A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » , » Cristo edificou em Mateus 16,18 a sua única Igreja sobre a PEDRA , ou sobre uma pedrinha removível ?

Cristo edificou em Mateus 16,18 a sua única Igreja sobre a PEDRA , ou sobre uma pedrinha removível ?

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 27 de julho de 2013 | 13:31




"A Verdade sempre incomodou as pessoas e nunca é confortável." (Cardeal Ratzinger, 9 de outubro de 2000)



"O Novo Testamento está escondido no Antigo, e o Antigo é revelado no Novo." (Santo Agostinho.


A Bíblia é composta de muitos livros e, ao mesmo tempo, é um livro só. Tem muitas histórias e, ao mesmo tempo, uma só história. É a história da História da Salvação do Homem por DEUS.


Usando tipologia, uma ferramenta muito útil para a exegese bíblica, tantas prefiguras ou símbolos, no Antigo Testamento, apontam para realidades do Novo Testamento.




Regras estritas devem ser seguidas e uma delas é que a prefigura do Antigo Testamento é sempre inferior à realidade do Novo Testamento.



Outra regra é que um símbolo do Antigo Testamento nunca aponta para outro símbolo do Novo Testamento, mas sempre para uma realidade muito maior.


Só existe uma Igreja de DEUS. Todo as restantes e posteriores a instituída em Mateus 16,18 foram construídas pelo homem (Isto é fato, pois a Igreja Instituída, era visível com lideranças e hierarquias:Servos,diáconos,presbíteros,bispos, e não invisível como afirma o protestantismo).



Todas as igrejas na terra  a não ser uma,são negadas pelo versículo de Mateus 16,18.Então parece que, a menos que você possa provar que Jesus Cristo fundou a sua igreja, você tem trabalhado em vão.

E agora esta aqui, fundamentando Pedro como a Rocha de Mateus 16, 18, onde vamos analisar 3 fontes: Idiomática e Bíblica (juntas) e Patrística na Parte II.



Um aviso aos neófitos protestantes.



Se quiserem se meter a refutar esta matéria, o faça no mesmo nível dela, com argumentações em grego, aramaico, bíblicas e patrísticas todas em harmonia entre si, caso contrário todos os delírios serão ignorados.


Então vamos lá.


IDIOMÁTICA E BÍBLICA

Em Aramaico temos duas palavras para designar materiais rochosos:


1º  Evna = Pedra

2º Kepha  כף (ou cefas, transliterado para o grego) =  Rocha

Em Grego, assim como o aramaico, temos também 2 palavras:

1º Lithos (λίθος), = Pedra pequena


2º Petra (πέτρ ) = Rocha maciça, Pedra Grande (que é o equivalente de Kepha)


A Bíblia nos diz que Jesus deu um nome novo a um pescador que se chamava Simão e este nome foi “KEPHA” (Aramaico) e transliterado como “cefas”,  que no grego ficou “Petrus”, como podemos ver em João 1, 42:


“Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de Jonas, serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).” (Negrito meu)


Em aramaico não temos gênero, mas em grego sim, por isso a palavra Petra que é o equivalente a KEPHA (cefas) foi masculinizada para dar nome a um homem, Petrus, mas o significado permaneceu o mesmo (Rocha ou pedra grande) como é atestado nos seguintes Léxicos protestantes:


CONCORDÂNCIA STRONG


πετρος Petros Pedro = “uma rocha ou uma pedra”

1) um dos doze discípulos de Jesus


FRIBERG, ANALYTICAL GREEK LEXICON


“Πέτρος, ου,  Pedro, nome próprio masculino dado como um título descritivo para Simão, um dos apóstolos (MK 3.16), o significado do nome, a pedra, é provavelmente o equivalente grego de uma palavra aramaica transliterada como Κηφς (João 1,42 )”


“Πέτρος, Πέτρου,  – um nome próprio apelativo, o que significa “uma pedra”, “uma rocha,” “rochedo”


Em português a diferença entre Pedro e Pedra não permite acentuar a força do original aramaico e grego que é a mesma palavra que designa a materialidade da rocha.


A CONCORDÂNCIA STRONG, que é tão utilizada pelos protestantes brasileiros, diz que Cefas ou Kepha é Rocha, leiam:

“03710 כף (keph)Procedente de 3721, grego 2786 κηφας (cefas); DITAT – 1017; n m

1) rocha, cavidade duma rocha” (o parênteses em vermelho foi  adicionado por mim)
Os próprios protestantes em seus léxicos confirmam que o nome de Pedro Significa “ROCHA” ou “PEDRA”.


Mais algumas passagens com o nome de “Cefas”.


1Co 1:12 Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.


1Co 3:22 Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro; tudo é vosso,


1Co 9:5 Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?


1Co 15:5 E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.


Gal 2:9 E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão.


Refutando Algumas objeções dos que dizem que:


1 º O significado do nome de Petrus é Pedregulho.


Não existe nenhum prova para isto, até por que no NT Petrus só é designado para Pedro e para nada mais.


2º O significado do nome Petrus é pequena pedra para arremessar.


Isso não existe no grego koiné. No grego koiné usa-se a palavra “lithos” para significar “uma pedrinha ou uma pedra para arremessar” como podemos constatar no caso da mulher adúltera (João 8, 7) ou de Jesus (João 8, 59).


João8,7 ς δ πέμενον ρωτντες ατόν, νακύψας επεν πρς ατούς,  ναμάρτητος μν, πρτον π ατν τν λίθον βαλέτω.


Tradução: “Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.


John8:59 ραν ον λίθους να βάλωσιν π ατόν· ησος δ κρύβη, κα ξλθεν κ το ερο, διελθν δι μέσου ατν·


Tradução: “Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.”


Pedra de arremesso nunca foi nem será Petrus (Percebemos que quem fica repetindo isto, não passam de meros papagaios de pastor, pois por medo de descobrirem a verdade,não aprofundam o tema).


E para azar e confusão na cabeça dos protestantes que sustentam esta mesma idéia, Jesus em 1 Pedro 2,4 é chamado de “Lithos” a mesma palavra em gênero, número, grau e declinação que foi usada para a Pedra de arremesso da adúltera e das pedras jogadas em Jesus.


 1Pd2:4 “πρς ν προσερχόμενοι λίθον ζντα π νθρώπων μν ποδεδοκιμασμένον παρ δ θε κλεκτν ντιμον..”


Tradução “Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa…”


Seria também Jesus uma pequena pedrinha de arremesso e não a grande Rocha da Salvação?


Gostaríamos de ver algum protestante respondendo isto, mas papagaio de pastor, não consegue, porque não estuda e nem raciocina, apenas sai repetindo por ai o quem nem ao menos conhece.


3º O significado do nome Petrus é pequena pedra igual as demais como citado em sua epístola.


Portanto,não existem bases ou sustentações para afirmar que “Petrus” significa “pedra pequena” porque para isto a Bíblia utiliza outra palavra (lithos ou lithon) como foi mostrado.


VEJAM MAIS:


1Pd2:5 κα ατο ς λίθοι ζντες οκοδομεσθε οκος πνευματικός, εράτευμα γιον, νενέγκαι πνευματικς θυσίας επροσδέκτους τ θε δι ησο χριστο.


Tradução: Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.


Ou seja, a palavra “Lithos” que é usada para Jesus em 1 Pd 2, 4 se referindo a Jesus é novamente utilizada em grau e gênero para os demais Cristãos em 1 Pd 2, 5.


E ainda aparecem protestante vindo dizer que a rocha ou pedra só pode ser utilizada para Jesus.


Em outras passagens Jesus também é chamado de PETRA, assim como Pedro (Petrus). Mas isso não tira a magnitude de Jesus como rocha da Salvação, nem da função de Pedro como Rocha da Unidade da Igreja.


Penso que por aqui já basta a explicação sobre o nome de Pedro, agora vamos a linda passagem do evangelho de Mateus que é o foco desta matéria.

Em Mateus 16, 18 lemos:


“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”


Em Grego:

“κγ δέ σοι λέγω τι σ ε Πέτρος,κα π ταύτ τ πέτρ οκοδομήσω μου τν κκλησίαν κα πύλαι δου ο κατισχύσουσιν ατς.

Veja que não há diferença entre a rocha (em aramaico) e o nome de Pedro (em aramaico).

Agora analisaremos duas palavras em especial.


Voltemos ao grego de Mateus 16, 18:

“κγ δέ σοι λέγω τι σ ε Πέτρος,κα π ταύτ τ πέτρ οκοδομήσω μου τν κκλησίαν κα πύλαι δου ο κατισχύσουσιν ατς.


Note as duas palavras em vermelho que são ταύτ τ que quase todas as traduções (católicas e protestantes) traduzem simplesmente por “esta”.


Vamos fazer uma analise:


ταύτ (tauth) é o dativo feminino de οτος (outós) e sua tradução simples é “esta”. E serve para dar ênfase a algo previamente mencionado.


τ (th) é também o dativo feminino e  (o)  e é o artigo da frase ou seja sua tradução é “a”.


Estas duas palavras juntas  ταύτ + τ, tem o sentido ou tradução de “esta mesma”, “esta própria”.


Então juntando o nome de Pedro que foi previamente confirmado como ROCHA, e PETRA que também foi confirmada como ROCHA pelos léxicos protestantes, podemos traduzir Mateus 16, 18 da seguinte forma:


“TU ÉS ROCHA E SOBRE ESTA MESMA ROCHA, EU EDIFICAREI A MINHA IGREJA.”


A pergunta que todo protestante faria ao ver isto “então por que as traduções católicas não traduzem assim?”


A Resposta : Por que o artigo, no grego, depois de um pronome demonstrativo não precisa ser traduzido, já é sub-entendido, então se traduz somente o “esta” na maioria das vezes, mas o sentido continua o mesmo.


Além disso São Jerônimo traduziu  para o Latim da seguinte forma “HANC PETRAM” ou seja “Esta mesma Rocha“.


HANC no latim tem o sentido próprio de “esta mesma”, “esta própria” assim como ταύτ + τ no grego. São Jerônimo, como falava fluentemente o grego koiné, sabia muito bem o sentido real da passagem, quando ele traduziu a vulgata o grego koiné ainda era “vivo”.


E agora para o desespero de protestantes que apesar de tudo o que aqui foi demonstrado até agora ainda estejam duvidando, vou usar a própria bíblia João Almeida para provar que ταύτ + τ tem o sentido e também tradução de “esta mesma”, apesar da maioria das passagens que contém estas duas palavras os tradutores não traduzam assim, por que já está implícito.

Vou pegar aqui 1 passagem que a própria João Almeida confirma o que eu estou dizendo.


Antes que algum protestante venha com conversinha de versão da bíblia João Almeida, estou utilizando aqui 4 versões da mesma que traduzem a passagem do mesmo jeito em todas.



Vejamos em Atos 27, 23:


Grego:

Atos 27, 23 παρέστη γάρ
μοι ταύτ τ νυκτ το θεο, ο εμι [γώ]  κα λατρεύω, γγελος


João Almeida

Atos 27, 23 Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo.

Podem conferir ai no grego e em suas bíblias.

Ai vai vim um protestante me dizer que viu em sua bíblia as palavras “esta mesma” e no grego não estavam escritas como ταύτ τ.


Como eu já disse ταύτ e τ estão no dativo, declinadas, ou seja conjugadas. No português só temos conjugação para verbos na maioria das vezes, mas no grego não, acontece também com pronomes e substantivos, as palavras “esta mesma” podem ser encontradas também desta forma ταύτην τν, ondeταύτην equivale a ταύτ e τν equivale a τOnde não há nenhuma diferença entre as mesmas, apenas a declinação.


Portanto podemos dizer com clareza a quem quiser ouvir, PEDRO É A ROCHA.


“TU ÉS ROCHA E SOBRE ESTA MESMA ROCHA, EU EDIFICAREI A MINHA IGREJA.”



1Timóteo 3,15, a realidade:





"Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade."


A casa citada no Salmo 127,1(Se o Senhor não edifica a  casa, em vão trabalham seus construtores),está explicada aqui.


Perceba que a palavra usada neste versículo é "Igreja"(No singular) e não "igrejas". Note também que a Bíblia diz que é a Igreja que é a coluna e sustentáculo da verdade.


Não-Católicos parecem ignorar este versículo, pois quando pergunto a eles, a resposta que me dão é que "a coluna e o sustentáculo da verdade é a Bíblia".(O Versículo não diz nada disto, e é muito claro ao se referir a Igreja do Deus vivo).


Agora a maior e mais importante pergunta é: "Qual é essa Igreja?"


Não tema, pois a Bíblia nos diz qual é a Igreja, se seguimos e acreditamos na Palavra de DEUS. Mateus 16,18-19:


"E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."


Jesus Cristo fundou uma Igreja. Note que Ele realmente disse "Igreja" (no singular) e não "igrejas" [no plural]. As portas do inferno não prevalecerem é uma promessa que aponta que a Sua Igreja será protegida por Ele Mesmo, por dentro e por fora, por toda a eternidade.


Para aqueles que insistem que a Igreja que Jesus Cristo fundou apostatou logo depois da morte do último Apóstolo, estão realmente dizendo que as portas do inferno prevaleceram contra ela, e desta maneira eles O chamam de mentiroso por esta Sua promessa.


Outra grande Verdade escondida pelos NÃO CATÓLICOS: Mateus 28,18-20:


"Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo."


Esta é a promessa feita por Jesus Cristo de estar com Sua Igreja todos os dias, em todos os séculos, até o fim do mundo; e sem 1500 anos de intervalos, nem mesmo de um só dia. Aqueles que alegam que a Igreja que Jesus Cristo fundou apostatou logo depois que o último Apóstolo morreu, O chamam de mentiroso por esta Sua promessa.

João 14,16-17:


"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós."

Aqui está a promessa de que o Espírito Santo estará para sempre com a única Igreja que Jesus Cristo fundou.

Aqueles que alegam que a Igreja que Jesus Cristo fundou apostatou logo após a morte do último Apóstolo, mais uma vez O chamam de mentiroso,pois Deus é fiel apesar de nossa infidelidade, e jamais Ele se contradiz em suas promessas.

João 16,2-13, e João 14,26:


"Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão."

Perceba o tempo futuro em: "[Ele] ensinar-vos-á" e "anunciar-vos-á as coisas que virão".

Aqui está ainda outra promessa da Sagrada Escritura de que a Igreja que Jesus Cristo fundou duraria para sempre. Aqueles que dizem que a Igreja que Jesus Cristo fundou apostatou logo depois que o último Apóstolo morreu estão julgando a Santa Palavra de DEUS e, portanto, julgando também ao Próprio DEUS.

1João 5,10:


"Aquele que não crê em Deus, o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que DEUS deu a respeito de seu Filho."

Se você não acredita nesses versículos das promessas de Jesus Cristo e de Paulo, conforme listado acima, então você chama a ambos de mentirosos, nós Católicos preferimos acreditar nas promessas de Deus, do quem em interpretações pessoais de Não Católicos, que para nós não tem valor algum.

Atos 5,38-39:


"Agora, pois, eu vos aconselho: não vos metais com estes homens. Deixai-os! Se o seu projeto ou a sua obra provém de homens, por si mesma se destruirá; mas se provier de Deus, não podereis desfazê-la. Vós vos arriscaríeis a entrar em luta contra o próprio Deus!"


Aqui está ainda outra razão pela qual a única Igreja que Jesus Cristo fundou ainda está conosco depois de 200 anos de ataques constantes.

Aqueles que não acreditam na Sua palavra não estão "lutando contra Deus", conforme mostrei aqui? Aqueles que atacam a única Igreja que Jesus Cristo fundou, deveriam perceber que quando a atacam, eles atacam o Próprio Jesus Cristo.

É exatamente como mostrado em Atos 9,4, quando Jesus disse a Saulo, que vinha perseguindo sua Igreja: "Saulo, Saulo, por quê me persegues?"

Se você ler os capítulos 7 e 8 dos Atos dos Apóstolos, vai ver que Saulo perseguia sem piedade a recém-fundada Igreja Cristã, enviando Cristãos para a prisão e até mesmo assassinando Santo Estêvão (Atos 7,58-59). Por que Jesus Cristo não disse então: "Por que persegues a Minha Igreja"? Não !!! Ele se identifica com a própria Igreja que é seu corpo e edificada sobre Pedro (Mateus 16,18).

Então a grande questão é "Qual é essa Igreja?"

Há literalmente dezenas de milhares[*] de seitas diferentes atualmente no mundo para escolher.

Para eliminar todas as seitas e encontrar a verdadeira Igreja, por que então você simplesmente não faz um teste?

Aqui está o teste do bom senso, histórico, e "o que a Sagrada Escritura nos diz, ou não nos diz":

1. A Sagrada Escritura nos diz que tinha que ser fundada por DEUS.


"Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem. Se o SENHOR não guardar a cidade, debalde vigiam as sentinelas." (Salmo 127,1)

"E Eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela." (Mateus 16,18)

2. A Sagrada Escritura nos diz que só há uma igreja: Salmos 127,1, Efésios 1,22-23; 4,3-6; Mateus 16,18.

3. O bom senso nos diz que ela ainda tem que estar aqui hoje, pois foi promessa de Jesus ficar com Sua Igreja todos os dias, de todos os séculos, até o fim dos tempos, conforme indicado em Mateus 28,20.

4. O bom senso nos diz que tem que ser capaz de fornecer documentos históricos genuínos atestando sua existência e continuidade em cada século pelos últimos 20 séculos.

Por quê tantos se recusam a até mesmo ler esses documentos ou então negam que eles existam? Eles têm medo do que podem encontrar: A verdade que muitos ex- pastores protestantes estão encontrando e fazendo voltarem a verdadeira Igreja ?


"Aprofundar-se na história é cessar de ser Protestante", disse o Cardeal John Henry Newman, ex-protestante...

“Aqueles que se recusam a aprender com os erros da história estão condenados a repetí-los novamente...”

5. O bom senso nos diz que tem que ser capaz de fornecer uma linha ininterrupta de liderança hierárquica pelos últimos 20 séculos. Somente UMA Igreja pode fornecer isto.

6. O bom senso nos diz que tem que ser capaz de encontrar sua imagem na Sagrada Escritura.

7. A Sagrada Escritura nos diz que o Espírito Santo estará com Sua Igreja para sempre: João 14,16-17.

8. A Escritura nos diz que o Espírito Santo ensinará toda a verdade com o tempo: João 16,12-13.

9. O bom senso e a Sagrada Escritura nos dizem que o Espírito Santo não poderia estar ensinando e guiando uma igreja que não aquela que Jesus Cristo fundou.

Simplesmente porque a verdade é uma só e aquelas seitas que não foram fundadas pelo Senhor têm todas pontos de vista conflitantes entre si.

Excetuando a existência de DEUS(Que até o demônio não nega), toda doutrina ensinada por uma é negada por outra. Seus ensinamentos são baseados apenas em opiniões pessoais, que não têm nenhum peso na verdade doutrinal.

DEUS não quer saber da opinião pessoal do homem, mas somente da verdade doutrinal:


"Aproximaram-se dele e disseram-lhe: Mestre, sabemos que és sincero e que não te preocupas com a opinião de ninguém; porque não não olhas para as aparências dos homens, mas ensinas o caminho de Deus segundo a verdade." (Marcos 12,14, Mateus 22,16).

São Pedro enfatizou a rejeição da opinião pessoal quando ele respondeu ao sumo sacerdote dizendo:


"Importa obedecer antes a Deus do que aos homens." (Atos 5,29)

Os fatos falam por si próprios, sem deixar lugar para opiniões pessoais conflitantes:


"Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno acordo e que não haja entre vós divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento." (1Coríntios 1,10)

Como podem dezenas de milhares de seitas individuais com milhões de membros não entenderem este versículo tão claro e simples?

Aqui está outro do mesmo tema, também ignorado por tantos:


"Se me é possível, pois, alguma consolação em Cristo, algum caridoso estímulo, alguma comunhão no Espírito, alguma ternura e compaixão, completai a minha alegria permanecendo unidos. Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos." (Filipenses 2,1-2. Leia também Filipenses 1,27.)


É razoável pensar que se todas aquelas várias seitas ensinassem a mesma coisa, então só haveria uma igreja, exatamente como a Sagrada Escritura ordena.


"Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzí-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor." (João 10,16)

"E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós." (João 14,16-17. Leia também Atos 20,28)

O que significa que o mundo não pode receber? A quem Jesus dirige estas palavras? Está claro que o Espírito Santo está guiando a única Igreja que Jesus Cristo fundou.

10. A Sagrada Escritura nos diz que haverá muitas facções dentro da única Igreja de DEUS.


"Em primeiro lugar, ouço dizer que, quando se reúne a vossa assembléia, há desarmonias entre vós. E em parte eu acredito. É necessário que entre vós haja partidos para que possam manifestar-se os que são realmente virtuosos." (1Coríntios 11,18-19).


O fato de que existem facções (seitas), faz com que aqueles que têm a luz da verdade brilhem em separado daqueles que estão em erro. Aqueles que pertencem à única Igreja que Jesus Cristo fundou têm a luz da verdade.

11. A Sagrada Escritura nos diz que a única Igreja que Jesus Cristo fundou será submissa a Cristo e somente a Ele. A Escritura não diz que Sua Igreja se sujeitará ao homem. Isso a torna uma teogracia governada por uma hierarquia. O regulamento vem de cima para baixo e não de baixo para cima como numa democracia. Quantas seitas são controladas pela vontade coletiva das pessoas?

Na Igreja que Jesus Cristo fundou, se 99% das pessoas quisessem que algo mudasse não seria e nem poderia ser mudado a menos que fosse pela vontade de DEUS. Atos 5,29, Efésios 5,24-25.29, Colossences 1,18.

12. A Escritura nos diz que a Sua Igreja permanecerá para sempre: Efésios 3,21, e Mateus 28,20.

Por que, então, alguns dizem que ela apostatou num ponto ou noutro, mesmo que não consigam indicar o tempo exato, nem o lugar, nem fornecer documentação autêntica como "prova" da tal apostasia?

13. A Sagrada Escritura nos diz que é a Igreja e não a Bíblia que é a coluna e o sustentáculo da verdade. 1Timóteo 3,15. Veja também Efésios 3,10.

Por que, então, alguns dizem que é a Bíblia e não a Igreja? Onde isto está dito na Escritura?

14. A Sagrada Escritura nos diz que foi dada à Igreja de Cristo o encargo de guardar aquela verdade:


"Guarda o precioso depósito, pela virtude do Espirito Santo que habita em nós." (2Timóteo 1,14)

A verdade ficou sem quem a guardasse por 1500 anos até que Martinho Lutero aparecesse?

15. A Sagrada Escritura nos diz que a Tradição Apostólica será transferida de geração a geração. 2Tessalonicenses 2,15.

16. A Sagrada Escitura nos diz que a Igreja que Jesus Cristo fundou é a autoridade na terra. Mateus 18,15-18.

17. A Sagrada Escritura nos diz que a Igreja verdadeira não aceitará nenhuma interpretação privada da Sagrada Escritura. Atos 8,26-35, 2Pedro 1,20-21.

18. A Sagrada Escritura nos diz que a Igreja verdadeira deve ser encontrada no mundo inteiro. Malaquias 1,11, Mateus 28,19, Atos 1,8.

19. A Sagrada Escritura nos diz que a verdadeira Igreja oferecerá sacrifício, uma oblação pura, todos os dias em todo lugar, Malaquias 1,11.

Uma oblação pura não poderia de jeito nenhum significar os sacrifícios sangrentos de animais do Antigo Testamento, mas o sacrifício Santo Eucarístico conforme Jesus ordenou quando disse: "Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim" (Lucas 22,19).

Qual das dezenas de milhares de seitas oferece sacrifício todo dia, ou toda semana, ou todo mês, ou de quinze em quinze dias, ou anualmente, ou não oferece nunca? A Escritura diz claramente para oferecer uma oblação pura todo dia:


"O pão nosso de cada dia nos dai hoje." (Mateus 6,11)

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo." (João 6,51)

Qual das milhares de seitas, se existir alguma, é fiel a estas Palavras de DEUS? A verdadeira Igreja que Jesus Cristo fundou é fiel.

20. É a Igreja que Jesus Cristo fundou que deu a Bíblia ao mundo.

21. Bom senso, história, e a Sagrada Escritura nos dizem que há mais de 135 fatos bem fundamentados que apontam para a única Igreja verdadeira que Jesus Cristo fundou, e para nenhuma outra.

22. Onde está a autoridade? A Sagrada Escritura silencia quando uma pessoa procura por um versículo nela que lhe dê autoridade para fundar uma outra igreja diferente daquela que Jesus Cristo fundou. Ninguém pode simplesmente erguer uma Bíblia e dizer "Esta é a minha autoridade", se eles não podem encontrar o versículo que os autoriza a dar esta declaração. A falta de autoridade Bíblica, junto com o Salmo 127,1 negam todas as igrejas na terra, salvo uma: a única fundada por DEUS.

Aqui está onde Jesus deu autoridade à Sua única Igreja:


"Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou." (Lucas 10,16).

"Jesus disse a eles novamente: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós." E quando ele disse isso, soprou sobre eles e lhes disse: "Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhe-ão retidos." (João 20,20-23, veja também Mateus 16,18-19; 18,15-18; 28,18-20).

23. A Sagrada Escrituda nos diz que as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Entretanto, hereges, tanto de dentro quanto de fora, de todos os tipos, têm tentado derrubá-la por quase 2000 anos (Gálatas 1,13, Filipenses 3,6), e todos falharam.

Nenhum deles percebeu que a razão de sua derrota é porque Sua Igreja é protegida pelo Próprio Jesus Cristo, que é o Salvador de Seu Corpo: Efésios 5,23, Atos 5,38-39.

Agora é a sua vez de dar o nome de uma igreja que se encaixe em todos os critérios perfeitamente. Você sabe que ela tem que estar ainda aqui, conforme a promessa Dele.

Aqueles que não acreditam no que Ele disse O chamam de mentiroso: 1João 5,10.


"Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; quem não crê no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus." (João 3,36).

Só há uma Igreja na terra que cumpre TODAS as condições acima.

De mais de 33.820[**]seitas não-Católicas no mundo hoje em dia, pouquíssimas podem cumprir até mesmo SÓ UM desses critérios.


"Pois a ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade de DEUS." (Romanos 1,18).

"Ele retribuirá a cada um segundo as suas obras: a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, buscam a glória, a honra e a imortalidade; mas ira e indignação aos contumazes, rebeldes à verdade e seguidores do mal." (Romanos 2,6-8).

"A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de Satanás, de toda a sorte de portentos, sinais e prodígios enganadores. Ele usará de todas as seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor à verdade que os teria podido salvar. Por isso, Deus lhes enviará um poder que os enganará e os induzirá a acreditar no erro. Desse modo, serão julgados e condenados todos os que não deram crédito à verdade, mas consentiram no mal. Nós, porém, sentimo-nos na obrigação de incessantemente dar graças a Deus a respeito de vós, irmãos queridos de Deus, porque desde o princípio vos escolheu Deus para vos dar a salvação, pela santificação do Espírito e pela fé na verdade." (2Tessalonicenses 2,9-13).





"Quem ensina de outra forma e discorda das salutares palavras de nosso Senhor Jesus Cristo , bem como da doutrina conforme à piedade, é um obcecado pelo orgulho, um ignorante ; doentio por questões ociosas e contendas de palavras. Daí se originam a inveja, a discórdia, os insultos, as suspeitas injustas, os vãos conflitos entre homens de coração corrompido e privados da verdade, que só vêem na piedade uma fonte de lucro." (1Timóteo 6,3-6).

"Aquele que não raciocina é um intolerante. Aquele que não pode raciocinar é um tolo. Aquele que não ousa raciocinar é um escravo." (William Drummond).

"tornei-me, acaso, vosso inimigo, porque vos disse a verdade?" (gálatas 4,16)

Bibliografia Utilizada:

 [*] Enciclopédia Cristã Mundial, abril de 2003 (uma publicação protestante).
[**] Enciclopédia Cristã Mundial, abril de 2001 (uma publicação Protestante).
1 - Malzoni, Cláudio Vianney, 25 Lições de Iniciação ao Grego do novo testamento/ Cláudio Vianney Malzoni. – 1. Ed. – São Paulo: Paulinas, 2009 (Coleção Línguas Bíblicas).
2 – Dicionário de Grego do Novo Testamento / Carlo Rusconi; [Tradução Rabuske] – São Paulo : Paulus 2003. – (Dicionários)
3 –Strong, James –  Exaustiva Concordância –  Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, São Paulo : Sociedade Bíblica do Brasil 2002.
4 – Friberg, Analytical Greek Lexicon.
5 – Thayer, Greek Lexicon Of Nt.


Fonte: Veritatis e Bíbliacatólica.com.br


Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger