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Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 27 de julho de 2012 | 08:26
(foto reprodução)
Vida e
Dignidade humana (parte I)
Entrevista
com *Dr. Ivanaldo Santos, Doutor em filósofia, pesquisador e professor
universitário
Por
Thácio Siqueira - BRASILIA,
quinta-feira, 26 de julho de 2012 (ZENIT.org)
O atual
debate sobre a Reforma do código penal brasileiro, com a proposta de
descriminalização do aborto, etc, está mostrando que estamos vendo chegar ao
Brasil propostas de leis contrárias à vida, à moral cristã, e, filosóficamente
contrárias ao próprio desenvolvimento e progresso da nação.Para ajudar nesse
debate ZENIT entrevistou o Dr. Ivanaldo Santos, doutor em filosofia e autor de
inúmeros artigos em revistas especializadas de todo o mundo, perguntado-lhe o
significado da vida, visto desde a filosofia. Publicamos
hoje a primeira parte da entrevista. A segunda parte será publicada
posteriormente.
1)- ZENIT:
O que é a “VIDA”, filosoficamente falando?
DR.
IVANALDO: Do ponto de vista estritamente da filosofia não é possível se
construir um conceito fechado de vida. Vale lembrar
que as tentativas de conceitos fechados de vida conduziram a experiências
trágicas, como é o caso dos campos de concentração no regime nazista.Na verdade vida, podemos assim falar, é a grande manifestação do logos,
que engloba, entre outras coisas, a dimensão biológica, cultural, familiar,
psicológica, social e religiosa. Vida é o mais amplo e complexo movimento que o
ser humano tem acesso.
2)- ZENIT:
A vida é propriedade do homem?
DR.
IVANALDO: Nos últimos séculos, devido, em grande medida, as experiências
oriundas do capitalismo e do estatismo socialista, tem se discutido muito a
noção de propriedade. Fala-se, por exemplo, em propriedade privada, em
propriedade intelectual e em propriedade do Estado. Nos últimos anos essa
discussão chegou até mesmo a vida humana. Com isso, passou-se a discutir sobre
a propriedade de medicamentos, tratamentos de doenças e até mesmo do genoma
humano.Além disso, é
preciso esclarecer que contemporaneamente o mundo vive um retrocesso nas
relações trabalhistas e nos direitos humanos.
Por exemplo, temos o retorno da escravidão, a exploração de mulheres
para fins sexuais, são as chamadas escravas
do sexo, o trágico de sangue e órgãos humanos, uma política agressiva de
legalização do aborto e do infanticídio, dentro do mercado de trabalho está sendo
aceito largamente o trabalho precarizado e semi-escravizado, como o que
acontece em muitas fábricas na China e em outros países que, são apresentados,
como modelos de desenvolvimento econômico.Dentro
desse triste quadro passa a haver uma visão reducionista que a vida é um
simples objeto comercial, uma propriedade, que, como toda propriedade, é
possível se vender e comprar. No entanto, a realidade ontoética do ser humano é
bem diferente.O ser
humano é a única espécie capaz de refletir filosoficamente sobre si mesma e
sobre, a sociedade e o cosmo. Ele é capaz de construir a arte, a poesia e tudo
mais que existe de belo e sublime na sociedade. Trata-se, por conseguinte, de
uma grande responsabilidade.A vida humana é
um patrimônio de Deus e de toda a sociedade. Por isso é preciso valorizar todas
as formas e manifestações da vida humana, como, por exemplo, a vida das
populações pobres, de regiões isoladas, de mulheres em risco de prostituição,
dos deficientes físicos, e do feto, o bebê ainda no ventre da mãe.É por esse
motivo que não se pode aceitar e incentivar a cultura da morte, uma cultura que
tem como “comércio” a venda da morte para os seres humanos. Essa cultura, ou
melhor uma anti-cultura, se manifesta, por exemplo, no retorno da escravidão,
na exploração de mulheres para fins sexuais, na tentativa de legalização do
aborto, da eutanásia, do infanticídio e de outras barbaridades.
3)- ZENIT:
Em ordem de importância, qual vida é mais importante: a vida humana ou a vida
animal?
DR.
IVANALDO: Inicialmente é preciso esclarecer que todas às formas de vida devem
ser valorizadas, preservadas e respeitadas! Sem dúvida
que os maus tratos a animais selvagens e domésticos não devem ser aceitos.
Nesse sentido tem havido no mundo, inclusive no Brasil, um avanço na legislação
de proteção aos animais. Entretanto, é preciso esclarecer que a proteção aos
animais passa pela proteção e valorização da vida humana. Em muitas
ocasiões, o ser humano é o destruidor da natureza e da vida selvagem, mas
também é o promotor da cultura, da arte e da própria preservação da vida
animal. Do ponto de vista
ontoético, a vida humana é mais sublime e mais especial do que a vida animal. É
claro que devemos promover a defesa da vida animal, mas, por compromisso ético,
temos que respeitar, promover e garantir as condições socioculturais de
desenvolvimento da vida humana. Neste sentido a vida humana tem prioridade
sobre a via animal.Isso não
significa que vamos sair por aí matando animais, mas, pelo contrário, temos que
garantir a, num primeiro plano, a dignidade da vida humana e, num segundo
plano, a vida animal. Levando em
conta o desenvolvimento econômico e científico do mundo, afirma-se que há
condições técnico-científicas suficientes para a realização dessa tarefa.
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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)
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