A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Curso Católico de Teologia Virtual

Curso Católico de Teologia Virtual

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 7 de março de 2012 | 08:23





O que um leigo católico pode fazer pela sua fé?


O diretor do curso virtual, Márcio Carvalho, explica para o zenit o projeto - BRASILIA, terça-feira, 06 de março de 2012 (ZENIT.org) - Para responder à essa pergunta Zenit entrevistou Márcio Carvalho que está colocando em prática a sua resposta.Márcio é leigo, bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio de Juiz de Fora, especialista em Educação, Comunicação e Tecnologias em Interfaces Digitais.




1)- O que é o Cursos Católicos?



Márcio Carvalho: Cursos Católicos é o site do projeto de Formação Católica Online. Pretendemos oferecer neste espaço virtual cursos de formação teológica e pastoral em consonância com o Magistério da Igreja.



2)- Como surgiu a ideia e quem está por detrás dessa escola teológica virtual?



Márcio Carvalho: Percebemos a necessidade e a demanda por essa modalidade de aprendizado, principalmente entre os catequistas e agentes da pastoral na Igreja. Muitas pessoas que gostariam de se aprofundar no conhecimento da fé não podem frequentar grupos de estudo presenciais por falta de tempo ou opções próximas. Muitos já usam a internet como fonte de pesquisa e estudo, mas é preciso método e orientação, principalmente diante das amplas possibilidades da internet, nem todas seguras. A Igreja sempre utilizou os meios de comunicação para evangelizar, inclusive a internet. Mas o ensino à distância via internet oferece possibilidades que ainda não foram totalmente exploradas pela Igreja e instituições católicas. Diante desse quadro, planejei durante os anos de 2010 e 2011 um primeiro curso de formação teológica, e lançamos oficialmente o site www.cursoscatolicos.com.br no dia 28 de janeiro de 2012, memória de Santo Tomás de Aquino, padroeiro dos teólogos. Tive a ajuda informal de alguns amigos e atualmente a Congregação dos Filhos do Amor Misericordioso apoia o projeto. O objetivo é disponibilizar o espaço para novas parcerias com organismos e instituições da Igreja que queiram oferecer formação de conteúdo católico.




3)- Como são ministrados os cursos?



Márcio Carvalho: Utilizamos um ambiente virtual de aprendizagem chamado Moodle, muito utilizado por escolas e universidades. Este sistema permite utilizar diversos recursos, tais como: textos, links, vídeos, discussões em fóruns, atividades avaliativas e várias formas de interação entre os alunos entre si. Um professor também acompanha e avalia os alunos. O acesso ao curso pode ser feito de qualquer computador via internet, a qualquer dia e qualquer hora.



4)- Que matérias vocês oferecem?



Márcio Carvalho: Atualmente, estamos com o curso de Iniciação Teológica em andamento. Nele os alunos terão contato com os principais tratados da Teologia, com subsídios para posterior aprofundamento. Com duração de 6 meses, vamos formar uma nova turma a cada três meses. Também temos um curso sobre o Catecismo da Igreja Católica, que consta de material de resumo para estudo e consulta e testes de conhecimento. Este é para início imediato, sem formação de turma.



5)- Como está a busca entre os católicos brasileiros da formação teológica via internet?



Márcio Carvalho: Em busca na web por cursos de teologia, de formação, curso bíblico ou similares na modalidade à distância, predomina os cursos de denominações evangélicas pentecostais. Adicionando o termo “católico” à busca, aparecem pouquíssimas opções e até algumas que usam inapropriadamente o adjetivo católico.Com pouco tempo de lançamento, já tínhamos mais de 100 inscrições e mais de 5 mil acessos no site, o que demonstra o interesse dos internautas católicos.



6)- Poderia deixar-nos os dados para contato?







Por Thácio Siqueira



Fonte: Zenit



------------------------------------------------------

 

 

APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger