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Felipe Pondé - "Revolução francesa: ícone absoluto da verdadeira liberdade, ou mero marketing Francês?"

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 30 de junho de 2012 | 08:48


(foto reprodução)




Luiz Felipe Pondé  - (Folha de São Paulo)





A Revolução Francesa (1789-1799) é um fenômeno de marketing! Foi importante para medirmos a febre de um país sob um rei incompetente e não para nos ensinar a vida cotidiana em democracia! Nada há nada na Revolução Francesa que tenha a ver com a verdadeira liberdade, igualdade e fraternidade! Essas palavras são apenas um slogan que faz inveja a qualquer redator publicitário. Esse slogan, aliado ao que os revolucionários fizeram (mataram, roubaram, violentaram, enfim, ideologizaram a violência em grande escala), é uma piada! (grifo meu: a prova é tanta que quando se fala de Revolução Francesa, a primeira imagem que nos vem a mente é a Guilhotina que foi fiel companheira de todo este período revolucionário na França).






(o símbolo contraditório da revolução francesa)








É uma aula de mero marketing político ideológico-socialista: todo mundo cita a Revolução Francesa como ícone da liberdade. O marketing da revolução ficou a cargo da filosofia. Primeiro caso na história de um fato claramente ideologizado para vermos nele outra coisa! 





(olhem onde está o inimigo do Marxismo: a burguesia?)






Os “philosophes” do Iluminismo contribuíram muito para essa matriz do marketing político de todos os tempos, a Revolução Francesa. Começa com a criação da ideia de que existe uma coisa chamada “povo que ama a liberdade” para além da violência que ele representa quando desagradado. “Povo” é uma das palavras mais usadas na retórica democrática e mais sem sentido preciso. A única precisão é quando há violência popular ou quando muitos morrem de fome por conta da velha miséria moral humana. As “cheerleaders” da primavera árabe nas ruas de Damasco, Trípoli, Cairo e Tunis. Já imaginam os árabes lendo Rousseau, Marx e Foucault (que, de início, “adotou” a revolução iraniana).












Dançam para esses movimentos como se ali não estivessem em jogo divisões religiosas atávicas do próprio islamismo, quase total ausência de instituições políticas, tribalismo atroz, grupos religiosos fanáticos muito próximos do crime organizado, para não falar do óbvio terrorismo, pois de  vez em quando, o “povo” mata, lincha, violenta e destrói cidades, a casa dos outros e o diabo a quatro. Mas como (e isso é um dado essencial do efeito do marketing da Revolução Francesa) pensamos que o mundo começou em 1789, achamos que o “povo” nunca destruiu tudo o que viu pela frente antes da queda da Bastilha. A historiadora americana Gertrude Himmelfarb, em seu livro essencial “Caminhos para a Modernidade”, publicado no Brasil pela É Realizações, chama o iluminismo francês de “ideologia da razão”, com toda razão.Os “philosophes” criaram um fantasma chamado “la raison”, que seria a deusa dos revolucionários. Se no plano bruto “la raison” justificaria assassinatos nos tribunais populares (que deixam as “cheerleaders” dos movimentos populares!), no plano sofisticado do pensamento, seria a única capaz de entender e organizar o mundo desde então. Essa deusa da “la raison” nada tem a ver com a necessária faculdade humana de pensar para além dos desejos e medos humanos, que é muito dolorosa e rara. Ela é uma deusa mítica que ficaria no lugar do Deus morto, dando a última palavra para tudo. Foram muito mais os britânicos e americanos que nos ensinaram a vida cotidiana em democracia. Mas o iluminismo anglo-saxão infelizmente não soube ser marqueteiro, pois foi mais prático e empírico que o apriorismo ideológico francês. Nas palavras de Himmelfarb, os britânicos, com sua “sociologia das virtudes”, buscavam compreender como as pessoas e as sociedades geram virtudes e vícios. Entre elas, a benevolência e o hábito de respeito à lei comum.Os filósofos americanos criaram uma “política da liberdade”, nas palavras de Himmelfarb.Eles associavam a qualidade de pensadores a de homens políticos práticos que investigavam a liberdade, não como uma ideia abstrata, mas como algo a ser preservado pela lei da tentativa contínua do homem em destruí-la em nome de qualquer delírio. Daí as instituições americanas serem as mais sólidas, até hoje, em termos de defesa dos indivíduos contra os delírios do governo e do Estado! Os britânicos e os americanos nos ensinaram a liberdade que conhecemos e que dá a você o direito de dizer e pensar o que quiser nos limites da lei. É hora de deixar nossos alunos lerem mais:


-Locke, 

-Hume, 

-Burke, 

-Tocqueville, 

-Stuart Mill, 

-Oakeshott, 

-Berlin, 

-Os Federalistas e Antifederalistas, 

-Rawls, Strauss... e não apenas Rousseau, Marx e suas crias!






Luiz Felipe Pondé - Folha de São Paulo







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Anônimo
30 de junho de 2012 às 09:27

Responda minha pergunta ou saiba que estão dissimulando assuntos usando este lugar como origem da baderna.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120630050151AAqvQxj

E assim vai e vem pela astúcia, apenas não vale a pena falar, e mesmo assim reclamam de Um Deus ser tão quieto.

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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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