O
que é promoção humana ?
(Escrito por Eduardo
Tadeu)
“A verdadeira união
social externa decorre da união dos espíritos e dos corações, isto é da fé e da
caridade”(GS 42).
Promoção Humana é
levar o homem e a mulher a passar de condições menos humanas para condições
cada vez mais humanas, até chegar ao pleno conhecimento de Jesus Cristo (cf.
Santo Domingo, 162). Esta promoção deve atingir desde o nascituro até o ancião.
Promover envolve a
palavra (conscientização), a ação (vida colocada a serviço do outro) e a
colaboração (ajuda mútua entre o que serve e aquele que precisa ser servido), comprometendo-se
na defesa dos direitos individuais e sociais do homem, dos povos, das culturas
e dos setores marginalizados bem como dos desprotegidos e dos presos.
O Senhor nos pede que saibamos
descobrir seu próprio rosto nos rostos sofridos dos irmãos. Toda comunidade cristã é responsável pela
assistência, pela evangelização, pela libertação integral e pela conseqüente
promoção humana, que objetiva a conversão total da pessoa, nas dimensões
terrena e espiritual (transcendental).
A promoção humana
visa despertar a consciência do homem em todas as suas dimensões(espiritual,
pessoal, intelectual, social, econômica, etc) e levá-lo a lutar por si mesmo
como agente promocional buscando seu próprio desenvolvimento humano e cristão.
O objetivo maior do
trabalho de Promoção Humana é educar o homem para a convivência com o outro,
impulsioná-lo a se organizar para ter força reivindicatória (a formação de uma associação
dá subsídios para a verdadeira organização) e incentivá-lo à partilha de bens
com vistas à comunhão e à participação.
O
QUE FAZ A SECRETARIA MARTA DE PROMOÇÃO HUMANA DA RCC?
A Secretaria de
Promoção Humana espelha-se na ação promocional de Jesus e de Maria.
Maria nas bodas de
Caná é o exemplo vivo que deve nortear a atitude de cada um de nós ante à
necessidade humana, quando ela diz a Jesus:
"Eles já não têm
vinho" e quando recomenda aos serventes: "Fazei o que ele vos
disser" e, mediante essa alerta de Maria, os serventes obedecem à Palavra
de Jesus: "Enchei as talhas de água e levai ao chefe dos serventes".
Conseqüentemente, a
água se transforma em vinho e a situação deprimente da família de Caná, onde
acontecia o casamento, foi transformada em momento festivo, de alegria, gerando
profunda admiração dos convidados:
"É costume servir primeiro
o vinho bom, e depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir
o menos bom. Mas, tu guardaste o vinho melhor até agora" - Jo 2, 1-10.
A intensa intimidade
de Nossa Senhora com o seu Filho, o profundo conhecimento de Jesus Cristo e do
seu poder e a certeza do atendimento ao seu pedido materno ocasionaram o primeiro
milagre de Jesus e, conseqüentemente, uma verdadeira Promoção Humana da Família
de Caná.
Baseada na ação evangelizadora
e promocional de Maria a Secretaria Marta incentiva todos a sentir a
necessidade do irmão, buscar a inspiração divina para agir e impulsionar a ação
baseando-se no Evangelho.
Nessa linha mariana
de ação, o sofrimento e a necessidade do homem transformar-se-ão em verdadeira
Promoção Humana.
A Igreja obedece ao
mandato de Jesus Cristo ao fazer da ajuda ao necessitado uma exigência essencial
de sua missão evangelizadora.
Com este entendimento a
Secretaria Marta leva os cristãos a descobrirem nos rostos sofredores dos
pobres o rosto do Senhor (Mt 25,31-46) e tal atitude desafia a todos a uma
profunda conversão pessoal e comunitária.
Na caminhada
cotidiana deparamos com multidão de homens e mulheres, crianças, jovens e anciãos
que sofrem o insuportável peso da miséria, bem como exclusão social, étnica e cultural,
são pessoas humanas totalmente marginalizadas e sem esperança, que carecem de Promoção
Humana sendo esta, portanto, a clientela da Secretaria Marta.
Este
esforço promocional requer a presença urgente de obras assistenciais, que
interpelam atuação pessoal e institucional da RCC, exigindo de cada um de nós:
1)- coerência (união
entre a fé e a vida);
2)- criatividade (buscar no Espírito Santo a inspiração para a ação);
3)- audácia (coragem de enfrentar o desconhecido);
4)- entrega total (renúncia de nossos interesses pessoais em prol do interesse comunitário).
A ação social está
profundamente ligada ao nosso seguimento de Cristo, pois o Evangelho chama a
uma mudança na vida pessoal, concreta e social do homem.
Daí
a missão árdua da Secretaria Marta (Promoção Humana) de nortear sua caminhada
nos seguintes pontos:
1)- despertar no
cristão, a partir do Evangelho, da Doutrina Social da Igreja diante da
Realidade Atual, o senso claro quanto a necessidade de sua atuação na sociedade
visando a transformação estrutural e social do país, pela difusão dos valores
cristãos;
2)- mobilizar os
cristãos na luta pela transformação social a partir da libertação dos irmãos oprimidos
mais próximos, através de Obras Sociais;
3)- incentivar os
participantes dos Grupos de Oração da Renovação Carismática Católica à vivência
da fraternidade e da solidariedade por meio da difusão da justiça e do
exercício do amor;
4)- denunciar as causas
das injustiças que ocasionam a marginalização do homem e dificultam a garantia
do bem comum;
5)- mobilizar os
cristãos para lutar pela transformação estrutural da nação por meio da conscientização
e da articulação no tocante a necessidade de sua participação política, tanto como
eleitor e fiscalizador, no exercício da cidadania, quanto como participante da
política partidária, eletiva e/ou no exercício de cargo público federal,
estadual ou municipal dos Poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário;
6)- conscientizar todos os
cristãos de que a mudança social e estrutural depende da ação evangelizadora,
libertadora e promocional de cada um, a partir de sua vida familiar, profissional,
social, intelectual, política e cultural.
COMO
IMPLEMENTAR A SECRETARIA MARTA NA DIOCESE ?
A Secretaria Marta
para ser implementada em cada Diocese necessita dos seguintes passos:
1. encontro com toda a liderança local da RCC com vistas a despertar em cada um o senso participativo na transformação estrutural e social do país pela difusão dos valores cristãos, alertando que ninguém é dispensado dessa missão e participação transformadora;
2. escolha de uma
pessoa da liderança diocesana para assumir a Secretaria Marta, atentando para o
chamado desta pessoa ao serviço promocional, não precisa necessariamente ser
quem vai assumir na linha de frente a Obra Social;
3. mobilização de
todos os que sentem o chamado para um trabalho social com vistas a orar e discernir
a clientela que na Diocese necessita de promoção humana urgente e a linha de
ação social da RCC frente a esta necessidade;
4. levantamento entre
os que sentem o chamado para o serviço para descobrir quem irá assumir a frente
da Obra Social, pois sem um SERVO disponível não se inicia nenhum trabalho promocional;
5. conhecimento de
uma obra social congênere à linha de ação assumida, para subsidiar o início do
trabalho a que se propõem;
6. início do trabalho de
maneira informal, preliminarmente com assistência das necessidades vitais da
clientela assumida, seguido de evangelização e capacitação para o trabalho,
visando a promoção humana, que é a independência da pessoa assistida;
7. formalização do
trabalho, após a experiência inicial, através da criação de Associação ou Fundação,
mediante elaboração de estatuto devidamente registrado em Cartório, com vistas
a organizar o trabalho promocional tendo, a partir daí, subsídios para angariar
fundos para a continuidade da missão;
8. conscientização de
que o trabalho não é de uma pessoa e sim da RCC ou de outra frente eclesial, se
este for o entendimento da Diocese, porém o que interessa é o engajamento
social dos membros da RCC;
10. criação de
intercâmbio com as outras secretarias da RCC para difusão da visão de promoção
humana em todas as frentes de trabalho da Renovação Carismática Católica;
11. incentivo à criação de um
Escritório da RCC para cuidar das frentes de trabalho e para atender e
acompanhar, através de pessoas com dons específicos, àqueles que são carentes de
evangelização pessoal seguida de oração e, também, através de atendimento
telefônico contínuo com oração e aconselhamento;
12. aprofundamento na
Doutrina Social da Igreja para conhecer o pensamento eclesial sobre a participação
do cristão na política, com vistas a fomentar na liderança e em todos os participantes
da RCC a formação sobre o assunto e o engajamento efetivo dos evangelizados neste
campo esquecido e abandonado, visando a coerência entre a fé a vida.
"Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer; tive sêde e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu, e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim." (Mt 25, 34b-36).
Fonte: http://www.rccbrasil.org.br
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