"Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo." - Gálatas 1,10
Lembrem-se de que
multidão vocês têm para agradar? e quando vocês agradarem a alguns,outros mais permanecerão insatisfeitos, e outros(as) ainda permanecerão sempre insatisfeitos
depois que vocês derem o seu melhor.
"Não busquemos aplausos, mas busquemos
fazer a santa vontade de Deus.Não podemos esquecer que a multidão que dizia: Hozana ao filho de Davi, pouco tempo depois estava a gritar: Crucifíca-o...” ( Dom
Helder Câmara)
Infelizmente somos completamente inaptos para observar a todos que nos observam e que se agradariam de nós. Vocês são como alguém que só tem 12 moedas no bolso e mil mendigos vêm rodeá-los em busca delas, e cada um deles ficará insatisfeito se não puder ter todas elas.
Se decidimos dar tudo que tem para os pobres, e fizerem
isso para agradar a Deus, vocês poderão atingir seu objetivo. Mas se vocês
derem tudo para agradar a eles, quando tiverem agradado aqueles poucos que
receberem alguma coisa, talvez o dobro deles irá insultá-los e amaldiçoá-los
porque não ganharam nada.
O mendigo que for
mais rápido irá declarar que não somos generosos, e o que for mais lento
proclamará que vocês são mesquinhos e impiedosos. Dessa forma vocês terão mais
gente para ofendê-los e desonrá-los do que para confortar-lhes com seus
elogios, se é que era esse o conforto que buscavam.Os homens são tão
egocêntricos, que as suas expectativas serão sempre mais altas do que vocês
jamais serão capazes de satisfazer.Eles não considerarão
suas dificuldades, afazeres, ou o que quer que vocês façam pelos outros. A
maior parte deles procurará ter tanto para si como se vocês não tivessem
ninguém mais para pensar a não ser neles. Muitas e muitas vezes, quando tive
uma hora do dia para gastar, uma multidão (cada um deles) esperava que eu
passasse aquela hora consigo.Quando visitamos um,
freqüentemente há dez que se ofendem porque não estou visitando-os na mesma
hora. Quando estou falando com um, muitos outros se ofendem porque não estou
falando com eles ao mesmo tempo.
Se aqueles com quem converso me consideram cortês, humilde, e respeitável, aqueles com quem não consegui conversar, ou só pude dirigir uma palavra, me considerarão descortês e antipático.Quantos já me censuraram porque não lhes dei o tempo que Deus e a minha consciência me mandaram gastar em algum trabalho maior e mais necessário!
Se vocês têm algum cargo ou
função para preencher, ou um privilégio para conceder, que só uma pessoa pode
receber, todos se consideram os mais indicados para recebê-lo. E se você
agradou aquele que recebeu, deixou insatisfeitos todos os outros que nada
receberam e foram privados dos seus desejos.
"Quando eu
visito um, freqüentemente há dez que se ofendem porque não estou visitando-os
na mesma hora."
Não há ninguém que
censure tão severamente como aqueles que menos entendem as coisas que estão
censurando. Muitas e muitas vezes nossas próprias pregações e de outros foram
criticadas, e abertamente difamadas, por aquilo que nunca esteve neles, devido
a ignorância ou falta de atenção de algum ouvinte mais crítico. Por isto cada
palavra precisa ser muito bem definida para evitar confusão, ou serão
freqüentemente distorcidas e atacadas.Teremos também muitos zelotes facciosos para agradar que,
sendo estranhos ao amor à santidade, à cristandade e à unidade, são governados
pelo interesse por alguma opinião ou grupo. E esses nunca estarão satisfeitos
com vocês a não ser que vocês venham para lado ou partido deles, e se adaptem
às suas opinões.
Se vocês não forem abertamente
contra eles, mas procurarem reconciliar a todos e pôr um fim nas diferenças da
igreja, eles os odiarão por não promover as opiniões deles e ainda
enfraquecê-los através de abomináveis sincretismos.
Assim como na guerra
civil, também na guerra eclesiástica os atiçadores não conseguem suportar os
pacíficos. Se vocês forem neutros, serão considerados inimigos. Ainda que vocês
dêem o máximo por Cristo, pela santidade e pela fé comum, tudo isso será nada,
a não ser que vocês sejam também por eles e seus conceitos.A maior parte do
mundo é formada por pessoas que odeiam a santidade e tem uma sagaz inimizade
contra a imagem de Deus, não tendo sido renovadas pelo Espírito Santo. Esses
não se agradarão de vocês a não ser que vocês pequem contra o Senhor, e ajam
como eles agem.Por isso,
difamando-vos, estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de
devassidão, os quais hão de prestar contas àquele que é competente para julgar
vivos e mortos." Se vocês lhes falarem sobre o seu pecado, vocês serão
considerados como Ló entre os sodomitas, homens ocupados que chegam entre eles
fazendo as vezes de juiz, para controlá-los. Se vocês não forem tão maus quanto
eles são , vocês serão chamados de arrogantes, metidos e hipócritas (ou talvez
algo pior).O mesmo ocorrerá se
vocês, por sua abstinência (mesmo que não digam nada), parecerem repreender a
sensualidade e o desrespeito a Deus que eles demonstram. Entre os insanos vocês
precisam bancar os insanos se quiserem escapar das suas presas injuriosas. Será
que vocês podem ter alguma esperança de agradar a homens assim?
"Pecadores inveterados
negam-se a ir para o inferno sozinhos. É um tormento para eles verem outros em
melhor estado que o seu."
Entre aqueles que
precisarão agradar, vocês se depararão com inimigos satânicos de Deus, e homens
de consciência cauterizada e perversa, os quais são maliciosos e cruéis, e não
ficarão satisfeitos com nada a não ser com alguma iniqüidade terrível, e com a
destruição das almas de vocês, e com a possibilidade de levar outros à
perdição.
Aqueles
que são cruéis e impiedosos consigo mesmos, e não têm pena de suas próprias
almas, mas as vendem por uma prostituta, ou por uma promoção, ou por honra, ou
por prazeres sensuais, dificilmente terão misericórdia da alma alheia.
Terão homens duros,
implicantes, não caridosos e injustos para agradar; os quais farão com que
"por causa de uma palavra condenam um homem, os que põem armadilhas ao que
repreende na porta, e os que sem motivo negam ao justo o seu direito." (Isaías
29,20-21).Esses não têm nenhum
traço daquela caridade que cobre faltas e interpreta palavras e ações
favoravelmente. Também não têm nada daquela justiça que faz com que um homem
faça aos outros como quer que lhe façam, e julgue ao próximo como gostaria de
ser julgado.
Entretanto, como julgam sem
misericórdia, provavelmente serão julgados sem misericórdia. Eles ficam felizes
quando encontram algum assunto em que possam repreendê-los e quando encontram
um (verdadeiro ou falso) eles jamais o esquecerão, mas insistirão nele como a
mosca insiste em voltar ao local infectado.
Terão que agradar
pessoas passionais, cujos julgamentos são cegados, e que não são capazes de
serem satisfeitas. São como o doente e ferido que sente dor a qualquer toque e
que, por fim, como disse Sêneca, sente dor com a própria presunção de que foi
tocado até para curar-lhes.Como podem agradar a esses se a insatisfação é a sua
enfermidade, que habita no interior deles, no âmago do seu próprio coração?
Verão que a disposição de
condenar e criticar é um hábito comum, e apesar de poucos serem competentes
para julgar as ações de vocês, por não estarem suficientemente a par da sua
rotina diária, praticamente todos se aventurarão a reprová-los.
Um entendimento
orgulhoso e presunçoso é um defeito muito comum. Esse tipo de conhecimento se
considera capaz de julgar qualquer coisa assim que ouve apenas uma pequena
porção do tema, e não tem consciência de sua própria falibilidade, apesar de
experimentá-la diariamente.Poucos estão perto de
vocês e nenhum no seu coração, de forma que todos desconhecem as circunstâncias
e as razões de tudo que vocês fazem. Também não ouvem o que vocês têm a dizer
por si mesmos e mesmo assim insistem em censurá-los, sendo que talvez os
tivessem absolvido se ao menos ouvissem as suas explicações.
É raro encontrar alguém, mesmo
entre aqueles que professam a maior sinceridade e que são muito cuidadosos e
zelosos de não pecar, que não tenha a capacidade ou o chamado para executar
esse tipo de julgamento precipitado e desprovido de fundamento.
Vivemos entre tagarelas incontroláveis e contadores de
histórias que divertem outros lançando acusações contra vocês. Quem é que tem
ouvidos e nunca teve algum assim por perto ?E tudo que é coisa
será dita nas costas de vocês quando não tiverem como responder. E se houver um
homem a quem os ouvintes estimam, e que acuse e calunie vocês, então eles
acharão correto acreditar nele. E a maioria daqueles que são amigos desse
homem, ou do seu partido, ou têm interesses semelhantes, certamente o
considerarão honesto e portanto crerão nele.E não é incomum uma
pessoa sábia, inteligente e piedosa se precipitar em repetir algum relato da
boca de outros e aí o ouvinte pensa que está totalmente justificado em
acreditar nela e repassar a mesma história a outros. O próprio Davi, pela
tentação de Ziba, foi levado a injustiçar Mefibosete, o filho do seu grande e
digno amigo. (2 Sm. 16,3).Não surpreende então,
que Saul tenha dado ouvidos a Doegue, para amaldiçoar Davi e matar os sacerdotes.
Pv. 26,20 20 "Sem lenha, o
fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda."
E enquanto esses
estiverem ainda perto dos homens e vocês longe, é fácil para eles persistirem
nas mais odiosas representações das mais louváveis ações de uma pessoa.
"Experimentem servir aos
homens da forma mais submissa e cuidadosa que puderem e, ao final, algum
acidente ou a frustração de alguma das injustas expectativas nutridas por eles
fará com que tudo o que vocês já fizeram seja esquecido."
A imperfeição do entendimento e da piedade dos homens é tão
grande, que mesmo as mais sensatas diferenças de julgamento, levarão à injúria
e ao desprezo aos irmãos. É sempre assim: Se alguém está plenamente confiante
de que sua visão é a correta, outrem está plenamente convencido do contrário.
Não precisamos ir a Paulo e Barnabé para um exemplo (esse foi um caso bem mais leve); nem a Epifânio, Jerônimo e Crisóstomo; nem àquelas eras trágicas e conflituosos dos primeiros séculos do Cristianismo,que viveram antes de nós na igreja oriental e ocidental.Somente os concílios resolviam estas questões de interpretações pessoais, pois és empre a Igreja Universal que deve emitir o juízo final, e não igrejas particulares, ou pastores. A Bíblia diz: "Sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal"(2Pd 1,20).Terão homens de grande inconstância para agradar. Em um momento eles estarão prontos a louvá-los como se fossem deuses e no instante seguinte prontos para apedrejá-los como se fossem demônios; como fizeram com Paulo e com o próprio Cristo.
Passem todos os dias da sua
vida construindo sua reputação sobre essa areia e um único sopro de vento ou de
tempestade a derrubará e todo o seu esforço e trabalho estará perdido.
Experimentem servir aos homens da forma mais submissa e cuidadosa que puderem
e, ao final, algum acidente ou a frustração de alguma das injustas expectativas
nutridas por eles fará com que tudo o que vocês já fizeram seja esquecido.
Se algum dia vocês
puserem tanta confiança em um amigo, sem considerar a possibilidade dele vir a
se tornar algum dia um inimigo, então vocês não conhece os homens; e talvez
sejam levado a conhecê-los melhor, pagando um alto preço.Todo homem será
envolvido, inevitavelmente, pelo próprio Deus, em alguns deveres que correm o
risco de ser mal interpretados e que têm uma aparência externa de coisas más. Eis
aqui um exemplo de Paulo:
I Corintios
9,22: “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo
para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.”
Com isso ofenderão
aqueles que não conhecem todas as circunstâncias internas. Assim, boa parte da
história é pouco digna de respeito; porque as ações de pessoas públicas são
julgadas com parcialidade por aqueles que escrevem sobre elas. Eles escrevem
mais por ouvir dizer; ou só conhecem o exterior e as aparências das coisas, e
não o espírito, a vida e a realidade do caso.Muitas das
circunstâncias e objetivos de seus atos permanecem ocultos aos homens. Estes os
justificariam se o soubessem, mas acabam considerando-os pessoas publicamente
escandalosas, porque não as conhecem.
Quão parecido com o mal foi o
fato de os israelitas tomarem os bens dos egípcios! Assim também a tentativa de
Abraão de sacrificar seu filho; também Davi comendo os pães da proposição e
dançando quase nu diante da arca. Cristo comendo e bebendo com publicanos e
pecadores, Paulo circuncidando Timóteo e a sua purificação no templo. Não é
surpresa que José tenha pensado em abandonar Maria até que ele tivesse
evidência da sua milagrosa concepção.
E quão merecedora de
reprovação ela era, por parte daqueles que não conheciam os fatos! Portanto,
quão vazio é o julgamento do homem! E quão contrário ele é freqüentemente à
verdade! E com que cautela a
história precisa ser lida! E quão
aguardado é o grande dia do Senhor, quando toda censura humana será censurada
com justiça, e tudo que estava oculto virá às claras, pois assim está escrito:
Porque não há nada oculto que
não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido
à luz." (Lucas 8,17)
"Se eu aceito
uma promoção sou ambicioso, orgulhoso e mundano. Se recuso, por mais
humildemente que o faça, eles dirão que estou descontente e querendo criar
confusão e discórdia. Se eu não pregar quando sou proibido de fazê-lo serei
acusado de abandonar o chamado que recebi e obedecendo a homens, contrariando a
Deus. Se eu pregar serei chamado de desobediente e rebelde e estou me
auto-enviando.Se a Igreja se pronuncia sobre os temas da atualidade é
intrometida onde não é chamada, se não se pronuncia é omissa.”
A perversidade de muitos é tal
que eles exigem de vocês coisas contraditórias e até impossíveis só para deixar
claro que eles estão decididos a nunca gostar de vocês.
Se João jejua eles
dizem que "tem demônio", se Cristo vem "comendo e bebendo",
dizem, "vejam um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e
pecadores" Mateus 11,18-19.Se o julgamento e a
prática de vocês adaptarem-se aos requisitos de seus superiores, especialmente
quando estes mudam alguma coisa, vocês serão considerados meros aduladores e
contemporizadores. Se não for assim, serão considerados desobedientes, rebeldes
e sectários.Se vocês falarem
moderada e gentilmente eles os chamarão de bajuladores e dissimulados. Se falar
mais livremente, mesmo quando necessário, dirão que é grosseiro. Se eu aceito
uma promoção sou ambicioso, orgulhoso e mundano. Se recuso, por mais
humildemente que o faça, eles dirão que estou descontente e querendo criar
confusão e discórdia.Se ajudar um amigo ou
parente a conseguir uma posição para a qual ele não é adequado ou que irá
prejudicar a outrem; se eu atendo-lhe o pedido, serei chamado de desonesto, que
por parcialidade prejudiquei a outros. Se negar-lhe o desejo, serei considerado
antinatural e não amigo, e pior que um infiel.
Se eu der ao pobre enquanto
tenho o que dar, serei reprovado ao parar de dar quando não tiver mais. Aqueles
que não sabem se vocês têm ou não para dar, ficarão descontentes se vocês não
derem e se por muitos anos vocês permanecerem dando livremente, será tudo
considerado nada se tiverem que cessar, não importando se pararam porque seu
estoque acabou ou porque outro teve que ser objeto da sua caridade.
Se vocês sofrerem
algum dano em relação aos seus bens e forem à justiça, dirão que são
contenciosos; se vocês deixarem tudo como está e sofrerem o dano então dirão
que vocês são tolos e idiotas. Se fizerem alguma obra de caridade à vista dos
homens, dirão que são hipócritas e o fazem para receber aplausos; se fizerem
secretamente, de forma que ninguém saiba, dirão que são cobiçosos e não têm
boas obras e que apesar de professar a religião vocês não fazem o bem.
Se vocês forem alegres e
divertidos eles os reprovarão porque são levianos e fúteis. Já se forem mais
sérios e tristes, serão chamados de melancólicos e descontentes. Em uma
palavra, façam o que fizerem, tenham a certeza de que sempre alguns os
condenarão. E fazendo ou não fazendo, falando ou calando, certamente vocês
desagradarão e nunca escaparão das censuras do mundo.
Há entre os homens
uma contrariedade tão grande de julgamentos, disposições e interesses que eles
nunca concordarão entre si. E se vocês agradarem a um, o resto ficará
descontente. Aquele que vocês agradarem é considerado inimigo para outro e,
assim, vocês desagradam seu inimigo agradando a eles.Às vezes, diferenças
de estado dividem reinos em partidos e um partido ficará descontente com vocês
se vocês forem do outro, e ambos ficarão se vocês forem neutros ou não gostarem
de nenhum dos dois. Cada partido acha que sua causa justifica qualquer acusação
que façam contra vocês ou títulos odiosos que queiram lhes conceder e até mesmo
sofrimentos que possam querer lhes infligir.Diferenças e grupos
sempre existiram na igreja e vocês não podem ter a opinião de todos os
partidos. Quando há tal abundância de conceitos, vocês não podem concordar com
todas elas ao mesmo tempo. E se vocês forem de um partido, desagradarão os
demais. Se aderirem a um lado em opiniões controversas, o outro lado os
considerará hereges e é impressionante até que ponto os interesses deles podem
levá-los.
Metade do mundo cristão, nos dias de hoje, condena o outro lado de ser cismático, para dizer o mínimo; e a outra metade faz o mesmo com a primeira. E será que vocês podem ser e não ser ao mesmo tempo para agradar a todos: papistas, protestantes,dizimólatras,conservador, moderado, progressista e tudo mais? Se não, vocês terão que desagradar tantos quantos agradam.E ainda mais, se homens inconstantes ficam mudando o tempo todo, eles esperam que vocês mudem tão rápido quanto eles, e qualquer que sejam seus interesses conflitantes vocês terão que segui-los. Em um ano vocês precisarão jurar e no ano seguinte terão que desfazer o juramento. Qualquer causa ou ação que eles abraçarem, por mais diabólica que seja, vocês terão que aprovar ou permitir, e tudo que eles fizerem vocês terão que dizer que é bem feito.Em uma palavra, vocês terão que treinar sua língua a dizer ou jurar qualquer coisa, e terão que vender sua inocência e colocar sua consciência totalmente a serviço deles, ou não poderão agradá-los, eis o preço a pagar aqueles que querem agradar a todos.Micaías precisa dizer, com os outros profetas, "Vá e prospere", senão será odiado por não profetizar coisas boas para Acabe, mas somente coisas más. 1 Rs 22,8.E como poderão servir a todos os interesses de uma só vez? Parece que a providência divina embaralhou, de propósito, os assuntos do mundo, para tentar e envergonhar todos os que procuram agradar a homens e os contemporizadores que estão debaixo do sol. É evidente então, que para agradar a todos você precisa falar e ficar calado, ratificar contradições, estar em muitos lugares ao mesmo tempo, ter a mente e seguir o caminho de muitos homens.
Se vocês se sobressaírem em alguma qualidade pessoal ou atividade, mesmo isso não os isentará da difamação na direção oposta; tal é a irracionalidade dos homens maliciosos. Nada neste mundo pode proteger vocês das línguas fofoqueiras e difamadoras. A perfeita santidade de Jesus Cristo não o livrou de ser chamado de glutão, bebedor de vinho e amigo de publicanos e pecadores.
O esplêndido desprezo que ele
tinha pelas honras e pompas mundanas, e a sua sujeição a César, não evitaram
que ele fosse ultrajado e crucificado como inimigo do imperador.
A grande piedade dos
antigos cristãos não os livrou de calúnias vulgares que diziam que eles se
reuniam no escuro para cometer torpeza, e também não os livrou do clamor da
turba: "Fora com os impíos", provocada porque os cristãos eram contra
a adoração dos ídolos que eles idolatravam.
Conheço pessoas que deram tudo
o que tinham para os pobres, exceto a própria comida e mais algumas coisas
indispensáveis, e ainda assim (apesar das coisas serem de valor considerável)
foram reprovadas como tendo sido inclementes em relação àqueles que não
receberam tanto quanto esperavam.
Muitos, cujas vidas
inteiras foram de castidade incorruptível, foram difamados por rumores
escandalosos de impureza. Os mais eminentes santos foram difamados como
culpados dos mais horrendos crimes, que nunca sequer passaram pelo pensamento
deles.A coisa que eu mais
busquei nos meus estudos e com que mais me preocupei sempre foi a
reconciliação, unidade e paz entre os cristãos. Sempre escrevi contra a falta
de amor, a turbulência e a divisão. Mas, surpreendentemente, há muitos cujo
interesse e malícia os fez acusarem-me exatamente daquele pecado que gastei
meus dias, meu zelo e meus estudos para atacar.Com que freqüência
facções contrárias me acusaram com acusações perfeitamente opostas! Não consigo
pensar em nada que eu faça neste mundo que deixe de ofender alguém; nem em
deveres tão grandes e claros que não sejam chamados de pecado; nem numa
auto-renúncia tão grande (mesmo com o risco da própria vida) que não seja
chamada de egocentrismo; ou algo totalmente puro que não seja considerado
exatamente o contrário.Portanto, em vez de
servir a este injusto e malicioso mundo, eu desprezo as suas cegas e injustas
censuras e recorro ao infinitamente justo Deus, pois Ele é meu refúgio e
proteção.Se vocês planejam
manter um nome honrado quando morrerem, considerem bem o poder que uma facção
prevalecente pode ter de corromper a história da sua vida e representá-los para
a posteridade de forma perfeitamente contrária àquilo que vocês são. E é
difícil para a posteridade avaliar qual história é produto de mentiras
maliciosas e vergonhosas, e qual é a verdade imparcial.
(Por isto um processo de
Canonização é difícil e demorado, justamente para que se faça a separação e o justo juízo da
vida do(a) Santo (a).)
Quantas histórias
contraditórias há por aí sobre pessoas e ações particulares, escritas por
homens da mesma religião: como é o caso do Papa Gregório VII e os imperadores
que brigaram com ele; sobre o Papa João, ( Pio XII) e muitos outros parecidos.
Casos em que vocês podem ler grande quantidade de historiadores posicionando-se
de um lado ou de outro.Lembrem-se de que os
maiores santos e apóstolos nunca puderam agradar o mundo, nem escapar das suas
censuras, calúnias e crueldades. Não; nem mesmo o próprio Jesus escapou. E
vocês acreditam honestamente que podem agradá-lo melhor que Cristo e seus
santos puderam?
Vocês não têm a sabedoria que
Cristo tinha para agradar aos homens e evitar ofensas. Vocês não possuem a
perfeita inocência e ausência de culpa que Cristo tinha. Vocês não podem curar
as doenças e enfermidades deles, e fazer a eles aquele bem que poderia
agradá-los e ganhá-los, como Cristo fez. Vocês não podem convencer e
constranger a eles para que os reverenciem por seus muitos milagres como Cristo
fez.
E será que vocês
podem imitar um padrão tão elevado como o estabelecido pelo santo, paciente,
amoroso e infatigável apóstolo Paulo? Atos 20; 1 Cor 4; 9; 2 Cor 4; 5; 6; 10;
11; 12. Se não podem, como poderão agradar àqueles que não se satisfizeram com
tais inimitáveis obras de amor e poder?
Quanto mais Paulo amava alguns
de seus ouvintes, menos ele era amado (2 Cor 12:15). Eles o consideraram um
inimigo por lhes dizer a verdade (Gl 4:16). Apesar de ele ter se tornado todas
as coisas para todos os homens, ele apenas pôde salvar alguns e agradar alguns
(1 Cor 9:22). E o que são vocês para que sejam mais bem sucedidos que ele?
Piedade, virtude, e
até mesmo honestidade, não agradam ao mundo e, portanto, vocês não devem ter
esperanças de agradá-los com coisas que os desagradam. Será que os homens serão
satisfeitos por meio de coisas que eles odeiam?E por meio daquelas
ações que eles podem sentir que são as mesmas que os acusam e condenam? E se
vocês forem ímpios e depravados para agradá-los, vocês estarão vendendo suas
almas, suas consciências e seu Deus, só para satisfazê-los.Lembre-se que Deus e
eles não se agradam dos mesmo caminhos. E qual dos dois vocês acham que deve
ser satisfeito primeiro? Se vocês o desagradarem em favor deles, é certo que
pagarão um alto preço.
Os
homens não se agradam nem mesmo de Deus; aliás, ninguém desagrada a tantos, e tão quanto, como Ele.
E será que vocês
podem fazer mais do que Deus para agradá-los? Ou será que vocês merecem o favor
deles mais do que Ele? Eles se desagradam dEle diariamente por causa da sua
providência: um quer chuva enquanto o outro não quer. Um quer ventos para
ajudar na sua viagem e o outro os quer soprando em outra direção. Um grupo fica
desgostoso, porque outro está feliz e exaltado. Cada um dos adversários quer
que a sua causa seja bem-sucedida e que a vitória seja sua, cada rival quer que
tudo penda para o seu lado. Eles querem que Deus seja dirigido por eles e se
adapte a eles e a seus interesses mais injustos, e à vontade dos mais
depravados, e aja como se eles fossem donos dEle, e seja um servo dos seus
prazeres.Se não for assim,
eles não se agradarão dEle. E a Sua natureza santa, Sua imaculada Palavra, Seus
santos caminhos, desagradam-nos mais ainda do que a sua providência do
dia-a-dia. Eles ficam incomodados por Sua Palavra ser tão rígida e precisa, e
porque Ele lhes ordena uma vida tão santa e disciplinada, e também porque Ele
ameaça todos os ímpios com condenação.
Para estes Deus precisa alterar
suas leis, torná-las mais flexíveis, adaptá-las aos interesses carnais e às
cobiças deles, dizer o que eles querem ouvir, antes que eles possam aceitar (a
não ser que Ele transforme suas mentes e corações). E será que vocês imaginam
que eles ficarão satisfeitos com Deus no final, quando Ele cumprir suas
ameaças? Quando Ele os matar e tornar seus corpos em pó e suas almas culpadas
forem lançadas no tormento e no desespero?
Como vocês poderão
agradar a homens que não se agradam a si mesmos? Seu próprio desejo e escolhas
os satisfarão por muito pouco tempo. Como crianças, eles logo se entediam com
aquilo pelo que clamavam. Eles precisam desesperadamente tê-lo, e quando têm,
aquilo passa a ser como nada e é jogado fora. Não se satisfazem tendo e
deixando de ter.São como pessoas
enfermas que anseiam por todo tipo de comida e bebida, e quando finalmente
podem tê-los não conseguem engoli-los, porque a enfermidade ainda está dentro
deles e lhes causa desconforto. Quantos e quantos enfrentam problemas e
atormentam-se por causa de paixões e bobagens dia após dia! E será que vocês
conseguirão agradar a esses auto-destruidores?
Como
poderão agradar a todos os outros homens se não podem agradar nem a si mesmos?
Se vocês são pessoas tementes a Deus e sentem o fardo dos seus pecados, e têm vida suficiente para serem sensíveis às suas mazelas, eu ouso dizer que não há ninguém no mundo tão desgostoso de vocês quanto vocês mesmos.Vocês carregam consigo, e sentem no íntimo, aquilo que os desagrada mais do que todos os inimigos que possam ter no mundo. Suas paixões e corrupções, sua falta de amor a Deus, e a sua distância em relação a Ele e ao porvir; a imperfeição diária de seus deveres e sua vida, são o seu fardo diário, e os desagradam mais que tudo.E se vocês não são capazes, sábios e bons o suficiente para agradarem-se a si mesmos, poderão ser capazes, sábios e bons o suficiente para agradar o mundo?Assim como seus pecados estão mais próximos de vocês mesmos, assim ocorre com as suas graças; e assim como vocês conhecem mais maldade sobre si mesmos do que os outros, assim vocês conhecem mais bondade.
CONCLUSÃO:
Um pequeno fogo não
aquecerá a casa se não consegue aquecer primeiramente a lareira em que repousa.Diga e faça, sem temores e receios, o que é precisa ser dito e fazer, sabendo que no final, JAMAIS irá agradar a todos(as).
Fonte
Original: Este é um pequeno trecho da grande obra de Baxter: "Ética
Cristã".
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Apostolado Berakash – Trazendo a Verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco pelo e-mail:
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I Corintios 9,22: “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.” Por tudo isso...e muito mais....Não deixarei nunca de te amar Painho do céu!!!
E este painho te ama e muitooooooooooo!!!
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