A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » Tempo gasto com Deus e na sua VINHA é TEMPO PERDIDO , ou TEMPO GANHO ?

Tempo gasto com Deus e na sua VINHA é TEMPO PERDIDO , ou TEMPO GANHO ?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 9 de outubro de 2011 | 12:14


TEMPO GASTO COM DEUS E NA VINHA DE DEUS É TEMPO PERDIDO ? OU TEMPO GANHO ? TEMPO QUE ACUMULAMOS O VERDADEIRO TESOURO ?

“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões furam a parede e roubam” (Mt 6.19).

Vejo muitas pessoas se afastarem de Deus: De uma comunidade, pastoral,vida consagrada,ordem religiosa,de uma vocação, e infelizmente até de um sacerdócio e dizer: “Foi um tempo perdido...”




Fico a me perguntar: Será que foi mesmo ? De que forma esta pessoa viveu e encarou este tempo ? Por que só conseguiu ver de forma negativa ? E agora ? o que esta pessoa vai fazer com o seu tempo ? Vai gastá-lo em que ?

Ao ver e ouvir este clipe do Legião Urbana : TEMPO PERDIDO, me levou a refletir sobre o tempo e resolvi meditar sobre isto:


Deus é rigoroso com o tempo, Ele nunca se atrasa, nunca se adianta, sempre é pontual. 

Eclesiastes 3:1 TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. 

E sendo Ele assim nós também temos a responsabilidade de seguir seu exemplo, Efésios 5:1" SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.

O tempo das coisas foi feito para que nós não fôssemos pego desprevenidos, a respeito daquilo que Deus Planejou para nós, imagine como seria, se uma mulher ficasse grávida mas não soubésse e nem mesmo tivesse uma vaga idéia sobre a data do nascimento do bebê. Seria terrível! Pois ela ficaria aprensiva a respeito de tudo a sua volta, e quando o bebê nascesse ela não estaria preparada como as que têm esse recurso de previsão .
          
Tudo está determinado por Deus em seu tempo, como diz o Verso de Eclesiaste, porém nem tudo está disponível para o homem, existem informações sobre o tempo de algumas coisas que Deus nos dá informações mais precisas sobre o tempo, outras são informações mais aproximadas, e outras são nenhuma informação, apenas sinais.

Não queimemos etapas, pois está escrito: Cãnticos 3,5:”  Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o  amor, até que ele o queira.


O prejuízo a uma alma que não sabe ultilizar o tempo é incalculável, e as vezes o valor exato dela mesma. O erro de não usar o tempo com sabedoria é um mal que quando não mata, deixa sequelas irreversíveis, precisamos usar o tempo com sabedoria:

Eclesiastes 8:5 “Quem guardar o  mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e  o juízo.”

O Prejuízo de um Tempo gasto de forma errada:

Existe um ditado muito ultilizado, a respeito do tempo e ele é assim: "" Vou recuperar o tempo  perdido".
                              
Se isto fosse possível teríamos que voltar no tempo e fazer tudo de novo o que não fizemos,
o que o ditado quer expressar é que teremos que trabalhar o dobro para cobrirmos a lacuna aberta, pelo tempo perdido!  

                                    
É isto que resulta o tempo perdido, trabalho em dobro! Quantos de nós estamos perdendo o nosso tempo , sim! O tempo que Deus nos deu sobre esta terra, na esperança que poderemos recuperar o tempo perdido, isto é uma mentira de Satanás, o que passou não volta mais, o passado não volta a ser presente, os minutos que deixamos de viver na presença de Deus, já foram contabilizados no livro diário de Satanás, é necessário que tomemos uma decisão AGORA! Quanto ao nosso tempo, e passemos a dedicá-lo a quem realmente merece.

Quantas almas dizem que ainda não é hora de se voltar ainda para Cristo, ainda tem tempo,porque querem aproveitar sua juventude, ou outras que abandonam o trabalho na VINHA DO SENHOR, para cuidarem agora de sua própria felicidade e seu prórpio prazer, dizendo que este tempo com Deus foi tempo perdido.

Não sabem elas que estão sendo roubadas, o tempo que Deus lhes deu está se esvaindo,  e não há volta, logo estarão velhos e quando se derem conta terão perdido todo o seu vigor, e muitos já estarão tão distantes de Deus que não terão o tempo necessário para ter um encontro real com Cristo. 

O Prejuízo de Querer Adiantar o Tempo de Deus substituindo por seu próprio tempo:

Cãnticos 3,5:”  Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o  amor, até que ele o queira.


As vezes queremos ser rápidos demais e adiantar as coisas, esquecemos que Deus é quem vê melhor tudo lá de cima, e que devemos ouvir seus conselhos quanto ao tempo das coisas. 

Salmo 40:1 ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.

A paciência nos ajuda a entender que tudo acontecerá melhor no tempo de Deus! 

O Senhor a respeito de algumas coisas que nos dizem respeito, nos deixou o direito de influenciar no tempo.

Ex : Não podemos influenciar o tempo em que iremos nascer, mas quanto ao tempo em que iremos morrer, podemos influenciar por meio do suicídio, porém Deus deixa claro em sua palavra que isto é crime passível de Inferno, dependendo as circunstâncias em que foi cometido (Não podemos generalizar). Não podemos a respeito de algumas coisas mas a respeito de outras, temos o direito assistido de interferir, concientes das consequências futuras.                

Ultilizando este direito as vezes os homens cometem sérios erros e isto resulta quase sempre em prejuízos materiais e espírituais, ou até na morte.

O Ditado ultilizado neste caso é : "" Colocar a carroça na frente dos bois"". Quem nunca fez isso?

Dependendo da situação, o mal trazido é irreversível.

Vejamos o Caso do Rei Saul: 

"I Samuel 13:8 E esperou [Saul] sete dias, até ao tempo que Samuel [determinara;] não vindo, "  porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele.

I Samuel 13:9 Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.

I Samuel 13:10 E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar."

Saul esperou o tempo do homem, mas esqueceu-se de esperar no tempo de Deus, o atraso de Samuel fala-nos que o homem é falho, e pode se atrasar. Por isso não podemos esperar no homem, é no Senhor que devemos depositar nosso tempo, Saul não quis esperar, e fez o sacrifício no tempo que ele julgava o ideal, e notem que ele adiantou só um pouquinho, mas foi o suficiente para que Deus o reprendesse, e o prejuízo foi a perca da coroa para sua casa, e naquele dia Deus confirmou a Casa de Davi como Rei em Israel.

Não devemos querer adiantar as coisas, temos que apreender a confiar no Senhor que a seu tempo tudo nos dará!

Quantos de nós estamos tendo prejuízos, porque tomamos decisões precipitadas, decisões que deveriam esperar um pouco mais, e acabamos metendo os pés pelas mãos, e saímos da presença de Deus. Satanás não quer apenas nos acusar, ele também quer nos adiantar ou atrasar. Mas cabe a nós com a graça de Deus dedicar-mos todo o nosso tempo a ele, e dizer:


Confiemos na promessa de Deus: Hebreus 10:37 “Porque ainda um pouquinho de tempo, [E] O QUE HÁ DE VIR VIRÁ, e não tardará.”

“Onde está o teu tesouro, ali estará também o teu coração” ( Mateus 6,21).

E é lá onde vais investir todas as tuas energias e todo teu tempo, todas as tuas capacidades, TEU SUOR SAGRADO como diz a Música do legião Urbana no clipe acima,  não é verdade ?

Esta foi uma declaração belíssima do nosso Senhor Jesus. Ele fez esta declaração no seu sermão do monte. Ele estava em cima de monte sentado e ensinando as pessoas que o seguiam.

Ele é o grande Mestre. Ele conhece o coração de cada um. Ele sabe o que cada um busca. Porque Ele mesmo é o próprio Deus encarnado.

E sendo Deus, ele quer fazer com que as pessoas se confronte com sigo mesmas. Ele olha para as pessoas e prega com toda autoridade que lhe foi dada tanto na terra como nos céus.

 Ele quer saber como estava a confiança do povo em Deus. É por isso que Ele faz essa declaração: “Onde está o teu tesouro, ali estará também o teu coração”. 


Por isso eu junto com você, me faço hoje a pergunta : “Onde está teu coração?”

O coração é a parte aonde se concentra as nossas emoções. O nosso coração deseja aquilo que vemos. Ele nunca se satisfaz. Ele sempre pede mais e mais.

Por isso o Senhor confrontou aqueles que estavam ali perante ele. Mas antes que Ele afirmasse que o coração está onde o seu tesouro está,
Ele faz um contraste entre o tesouro do céu e o tesouro terreno. Ele diz: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões furam a parede e roubam” (Mt 6.19).

As pessoas pensam muito em ganhar dinheiro. Trabalham muito para ganhar um pouco mais de dinheiro, querem também um grande amor,uma realização profissional, enfim, realizações pessoais.
Não há nada de errado em você querer ganhar dinheiro. Pois é com dinheiro que compramos comida. Que compramos uma roupa nova para nos vestir. Que pagamos nossos estudos; compramos um remédio e muito mais coisas podemos comprar com dinheiro.

Com nossas realizações somos úteis à sociedade, um grande amor supre em parte nossas carências afetivas,e as realizações pessoais de certa forma massageiam nosso EGO.

Porém, o que Jesus está querendo dizer para não acumular tesouro sobre a terra?

O motivo é que essas pessoas se deixam dominar pela cobiça. Eles buscam ganhar muito dinheiro e ficar rico. Ser rico não é pecado, bem como buscara as realizações pessoais de forma justa e honesta, também não o são.
Abraão, Jó e tem muitos outros na Bíblia que eram ricos. Mas quando colocamos essas coisas em primeiro lugar, elas se tornam um laço que conduz a morte. Nós podemos ter um patrimônio imenso. Podemos ser a pessoa mais ricas do mundo inteiro, materialmente.

Podemos acumular riquezas aqui na terra e ilusórias seguranças aqui na terra, ilusórias por que ?
Marcos 8,36: “Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua alma ?...”

Lucas 12:16-21 “Elhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus”.

Tudo isso é passageiro. Nada aqui na terra dura para sempre. Numa hora podemos ter uma casa imensa. Mas de repente dar um terremoto e destrói tudo ou um incêndio e tudo transforma em um monte de ruína. As coisas aqui na terra são temporária. O nossos móveis pegam mofo. As traças podem destruir as nossas roupas.


O que você vai ganhar tendo todas essas coisas passageiras? Que tem fim em si mesma? O que adianta você ganhar o mundo inteiro e no final perder sua alma? Ladrões podem chegar na sua casa e roubar tudo, inclusive é muito comum hoje : O LATROCÍNIO : Roubo seguido de assassinato.


O que adianta você acumular tanto dinheiro, se você está perdendo os bens espirituais de Deus?

O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal. Quando você morrer, quem vai ficar com os seus bens? Você não vai poder levá-lo consigo.

Quando começamos a colocar nossos bens em primeiro lugar, estamos negando a Deus. Porque “ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E ÀS RIQUEZAS” (Mt 6.24).

Aquele que está com o coração no lugar errado, está com a vontade desalinhada a vontade de Deus. Essa vontade não se harmoniza com a vontade de Deus. Talvez ele pense que pode dedicar sua lealdade plena a ambos  os alvos – glorificar a Deus e adquirir possessões materiais – porém está totalmente errado. Ou ele odiará um e amará o outro ou vice-versa.

O dinheiro é o senhor daquele que colocou seu coração no lugar errado. A pessoa o serve com devoção e, é quem ele ama. Ele se fez escravo dos seus bens. Se alguém ama a Deus, então comprovará isso por meio de uma vida devotada a ele, colocando tudo – dinheiro, tempo, dons, etc. – a seu dispor, servindo-o.

Porque amar a Deus não é simplesmente uma questão de emoções, senão que envolve o coração, a alma, a mente e as forças.

Pois aquele que devota sua lealdade as riquezas torna-se um adorador, e aquele a quem se entrega passa a ser o seu deus. além disso, uma vez que só existe um Deus verdadeiro, então, significa que colocar a riqueza em primeiro lugar é idolatria.
Foi o amor ao dinheiro que Judas Iscariotes traiu a Jesus. A alma fica agitada para sempre querer mais e mais. E um dos dois senhores sairá vencedor.

Assim vai provar a quem ele ama. Se a Deus ou as riquezas.

Mas, no nosso texto diz: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões furam a parede e roubam”.

O Senhor Jesus está em primeiro falando das casas daquela época, onde eram feitas de tijolos endurecidos no calor do sol. Por isso, os ladrões não tinham dificuldades de furar a parede e entrar. Então, os ladrões roubavam o tesouro mal escondido.
Assim, são os tesouros terrenos. Além de seres passageiros, estão sujeitos a roubo. 

O dinheiro e nossas realizações pessoais devem estar alinahdas com o tempo e a vontade de Deus.
Onde está o seu tesouro? No céu ou na terra? Em quem você confia? Em Deus ou no dinheiro? Quem te dar a vida? O dinheiro ou Deus? onde você colocou seu coração?

No céu ninguém pode roubar nosso tesouro e nem ele está sujeito ao desgaste do tempo. Ele nunca se acabará. Mas, que tesouro é esse que Jesus manda ajuntar nos céus? São as bênçãos espirituais de Deus nas nossas vidas. Ele nos redimiu em Cristo; nos deu sua graça; nos concede o perdão e muito mais. Isso nos faz lembrar de Moisés.

Em Hebreus 11.24-26: “Pela, fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão”, um tesouro maior reservado para aqueles que são fieis a Deus.

Moisés, tinha tudo nas suas mãos. Ele foi criado pela filha de Faraó. Então, ele era um príncipe no grande Egito. Com muitas riquezas. Podia fazer o que quisesse. Porém, no texto que acabamos de ler diz que Moisés se recusou a ser chamado filho da filha de Faraó. O motivo, o texto dar, é que ele não queria usufruir prazeres transitórios do pecado.

Ele não quis colocar seu coração em algo que só pode trazer conforto por alguns instantes. Prazeres que são passageiros e que não agrada a Deus. Pois são prazeres do pecado. Prazeres em que exclui Deus da sua vida. Ele queria colocar sua vida em algo que duraria para sempre. Ele não quis as riquezas do Egito. Ele preferiu sofrer com seu povo. Ele se identificou com sofrimento de Cristo, simbolizado pelo povo na escravidão. Porque ele contemplava o galardão. Ele contemplava  as bênçãos Deus prometida aos fieis à sua aliança.

Ele sabia que as promessas de Deus são irrevogáveis. Ninguém pode mudá-la. Nem ladrões roubá-la. Nem está sujeita ao tempo. Ela nunca se acabará. Dura para sempre.
Moisés colocou seu coração na vontade e TEMPO DE DEUS Deus, pois precisou atravessar o deserto ao longo de quarenta anos. Ele sabia que em Deus poderia colocar seu coração.

Por isso Jesus disse em Mateus 6.33: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. 

Devemos buscar em primeiro lugar, não em segundo ou terceiro lugar, mas em PREIMEIRO LUGAR, as coisas lá do alto.Devemos em primeiro lugar buscar aquilo que agrada a Deus.

O Cristão se agrada e se esforça em buscar o reino de Deus. Ele não fica parado. É como a parábola de um comerciante que negocia e procura boas pérolas. E quando acha a pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra. Ele não poupa esforço para comprar aquela pérola. Ele se empenha ao máximo, porque ele vende tudo o que tem para conseguir aquela pérola valiosa.

Assim é este Cristão que encontrou o GRANDE TESOURO.Ele não poupa esforço para buscar em primeiro lugar o reino de Deus. Ele não se apega as coisas terrenas.

Ele não põe seu coração nas coisas que são passageiras. Ele coloca o seu coração em Deus. Como diz Provérbios 2.4 e 5: “Se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o conhecimento de Deus”.

CONCLUSÃO:
Voltemos a meditação inicial : Por tudo isto concluímos que TEMPO GASTO COM DEUS  na oração, e no trabalho de sua vinha (Obra), realmente não é tempo perdido, mas TEMPO GANHO, tesouro acumulado no Céu.

Não sei como você se encontra hoje, mas é sempre tempo de retornar a Deus:

“Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações como em Meriba...(Hebreus 4:7)”

Talvez você esteja a se perguntar se está valendo a pena esta doação na VINHA DO SENHOR, se é isto mesmo?

Talvez o Senhor te chama hoje não a abandonar a vinha do Senhor, mas de rever de que modo você está servindo nesta vinha ?

Vejo pessoas que abandonam a vinha e caem em uma busca desenfreada de realizações pessoais, e ficam até a maldizer o tempo que se desgastaram e se consumiram como uma vela que se queima no altar na obra de Deus, dando e seu suor sagrado e agora como a querer recuperar o TEMPO PERDIDO ?

Amaldiçoam este tempo, guardam mágoas, ressentimentos, esquecem de ofertá-lo como hóstia vivas, ou como almas vítimas por si e pela humanidade que sofre por não conhecer a Deus.

Buscam tudo, menos a fazer a vontade de Deus.

Buscam a todo custo: O ter ,o poder e prazer inescrupulosamente, parece que não valeu nada aquele TEMPO GASTO COM DEUS E POR DEUS. Muitos começam a ter uma vida e comportamento totalmente oposto a tudo aquilo do tempo da Vinha.

“E talvez para estas pessoas no final de suas vidas será o único tempo que contará diante de Deus, pois foi tempo em que verdadeiramente acumulou o verdadeiro tesouro.”

Pois está escrito:

Mt 10,42 :“Até um copo de água dado aos mais pequeninos em seu nome, não ficará sem recompensa”.

Meditemos nisto e supliquemos a Deus a graça de voltar ao primeiro amor e principalmente a GRAÇA DA PERSEVERANÇA até o fim, pois todos incluído a este que vos escreve,está sujeito à aquela exortação: “ Aquele que está de pé cuide para não cair...”

“ LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO “
Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!

10 de outubro de 2011 00:38

Sempre leio suas respostas no Yahoo respostas... Gosto muito seu blog tb é bem informativo com boas postagens... Eu comecei recentemente um blog tb mais voltado a apologia, da uma passada lá e da uma olhada.... Nao estranhe se achar alguma coisa sua lá... Pois quando vejo algo interessante pra difundir a respeito de apologia eu uso o ctrl c / ctrl v mesmo... Kkkkkk Paz e bem

Escrituracatolica.blogspot.com

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger