O Santo Daime
é uma manifestação religiosa surgida em plena região amazônica nas primeiras
décadas do século XX.
A DOUTRINA:
Consiste em
uma doutrina espiritualista que tem como base o uso sacramental de uma bebida
enteógena (para os psiquiatras uma droga psicodélica a ayahuasca )
A doutrina não
possui proselitismo, sendo a prática espiritual essencialmente individual,
sendo o autoconhecimento e internalização os meios de obter sabedoria.
Segundo seus adeptos, a
doutrina do Santo Daime é uma missão espiritual cristã, que encaminha os seus
praticantes ao perdão e a regeneração do seu ser. Isto acontece porque o
daimista, ao participar dos cultos e ingerir o Santo Daime inicia um processo
de auto conhecimento, que visa corrigir os defeitos e melhorar-se sempre, para
que possa um dia alcançar a perfeição.
A nova seita religiosa mesclou elementos culturais diversos como as tradições caboclas e xamânicas, o catolicismo popular, o esoterismo e tradições afro-brasileiras.Nos rituais sempre há uma forte presença musical. São sempre cantados hinos religiosos e são usados maracás, um instrumento indígena ancestral, na maioria dos locais de culto, além de violas, flautas, bongôs e atabaques.
História:
Surgiu no estado brasileiro do Acre, no início do século XX, tendo como fundador o lavrador e descendente de escravos Raimundo Irineu Serra, que passou a ser chamado dentro da doutrina e por todos que o conheciam como Mestre Irineu.Após conhecer a bebida sacramental chamada de ayahuasca pelos nativos da região Amazônica, Irineu Serra teve uma visão de características marianas, em que um ser espiritual superior lhe entrega a missão do Santo Daime.
Raimundo Irineu Serra
nasceu em São Vicente Ferrer, no Estado do Maranhão em 1892. No final da
primeira década do século, embarcou para o então Território do Acre para
trabalhar nos seringais, onde se estabeleceu próximo à cidade de Brasileia, na
fronteira com a Bolívia. Foi ali que Raimundo Irineu Serra, teve sua iniciação
com a ayahuasca (um dos muitos nomes da beberagem), recebendo a missão de uma
entidade feminina associada com a Virgem Maria (Virgem da Conceição ou Rainha
da Floresta) de expandir a doutrina e utilizar todo o conhecimento nela
inserida para a cura.
Mestre Irineu
não inventou a ayahuasca, foi apenas responsável pela cristianização do seu
uso, rebatizando a bebida a partir do rogativo
"Dai-me Amor", "Dai-me
Firmeza".
Na década de
1930 inicia seus trabalhos espirituais com um pequeno grupo de seguidores nos
arredores de Rio Branco e, com o passar dos anos, viu esse grupo aumentar em
tamanho e importância no cenário acreano.
Raimundo
Irineu Serra faleceu em 6 de julho de 1971.
DIVERGÊNCIAS INTERNAS:
Fugindo dos princípios
da doutrina, e desrespeitando aos advertimentos do Mestre antes do falecimento
iniciou-se um movimento de expansão com a criação de novos centros como o
CEFLURIS liderada por Sebastião Mota de
Melo.
Em 2006,
estimava-se em aproximadamente 10.000 os seguidores dessa doutrina no Brasil e
no mundo. Há centros legalmente instituídos em quase todos os estados
brasileiros e em países como Espanha e Países Baixos, além de grupos que
celebram os cultos em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Argentina,
Chile, Uruguai, Venezuela e Portugal.
A doutrina ficou então dividida em
várias vertentes:
1ª)- CICLU: O Centro de Iluminação Cristã Luz Universal
- Alto Santo - dirigido pela viúva do mestre, Peregrina: Gomes Serra.
2ª)- O CEFLURIS:fundado pelo Sebastião Mota de
Melo, natural de Eirunepé, Amazonas. O Centro Eclético de Fluente Luz Universal
Raimundo Irineu Serra (CEFLURIS) foi registrado em 1974, com sede na cidade do
Rio Branco, como um centro espírita estruturado sob a forma de sociedade
religiosa sem fins lucrativos, responsável pela organização da Doutrina e pelo
feitio e distribuição da bebida sacramental utilizada nos rituais.
3ª)- Inúmeros centros independentes ou não
diretamente ligados ao CICLU ou ao CEFLURIS surgiram após a expansão para o
resto do país. Um dos mais recentes desdobramentos desta expansão é o surgimento de
centros independentes, que promovem sincretismos com a Umbanda, o Hinduísmo.
4ª)- CEFLI: Centro Eclético Flor do Lótus
Iluminado
- Um centro considerado expansionista, mas que ritualísticamente segue os
princípios do Alto Santo , com sede em Capixaba, Acre, e dirigido por Luiz
Mendes do Nascimento, mas com seguidores em vários locais do mundo.
O uso ritual de substâncias psicoativas
como a ayahuasca vem sendo discutido em vários países:
No Brasil, o
CONAD (Conselho Nacional Antidrogas) do Brasil, retirou a ayahuasca da lista de
drogas alucinógenas conforme portaria publicada no Diário Oficial da União em
10 de novembro de 2004, permitindo o uso ritual.
O ministro da
Cultura, Gilberto Gil, encaminhou em 2008 ao IPHAN, um processo para
transformar o uso do chá de ayahuasca, em patrimônio imaterial da cultura
brasileira.
Legislação para uso do chá:
Dimetiltriptamina,
ou DMT, é o princípio ativo da ayahuasca.
Em janeiro de
2010 o governo brasileiro formalizou legalmente o uso religioso do chá
ayahuasca, vetando o comércio e propagandas do mesmo, que só poderá ser
utilizado com fins religiosos e não lucrativos, com a criação de um cadastro
facultativo para as entidades que o utilizam.
A bebida
chegou a ser proibida no país em 1985, sendo liberada dois anos depois, e
ocorreu uma nova tentativa de proibição nos anos 1990.
Atualmente não
havia impedimento para o uso do chá em cerimônias religiosas, porém não
existiam orientações para o seu uso em conformidade com o direito.
Atualmente:
Em 2010, o
cartunista Glauco Villas-Boas foi assassinado por uma pessoa que frequentou a
doutrina do Santo Daime.
A família do assassino acusa o consumo do chá, de levá-lo a ter delírios psicóticos que desencadeou o assassinato. Outras fontes declaram que o jovem já sofria de problemas psiquiátricos antes de frequentar as sessões com o Santo Daime e que estaria passando por uma crise.
Bibliografia Consultada:
•LABATE, BEATRIZ CAIUBY Reinvenção do
uso da ayahuascha em centros urbanos, Mercado de Letras, 2004
•MACRAE, Edward Guiado pela lua,
Editora Brasilense, 1992.
•MOTIMER, Lúcio Nosso Senhor Aparecido
na floresta s/ed
•SANTANA, RICARDO J. ARRUDA, CAROLINA
Centro Livre - Ecletismo cultural no Santo Daime, All Print.
Fonte:
Wikipedia
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