdo
filosófico a qualquer pensador que parta de onde partimos. Ora, se a alma é
simplesmente a forma do corpo, então não há nenhuma coerência em nem sequer
pleitear a eventual existência de uma alma que tivesse em si mesmo uma forma
diversa daquela do corpo que ela constitui. Quaisquer eventuais de ajustes de
identidade, aí, estariam no plano psicológico ou emocional, e não no plano do
ser".
A essa altura, ambos
os debatedores entreolharam-se, e concordaram em dizer-me simplesmente:
“Você complica demais as coisas!”
E foram discutir em
outro lugar...
*Paulo
Vasconcelos Jacobina, é Procurador
Regional da República da 1ª Região
Fonte: Zenit
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