A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » Comissão Teológica Internacional DETERMINA: “ O Destino das crianças que morrem sem batismo é o Céu – NÃO O LIMBO

Comissão Teológica Internacional DETERMINA: “ O Destino das crianças que morrem sem batismo é o Céu – NÃO O LIMBO

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 7 de fevereiro de 2012 | 12:38



VATICANO, 23 Abr. 2007


Depois de alguns anos de estudo, a Comissão Teológica Internacional que depende da Congregação para a Doutrina da Fé
publicou um documento que assinala que a tradicional hipótese teológica do limbo, o lugar onde estariam eternamente as crianças mortas não batizadas sem gozar da comunhão com Deus, reflete uma "visão excessivamente restritiva da salvação".

No documento "A esperança de salvação para as crianças que morrem sem ter sido batizadas", cuja publicação foi aprovada pelo Papa Bento XVI, a Comissão conclui que "o destino das crianças que morrem sem ter recebido o batismo é o Céu".

Em declarações a Rádio Vaticano, o Secretário Geral de tal Comissão, Padre Luis Ladaria ( Agora Arcebispo),afirmou que "as razões fundamentais que levaram a esclarecer, do ponto de vista teológico, que as crianças que morrem sem terem sido batizadas vão ao Céu estão representadas, em primeiro lugar, pela misericórdia infinita de Deus, que quer que todos os homens se salvem".

O sacerdote jesuíta ressaltou "a mediação única e universal de Cristo, que veio ao mundo para salvar todos os homens", sem esquecer que "Jesus mostrou de forma especial sua proximidade aos pequenos e sua predileção por eles".


Segundo Ladaria "todas estas razões levam a esperança da salvação das crianças que morreram sem serem batizadas".

Desta maneira, o documento responde a um "problema pastoral urgente, já que cada vez são mais as crianças nascidas de pais não católicos e que não são batizadas e também "outros que não nasceram ao serem vítimas de abortos", explica a Comissão.

"Nossa conclusão é que muitos fatores que consideramos dão sérias bases teológicas e litúrgicas à esperança de que as crianças mortas sem batismo sejam salvas e gozem da visão beatífica", sustentam os teólogos.


O Padre Ladaria esclareceu deste modo que "o limbo nunca foi definido como dogma", e recordou que "o Catecismo da Igreja Católica não o menciona".


Sobre o contribua do Papa Bento XVI na elaboração deste texto, o Pe. Ladaria explicou que a redação é obra da Comissão, mas que o Papa, "tendo sido além presidente da própria Comissão, quando era Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, sendo então o Cardeal Ratzinger– indicou este tema de estudo.

Provavelmente de acordo com o Papa João Paulo II. E, como sabemos, deu seu consenso para a publicação deste texto".

O texto, já publicado em inglês, será publicado em italiano no próximo 5 de maio na revista Civiltá Cattolica.

Posteriormente se publicará em diversos idiomas.

FONTE: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=9767
Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!

Anônimo
27 de fevereiro de 2012 10:42

Não há nada definitivo nisso ainda, então o limbo continua existindo conforme a tradição católica de alguns santos.

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger